domingo, 28 de julho de 2024

*"Palavras que o vento leva" (Poema)

A milênios que a lua deixou de ser simplesmente lua ou apenas um mero ponto branco ou azulado no céu noturno e estrelado.
Porém a lua ela se tornou uma confidente aos amantes, aos poetas e até mesmo dos solitários que um dia amou desde então, ainda que possa ser algo aparentemente estranho, já que a lua não fala.
Entretanto, ainda que possa parecer loucura, até eu escrevendo meus poemas ou poesias muitas vezes consigo falar com ela, quantas noites dialogo comigo observando-a enquanto ela ilumina minha noite, em muitos momentos detalho meus sentimentos mais profundos, as vezes confidencio com a lua, mesmo que esteja tão longe, meus medos e minhas dúvidas, tanto quanto consigo dialogar e questionar com ela acerca do amor.
Até porque o que é o amor? Como saber a hora certa de se entregar a uma paixão ou ao amor arrebatador? Será que isso existe mesmo?
Conheço muitos ateus que questionam a existência de Deus pelo simples fato de não os verem, por isso talvez muitos se perguntem, mas o que é o amor já que ninguém o vê?
Mas como explicar meros sentimentos que são introduzidos nos corações daqueles que amam? São coisas que agrupam atitudes, porque para se acreditar em Deus é preciso ter fé naquilo que os olhos não vêem, mas o coração sente, da mesma forma, dizer que se ama é muito fácil, mas se não houver atitude, tornam-se meras palavras que o vento leva sem dó nem piedade.

®Jorge Bessa Simões

®Velhas Memórias Poéticas. Copyright © 2013-2024
®Direitos Autorais Reservados. Lei 9.610/98

*Foto Arquivo Google Imagens.
©Todos os direitos reservados/2024
 

quarta-feira, 17 de julho de 2024

*"Grandes amores impossíveis" (Poema)

Se perguntasse quem viveu um grande amor impossível? Quase ninguém teria a coragem de assumir, porém, creio que em algum instante isso vem em suas lembranças como algo que marcou suas memórias para sempre.
Sei disso porque vivi amores que marcaram minha vida, e eu não poderia negá-los, fazem parte da minha história.
Assim, me lembro do dia em que ela passou na minha frente e me perguntou algo que não consegui lhe responder, e assim ela seguiu seu caminho até entrar na pastelaria onde trabalhava, e sempre que nos encontravamos seu olhar transpassava meu peito, sua voz, seu sorriso invadiam meu ser.
Um dia, ela me convidou para experimentar um pastel onde trabalhava, fui ao encontro dela meio que flutuando nos meus passos, tive a oportunidade de tocá-la pela primeira vez quando senti o calor dos seus lábios me dando um beijo no rosto e depois um abraço gostoso e aconchegante, foi um momento marcante, tanto que o pastel que ela meu deu, foi por mim o mais esperado e o mais gostoso de todos os pastéis que eu já havia experimentado em toda minha vida, nos tornamos amigos.
Mas no fundo, aprendi amar ela como mulher, mesmo sabendo que seria impossível aquele amor, me lembro que tive o atrevimento de beijar sua boca uma única vez, aquele foi meu maior erro, quase perdi sua amizade.
Meu segundo erro foi provar seu delicioso veneno, recordo que meus olhos contornaram sua face que a eternizou em minha mente, se pudesse voltar aquele dia, faria tudo novamente.
Porém o que mais me doeu, foi encarar a impossibilidade de viver o amor que nos foi apresentado por ela estar ligada à um outro amor que não tinha culpa de estar aonde estava, mas que por estar, não nos permitiu ficar juntos, assim, fui vivendo aquele sonho que insistia em me lembrar do vendaval que passou em minha vida.
Foi assim que vivi um amor impossível entre tantos amores que tive, até encontrar o amor que agora compartilho minha vida.
Ah, e aquele amor impossível o que aconteceu? Me perguntarão alguns, bem, até hoje somos grandes amigos que se amam com muito carinho e respeito, mesmo sabendo que um dia vivemos um amor impossível.

®Jorge Bessa Simões

®Velhas Memórias Poéticas. Copyright © 2013-2024
®Direitos Autorais Reservados. Lei 9.610/98

*Foto Arquivo Google Imagens.
©Todos os direitos reservados/2024
 

sábado, 13 de julho de 2024

*"Olhando no espelho" (Poema)

Ao me olhar no espelho hoje, olhei bem dentro de meus olhos, foi assim que eu percebi o quanto mudei, o quanto amadureci e como eu mudei, foi então que cheguei a conclusão de que muitas coisas na minha vida mudou, então me recordei que já passei por tantas coias e por diferentes experiências que me ajudaram a aprender com meus próprios erros.
Notei que mudei porque me decepcionei com pessoas que um dia eu chamei de amigos, assim como me decepcionei com quem já chamei de amor.
Mas por outro lado creio que eu mudei porque conheci pessoas muito especiais e com o tempo fui me inspirando nelas e com algumas delas aprendi que para me tornar uma pessoa diferente do que eu era, eu tinha que me tornar uma pessoa bem melhor como hoje me senti ao me olhar no espelho.
Porém ao mesmo tempo notei que ele passou muito rápido, mas fiz o possível para me mudar, e mudei, mas nem tudo e nem todos me acompanharam.
Mesmo assim de uma coisa eu tenho certeza, não poderia mudar sozinho e quem me fez ser o que sou hoje foi meu único Deus Verdadeiro, foi ele que me transformou.
Por isso ao me olhar no espelho e olhando bem dentro dos meus olhos, puder enxergar o quanto confio somente Nele por tudo que Ele faz em minha vida.

®Jorge Bessa Simões

®Velhas Memórias Poéticas. Copyright © 2013-2024
®Direitos Autorais Reservados. Lei 9.610/98

*Foto Arquivo Google Imagens.
©Todos os direitos reservados/2024
 

terça-feira, 9 de julho de 2024

*"Quando se quer viver um grande amor" (Poema)

Primeiro é preciso abrir as portas que fecham o coração, é preciso ultrapassar as barreiras que surgirão e compreender que os amores do passado serão lembranças de tudo aquilo que foi em vão.
Saber entender que haverá muita renúncia em ser o que somos e no que queremos ter, irão acontecer muitas mudanças na maneira de se pensar, não iremos pensar mais "em mim" e sim "em nós".
Quando se quer viver um grande amor é preciso não se esquecer que ninguém vem perfeito para nós, será preciso ver o outro com os olhos do coração, e renunciar ao que não agrada o seu amor para que um se amolde ao outro como se molda uma escultura, é preciso aparar as arestas que podem machucar e nos lapidar como se fossemos um diamante bruto para que possamos brilhar cada vez mais, afinal, chega o momento de decidir se está é a hora de amar, sabendo respeitar os gostos e os gestos de cada um.
Será preciso enxergar a luz que ilumina o coração e ver isso no olhar do outro, dando assim a chance para que o amor aconteça na suavidade morna de uma noite calma e se entregar de corpo e coração, sabendo que dentro de cada coração existe um sonho que foi acalentado no desejo de poder amar e ser amado.
Para viver um grande amor é preciso saber conquistar e se deixar seduzir para entrar no jogo da sedução e deixar tudo fluir e amar com a mesma emoção na sensação do momento em que o amor nos devora, e quando se viver o clímax dessa paixão, sentir que essa foi a melhor de nossas escolhas, que embora possa ser um grande desafio, esse foi o passo mais acertado de todos os caminhos que trilhamos na vida.
Para se viver um grande amor não podemos nos arrepender do que nos foi dado, afinal, isso faz parte da vida e as vezes é preciso se arriscar por um sonho, até porque se não fosse assim, nós não teríamos sonhado, entenda que temos um aliado que se chama tempo, ele pode ser nosso melhor amigo, só ele nos dá as certezas do amanhã e de que realmente nós amamos, e mais ainda, a certeza de que realmente fomos amados.

®Jorge Bessa Simões

®Velhas Memórias Poéticas. Copyright © 2013-2024
®Direitos Autorais Reservados. Lei 9.610/98

*Foto Arquivo Google Imagens.
©Todos os direitos reservados/2024
 

segunda-feira, 8 de julho de 2024

*"Não vou aprender tudo" (Poema)

Aprendi na vida que amores eternos podem acabar de uma hora para outra e por vários motivos nesse sistema de coisas em que estamos vivendo.
Aprendi que mesmo que pudesse ter muitas amizades, amigos também podem se tornar ferrenhos inimigos, e olha que eu aprendi isso do modo mais cruel e quando mais precisei de alguém que acreditei fosse meu grande amigo, mas que ao final demonstrou que nunca foi.
Aprendi que o amor sozinho não tem a força que imaginei, por mais que eu amasse alguém, já que ela não compartilhava dos mesmos sentimentos meus.
Aprendi que ouvir os outros até pode ser o melhor remédio, mas também pode ser o pior veneno, afinal, nunca se pode conhecer uma pessoa de verdade, e eu gastei a vida inteira para conhecer a mim mesmo.
Aprendi que confiança jamais será um artigo de luxo, pelo contrário, é algo para minha sobrevivência.
Aprendi que as poucas pessoas que me apoiam na queda são muito mais fortes do que os muitos que me empurram, e o "nunca mais" nunca se cumpre e o "para sempre" sempre acaba.
Aprendi que minha família, com suas 1001 diferenças, poderá estar sempre aqui quando eu precisar, ou não! Vai saber...
Aprendi algo na vida de suma importância, ainda não inventaram nada melhor que colo de mãe desde que o mundo é mundo, e eu só fui compreender isso depois que eu perdi minha mãe.
Por isso tudo eu aprendi que sempre vou me surpreender, seja com os outros ou até mesmo comigo, afinal, eu sei que posso cair e me levantar muitas vezes, e ainda assim não vou ter aprendido tudo!

®Jorge Bessa Simões

®Velhas Memórias Poéticas. Copyright © 2013-2024
®Direitos Autorais Reservados. Lei 9.610/98

*Foto Arquivo Google Imagens.
©Todos os direitos reservados/2024
 

quinta-feira, 4 de julho de 2024

*"O que for verdadeiro fica" (Poema)

Quantas vezes nos decepcionamos com as pessoas a nossa volta, é claro que também podemos decepcionar alguém, isso faz parte da vida e cada um reage a sua maneira, ao mesmo tempo que nos ensina muitas coisas.
É por isso que tenho pensando muito sobre o assunto decepção e cheguei a minha conclusão, ou como queiram, a minha reação.
Pois a vida me ensinou que existem momentos na vida que é necessário que eu exclua algumas pessoas do meu redor, ao mesmo tempo é preciso que eu apague suas lembranças, jogar fora tudo o que tem me machucado, ou seja, é necessário que eu abandone o que me faz mal, ao mesmo tempo me libertar de coisas que me prendem com essas pessoas que vou ter de excluir da minha vida.
Para que isso se concretize de forma eficaz, foi preciso que eu olhasse para frente e enxergar a imensidão de caminhos ao meu redor, com isso aprendi que era preciso deixar de insistir sempre nos mesmos erros e continuar a sentir as mesmas dores.
Com isso tenho compreendido que era necessário que eu aprendesse a gostar mais de mim, a cuidar mais de mim, e principalmente a gostar somente de quem também gosta de mim!
Assim aprendi a não desistir de mim jamais e a valorizar muito mais a quem me ama, que quer estar ao meu lado mesmo que em algum momento eu possa decepcionar alguém, mas que isso não seja encarado como algo desprezível, pelo contrário faz parte do nosso crescimento entender as pessoas que querem estar ao meu lado, essas pessoas que possam me compreender, essas sim merecem o meu respeito.
Quanto ao resto, bem..., eu não preciso de restos para que eu me sinta feliz, já que busco muito mais a cuidar apenas daquilo que me é, e for verdadeiro, o que não for, claro, eu vou deixar passar.

®Jorge Bessa Simões

®Velhas Memórias Poéticas. Copyright © 2013-2024
®Direitos Autorais Reservados. Lei 9.610/98

*Foto Arquivo Google Imagens.
©Todos os direitos reservados/2024
 

segunda-feira, 1 de julho de 2024

*"Distância" (Poema)

Há quem diz que a distância atrapalha e que por causa dela o amor não existe, mas a distância é algo que só quem consegue superar irá entender o valor de uma foto ou de uma carta, só quem viveu a distância algumas vezes sabe o valor de um verdadeiro amor.
Aliás a distância muitas vezes faz com que os beijos comecem a ser sonhados e os abraços tão desejados, faz os encontros ou reencontros se tornarem mais desejosos, o que faz com que dois corações passem a ser um só.
A distância pode fazer a solidão bater na nossa porta, uma ou duas vezes, mas a certeza de ter um ao outro novamente depois de um tempo na distância acaba com qualquer solidão.
A distância algumas vezes faz com que os planos comecem a ser feitos ou refeitos na certeza de que em breve serão cumpridos.
E pensar que as vezes a distância faz com que cada um fique um tempo no canto do mundo, mas mesmo na distância é como se o coração ainda estivessem juntos, o tempo inteiro.
Na distância até as palavras valem muito, valem tudo, e quando ditas, são ditas, com a certeza da melhor resposta.
A distância pode ter o poder de fazer a felicidade ser grande, e nunca será medida por dias e tampouco por anos, foram tantos momentos juntos que a melhor medida será os instantes.
Pode haver na distância milhões e milhões de quilômetros, mas acreditem, por mais que a distância possa parecer longínqua o amor consegue sempre ser um bilhão de vezes maior.

®Jorge Bessa Simões

®Memórias Poéticas. Copyright © 2013-2024
®Direitos Autorais Reservados. Lei 9.610/98

*Foto Arquivo Google Imagens.
©Todos os direitos reservados/2024