quarta-feira, 24 de junho de 2026

"Quando o amor vem" (Poema)

Quando o amor vem, ele chega sem pedir licença, entra em nosso peito e simplesmente a paz diz adeus.
Já vivi esses momentos de amor como se fossem a última vez, aliás talvez até o seja! Mas por que me importar? Não dizem que devemos tudo a esse tal amor?
Sempre ouvi falar que amanhã pode ser tarde e o amor pode não mais esperar, assim no meu peito carreguei essa dor pois foi algo que não pude dividir com quem me atrevi amar um dia.
Até o dia em que num certo outubro, conheci uma outra pessoa que fez esse amor chegar em meu coração novamente, fiquei confuso entre ficar ou partir, uma dor se instalou em meu peito pois o medo que eu tinha ao amor quase derrotou.
Foi assim que senti a sensação doce de saber que novamente esse meu coração, mesmo sabendo que poderia morrer de vez, a você, minha mulher amada, ousou amar e a te pertencer.

®Jorge Bessa Simões

®Velhas Memórias Poéticas. ©Copyright 2013-2026
®Direitos Autorais Reservados. Lei 9.610/98

*Imagem Gerada por IA Baseada em Arquivo Pessoal
©Todos os direitos reservados/2026
 

terça-feira, 23 de junho de 2026

"Uma chama que não pode se apagar" (Poema)

O que nos parte o coração hoje, amanhã será aquilo que nos torna mais fortes, mesmo quando tudo parece que vai desabar, é preciso acreditar que sempre haverá um novo dia à nossa espera, que haverá outra luz, e que poderá ter um outro sentido, ou até mesmo uma outra forma de sentir o nós dois.
E quando esse sentimento chega, sentimos que nosso peito vai explodir, é por isso que nos entregamos, respiramos fundo, e acendemos um fogo que nos aquece por dentro e transforma tudo a nossa volta.
Isso nos faz sentir vivos, é quando nossas ligações se tornam intensas, quentes, a química acerta, trocamos abraços demorados e beijos sem pressa, sem tempo, sem regras, e não conseguimos mais ficar longe um do outro.
Porém, esse é um fogo que precisa ser alimentado, se não ele se apaga, surgem os silêncios, as ausências e as noites frias, ou seja, não basta dizer o que sentimos, precisamos mostrar, com verdade, vontade e entrega, ainda que nem sempre seja tão fácil.
Até porque tem dias que somos atirados ao chão e tudo dói, mas depois nos reerguemos e recomeçamos, porque o caminho não acabou, há muito para vivermos.
Porque nossa ligação intensa pode começar como um novo jogo, transformando nossas vidas em algo mais e com muita entrega, respeito e verdade.
Algo que às vezes é raro, mas é precioso, é como um diamante a ser lapidado, que só irá brilhar quando cuidamos bem dele, por isso sentir é bom, mas, sentir com tudo é ainda melhor.
Porque sem um toque especial, tudo fica insosso, é por isso que na vida, é preciso de um certo tempero em tudo, e esse é o nosso segredo, pois quando soubemos dar sabor ao que vivemos, então, nunca iremos deixar que essa chama se apague em nós.

®Jorge Bessa Simões

®Velhas Memórias Poéticas. ©Copyright 2013-2026
®Direitos Autorais Reservados. Lei 9.610/98

*Imagem Gerada por IA Baseada em Arquivo Pessoal
©Todos os direitos reservados/2026
 

"Nosso casamento, o inicio de uma nova história" (Poema)

Nós sabíamos que nosso casamento, era o inicio de uma nova história, sendo assim, ele deu fim ao romance que começou jovem, para ampliar ainda mais o sentimento adulto que existia em nossos corações.
Algo que iria exigir muita, mas muita dedicação como duas pessoas envolvidas, com isso terminava o "nos conhecer" e começava a concentração, já que o casamento era o fim do namoro provisório.
Com ele começava a nossa vida a dois de uma forma dinâmica, porque após o matrimônio, deu-se o início à consciência do desejo e de um carinho mais profundo, de um amor que seria alimentado todos os dias com o passar dos anos.
Entre nós, começava uma nova fase do conhecimento, algo que seria primordial na nossa convivência, pois haveria a necessidade da confiança e do respeito mútuo.
Para que pudesse sempre existir o verdadeiro sentimento que nos ajudaria a se viver a claridade e não a escuridão, o nosso casamento não foi um acordo para boa convivência, mas é sim à busca do aprimoramento do nosso relacionamento.
Nosso casamento se tornou um pacto, na verdade, sabíamos que o casamento não tinha uma receita certa para se viver só de felicidade, muito pelo contrário, seria uma busca diária do nosso companheirismo.
Assim como duas pessoas, jamais, jamais, iríamos esconder segredos, aliás, isso não deve existir entre duas pessoas que se casam para uma vida inteira.
Porque quando casamos, ainda que tenhamos ideais diferentes, nós sempre tomaremos decisões com o mesmo pensamento, até para que no futuro tenhamos nossos filhos.
Quando desejamos ser felizes no nosso casamento, nós buscaríamos mantê-lo dentro de um tríplice cordão, ou seja, queríamos nos apegar aos ensinamentos do nosso Deus Verdadeiro, pois somente Ele é quem iria nos abençoar.
Desde o inicio tínhamos a plena consciência que poderiam vir algumas dificuldades, afinal, o casamento não é um mar de rosas, mas nós não desanimaríamos, daríamos tempo ao tempo.
Claro que às vezes poderíamos cometer erros, isso faz parte da vida, mas teríamos que aprender a ser humildes como casal e saber pedir perdão quando fosse o caso.
Ainda que seja difícil, às vezes por causa da nossa criação herdada, buscaríamos nos tratar com respeito, e que nunca houvesse gritos entre nós, ou melhor, que tenham sim, gritos, mas que sejam em celebração com a vinda dos nossos filhos no tempo certo.
Teríamos que saber ser bons ouvintes um do outro, e continuar a cada dia a nos tratar com carinho, não nos esquecendo jamais que, a felicidade de um, sempre deverá ser a felicidade do outro.
E um detalhe importante, que nunca nos esquecêssemos, que o casamento é um complemento somatório, não é o término de uma história individual, ao contrário, é o inicio de uma história a dois que poderá se tornar eterna.
Afinal, agora não seríamos mais um, seríamos um para os dois, pois ao final de cada dia, sempre haverá uma nova emoção que irá unir nossos corações para sempre.
Assim foi o nosso casamento, o inicio de uma nova história, com as bênçãos do Verdadeiro Deus.

®Jorge Bessa Simões

®Velhas Memórias Poéticas. ©Copyright 2013-2026
®Direitos Autorais Reservados. Lei 9.610/98

*Imagem Gerada por IA Baseada em Arquivo Pessoal
©Todos os direitos reservados/2026
 

"Mulher que sigo amando" (Poema)

Esse ano, mais uma vez estamos de parabéns, meu amor, são 48 anos que estamos juntos, e apesar de alguns pesares, buscamos viver a nossa felicidade.
Sou grato desde o momento em que você entrou na minha vida, já que desde então, você é a mulher que sigo, melhor, é a mulher que eu aprendi à amar.
Não só me apaixonei por você, já que percebi na verdade, que você seria a mulher que me mostraria como eu poderia amar de novo, e foi assim que te amei, e desde então sigo ao lado teu.
Enxerguei em você, um caminho a ser seguido, uma mulher a ser amada na minha vida, fiz de você o meu futuro de um jeito que nunca havia sonhado antes.
Com seu jeito de menina, você me fez flutuar, me fez ver um caminho para reencontrar o meu coração despedaçado, me tirou do poço profundo onde eu vivia, e me mostrou uma mulher que eu poderia seguir e amar, enquanto durasse o nosso para sempre.
E pensar que eu vivia nas sombras, achando que amar não era a minha realidade, e a felicidade não estava mais ao meu alcance, porém você me fez sentir o amor de um modo intenso e belo.
Sinto-me feliz e protegido ao seu lado, e realizado nesses 48 anos do nosso amor e casamento.
Você é a mulher que sigo amando, ao seu lado compreendi o que é amor de verdade, um amor calmo, ainda que às vezes aja alguns agitos, esse é um sentimento que nos faz bem, e nos fez crescer e seguir adiante, e quem sabe possamos chegar até a eternidade.
Você, mulher que sigo amando, é a luz dos meus olhos, amor da minha vida, e deu-me sentido à minha existência.
Não consigo mais me imaginar no mundo sem você, mulher que aprendi à amar, por isso o meu mundo é muito mais bonito.
Ao completarmos 48 anos do nosso casamento, só posso dizer o quanto sou grato por ser a mulher que você é!
Na verdade, a minha vontade é celebrar por toda a eternidade o nosso amor, peço que nosso Deus Verdadeiro nos permita isso.
É por isso que te amo, mulher que sigo amando.

®Jorge Bessa Simões

®Velhas Memórias Poéticas. ©Copyright 2013-2026
®Direitos Autorais Reservados. Lei 9.610/98

*Imagem Gerada por IA Baseada em Arquivo Pessoal
©Todos os direitos reservados/2026
 

"No tribunal do amor" (Poema)

Ao escrever esse poema, é para dizer o quanto você, minha esposa é muito importante para mim, aliás, não há palavras para descrever o amor que sinto por tudo que você representa na minha vida.
Quero que saiba que desde quando te conheci num dia de outubro, houve um tempo e um sentimento que ficaram marcados num lugar que será sempre lembrado, e que jamais serão esquecidos no meu coração.
Quero que saiba que o mais importante não foi só aquele dia de outubro em que te conheci, mas sim o momento em que você passou a viver dentro de mim, no meu coração, e depois por estarmos juntos já por 49 anos e por termos nos casado a 48 anos.
Porém esses momentos não foram tudo, você é o meu maior momento de todos, dessa forma, se o amor que sinto por você for um sonho. Ah!, quero dormir para sempre.
Aliás, por sua causa, nesses anos todos, tenho tido lindos sonhos, e muitos ainda para sonhar, pois minha vida está cheia de amor.
Se quiser saber o quanto te amo, tente multiplicar as estrelas no céu, pelas gotas do oceano, mas saiba que, o universo e o oceano serão pequenos diante do grande sentimento que tenho por você.
É por isso que as minhas palavras de amor são ditas para você, não só nesse poema ou nas poesias que já escrevi sobre nós, mas também são ditas pessoalmente quando estamos juntinhos, e sempre que no silêncio do meu olhar te vejo, meus olhos falam por mim, desde aquele dia quando nos unimos a 48 anos atrás, até quando durar o nosso para sempre.
E acredite, quando se trata de amor, todo sonho se torna a mais pura realidade, e quando duas pessoas, como nós, se amam, elas não se submetem ou se dominam, na verdade, que as completam.
Como diria um certo cantor; "Não quero ser na tua vida o início, o fim e o meio, mas o início de um começo sem fim, nesse meio de tudo que já vivemos, nesses anos todos."
Assim, uma coisa é certa, "foi no tribunal do amor que tive a minha sentença lida, e a pena que me foi dada, é que eu te ame por toda a vida".

®Jorge Bessa Simões

®Velhas Memórias Poéticas. ©Copyright 2013-2026
®Direitos Autorais Reservados. Lei 9.610/98

*Imagem Gerada por IA Baseada em Arquivo Pessoal
©Todos os direitos reservados/2026
 

segunda-feira, 22 de junho de 2026

"Um milênio para o nosso amor" (Poema)

É meu amor, pode até parecer que é muito, mas é pouco, mesmo depois de 48 anos que já se passaram em nossas vidas, até hoje ainda busco definir tudo o que sinto por você, e por mais que tente, nenhuma palavra jamais definirá o que sinto nesses anos todos do nosso amor.
Sou grato por tudo, por todos os momento que tive ao teu lado, por cada risada, e até mesmo por algumas brigas que aconteceram para nos ajustar e continuar nos amando.
Não posso me esquecer de ser grato por cada segundo da sua paciência, e tudo isso só foi bom, pois eu estava com você e você ao meu lado.
Pode até parecer que é muito, mas foi pouco, e esses 48 anos realmente são, pois ainda sonhamos com o futuro, afinal, acreditamos no mesmo Deus Verdadeiro que nos promete uma eternidade, e eu peço que Ele nos permita vivermos esse nosso amor para sempre, onde tudo poderá ser perfeito.
Por outro lado, fico observando os casais de hoje em dia que estão por ai acreditando que um, dois ou três anos juntos, já é uma eternidade, pois mesmo chegando aos nossos 48 anos juntos, ainda fico imaginando a gente comemorando a eternidade do nosso casamento.
Que nosso Deus Verdadeiro nos permita viver muitos momentos lado a lado, quero poder te abraçar, te beijar, te dar carinho, e poder cumprir com minhas promessas, pois quero minha vida com você, para todo o sempre, e creio que vamos ter, já que te amo muito nesses 48 anos de união, assim vamos aguardar juntos que venha o novo milênio para nos amar para a eternidade.

®Jorge Bessa Simões

®Velhas Memórias Poéticas. ©Copyright 2013-2026
®Direitos Autorais Reservados. Lei 9.610/98

*Imagem Gerada por IA Baseada em Arquivo Pessoal
©Todos os direitos reservados/2026
 

"Nosso sonho de amor" (Poema)

Sonhei com nossas noites cheias de doce harmonia, ouvindo os sons da natureza que gemia, e dos ventos que passavam entre nós como açoites.
Sonhei com as estrelas que sempre nos sorriem nas dobras do úmido e noturno véu, quando nossos corpos se uniam se entrelaçando era como se fossemos voar para o céu.
Sonhei com os regatos que soluçavam, as árvores que murmuravam com a brisa lenta e tardia e o chão relvoso de folhas que nos cobria, com você tão bela, seu rosto de tão lindo que era chegava a ter uma inocência plácida.
Sonhei que te conheci, e nem pressentias sequer como seriam nossos dias com auroras de amor sem fim, sendo levados em asas de um serafim.
Ah! Mulher, quanta esperança vi brilhar nos céus quando o brilho da luz nos olhos teus, fez sorrir em mim aquela criança que fui um dia, e eu te amei, e percebi que no futuro poderíamos viver sonhos loucos de delírios puros, sonhando com você acreditei na eternidade, e refiz o quadro da minha mocidade.
Foi assim que eu sonhava viver nesse mundo, vivenciando um amor profundo que em meu sonho sublime de carinho produz, trazendo em meu coração uma enorme luz.
Em teus olhos castanhos vi meus sonhos amorosos e mais profundos, pois deles partem o brilho mais formoso que serão os raios da luz de um dia gostoso.
Teus cabelos cheirosos tem a áurea que brilha na maciez da sua pele imaculada que sonhei para toda minha vida, quisera ter mil vidas, para andar ao teu lado iluminado pela luz do teu olhar e no mar do teu corpo, para poder te amar beijando seus avermelhados lábios que tornará imortais nossas primaveras.
Desde que te conheci tudo se tornou vasto, belo e eterno, sou feliz com nossa aliança, onde vejo o seu nome escrito, como gostaria que nossas vidas não tivessem fim, e que pudéssemos viver para sempre no seio do infinito.
Ah! Mulher, embora já não seja a mesma menina mulher de outrora, sonhei deixar gravado em seu coração para sempre uma única frase : "Como eu te amo, para que nunca se esqueça, e se lembre desse nosso sonho de amor."

®Jorge Bessa Simões

®Velhas Memórias Poéticas. ©Copyright 2013-2026
®Direitos Autorais Reservados. Lei 9.610/98

*Imagem Gerada por IA Baseada em Arquivo Pessoal
©Todos os direitos reservados/2026
 

"Mulher do meu sonhar" (Poema)

Mulher amada, anjo do meu sonhar que marca o meu viver, musa inspiradora para meus versos.
Teu carinho e compreensão me faz esquecer as lágrimas que um dia dos meus olhos rolaram, sua maneira de ser me levou a buscar novos sonhos, e me ajudou a realizar outros ideais como homem.
Recordando-me dos seus encaracolados cabelos preservados em minhas lembranças, da sua pele banhada pela leve chuva que caia quando trocamos beijos pela primeira vez.
Sem saber você me fortaleceu, e como um poeta apaixonado te traduzo em palavras, recordando os belos e lindos momentos da nossa vida e do nosso sonhar.
Me recordo das nossas juras, e proposta de sempre nos amar enquanto nossos corações pulsarem, não me esqueço do seu lindo olhar e de como és uma mulher envolvente.
Por isso passe o tempo que passar, você sempre será minha mulher menina, anjo do meu realizar, me lembro de você ainda mais desde o nosso encontro que me fez sonhar.
Durante esses 48 anos do nosso casar, aprendi que embora a vida não seja um mar de rosas, superamos muitas coisas em nossas vidas, e como num sonho pra se viver, que nosso amor possa ser sempre o meu sonhar.

®Jorge Bessa Simões

®Velhas Memórias Poéticas. ©Copyright 2013-2026
®Direitos Autorais Reservados. Lei 9.610/98

*Imagem Gerada por IA Baseada em Arquivo Pessoal
©Todos os direitos reservados/2026
 

"Lembra o que te disse quando decidimos nos casar?" (Poema)

Você me disse; 'Até que a morte nos separe.'
E eu te respondi; 'Até que a morte nos separe?'
Que nada, nosso amor será além da morte!

E nós rimos, mas realmente eu levei a sério, então se acaso eu morrer, não se esqueça; 'O nosso casar é além da morte!'.
Afinal nós dois aprendemos que em breve poderemos nos reencontrar no paraíso terrestre, e se pudermos quem sabe, então não possamos continuar a viver o nosso eternamente juntos?

Lembra? Eu não me esqueci...

®Jorge Bessa Simões

®Velhas Memórias Poéticas. ©Copyright 2013-2026
®Direitos Autorais Reservados. Lei 9.610/98

*Imagem Gerada por IA Baseada em Arquivo Pessoal
©Todos os direitos reservados/2026
 

"O nosso para sempre" (Poema)

Lindas são as histórias de amor, e quem ama sempre quer ouvi-las, certo? Então vou tentar compartilhar um pouco da nossa história e dos nossos 48 anos de casados.
Ainda que possam ter acontecido altos e baixos, alegrias ou tristezas, sonhos e desilusões e até algumas decepções, creio que o mais importante foi sabermos superar tudo isso.
Mas três coisas foram muito marcantes em nossas vidas, "primeiro": por termos aprendido a nos amar, "segundo": por termos tidos uma família de verdade, "terceiro": porque acima de tudo isso e sobre todas as coisas, buscamos um Deus Verdadeiro que nos ensinou o caminho da verdadeira felicidade, e transformou nossa união num tríplice cordão.
Assim sinto-me feliz com nossa história de amor, onde apesar dos pesares desse mundo, aprendemos a manter nossa união, nesses 48 anos do nosso casamento.
Para alguns talvez seja só mais uma história de amor, mas para nós é uma vida, aliás, esperamos fazer parte da nossa eternidade, que já estamos vivendo, e é lindo presenciar nossa história e o nosso amor para sempre.

®Jorge Bessa Simões

®Velhas Memórias Poéticas. ©Copyright 2013-2026
®Direitos Autorais Reservados. Lei 9.610/98

*Imagem Gerada por IA Baseada em Arquivo Pessoal
©Todos os direitos reservados/2026
 

"A pessoa mais feliz neste mundo" (Poema)

Muitos dizem que o amor é mais precioso que ouro, não pode ser comprado e não pode ser vendido.
Eu tenho um amor assim, amor que sobra, e isso faz de mim a pessoa mais feliz neste mundo.
Eu tenho uma mulher com olhos que brilham de forma tão intensa, que é como se fosse uma mina de diamantes, e ela é o meu tesouro, alguém de valor muito raro, pois ela me faz a pessoa mais feliz neste mundo.
Quando nós andamos na bela cidade em que moramos, vemos pessoas com as janelas abaixadas que olham para ela e pra mim e dizem: "Com certeza esse homem vive a felicidade ao lado desta mulher, ainda que a vida às vezes possa ser dura para eles, mesmo no avançar das suas idades."
E isso é uma certeza tão verdadeira, porque o amor é algo mais precioso que ouro, ele não pode ser comprado, assim como também nunca pode ser vendido
E eu tenho este amor, e ele é o suficiente para compartilhar a minha vida com a mulher que amo, ainda que nosso tempo esteja avançando, e isso me faz a pessoa mais feliz neste mundo.
Quando de seus lábios recebo seus beijos, isso me faz ver como é a riqueza de ter alguém de tamanho valor ao meu lado, e isso me faz a pessoa mais feliz neste mundo.
Mesmo quando meus bolsos estão vazios, nosso armário está vazio, ainda assim essa mulher está ao me lado com o amor que nos une, o que me faz sentir a pessoa mais feliz neste mundo, porque o amor entre nós é algo muito mais precioso que ouro.
E esse amor é suficiente para nos fazer amar um ao outro, e isso me faz um milionário e a pessoa mais feliz neste mundo.

®Jorge Bessa Simões

®Velhas Memórias Poéticas. ©Copyright 2013-2026
®Direitos Autorais Reservados. Lei 9.610/98

*Imagem Gerada por IA Baseada em Arquivo Pessoal
©Todos os direitos reservados/2026
 

domingo, 21 de junho de 2026

"Tenho uma mulher" (Poema)

Tenho uma mulher que me chama de lindo, mesmo eu me achando feio, que me liga quando estou distante, só para me sentir mais perto dela.
Tenho uma mulher que se deita comigo nas areias da praia para juntos olharmos as estrelas, mas no fundo o que ela quer, é ouvir as batidas do meu coração, e muitas vezes permanece acordada só para me ver dormindo depois de um dia cansativo.
Tenho uma mulher que me beija na boca, e faz questão de me mostrar para todo mundo, me abraçando ainda mais gostoso, mesmo quando estou suado ao caminhar pela praia.
Tenho uma mulher que segura na minha mão, mesmo na frente das amigas dela, e me acha o homem mais lindo do mundo, mesmo quando estou de chinelos de dedos, bermuda e camiseta regata, e que insiste em me abraçar pela cintura.
Tenho uma mulher que me lembra constantemente o quanto ela se preocupa comigo, sou sortudo por ela estar ao meu lado sempre.
Tenho uma mulher que diz para todo mundo, e do fundo do seu coração: "Esse é o homem da minha vida!"
É por isso que, mesmo depois de quase 50 anos ao lado dessa mulher, eu posso dizer que a amo muito, por ter essa mulher na minha vida.

®Jorge Bessa Simões

®Velhas Memórias Poéticas. ©Copyright 2013-2026
®Direitos Autorais Reservados. Lei 9.610/98

*Imagem Gerada por IA Baseada em Arquivo Pessoal
©Todos os direitos reservados/2026
 

"Abri o meu coração" (Poema)

Abri meu coração,
E deixei a harmonia penetrar meu sentimento.

Meu ser e meu coração,
Andam sob nossa mãe terra,
E venera nosso pai chão.

Aprendi amar tua alma,
Onde cortejo a minha paz,
Me lanço no teu ser,
Na busca de aplacar a minha carência,
Onde o meu ideal se faz na paixão.

O gatilho da paz será acionado,
Pelo toque sutil da lua,
Sei que o sol é o nosso pão de cada dia,
E a noite é o refúgio de nossas almas.

A brisa morena,
A chuva gostosa,
E a lua te faz minha musa,
E o meu amor por você,
Sempre será eternamente o maior,
Desde que abri o meu coração.

®Jorge Bessa Simões

®Velhas Memórias Poéticas. ©Copyright 2013-2026
®Direitos Autorais Reservados. Lei 9.610/98

*Imagem Gerada por IA Baseada em Arquivo Pessoal
©Todos os direitos reservados/2026
 

"O doce semblante" (Poema)

O doce semblante da sua face, desde que te vi pela primeira vez, envolveu o meu querer e o meu realizar.
E os sentimentos expressos dentro do meu ser, fizeram com que a visse como um caminho dos sonhos que eu buscava encontrar.
Pois o ser humano vive de momentos, e esse momento nosso é uma dádiva do Verdadeiro Deus, que desde então, se tornou um entrelaçamento para o futuro resplandecente da nossa união.
Quando meus olhos te tocaram, senti seu sorriso se abrir e o coração do meu peito querer sair, e a luz dos meus olhos esverdeou-se da pródiga emoção.
Que bom foi ter você ao meu alcance, não importando o valor do romance, mas sim, o tamanho do nosso amor.
E desde a hora que saímos pelo mundo afora de mãos dadas com o pensamento em união, a cada dia o nosso amor tem se renovado em cada emoção, com o mais verdadeiro sentimento que vem do nosso coração.

®Jorge Bessa Simões

®Velhas Memórias Poéticas. ©Copyright 2013-2026
®Direitos Autorais Reservados. Lei 9.610/98

*Imagem Gerada por IA Baseada em Arquivo Pessoal
©Todos os direitos reservados/2026
 

"Me permita te amar?" (Poema)

Me permita, pegue a minha mão, respire, deixa-me chegar para mais perto de você, que no próximo passo que vamos dar juntos, você mantenha seus olhos presos aos meus, deixe-me mostrar o amor que vai nos guiar para sempre.
Que a partir deste dia, você me prometa (como eu vou te prometer), que nunca nos esqueçamos desse amor, não importa o que aconteça, vamos viver nos amando sempre, em qualquer lugar que a gente vá.
Para mim, foi como tentar pegar um relâmpago diante das chances de encontrar alguém como você, até por que eu vinha de várias decepções na vida, e as chances de nos encontrar era uma em um milhão, que dirá sentirmos o que nós sentimos um pelo outro, que a cada passo que dermos daqui para frente, nós, fiquemos melhores a cada dia, então, me permita nos amar pela vida inteira ou enquanto durar o nosso amor.
Assim, pegue a minha mão, vou te conduzir nessa caminhada, e que nesse caminho, você se sinta segura ao meu lado, não tenha medo de cair, você sabe que eu a pegarei todo o tempo, que não nos permitamos que nada venha nos separar, porque meu coração sempre irá estar onde quer que você esteja.
Que juntos possamos compreender que nenhuma montanha é tão alta, nem os oceanos tão amplos, enquanto estivermos juntos, assim, que o nosso amor nunca acabe.
Não importa se lá fora a chuva cair, deixe chover, com certeza ao seu lado valerá a pena lutar pelo que nós sonhamos, porque desde o dia em que te conheci naquele outubro, saiba que eu acreditei, como ainda acredito, que fomos feitos um para o outro, desta maneira, me permita te amar?.

®Jorge Bessa Simões

®Velhas Memórias Poéticas. ©Copyright 2013-2026
®Direitos Autorais Reservados. Lei 9.610/98

*Imagem Gerada por IA Baseada em Arquivo Pessoal
©Todos os direitos reservados/2026
 

"Conduzimos o nosso amar" (Poema)

Quando nos deixamos conduzir pelo amor do nosso coração, depois que nos casamos, fomos ao encontro dos caminhos que une os amantes na nossa lua de mel.
Foi então que juntos saciamos a nossa sede com o néctar dos nossos lábios, e suspiramos nossa paixão desde o âmago do nosso ser, naquele instante te guiei para te fazer minha mulher, e assim, nos unimos como um só.
Esse era o nosso sonho, desde o dia em que nos conhecemos, onde queríamos conduzir o nosso amar, depois de confirmamos nosso amor perante outros.
Desde então, nos amamos cada vez mais, por isso, até hoje nos amamos aninhados entre nossos abraços, e recostado em teu peito, sinto o cheiro gostoso do teu perfume, ouvindo seu coração.
E mesmo no avançar da nossa idade, nos conduzimos com a mesma maestria com que nos deixamos amar, desde a nossa lua de mel, e que assim seja, até o fim do nosso para sempre.

®Jorge Bessa Simões

®Velhas Memórias Poéticas. ©Copyright 2013-2026
®Direitos Autorais Reservados. Lei 9.610/98

*Imagem Gerada por IA Baseada em Arquivo Pessoal
©Todos os direitos reservados/2026
 

"Nunca se esqueça, meu amor" (Poema)

Ao vê-la deitada, ainda dormindo seu sono, cansada dos anos de nossas vidas, pensei em te dizer algo para que nunca se esqueça, e eu começaria te dizendo assim...
"Meu amor, nunca se esqueça do dia em que nos conhecemos, você estava tão linda quando te vi naquela janela num dia de outubro, que abriu meu coração, ainda me lembro do primeiro momento em que você falou comigo.
Nunca se esqueça de todas aquelas coisas que nós falávamos um ao outro, onde você me fazia rir da sua ingenuidade, nunca se esqueça dos dias em que eu estava triste e você se achegava a mim com aquela carinha de menina sapeca, e me confortava com seu sorriso maroto, como eu amava aquele momento.
Nunca se esqueça das nossas brigas e reconciliações, do meu ciúme, do meu orgulho, mas não esqueça do seu também.
Nunca se esqueça da primeira vez que você me disse que me amava, e claro, nunca se esqueça de quando eu te disse isso também pela primeira vez, e eu disse!.
Nunca se esqueça de quando eu te deixava brava muitas vezes, e o quanto eu gostava de fazer isso, só para depois nos amarmos como se fosse nossa primeira vez.
Nunca se esqueça das nossas manhãs, onde ainda deitados na nossa cama, passávamos um bom tempo conversando baboseiras do dia a dia ou relembrando nossos momentos felizes, depois nos amávamos, e íamos tomar nossos banhos matinais, e em seguida tomávamos nosso café da manhã, até nos despedirmos para que eu fosse trabalhar.
Enfim, vendo você deitada na cama, meu amor, no meu devaneio muitas são as lembranças de nós em ninhas memórias, por isso eu gostaria de te dizer que, não importa o que irá nos acontecer, talvez eu parta primeiro, pelo avançar da minha idade, sei lá!....
Mesmo assim me permita te dizer, quem sabe minhas últimas palavras, por isso te peço, nunca se esqueça do quanto eu sentia sua falta quando você estava fora ou distante por alguma circunstância do dia a dia, e aconteça o que acontecer, nunca se esqueça que eu te amei, te amo e sempre te amarei, meu amor!"

®Jorge Bessa Simões

®Velhas Memórias Poéticas. ©Copyright 2013-2026
®Direitos Autorais Reservados. Lei 9.610/98

*Imagem Gerada por IA Baseada em Arquivo Pessoal
©Todos os direitos reservados/2026
 

"Como sou grato, minha amada" (Poema)

Como sou grato todos os dias por estar ao meu lado sempre, desde o dia em que nos conhecemos num outubro distante.
Desde então, você tem sido minha companheira mesmo nos dias em que estamos vivendo um caos, você é minha calma mesmo no auge da tempestade, e é a razão pela qual sempre encontro forças quando sinto que já não tenho mais nenhuma.
Como sou grato por você me amar mesmo nos dias mais difíceis, por me fazer rir quando mais preciso, e por aparecer de uma forma que as palavras nem sempre conseguem captar.
Como sou grato por você ser a mulher que me deu um amor que me faz sentir seguro, e ser a base que nos mantém juntos, apesar de tudo o que a vida nos ofereceu, em especial nos últimos anos de nossas vidas.
Como sou grato por você ser essa mulher e mãe incrível, quando observo você com nossos filhos, isso me faz lembra o porque me apaixonei por você, aliás, você tornou nossa viagem mais linda do que eu imaginava.
Como sou grato por ter essa vida com você, eu não poderia pedir uma parceira melhor, uma companheira melhor e um amor tão verdadeiro quanto o seu, espero estar sempre a altura do seu coração, saiba que desde o dia que te conheci, eu te amei e amo.

®Jorge Bessa Simões

®Velhas Memórias Poéticas. ©Copyright 2013-2026
®Direitos Autorais Reservados. Lei 9.610/98

*Imagem Gerada por IA Baseada em Arquivo Pessoal
©Todos os direitos reservados/2026
 

"Eternos Namorados" (Poema)

Meu amor, desde que te conheci naquele outubro distante, não queria te fazer sofrer ou que sofresse algum mal, creio que tenho conseguido isso em alguns momentos, mesmo que a vida para nós não tenha sido um mar de rosas, tivemos que fazer muitas mudanças em nossas vidas, afinal, não estou ao seu lado para seguir sozinho, e qualquer coisa que tenhamos de decidir, nunca foram só minhas escolhas.
Apesar de algumas dificuldades, não nos abandonamos e tampouco fugimos de enfrentar nossos problemas, e foi com sua ajuda que continuamos crescendo, com isso sinto uma força que vem de dentro de mim e que me faz mais forte.
Eu te amei com todas as minhas forças, e ainda te amo, e creio que te amarei eternamente, a chama que está no meu peito me esquenta como antigamente, e ainda está queimando como desde a primeira vez em que te vi.
Guardo em minhas memórias os nossos abraços, beijos, teus cheiros, nossos segredos mais íntimos, e até mesmo nossos medos, assim como nossos sonhos e planos para o presente e o futuro, porque tudo que quero é continuar ao seu lado, e ser para sempre seu eterno namorado.
E enquanto estiver comigo, quero você sorrindo do meu lado, e quando preciso que venha chorar nos meus ombros, e se perder nos meus olhos, se for morrer, que seja entre meu lábios, pois te amarei eternamente.
Por isso acredite, não, não quero que nosso amor se transforme em ódio, jamais! Porque quero guardar dentro do meu coração o que de melhor aconteceu pra mim, que foi amar você, minha amada, e assim, juntinhos sermos eternos namorados.

®Jorge Bessa Simões

®Velhas Memórias Poéticas. ©Copyright 2013-2026
®Direitos Autorais Reservados. Lei 9.610/98

*Imagem Gerada por IA Baseada em Arquivo Pessoal
©Todos os direitos reservados/2026
 

sábado, 20 de junho de 2026

"Amantes eternos" (Poema)

Se por um instante nos esquecêssemos que somos marionetes neste mundo insano, quem sabe pudéssemos nos presentear com mais um pouco de vida juntos, possivelmente não diríamos tudo o que pensamos, e tampouco pensaríamos em tudo o que dissemos.
Assim nós iriamos refletir sobre o que dissemos, fizemos e sentimos, e com certeza perceberíamos que os momentos da história que já compartilhamos juntos, foram muito mais grandiosos do que pequenos.
Tivemos momentos difíceis na vida, é verdade, mas também rimos muito, podemos dizer que Deus tem nos concedido uma felicidade que tem durado uma vida, talvez até possamos morrer de tanto rir.
Sabemos que em alguns momentos, as palavras irão perder o sentido diante das lágrimas contidas na saudade que iremos sentir um do outro um dia, mas o sorriso que demonstraremos neste instante, será o motivo deste até logo, e será também a celebração de uma vitória em nossas vidas.
Mas enquanto estivermos juntos, sempre há um amanhã, e a vida nos dá sempre uma oportunidade para fazermos as coisas de uma maneira bem diferente.
Juntos podemos aproveitar cada oportunidade, mesmo sabendo que um dia, um de nós terá que ir, mas até lá ficaremos aqui nos amando e vivendo, hoje e sempre, criando mais histórias maravilhosas e intensas como a nossa.
Hoje, até pode ser a última vez que veremos as pessoas com as quais convivemos nestes anos todos em que estamos juntos, até por que desde o início da nossa vida, nos amamos muito para que quando chegássemos onde chegamos, a nossa convivência nos transformaria em amantes eternos.

®Jorge Bessa Simões

®Velhas Memórias Poéticas. ©Copyright 2013-2026
®Direitos Autorais Reservados. Lei 9.610/98

*Imagem Gerada por IA Baseada em Arquivo Pessoal
©Todos os direitos reservados/2026
 

"O amor nunca morre" (Poema)

O amor verdadeiro não tem data de validade, em especial quando ao longo da vida, lutamos, crescemos e enfrentamos desafios, sem jamais abandonar o que compartilhamos desde o início.
Nós somos um casal daqueles que, mesmo depois de muitos anos, ainda nos damos as mãos com a mesma ternura de quando nos conhecemos, demonstrando assim que o amor que sentíamos não foi apenas uma paixão, na verdade foi e ainda é, um compromisso profundo que tem atravessado o tempo.
E que mesmo com o passar dos anos, não deixamos o nosso amor desaparecer; pelo contrário, o fortalecemos a cada dia.
Compartilhamos tantas experiências juntos, foram muitos os nossos momentos de alegria e tristeza, e cada dia ao seu lado se tornaram uma lembrança muito preciosa para mim.
Tudo por que nós nunca paramos de nos olhar com aquela mesma centelha nos olhos, provando que a chama do nosso amor nunca se apagou.
Nesses 48 anos em que estamos juntos aprendemos a cuidar um do outro de uma forma que só o tempo pode nos ensinar.
Nossa rotina, muitas vezes foi exaustiva, mas ao mesmo tempo era nosso refúgio de paz. E eram nos pequenos gestos, como nos café da manhã, um carinho durante nossas caminhadas ou uma conversa tranquila antes de dormir, foi e é, tudo isso que mantém vivo o nosso amor, e que numa constante cultivamos por décadas.
Olhando para os 48 anos das nossas vidas, vemos o quanto crescemos e amadurecemos, podemos dizer que juntos fomos e somos o verdadeiro significado da palavra "parceiros".
Não por causa só dos momentos felizes, mas também dos momentos difíceis, e nas provações que a vida sempre nos apresentou, ainda assim, nosso amor permaneceu firme.
Juntos aprendemos que o amor verdadeiro não é apenas um sentimento; é um compromisso diário de estarmos juntos, de nos apoiar um ao outro, de tentarmos construir um futuro, não apenas para nós, mas para muitos que estiveram ou estão a nossa volta.
Mas agora no final das nossas vidas, quando olhamos para trás, vemos não apenas uma vida compartilhada, mas um legado de amor que deixaremos para nossos filhos, nossos netos e talvez para gerações futuras que nos sucederem.
Nosso amor, embora não seja expresso da mesma forma de quando nos conhecemos, ainda assim, ele continua tão forte quanto sempre foi. Por que o nosso amor poderá ser eterno, já que sobrevivemos ao passar dos anos, e essa é a prova de que quando o amor é verdadeiro, ele nunca morre.

®Jorge Bessa Simões

®Velhas Memórias Poéticas. ©Copyright 2013-2026
®Direitos Autorais Reservados. Lei 9.610/98

*Imagem Gerada por IA Baseada em Arquivo Pessoal
©Todos os direitos reservados/2026
 

"Aconteça o que acontecer" (Crônica da Vida)

Muitas pessoas pensam que viver juntos é viver sempre um mar de rosas..., mas a vida e as coisas não são sempre assim. Essa é a verdadeira realidade, afinal, viver com a pessoa que você ama, não é o que todos pensam.
Muitas vezes, não acordamos cedo para tomar café da manhã na cama juntos, e tampouco nos aconchegamos na cama até adormecermos em paz todas as noites.
Outra questão, não se trata de ter sempre uma casa ou roupas limpas e comida fresca todos os dias.
Viver com a pessoa que se ama significa discutir algumas vezes por coisas simples, como "quem esqueceu de levar o lixo para fora, me deixa dormir mais um pouco porque tive um dia difícil e estou exausto(a)", ou porque alguém puxando os lençóis para sua cabeça enquanto o outro está dormindo, o acorda porque está frio, outras vezes é discutir por questões financeiras, discutir por causa dos filhos ou mesmo por nada, e etc.
Mas, apesar de tudo, todos os dias se espera ansiosamente para ver um ao outro, voltar para casa para ver se a pessoa que se ama, sabe que a ama, e se ela se importa com você.
É quando um ou o outro ri no momento em que acidentalmente se faz algo engraçado, é imitar um ao outro, é preparar o jantar juntos enquanto se conversa, e tornar isso mais fácil de suportar porque os dois tiveram um dia difícil.
É passar por uma crise emocional e ter aquela pessoa que amorosamente sentasse ao seu lado, te abraça e diz que tudo vai ficar bem, e você acredita nisso.
É saber amar a pessoa mesmo quando ela te deixar louco, ou que viver com a pessoa que você ama, às vezes poderão discutir por coisas banais, bobas e constantes.
Mas também é ter um amor que muitas pessoas passam a vida procurando, ou que muitas vezes já tentaram tirar de você.
E esse amor é mais forte, mesmo não sendo perfeito, e muitas vezes é difícil mantê-lo equilibrado todos os dias, mas é maravilhoso, é a melhor coisa que se pode experimentar, porque se fosse fácil, então, não valeria a pena.
É por isso que todos os dias eu penso; "Aconteça o que acontecer, minha amada, eu espero sempre nos ver e nos amar em casa".

®Jorge Bessa Simões

®Velhas Memórias Poéticas. ©Copyright 2013-2026
®Direitos Autorais Reservados. Lei 9.610/98

*Imagem Gerada por IA Baseada em Arquivo Pessoal
©Todos os direitos reservados/2026
 

"O verdadeiro significado do amor" (Crônica da Vida)

Certa manhã, minha esposa irá preparar o café, e de repente, ela terá um mal súbito, sei que vou entrar em pânico e desespero, vou levantá-la como conseguir, chamar o socorro, e esperar que eles avancem os semáforos em direção ao hospital, porém pode ser que quando chegarem lá, ela já terá partido.
No funeral dela, estarei em silêncio, o olhar distante, muitas serão minhas lágrimas, meus filhos estarão ao meu lado, envoltos na dor das nossas lembranças. Iremos recordar os tempos felizes e compartilhar histórias sobre mãe deles, minha esposa.
Depois do enterro, não vou querer ir embora logo, minha voz estará cheia de tristeza, os olhos cobertos de lágrimas, meu filhos insistirão para irmos, mas vou dizer-lhes “Por favor, não discutam com um homem que acabou de perder a esposa com quem viveu por tantos anos”.
Espero que respeitosamente, eles façam o que eu pedir.
Assim, vou voltar ao túmulo dela e sussurrar uma oração. Depois direi aos meus filhos, algo que eles nunca esquecerão:...
“Foram tantos anos, sabem, e ninguém pode entender o amor até viver uma vida com alguém. E eu e sua mãe compartilhamos tudo, nossas alegrias, dificuldades, momentos bons e ruins, como quando perdemos tudo e nos mudamos, após ter vendido a casa com que tínhamos sonhado e virmos para o interior.
Mesmo assim, durante esses anos todos, apesar dos pesares, celebramos o sucesso de cada um de vocês, choramos a perda de familiares e amigos. Oramos nas salas de espera dos hospitais, nos abraçamos e perdoamos os erros um do outro.
Mas sabem por que estou calmo? Porque ela se foi antes de mim. Ela não precisava suportar a dor de me perder, de ficar sozinha. Eu a amava tanto que não gostaria que ela sofresse assim. Sou eu quem tinha que carregar esse fardo, e agradeço a Deus por isso.
Espero que isso os console e entendam o verdadeiro significado de um amor que durou toda uma vida. Não foi romantismo ou paixão, foi compromisso, parceria e momentos compartilhados entre duas pessoas que escolheram se amar, apesar de tudo o que a vida traz."
Essa é uma história hipotética ou não!

®Jorge Bessa Simões

®Velhas Memórias Poéticas. ©Copyright 2013-2026
®Direitos Autorais Reservados. Lei 9.610/98

*Imagem Gerada por IA Baseada em Arquivo Pessoal
©Todos os direitos reservados/2026
 

′′Que nosso amor nunca morra" (Poema)

Quando formos mais velhos e você me disser: "Como foi que nós chegamos juntos até aqui?" Então eu vou te responder:
"Pode ser que algumas vezes nós até podemos ter gritado um com o outro, mas logo nós ponderamos o assunto e conversamos. Em nenhum momento nós fugimos um do outro, ao contrário, juntos procuramos soluções para nossos problemas.
Afinal, tudo e nada era de nós dois, por isso às vezes até choramos ou riamos juntos. E sabe porque? Porque um dia nós prometemos estar juntos no que fosse bom ou no que viesse a ser mau.
E durante todos esses 48 anos de casados, e acima de tudo, o nosso amor com o tempo só aumentou, e aumentou de uma forma onde o carinho, ainda que do nosso jeito, fez parte da nossa união e nos fortaleceu.
É por isso que acreditamos um no outro, e isso não é sobre aceitar tudo um do outro, isso é e foi sempre o respeito, desta maneira mostramos a todos a nossa volta que, aconteça o que acontecer, o nosso amor não morrerá nunca."

®Jorge Bessa Simões

®Velhas Memórias Poéticas. ©Copyright 2013-2026
®Direitos Autorais Reservados. Lei 9.610/98

*Imagem Gerada por IA Baseada em Arquivo Pessoal
©Todos os direitos reservados/2026
 

"Amar é uma escolha diária" (Poema)

“Amar é escolher alguém, e escolher de novo todos os dias.”
Porque o amor não é como uma paixão passageira, assim como não é sobre deixar alguém preso no outro para sempre, o amor é saber que o alguém escolhido não pode ser uma escolha errada.
O amor até pode ser comparado em certo sentido à como, escolher um time favorito. No início, você admira a camiseta dele, o nome, a história desse time. Mas depois virão os jogos ruins, as derrotas, os momentos em que dá vontade de jogar a TV pela janela. É aí que você vê o verdadeiro fã, não é assim?
Bem, com o amor é igual, porque é preciso saber escolher a pessoa certa, primeiro é preciso saber sobre suas virtudes, depois conhecer seus defeitos, e saber ver o seu brilho, mas também enxergar suas sombras, uma e outra vez.
Claro que não é que de repente que você vai encontrar a pessoa perfeita para estar ao seu lado, isso não vai acontecer nem de brincadeira!
Então saiba compreender que, a pessoa escolhida terá suas atitudes ou manias que irão te irritar, mas a diferença é que você escolhe permanecer com ela, e que vai tentar lidar com tudo isso, porque no final do dia, essa pessoa, com suas imperfeições incluídas, continua sendo a sua equipe, ou seja, é o seu amor. E acredite, essa terá que ser uma decisão consciente, e diária.
O amor, não se baseia em uma promessa de “para sempre” que irá te prender a alguém que não funciona para você. Compreenda que um “hoje sim, quero estar com essa pessoa" significa que quando você acordar todas as manhãs, terá que dizer: "Tudo bem, sim, eu escolho você de novo", mesmo que venha a ter dias ruins, seja por causa de algumas discussões ou nas crises.
Nunca se esqueça que o amor jamais será um conto de fadas, e tampouco é como uma maratona onde você tem que calçar os tênis todos os dias.
Por isso se me perguntarem o que é o amor, eu posso dizer que, o amor é uma escolha repetida, é uma confirmação constante, de um “sim, eu quero” que se renova a cada amanhecer.
O amor é um compromisso, não é uma aposta ou uma decisão que se toma de forma repentina, o amor é algo onde não importa se o sol brilha ou cai uma tempestade.
É por isso que desde aquele outubro em que te conheci, eu te escolhi para ser a minha amada mulher, e foi com você que eu aprendi que amar é uma escolha diária.

®Jorge Bessa Simões

®Velhas Memórias Poéticas. ©Copyright 2013-2026
®Direitos Autorais Reservados. Lei 9.610/98

*Imagem Gerada por IA Baseada em Arquivo Pessoal
©Todos os direitos reservados/2026
 

sexta-feira, 19 de junho de 2026

"Mesmo que confesse abertamente" (Poema)

Às vezes costumo pensar nas coisas que já fiz e nas que ainda pretendo fazer, porém isso não impede de me impulsionar a frente, assim caso não me entenda, peço que tenha paciência comigo.
Mesmo quando eu errar nas minhas escolhas, tente me abraçar e não me pergunte nada, porque se eu tiver que fazer tudo que já fiz, acredite, faria tudo de novo para ter o conhecimento e as experiências que adquiri ao longo da minha vida e estar com você.
Ao mesmo tempo não se assuste caso não consiga me decifrar, de nada adiantará buscar em livros a explicação sobre quem eu sou, já que creio que não possam me descrever.
Não me julgue por minha aparência rude, até porque, ainda que apareça certa brutalidade nas minhas atitudes ou palavras, tenho certeza que se pudesse enxergar o meu coração, você veria nele muita delicadeza e carinho.
Não sou e nem pretendo ser uma pessoa fantástica, sexy então, nem pensar, também não sou um ser intocável, gosto de sentir o calor de um abraço, receber um afago de carinho, e quando amo, acredite, me entrego intensamente a esse amor.
Ao estar do meu lado, tente me olhar como homem que sou, e não se preocupe, sendo o homem que sou, às vezes, eu preciso olhar para um momento meu, um momento onde compreendo que para mim; “Não há outra pessoa igual a você, minha amada, e eu estarei com você enquanto durar o nosso para sempre”.
Assim quando você ler algo sobre o que escrevo, não estranhe caso ainda eu não lhe tenha dito tudo o que está escrito, você sabe que às vezes me embaralho com palavras.
Então eu te peço; venha sonhar comigo, mas não tente ser igual a mim, porque eu gosto de você do jeitinho que você é.
E mesmo que eu confesse abertamente nas palavras que escrevo, quero que você saiba; "Eu tenho amado te amar, há muito tempo.”

®Jorge Bessa Simões

®Velhas Memórias Poéticas. ©Copyright 2013-2026
®Direitos Autorais Reservados. Lei 9.610/98

*Imagem Gerada por IA Baseada em Arquivo Pessoal
©Todos os direitos reservados/2026
 

"Não é só por paixão, é amor" (Poema)

Quando pego um caderno ou até um guardanapo de lanchonete que seja, começo a escrever especialmente quando estou triste ou feliz demais, porém por mais que não queira, algumas linhas dos meus textos que escrevo são sobre a infelicidade, aliás, desde a minha infância minha vida é composta por momentos infelizes, mais do que feliz por causa dos meus medos e da solidão.
Mesmo assim sou uma pessoa que necessita de outra para poder me sentir bem, por isso procuro nunca estar sozinho, embora possa parecer meio contraditório o que digo, já que muitas vezes fugi de todos e até de mim.
Na minha juventude eu tinha a facilidade de me apaixonar, com isso tive muitas paixões na vida, porém poucas foram as mulheres que conseguiram mudar meus sentimentos, e mesmo ao lado delas, tudo o que eu sentia era o sabor de suas bocas, ou o calor de suas peles macias, e mesmo as vezes em que me extasiava com seus carinhos, não tinha jeito, era só paixão.
Mas no instante seguinte, eu voltava a ser o que sempre fui, até o dia em que ao olhar em uma janela, num certo dia de um outubro distante, eu encontrei você, com aquele rostinho de menina num corpo de mulher, ao te ver meu coração deu uma reviravolta.
E depois que te conheci e te dar meu primeiro abraço e meu beijo, meu coração sentiu o amor me amoleceu.
E com o passar do tempo fomos nos amando a cada dia, com isso senti que o nosso sentimento se fortalecia e nos fazia amadurecer, e você com seu jeitinho, foi me transformando em alguém que eu nunca pensei que um dia seria.
E depois que nos casamos, eu tive certeza do meu futuro ao seu lado, pois pela primeira vez na vida em nenhum momento pensei em desistir de mim ou de nós, aliás, nem sequer penso em como seria minha vida se não pudesse ser feliz ao seu lado.
Com você nunca mais me senti uma pessoa insegura, e olha que eu sempre soube que a insegurança é um dos piores inimigos da felicidade, por que com ela acabaria por ficar agarrado as coisas que me fariam sofrer, sem coragem de mudar.
Agora com você ao meu lado, eu me sinto o mais forte dos homens, pois você me ensinou a superar meus medos e a enfrentar a minha solidão, e aprendi a amar de forma verdadeira, assim com você não é só paixão, é amor.

®Jorge Bessa Simões

®Velhas Memórias Poéticas. ©Copyright 2013-2026
®Direitos Autorais Reservados. Lei 9.610/98

*Imagem Gerada por IA Baseada em Arquivo Pessoal
©Todos os direitos reservados/2026
 

"Parte de tudo em mim" (Poema)

Só o amor pode gravar em nossas memórias um momento que poderá durar por muito tempo enquanto vivermos, creio que assim é a nossa história de amor.
Ainda me recordo do momento em que a vi pela primeira vez naquele dia de um outubro distante, é um momento que ficará gravado em minha memória para sempre.
E você está lá, do mesmo jeitinho de quando te vi, creio que assim como é para mim, o mesmo é para você, pois o mundo a nossa volta ainda parece continuar jovem, e tudo, tudo se transformam em palavras que me servem de inspiração para poder escrever os meus poemas ou poesias falando de nós.
Em cada palavra que surge nas minha memórias, tudo me faz lembrar de mim e de você, e de como começou e continua até hoje o nosso amor, e tudo, tudo por que vivíamos e vivemos desde que nos amamos pela primeira vez.
Dessa maneira, preservo em minhas memórias tudo aquilo que o amor nos deu, e dos muitos momentos que vivemos e estamos vivendo, isso faz o meu coração livre para continuar sendo parte de você e você sendo parte de tudo em mim.
Suaves foram os dias e as noites desses anos, apesar das dificuldades que a vida nos impôs alguma vezes, mesmo assim seguimos pintando em cores nossas vidas para ofuscar o sol.
Todas as palavras que descrevo nós em versos nos poemas e poesias, são frutos dos nossos sonhos, mesmo que as lágrimas tenham sido vividas em alguns momentos em minhas lembranças.
Creio que tudo isso só foi possível, pois o nosso amor pode gravar em nossas memórias muitos momentos da nossas vidas, e cada dia que ainda vier será mais uma página pra vivermos me lembrando de você e eu, pois sempre vou continuar sendo parte de você e você sendo parte de tudo em mim.

®Jorge Bessa Simões

®Velhas Memórias Poéticas. ©Copyright 2013-2026
®Direitos Autorais Reservados. Lei 9.610/98

*Imagem Gerada por IA Baseada em Arquivo Pessoal
©Todos os direitos reservados/2026
 

"Meu amor e minha ternura" (Poema)

Quando estamos no escuro do nosso quarto é o momento que eu a quero mais perto de mim, para te abraçar e me aquecer na pele do teu corpo, lembrando nosso primeiro instante juntinhos como se fosse a primeira noite depois do nosso casamento.
Nesse instante me esqueço de tudo que eu enfrentava sozinho, até o dia em que te vi e o som da voz sua era tudo que eu queria ouvir, sentir o sabor dos teus lábios que desde aquele momento sempre está ao alcance dos meus, por isso não me sinto mais tão só.
A tempos atrás tudo parecia ser apenas um sonho, e hoje é a memória mais vivida nas minhas lembranças, pois desde que te conheci naquele outubro distante, são os teus braços que me seguram mais apertado.
Me recordo da nossa primeira noite como marido e esposa, da chuva que caia lá fora enquanto nos encaminhávamos para o nosso leito nupcial, eu estava louco para te beijar e te tornar a minha mulher, e confirmar o meu amor por você.
Naquele instante me esqueci das lágrimas que muitas vezes molharam meu rosto nos momentos da minha solidão, me esqueci de todos os outros amores que tive, mas que não chegaram ao ápice do que nos dois estávamos vivendo depois da nossa união.
Nada mais seria apenas um sonho ou uma memória que ficaria perdida no passado, ao seu lado, tudo era real, eu podia sentir os teus braços que agora me seguram apertado.
E assim, lá se vão praticamente cinquenta anos em que estamos juntos em todos os momentos da nossa vida, nos amando nas nossas noites onde agora, não nos sentimos mais sozinhos.
Mas às vezes, em minhas memórias, retorno a nossa primeira noite, onde nos beijamos enquanto uma leve chuva caia, e logo depois, já no nosso leito nupcial, nos amaríamos todas as noites, entre sussurros em teus ouvidos, te dizendo: "Estamos aqui meu amor!."
Nunca temo te amar, mesmo quando vem a chuva, desde que estejamos um ao lado do outro, em especial quando a nos amar em todas as noites, eu posso te mostrar um pouco da minha ternura e do meu amor por você novamente.
Agora não estou mais andando no escuro, me sinto tão perto de você, sabendo que a nossa vida não é apenas um sonho, porque seus braços me seguram apertado nas nossas noites a nos amar.
Quero sussurrar em teus ouvidos que, "Eu estou aqui," meu amor, e que vamos nos amar sempre, não importa se esteja caindo uma chuva lá fora, vamos nos amar agora e nas muitas noites que virão, quero te sentir ao meu lado, te dar minha ternura e o meu amor.

®Jorge Bessa Simões

®Velhas Memórias Poéticas. ©Copyright 2013-2026
®Direitos Autorais Reservados. Lei 9.610/98

*Imagem Gerada por IA Baseada em Arquivo Pessoal
©Todos os direitos reservados/2026
 

"Mulher no teu caminhar" (Poema)

Mulher que passa toda cheirosa com teus cabelos encaracolados a esvoaçar, quem te visse assim, nem imaginava que por dentro podia estar chorando, pois eram tantas as feridas que te causavam com promessas não cumpridas.
Foi assim que eu te conheci naquele dia de um outubro distante, pois mulher, tudo que eu queria era que, continuasse com o seu andar firma e forte, afinal você não tinha do que se envergonhar, por isso não podia deixar você se abater.
Pois quem deveria ter vergonha, era aquele que um dia se colocou no caminho tortuoso para te enganar.
Por isso mulher, que ao meu lado você mostre que teus passos continuam firmes, com a experiência que vida te deu, e assim não caia em conversas vãs ou fiada para que não se deixe enganar outra vez.
Que com essa beleza de mulher, você tenha cuidado com aqueles que possam parecer uns anjos ou que posam de coitadinhos, esses podem ser os autênticos canalhas, são eles os que não se interessam se te ferem ou não, pois tudo que pensam é só no seu divertimento, pois não levam nada no coração.
Assim mulher, ao me permitir ser parte da sua vida, não quero te ver mais aflita, sabemos que vai levar algum tempo para que suas feridas cicatrizem, muitas serão as noites em que você irá chorar, mas não se deixe abater por tuas lágrimas, pois ao seu lado quero sempre poder estar.
Então, acredite, eu te proponho uma manhã de um novo dia em que, se você me permitir quero ser o seu homem de verdade, para te amar e te respeitar por toda vida.
Você sabe mulher, que a vida nunca será um mar de rosas, haverá momentos em que irá chorar de novo, mas que isso seja uma lição para aprender a ultrapassar a tua dor e se esquecer que foste enganada por quem você dava o seu amor, antes de me conhecer.
Mas mulher, agora que você encontrou esse alguém, em quem você acha que possa ser o seu amor de verdade, ainda assim, continue sendo a mesma mulher que aprendeu a se amar em primeiro lugar.
Por isso continue o seu caminhar esbanjando o teu cheiro, esvoaçando os teus cabelos encaracolados e sendo essa mulher forte, altiva e sem ter do que se envergonhar, sabendo que eu serei o seu homem que sempre irá te amar no teu caminhar.

®Jorge Bessa Simões

®Velhas Memórias Poéticas. ©Copyright 2013-2026
®Direitos Autorais Reservados. Lei 9.610/98

*Imagem Gerada por IA Baseada em Arquivo Pessoal
©Todos os direitos reservados/2026
 

quinta-feira, 18 de junho de 2026

"Tente não me esquecer" (Poema)

O tempo está passando muito mais rápido do que eu gostaria, com isso pode estar chegando o momento em que você irá esquecer tudo o que aconteceu em nossas vidas, tudo o que a gente passou, e com isso vai até esquecer quem eu sou.
Mesmo assim gostaria de te pedir que, ao menos você tente não esquecer o quanto eu te amei, melhor, como ainda te amo, tente não esquecer que por você eu chorei e sofri.
Não se esqueça que tentei te proteger, não se esqueça do meu beijo e nem que muitas vezes, só de te ver meu coração disparava, tudo porque era no seu olhar que eu me perdia.
Entendo que algumas vezes eu tinha minhas manias, mas não se esqueça do meu jeito, do meu bom ou mal humor, não se esqueça de tudo que um dia já te disse, pois do fundo do meu peito, eu tentei te fazer feliz, te amei mesmo sem você me dizer que me amava, por isso não se esqueça dos nossos dias, noites e madrugadas juntos, e das quantas vezes te observei dormindo.
Como eu gostaria que você não se esquecesse de tudo isso, que eu sei um dia irá você esquecer, mas quem sabe, em algum momento do seu dia a dia, quando se sentir sozinha, você se lembre que eu tentei de tudo para ser a diferença na sua vida.
Lembre-se que por você eu me apaixonei, desde o dia em que te vi naquela janela de um outubro distante, assim nunca se esqueça completamente de mim ou de quem eu fui na sua vida, e que logo poderei nunca mais ser.
Deste jeito, tente não esquecer do meu rosto, dos meus olhos verdes, dos meus cabelos que você gostava de acariciar ou simplesmente de quem eu fui para você, porque por mais que eu não queira, logo eu não terei como fazer o mesmo.

®Jorge Bessa Simões

®Velhas Memórias Poéticas. ©Copyright 2013-2026
®Direitos Autorais Reservados. Lei 9.610/98

*Imagem Gerada por IA Baseada em Arquivo Pessoal
©Todos os direitos reservados/2026
 

"A prova do que sinto" (Poema)

Porque quando se tem um sentimento intenso como o amor, tudo se torna tão difícil para que se possa demonstrá-lo? Sei lá!?
Aprendi com a vida que eu tinha que me amar e amar uns aos outros, mas vai por em prática esse ensinamento pra você ver a encrenca que isso dá.
No primeiro caso vão dizer que é "egoísmo", no segundo caso vão dizer; "não vai dar certo", principalmente quando não se compreende o primeiro caso, e é mais ou menos assim.
Por outro lado, eu tenho esses sentimentos, como já o tive tantas outras vezes, já vivenciei o amor que sinto com toda intensidade, e o chamo de amor, pois é o que sinto por minha amada mulher, como também posso sentir por outras pessoas dentro de cada circunstância, é claro!
Mas às vezes não se pode demonstrar o que se sente por causa das más interpretações, mas o que fazer se eu sou assim quando amo?
Se sinto o que sinto com essa profundidade que o amor exige, não posso ter medo de me entregar, como já tive antes.
Até porque quando amo, esse é um sentimento que me domina por dentro, não tenho como expulsa-lo de mim, é como chiclete que gruda no sapato.
Já passei noites sem dormir por causa desse sentimento, viajei em minha mente tentando arranjar um modo de mudar esse meu jeito, mas não consigo, aliás, não posso!
Eu preciso amar, assim como preciso da pessoa que eu amo, pois quando sinto o cheiro dela, imagino seu corpo e sinto sua presença, esse é um sentimento inebriante.
E esse sentimento me persegue desde que o senti pela primeira vez, é algo que nunca mais se esquece, aliás, nem sei mais o que é isso, tudo que eu sei é que é o amor, e que fique bem claro que, o que sinto por minha mulher amada, é muito verdadeiro.
Por isso quero tanto ser amado, mas minha razão às vezes não deixa, talvez por pensar demais ou por medo, eu já não tenha sido amado como esperava ou espero, enfim...
Quem sabe dessa vez, após me expressar nessas palavras, falando sobre meus sentimentos de amor, o vento conspire ao meu favor, até porque ao anoitecer, já não me sinto sozinho trancado num quarto com nós dois, abraçados e bailando juntinhos, no prelúdio do nosso amar noturno, como a muitos anos e muitas vezes já fazíamos e fazemos. Creio que isso seja bom, não é?
E se for, como acredito que seja, essa é a prova do que o que sinto por você, é o amor com que tanto te amo, enquanto ficarmos juntos e durar o nosso para sempre.

®Jorge Bessa Simões

®Velhas Memórias Poéticas. ©Copyright 2013-2026
®Direitos Autorais Reservados. Lei 9.610/98

*Imagem Gerada por IA Baseada em Arquivo Pessoal
©Todos os direitos reservados/2026
 

"Perfume de mulher" (Poema)

O tempo passa mas uma coisa não muda,
E falar do que vou dizer, me deixa muito a vontade,
Afinal foi por causa de uma mulher que eu vim ao mundo,
Assim quando vejo uma mulher passar,
E eu busco sentir no ar o seu perfume,
Porque eu percebo que não é uma fragrância qualquer,
Já que não existe nada igual ao perfume de mulher,
Algumas tem cheiros adocicados, de flores ou mel,
Que juntos provocam cheiros embriagantes,
E por onde ela passa deixa sempre uma certeza,
É uma diva perfeita, cada uma com sua silhueta,
Não interessa sua idade,
O que importa é a sua beleza de mulher,
Exalando um perfume próprio que a torna inconfundível,
Porque só a mulher sabe ser mais bela,
Assim comparo a mulher com uma linda flor rubra de intensa cor,
Nada se compara a mulher como uma das mais belas criações,
E para mim, em especial, uma mulher pode ter muitos aromas,
E cada uma se faz única entre as mulheres todos os dias,
Não importa a sua cor,
A mulher pode ser branca, negra, morena, loira ou ruiva,
Porém é o seu aroma que a transforma em mulher,
Com o exalar de um perfume sem igual,
E é assim que eu também sinto a minha amada mulher,
Já que é o seu perfume de mulher que me embriaga,
Desde o amanhecer até o anoitecer todos os dias da minha vida.

®Jorge Bessa Simões

®Velhas Memórias Poéticas. ©Copyright 2013-2026
®Direitos Autorais Reservados. Lei 9.610/98

*Imagem Gerada por IA Baseada em Arquivo Pessoal
©Todos os direitos reservados/2026