domingo, 18 de junho de 2023

*"Criação da Página"

Esta página foi criada em 23 de março de 2020 para compartilhar minhas memórias baseadas em Crônicas, Contos, Dissertações e Reflexões Pessoais, Poemas, Poesias e Versos, sobre as Experiências da Vida, Sentimentos e Amor, como forma de expressar minhas lembranças, experiências e sentimentos, que elas possam ajudar a outros em algum momento de suas vidas. Pois a poesia alimenta o coração e perfuma a alma e a leitura traz o foco para uma reflexão de tudo a nossa volta e sobre nós mesmos.

®Jorge Bessa Simões

®Velhas Memórias Poéticas. Copyright © 2013-2024
®Direitos Autorais Reservados. Lei 9.610/98

*Foto Arquivo Google Imagens.
©Todos os direitos reservados/2024


sábado, 3 de junho de 2023

*"Quando é preciso cortar algumas pessoas da minha vida" (Poema)

"É fácil responsabilizar a outras pessoas quando esquecemos nossos próprios erros."
Não é incomum me deparar com pessoas assim, elas erram comigo, e quando reclamo, simplesmente põe a culpa em mim, parece que foi só eu quem errou com elas e não o contrário.
Me deparo com pessoas assim até em minha própria família, e por serem próximas, algumas vezes acabo deixando certas coisas passar, só para não se indispor com elas, mas isso é um erro.
Porque cada vez que isso acontece, eu aceito uma culpa que não é só minha, assim acabo dando força para que continuem agindo dessa forma perversa comigo.
Mas chega um momento que não dá para aguentar mais, e as vezes o melhor é cortar essa pessoa da minha vida, porém, acredite, ela ainda fará questão de me fazer sentir culpado, me acusando de impaciente, grosseiro, de louco e até dramático, jamais assumirá que foi ela quem me deu a tesoura para cortá-la da minha vida.
E cortar certas pessoas do meu convívio é uma questão de sobrevivência, até porque, é muito pesado carregar meus próprios erros, que dirá ter que carregar os erros dos outros, isso se torna insuportável!
Assim que cada um pague a conta dos seus próprios erros e não os erros alheios, estou cansado de ver tentarem me culpar por tudo, e eu não tenho a obrigação de carregar a culpa do mundo!
E elas só fazem isso porque as vezes aceitamos cair em suas armadilhas, já que muitas vezes elas se disfarçam de vítimas sofredoras e mal compreendidas, se tornam mestres em manipular tudo e a todos, só para colocar a culpa dos seus erros nos outros.
Por isso ao me deparar com alguém assim, ainda que seja da minha própria família, que eu corte logo, porque eu aceito as minhas responsabilidades, sim! Mas somente por meus próprios erros.
Mas se essa pessoa ainda assim quiser ficar ao meu lado, ela terá que mudar a forma de me tratar, só assim estaremos fazendo um bem enorme para nós mesmos.
Desta forma que cada pessoa aprenda assumir seus próprios erros, respeitar os outros e a si mesmo e saber entender os limites que a vida nos impõem.

®Jorge Luiz Bessa

Memórias Poéticas. © 2013-2023
®Direitos Autorais Reservados. Lei 9.610/98

*Foto Arquivo Google Imagens.
©Todos os direitos reservados/2023