terça-feira, 31 de dezembro de 2024

*"O momento da faxina" (Poema)

Mais um ano se finda, nesse momento vou fazer uma faxina na minha vida, ainda mais por que nesse último ano tudo aconteceu de forma avassaladora, nem tudo que quis realizar consegui, mas o que consegui me deu experiência para suportar o que virá.
Neste último momento que se vai, gostaria de pegar meus medos, problemas, ansiedades, sofrimentos e tudo aquilo que me impediu de ser feliz e jogar fora na lata de lixo para sempre.
Ao terminar essa etapa vou fazer uma faxina na minha vida e limpar tudo aquilo que não me serviu, sem medo de me arrepender.
Espero preparar tudo para o momento que se inicia, embora só mude os números do calendário, muitos problemas precisam ser resolvidos, quem sabe não possa iniciar outras coisas com o novo amanhecer que chegará.
Bora começar a me desfazer de tudo aquilo que em nada me ajuda, não posso perder tempo, estou avançado na idade, cada segundo para mim é valioso demais, tenho que me desfazer de tudo que possa atrapalhar minha próxima etapa.
Sei que preciso de coragem para me livrar do que possa ter construido, porém de nada me valeu, o que ficar é sinal que deu certo, preciso recomeçar e dar uma outra chance para mim mesmo.
Assim que eu continue seguindo em frente sem medos, e por mais que eu ame os que estão a minha volta, não posso me importar demais com os outros.
Nessa faxina tenho que ter coragem para me livrar dos problemas e não fraquejar no primeiro obstáculo do tempo que virá, vou olhar mais para mim, lutar por mim e não desistir de mim, por que ainda que mude o tempo, alguns não mudam, haverá aqueles que ao invés de estenderem as mãos para ajudar, só saberão atirar pedras, vou lutar para que minha vida não se torne pesada demais.
Que eu possa me olhar no espelho nos dias que virão e dizer a mim mesmo; "Eu posso, vou conseguir, tenho fé no meu Deus Verdadeiro e Ele irá me abençoar."
Vou correr riscos, não posso ficar levando uma vidinha mais ou menos, ao término dessa faxina, quero construir uma nova vida com muita fé e coragem, e nos dias que virão, não posso permitir que nada me impeça de ser feliz.

®Jorge Bessa Simões

®Velhas Memórias Poéticas. Copyright © 2013-2025
®Direitos Autorais Reservados. Lei 9.610/98

*Foto Arquivo Google Imagens.
©Todos os direitos reservados/2025
 

sábado, 28 de dezembro de 2024

*"Dois ladrões" (Poema)

Infelizmente na vida temos dois ladrões que podem roubar o nosso tempo e por mais que queiramos eles nunca serão punidos.
O primeiro ladrão que pode nos roubar é o passado, ele é tão egoísta que quer ter você só para ele, por isso emprega as armas que possui para fazer com que usemos o presente para vivê-lo intensamente, na verdade as armas que ele usa contra nós são nossos proprios erros, as frustrações e as lembranças de coisas que não voltarão mais, por isso ao disparar sua arma esse ladrão nos faz viver em lamentações, arrependimento e insatisfações.
Já o segundo ladrão é o futuro, ele usará nosso presente como desculpa para nos fazer viver aquilo que ainda não temos sob pretexto de que é preciso nos preparar para quando viermos a ter.
Esse segundo ladrão usa armadilhas como a ilusão para nos prender naquilo que ainda não temos, e por ser infinito jamais se preocupa quanto tempo vai levar para nos manter prisioneiro de suas surpresas, suas armadilhas quando usadas contra nós nos causa medo pela incerteza do amanhã que ainda não chegou.
Sendo assim que possamos estar sempre atentos para que esses dois ladrões não roubem o presente e nem o futuro se por algum instantes olharmos para trás ou buscarmos enxergar estará adiante, que não nos permitamos que nos levem o agora.
Afinal o ontem já passou e o amanhã ainda não chegou, é por isso que hoje continuamos vivendo só o que temos agora.

®Jorge Bessa Simões
(Baseado em Texto de Autoria Desconhecida)

®Velhas Memórias Poéticas. Copyright © 2013-2025
®Direitos Autorais Reservados. Lei 9.610/98

*Foto Arquivo Google Imagens.
©Todos os direitos reservados/2025
 

terça-feira, 24 de dezembro de 2024

*"Envelhecer" (Poema)

É, envelhecer não é fácil, temos que nos acostumar a caminhar mais devagar, temos que compreender que chegou o momento de dizer adeusa quem éramos e entender quem nos tornamos.
Quando passamos a envelhecer temos que aceitar nosso novo rosto cheio de rugas ou como se diz; "aceitar as cicatrizes do tempo" e aceitar com orgulho nosso novo corpo.
O envelhecer nos faz desprender-se da vergonha, de preconceitos e medo que os anos dão, com isso o melhor é deixar que aconteça o que tiver que acontecer.
Quando envelhecemos temos que entender que devemos deixar ir quem tem que ir embora e ficar quem quiser ficar.
É não, não é fácil envelhecer, afinal é com essa etapa de nossas vidas que iremos a duras pena à aprender a não esperar nada de ninguém, muitos serão os momentos em que estaremos sozinhos, muitas vezes acordaremos sozinhos por que não teremos ninguém sequer para estar ao nosso lado todas as manhãs.
Ao envelhecermos e nos olhar no espelho, a cara que você vê já não será a mesma da juventude, temos que aceitar que tudo acabou ou está se acabando, a vida também.
Ao envelhecer temos de saber dizer adeus aos que vão embora
e nos lembrar daqueles que já se foram, iremos chorar até nos esvaziar ou secar tudo por dentro, para que quem sabe se der tempo novos sorrisos cresçam, outras sonhos ou ilusões e novos desejos.
Por que envelhecer é um processo natural da vida, e como diria um certo cantor; "Saber envelhecer é uma arte, isso eu sei, modéstia à parte!

®Jorge Bessa Simões

®Velhas Memórias Poéticas. Copyright © 2013-2025
®Direitos Autorais Reservados. Lei 9.610/98

*Foto Arquivo Google Imagens.
©Todos os direitos reservados/2025
 

sábado, 21 de dezembro de 2024

*"Não sou poeta" (Poesia)

Nao! Não sou poeta,
Quando muito posso dizer,
Que na verdade sou apenas um aprendiz.

Mas mesmo sendo um aprendiz,
Busco sempre escrever o que sinto,
Ou o que o meu coração me diz.

Se eu fosse um poeta,
Teria que saber como escrever,
Tudo o que trago no meu sentimento.

Desta forma como não sou poeta,
Escrevo o que sinto dentro do meu ser,
Sobre o amor, a alegria, a dor e o meu sofrimento.

Assim como sou simplesmente um aprendiz,
Algumas letras apenas vou rabiscando,
E depois as chamo de poesias ou poemas.

Ou seja não me chamem de poeta,
Porque poeta não pretendo ser e não sou,
Apenas escrevo o que na vida estou sentido.

Escrevo sobre o presente e o que passou,
Sendo um simplesmente aprendiz,
Vou me deixando levar na vida na busca do aprender.

E assim escrevendo vou sempre dizendo,
O que foi a minha vida, meus amores,
E por que não até mesmo todo o meu sofrer.

®Jorge Bessa Simões

®Velhas Memórias Poéticas. Copyright © 2013-2025
®Direitos Autorais Reservados. Lei 9.610/98

*Foto Arquivo Google Imagens.
©Todos os direitos reservados/2025
 

*"Gosto de escrever" (Poesia)

Desde criança sempre tive gosto de escrever,
Me recordo que tudo começou com um diário,
Que sempre o escondia dentro de um armário,
Nele sempre escrevi as confissões do meu viver.

Eram palavras boas ou ruins que falavam da minhas carências,
Outras vezes escrevia várias cartas para minhas amizades,
Ou para pessoas das quais eu amava e delas tinha saudades,
Era um tempo que se enviava por correio as correspondências.

Porém tudo se aprimora e hoje estou numa armadilha,
Vivemos numa era digital neste mundo da computação,
Onde tudo que se escreve logo se compartilha,
E assim agora vou acompanhando toda a evolução.

Ainda escrevo no diário palavras que me vem com emoção,
Tenho recordações na minha memória para palavras espalhar,
Quando passo a escrever demonstrando a minha paixão,
Pois quando me expresso me sinto como uma estrela a brilhar.

®Jorge Bessa Simões

®Velhas Memórias Poéticas. Copyright © 2013-2025
®Direitos Autorais Reservados. Lei 9.610/98

*Foto Arquivo Google Imagens.
©Todos os direitos reservados/2025
 

domingo, 15 de dezembro de 2024

*"O meu passado não é só passado" (Poema)

O meu passado não é só passado, é o meu presente no futuro, por isso acredito que o passado, presente e futuro devem coexistir harmonicamente nas minhas memórias. O passado sempre fará parte de mim porque foi ele que me trouxe até ao presente.
Já o presente de hoje, será o meu passado no futuro; e as minhas escolhas passadas me trouxeram ao presente que vivo neste momento e os meus sonhos presentes me remetem ao futuro.
Com isso a vida me ensinou a nunca priorizar demais um ou outro, tanto quanto não posso me esquecer de nenhum deles para que não surja alguma espécie de desequilíbrio, ou, no mínimo, a hipótese de que algo não está correto, não está bem.
Assim procuro viver a vida um dia por vez, outra lição que o passado me ensinou, com isso busco não deixar de viver bem o meu presente, e ainda que possa estar infeliz no momento, procuro sempre ter motivos para me contentar com tudo o que tem nele, assim não vivo sonhando com um tempo incerto que ainda nem chegou mas, quiçá, em breve chegará.
Desta forma tanto o passado como o presente me fazem colocar tudo que sonho em prol de um futuro que em breve poderá chegar, se não agora, daqui há pouco.

®Jorge Bessa Simões

®Memórias Poéticas. Copyright © 2013-2024
®Direitos Autorais Reservados. Lei 9.610/98

*Foto Arquivo Google Imagens.
©Todos os direitos reservados/2024
 

quinta-feira, 5 de dezembro de 2024

*"Completo na vida que vivi" (Poema)

Sou homem feito de uma criança, grande de quem já foi pequeno, sonhador e muitas vezes pensativo, mas o tempo está passando e me fazendo alguém cansado.
Mas sei que agora eu sou o que sempre quis ser, não tenho nenhuma riqueza, tampouco algum titulo de nobreza, na verdade a vida me ensinou a ser simples na arte de viver e sorrir.
Mesmo que às vezes eu chore, busco o meu cantar ainda que outras eu me cale, sempre busquei quem eu amo, mesmo sabendo que sou ferido ao amar, ainda assim amo porque sei que sem amor não há vida em meu corpo.
Como poeta faço versos para uma poesia ou poema, digo o que sinto em frases que às vezes nem eu entendo, mas ainda assim eu digo, eu posso, consigo, tento, mesmo que às vezes falhe como tudo e todos falham.
Jamais pretendi ser o mais correto dos homens, tampouco ser o mais errado, na verdade eu quero ser apenas eu, o único que me entende.
Não peço a eternidade, até porque sei que a eternidade termina dia após dia, mas enquanto viver tenho novos planos tanto quanto busco andar por novos caminhos, nenhum desejo meu é o mesmo de ontem, porém meu desejo é o de viver eternamente ao lado de quem amo, mesmo sabendo que este desejo é só meu, ainda que eu saiba que às vezes ele pode findar a cada dia que termina.
Por isso não deixo o dia passar para dizer a alguém que eu amo, até porque quando vem a noite tanto eu quanto quem eu amo iremos dormir e não sabemos se haverá um novo dia, até por que amanhã muitas vezes pode ser tarde demais, o minuto seguinte também pode ser tarde.
Assim quando inicio uma frase nas minhas palavras, versos, poesias ou poema, busco termina-la para não deixar nada incompleto na minha vida, porque nada na minha vida eu vivi de forma incompleta, tudo que vivi ou amei foi de forma intensa, nada na minha vida precisou de um talvez para se concretizar.
E mesmo sendo quem sou, esse poeta envelhecido pelo tempo, não poderia me descrever de forma incompleta, já que tudo o que sinto em meu peito me faz completo na vida que vivi.

®Jorge Bessa Simões

®Velhas Memórias Poéticas. Copyright © 2013-2024
®Direitos Autorais Reservados. Lei 9.610/98

*Foto Arquivo Google Imagens.
©Todos os direitos reservados/2024
 

sexta-feira, 29 de novembro de 2024

*"Um barco chamado vida" (Poema)

Neste barco chamado vida,
Viajo nos meus pensamentos,
Tentando compreender a vida.

Velejando por mares turbulentos da vida,
Vou tentando descobrir meus sentimentos,
Meus sonhos e minhas realidades.

Mas essa vida parece tão complicada,
Que é difícil de compreende-la,
Porque será que essa vida é tão danada?

Neste barco vou viajando com alegria,
Mantendo a minha personalidade,
Na tentativa de compreender a vida.

Mas na realidade a cada viagem que realizo,
Busco nas vividas alegrias do meu pensamento,
Me recordar dos poucos momentos de felicidade,
Já que em minhas lembranças tudo que tenho é o sofrimento.

Já acreditei que podia ser mas não fui amado,
Descobri que meus sentimentos eram só paixão,
Sentimentos passageiros que mesmo amando a vida,
Me trouxeram lágrimas que molham as cicatrizes no meu coração.

Neste barco chamado vida ainda estou nessa viagem,
E viajando nos meus pensamentos,
Me recordo dos poucos momentos de felicidade,
E próximo do meu porto final percebo que a vida não é um sonho.

Pois a vida na verdade,
É muito dura na sua imensa realidade.

®Jorge Bessa Simões

®Velhas Memórias Poéticas. Copyright © 2013-2024
®Direitos Autorais Reservados. Lei 9.610/98

*Foto Arquivo Google Imagens.
©Todos os direitos reservados/2024
 

quinta-feira, 28 de novembro de 2024

*"A flor em minhas mãos" (Poema)

Ultimamente não tenho me sentido muito bem, me sinto angustiado e mais que nunca me sinto sozinho, é uma angústia tão grande que não sei se um dia isso vai chegar ao fim.
Sentado a beira do caminho mesmo tendo lindas flores ao meu redor, tudo a minha volta se torna imensa escuridão.
Pego uma dessas flores e a seguro em minhas mãos, e mesmo nesse momento sinto que estou me tornando fraco e já nem sei como reagir, mesmo diante da beleza dessa flor, a minha volta só vejo a escuridão se aproximando me trazendo o medo, é uma ansiedade que aos poucos vai me consumindo.
É complicado, gostaria de dizer que estou bem, mas não tem jeito, as coisas sempre me aconteceram muito rápido e tudo de uma vez só, por isso não sei quanto tempo vou conseguir aguentar, nem a flor que está em minhas mãos terei a quem entregar pois vejo nela a mesma fragilidade que estou sentindo ultimamente.
Sei lá, sempre tentei fazer e ser o melhor a tudo que me dediquei, mas acho que no fundo eu só falhei, por isso meu peito dói, me falta o ar, sinto que até no meu psicológico tudo está se acabando.
Percebo que morro aos poucos todos os dias, tento colocar um sorriso no rosto para fingir que está tudo bem e não escutar sempre as mesmas coisas de pessoas que não movem um dedo pra me ajudar, o usam somente apontar meus defeitos e lançam criticas verbalizadas me fazendo entender que não está nem aí.
Nesses últimos dias não tenho sequer conseguido dormir direito, a insônia me persegue madrugada a dentro, e isso já está ficando cansativo demais.
Sei que nunca servi pra nada, sequer dei o orgulho que falei que daria pra minha mãe, a única coisa que dei a ela e a alguns a minha volta foi angústia atrás de angústia, tentei de todas as maneiras agradar a todos, mas não foi o suficiente.
Perdi as contas de quantas vezes pedi que minha vida fosse tirada, sei lá, são tantas emoções e sentimentos que nem sei o que realmente estou sentindo por dentro, sinto que nem mesmo a flor que agora seguro em minhas mãos, eu nunca poderei dar a alguém, já que nunca fui ou sou o suficiente para ninguém.

®Jorge Bessa Simões

®Velhas Memórias Poéticas. Copyright © 2013-2024
®Direitos Autorais Reservados. Lei 9.610/98

*Foto Arquivo Google Imagens.
©Todos os direitos reservados/2024
 

quarta-feira, 27 de novembro de 2024

*"Quantas saudades..., de mim." (Poema)

Houve um tempo que eu conhecia meus sentimentos, tempo que eu sabia o motivo das minhas lágrimas ou dos meus sorrisos, era um tempo que eu vivia plenamente a vida.
Quantas saudades..., de mim, naquele tempo me sentia tranquilo ainda que fosse por alguns momentos.
Agora quando tento me encontrar, minhas lembranças me remetem a você, tudo que penso ou sinto, te vejo nas minhas memórias, é quando sinto a mesma dor ao me lembrar das tantas promessas vazias, que nem mesmo você acreditava, das tuas juras de amor que me faziam sonhar com você ao meu lado, e que por muito tempo foram me dominando.
O tempo passou e mesmo assim até hoje não consigo entender como pude me entregar a um amor tão esnobe e incapaz de amar, de fazer feliz e de se permitir ser feliz ao meu lado.
Naquele tempo todos os teus e os meus defeitos me pareciam preciosidades, mas agora ao me recordar de nós dois, sinto um vazio que não consigo explicar o que é, quem sabe talvez um dia o tempo me permita entender.
Ao me recordar daquele tempo, percebo que de todas as coisas ruins que você me fez sentir, a pior ainda esta comigo, é a lembrança de saber que alguém como você existiu na minha vida.
Por outro lado o tempo tem sido bom comigo, embora ainda sinta falta de mim, aprendi que só vou me reencontrar quando conseguir dizer com toda calma que o tempo me deu, que não vou mais me lembrar de quem você foi ou seria na minha vida.
Mesmo com tantas saudades..., de mim, jamais vou me esquecer da lição que você e a vida me ensinaram; "um amor nem sempre vem como amor."

®Jorge Bessa Simões

®Velhas Memórias Poéticas. Copyright © 2013-2024
®Direitos Autorais Reservados. Lei 9.610/98

*Foto Arquivo Google Imagens.
©Todos os direitos reservados/2024
 

segunda-feira, 25 de novembro de 2024

*"Mulheres, com todo meu carinho" (Poema)

O tempo que estamos vivendo me mostra o quanto as mulheres tem se tornado, além de maltratadas e agredidas, tão esquecidas.
Se nós homens parassem pra refletir, talvez se lembrassem que são elas, as mulheres que nos trazem ao mundo e tratam dos nossos filhos, considerando só isso, elas não deveriam ser agredidas, maltratadas ou até esquecidas.
Refletindo mais, deveríamos nos lembrar que na maioria das vezes é a mulher que se levanta bem cedo pela manhã para cuidar de nós antes de irmos ao trabalho e no transcorrer do dia, ainda terão tantos outros afazeres, já que são elas que levam nossos filhos ao jardim da infância ou a escola, depois voltam para casa e irão trabalhar o dia todo cuidando do lar, isso quando muitas vezes não trabalham fora para ajudar no complemento das despesas do mês.
E ao final do dia, a mulher depois de tantos afazeres, prepara o jantar depois de ter cuidado dos nossos filhos e fica a espera do seu marido, na incerteza de saber como ele irá chegar, infelizmente muitas vezes pode chegar bêbado, e a paga que ela recebe e ser agredida com palavras ofensivas.
O sujeito querendo ser seu dono muitas vezes a agride batendo na mulher, que mesmo sendo trabalhadora e cuidadora do lar, quase nunca o homem reconhece e não dá o valor que ela merece.
Essa não é a vida que a mulher escolhe, e nem é obrigada a ter a vida que não merece, o homem com quem sonhou, deveria ser alguém que a tratasse carinho e amor, a mulher gostaria de ter uma vida amparada tendo tudo ao seu dispor.
Eu sou homem, e por ter vindo do ventre de uma mulher, e tendo visto tudo o que ela passou na vida e estando ao lado de uma mulher que é a mãe dos meus filhos, eu as entendo!.
É por isso que tenho pelas mulheres grande consideração, nunca terei como agradecer a cada uma das mulheres que passaram por minha vida, o bastante!.
Assim dedico esse poema as vocês mulheres que estão no meu coração, com todo meu carinho.

®Jorge Bessa Simões

®Velhas Memórias Poéticas. Copyright © 2013-2024
®Direitos Autorais Reservados. Lei 9.610/98

*Foto Arquivo Google Imagens.
©Todos os direitos reservados/2024
 

quarta-feira, 20 de novembro de 2024

"Sou um viajante do tempo" (Poema)

Desde que nasci ao sair do ventre da minha mãe, me sinto como um viajante do tempo tentando encontrar nesse mundo desconhecido as respostas para tantas perguntas sem respostas nos muitos caminhos que tenho percorrido.
E na esperança de encontra-lás, fui vivendo num mundo de sonhos onde aos poucos fui percebendo que não era igual ao mundo real que eu imaginei.
Por isso o deixei voando o mais alto que podia mesmo sem poder entender o mundo paralelo que eu começava a conhecer, como um pássaro voava mesmo sem ter asas na tentativa de encontrar o que procurava, até que um dia consegui realizar o que eu sonhei.
Mesmo nesse mundo cruel consegui encontrar o amor em um jardim aonde vi que existia uma linda flor que o tempo tinha reservado para que ao encontra-lá, não a deixaria morrer.
Nesse universo observei as maravilhas de um mundo fantástico dentro do peito daquela mulher que eu aprendi a amar, e que me fez acreditar que mesmo que houvesse pedras em nosso caminho, ela teria vida para me fazer entender tudo o que eu imaginei.
Com ela ao meu lado eu vi acontecer muitos dos meus sonhos, afinal, mesmo nesse mundo vil, encontrei esperança e alegria.
No recanto desse jardim, ao lado dessa flor que encontrei, minha alma se deleitava e sorria, desde meu nascimento nunca tinha sido tão feliz, com ela eu não sentia o medo.
Como um viajante do tempo na busca do meu lugar nesse mundo, foi ao lado da minha flor mulher que eu encontrei a paz e por um tempo meu coração descansou do meu sonho real.
Espero um dia nunca ter que acordar dessa realidade e ver que o meu sonho acabou, não gostaria de voltar ao mundo de pesadelos que por muito tempo eu vivi, e que a minha flor não venha se despetalar antes que termine a minha viagem no tempo.

®Jorge Bessa Simões

®Velhas Memórias Poéticas. Copyright © 2013-2024
®Direitos Autorais Reservados. Lei 9.610/98

*Foto Arquivo Google Imagens.
©Todos os direitos reservados/2024
 

segunda-feira, 18 de novembro de 2024

*"Sendo eu..." (Poema)

Vou tentar me traduzir numa crônica sem muita resolução, mostrando como eu sou..., houve um tempo em que parecia um cachorro sem dono, fui um ser que foi levado para a rua sem rumo algum, vivi em deriva na sarjeta de uma calçada, acordava debaixo de alguma marquise ou dormia entre vãos de alguma ponte.
Metade da minha vida foi muito boa a outra bem ruim, mas mesmo assim busquei continuar sendo eu, mesmo não sendo perfeito, aliás ninguém o é!.
Sou o tipo de pessoa que expressa o sentimentos no papel e guarda numa gaveta escura do meu quarto, por que sei que quase ninguém liga pra o que eu sinto, alguns dizem que vivo num mundo egocêntrico por tentar ser um poeta.
Na vida aprendi a ser observador, também gosto de interagir para tirar lições naquilo que possa errar, não quero e nem gosto de ser o centro das atenções, falo muito as vezes, e embora poucos acreditem, sou de escutar, falo alto, mas sei falar mansinho quando preciso, a vida me ensinou onde é o meu lugar, mesmo quando apanho, não sou de dar o troco, sei sumir quando menos esperam, não tem problema, por que sei que fiz minha parte alegrando alguém.
Quando amo me entrego, mesmo sabendo que posso me dar mal, e muitas vezes não deu certo pra um cara como eu, quantas vezes pulei de cabeça em algum coração que amava outra pessoa, menos eu, (acho que nasci meio azarado), sei lá, vai saber?!
Aprendi que não nascemos com um controle remoto para pular a parte triste do filme (vida), por isso já fui um cara tão sozinho, foi até melhor assim só eu e minha solidão, nunca quis ou quero que sintam pena de mim.
Teve momentos que senti que tudo iria naufragar, meu barco deve ter sido construido com buracos ou talvez tenha sido minha culpa por causa do meu jeito torto de enfrentar o mundão.
Mas de uma coisa ninguém irá me apontar o dedo, por que sendo eu assim, se alguém estiver precisado de ajuda, pulo do meu barco e nado para ajudar, ainda que contra os tubarões que nos cercam, por que eu sou humano e minha natureza é ajudar, quantas vezes me machuquei pra ver os outros felizes.
Esse sou eu e sendo eu..., sou sempre assim.

®Jorge Bessa Simões

®Velhas Memórias Poéticas. Copyright © 2013-2024
®Direitos Autorais Reservados. Lei 9.610/98

*Foto Arquivo Google Imagens.
©Todos os direitos reservados/2024
 

sexta-feira, 15 de novembro de 2024

"Aos que desistem, os lembro da esperança" (Poema)

Peço que me perdoem se eu amo a chuva nas noites que estou ao lado da minha amada, lá fora a chuva é abundante e ouço ao longe o som dos trovões anunciando sua tempestade.
Amo ainda mais o céu azul que se pudesse voaria para a sua imensidão ainda que eu fique perdido, talvez por isso invejo os pássaros que sempre voam alto.
Peço que me perdoem por amar os cães assim como amo os poetas, não importa se moram num casebre ou nos palácios de algum lugar distante, amo ler suas palavras acompanhadas das muitas canções que ouço nas minhas noites suburbanas.
Peço que me perdoem se eu temo a história e ainda mais os homens que perdem suas memórias afetivas, ao menos alguns, e renegam seus sentimentos com medo de perder seus status viril, aliás quem não tem medo de acreditar?
Para aqueles que desistem de si mesmos em nome de algo que a moda os impoem e se perdem pelos caminhos da vida e dos sentimentos mais humanos.
Peço que me perdoem, por isso aos que desistem de tudo, eu os lembro da esperança com que nascemos desde o ventre de uma mulher que nos amou.

®Jorge Bessa Simões

®Velhas Memórias Poéticas. Copyright © 2013-2024
®Direitos Autorais Reservados. Lei 9.610/98

*Foto Arquivo Google Imagens.
©Todos os direitos reservados/2024
 

quarta-feira, 6 de novembro de 2024

*"Vida" (Poema)

Tenho vivido minha vida sempre lutando, é uma luta constante e sem fim, quase a perdi algumas vezes, trago em mim as cicatrizes das muitas batalhas que lutei e as muitas marcas que me deixaram no meu íntimo, é assim que continuo a viver a vida.
Porém os anos tem passado e agora tenho sentido a vida fugir de mim, bem no momento em que estou esperando viver a vida que ainda desconheço, uma vida que tanto desejo alcançar.
Por isso peço a Deus nosso criador que me de forças para lutar pois desejo continuar a viver eternamente essa mesma vida que me ensinou a viver, sei que ainda estarei aprendendo mais sobre a vida que tu me deste, é por isso que com minha vida aqui estou na busca desse viver.
Desde muito pequenino tenho vivido a minha vida numa grande labuta, por isso te peço que não me deixes perder a força e parar esta minha luta, não gostaria de parar de lutar ainda.
Não gostaria de fazer a minha despedida desta vida que foi curta mas que foi bem vivida até aqui, apesar dos pesares.
Porém sei que não é a minha vontade que deve ser feita, tanto quanto sei que você meu Deus não me desejas tal coisa, mas por causa do pecado que herdei esta minha vida de luta aos poucos sinto que está chegado ao fim.
Assim, ó meu Deus, me dê forças para que eu possa continuar a lutar por minha vida, ainda que eu veja a vida fugir de mim.

®Jorge Bessa Simões

®Velhas Memórias Poéticas. Copyright © 2013-2024
®Direitos Autorais Reservados. Lei 9.610/98

*Foto Arquivo Google Imagens.
©Todos os direitos reservados/2024
 

domingo, 3 de novembro de 2024

*"Quando escrevo" (Poema)

Quando escrevo não é para dizer que me sinto sozinho, mas é para dizer ao mundo que eu ainda estou aqui, e que apesar das minhas dificuldades e o peso da minha idade, busco vencer meus desafios e limites, e mesmo que possa cair, me levanto e tento seguir em frente apesar de ver tudo querer andar para trás.
E não importa o que houve ontem ou em alguns momentos atrás, eu sei que vou lutar sabendo que por vezes lutar não será o suficiente para mudar o meu rumo.
Quando escrevo quero sempre agradecer, primeiro a Deus e depois a todos os que foram ou são importantes na minha vida, ainda que os importantes possam ser poucos.
Mas também quando escrevo é para me lembrar daqueles que me magoaram ou me desiludiram, porém de novo dou graças Deus e a todos que buscaram me derrubar ou me desanimar a continuar a busca dos meus sonhos, porque graças a eles, hoje sou uma pessoa mais forte, mais corajosa e vou continuar buscando manter minhas atitudes e minhas palavras bem mais ponderada.
Desta forma, quando escrevo é para demonstrar o que me vai no meu íntimo e nos meus sentimentos, ao mesmo tempo busco mostrar que não posso me dar ao luxo de ter medo de nada, nem mesmo da escuridão, que as vezes me consome por dentro.
Assim quando escrevo é para lembrar a mim mesmo e a você que lê minhas palavras ou que pode se identificar com elas, que ainda que possamos ser diferentes, somos genuínos e únicos por sermos assim, e mesmo que possamos ser cheios de nada, ao mesmo tempo podemos ser ou ter tudo.
Afinal, podemos ser vencedores na vida, por isso continuo tentando vencer minhas etapas, e embora a vida possa parecer um grande teatro, eu não sou só um personagem que busca viver algo que dizem já estava reservado para mim.
Desta forma quando escrevo mesmo que revele alguns pontos fortes ou alguma fraqueza minha, busco sempre na autenticidade dos meus sentimentos e nas minhas palavras mostrar que eu sou eu e ponto.
Então quando escrevo, eu escrevo o que sinto, vivo e quero viver, assim quando escrevo, escrevo o que sinto que quero escrever, entenda você ou não.

®Jorge Bessa Simões

®Velhas Memórias Poéticas. Copyright © 2013-2024
®Direitos Autorais Reservados. Lei 9.610/98

*Foto Arquivo Google Imagens.
©Todos os direitos reservados/2024
 

sexta-feira, 25 de outubro de 2024

*"Só existe um homem capaz de me derrubar" (Poema)

Ninguém sabe as batalhas que cada um trava internamente todos os dias para se manter forte espiritualmente, em especial quando te apagam os alvos que se tinha a frente e lhes podam as asas para que você não voe mais.
Mesmo assim se me mantiver forte espiritualmente será mais louvável do que ser forte fisicamente e mentalmente, afinal, só existe um homem capaz de me derrubar, eu mesmo!

®Jorge Bessa Simões

®Velhas Memórias Poéticas. Copyright © 2013-2024
®Direitos Autorais Reservados. Lei 9.610/98

*Foto Arquivo Google Imagens.
©Todos os direitos reservados/2024
 

quarta-feira, 23 de outubro de 2024

*"Nunca nos vendamos" (Crônica da Vida)

O motor de um navio gigante quebrou e ninguém conseguia consertá-lo, então o dono do navio contratou um engenheiro mecânico que tinha mais de 40 anos de experiência.
O engenheiro inspecionou o motor com muito cuidado, de cima a baixo, depois de observar tudo, ele descarregou sua maleta de ferramentas e pegou um pequeno martelo.
O engenheiro passou a bater em pontos estratégicos do motor, suavemente.
Logo o motor voltou a funcionar e assim ele foi consertado.
Após isso o engenheiro apresentou o custo total por consertar o motor do navio gigante, o valor era de U$ 20.000.
Ao ver a fatura o contratante disse: "O que?!, você não fez quase nada. Quero uma conta detalhada do que você fez."
O engenheiro deu a resposta de forma bem simples:
"Bater com um pequeno martelo: U$ 2"
Saiber onde bater e quanto bater: U$ 19.998"
Quer dizer, continuou o engenheiro; "A importância de valorizar os próprios conhecimentos e experiência, são resultados de lutas, experiências e até lágrimas.
Se eu faço um trabalho em 30 minutos, é porque passei 20 anos aprendendo a como fazê-lo em 30 minutos.
Ou seja, o senhor me deve pelos anos, não pelos minutos."

Essas palavras nos ensina que; "Nunca nos vendamos, o nosso dia de trabalho custa 1 dia de nossas vidas."

®Jorge Bessa Simões
(Baseado em texto de Autoria Desconhecida)

®Velhas Memórias Poéticas. Copyright © 2013-2024
®Direitos Autorais Reservados. Lei 9.610/98

*Foto Arquivo Google Imagens.
©Todos os direitos reservados/2024
 

*"Reconstruir" (Poema)

Quando tentamos reconstruir aproximações que a vida rasgou,
Não tem nada a ver com guardar mágoas,
Tem sim tudo haver com o que se guarda no coração,
Por isso muitas vezes as distâncias são necessárias,
Muitos de nós já tivemos que nos afastar,
Não por que a situação fosse algo pessoal,
Mas por que a convivência não era saudável,
Porém isso não significa que jamais iremos nos encontrar,
Pelo contrário,
As vezes podemos entrar numa batalha,
Para resgatar alguém que faz parte da nossa vida,
Mas isso não significa que a traremos para o nosso dia a dia,
Por que algumas pessoas até podem continuar no nosso caminho,
Mas isso não significa que fará parte da nossa mesa.

®Jorge Bessa Simões
(Baseado em texto de Autoria Desconhecida)

®Velhas Memórias Poéticas. Copyright © 2013-2024
®Direitos Autorais Reservados. Lei 9.610/98
 

segunda-feira, 21 de outubro de 2024

*"Arrependimentos da maioria das pessoas." (Crônica da Vida)

Chega um momento em nossas vidas que a maioria de nós terá muitos arrependimentos que nos farão refletir:

"Gostaria de ter tido coragem de viver uma vida verdadeira para mim, e não a vida que os outros esperavam de mim."
Este arrependimento é o mais comum, é quando percebemos que a vida está quase no fim, é quando vemos sonhos que não foram realizados, devido escolhas que fizemos ou deixamos de fazer.

"Gostaria de não ter trabalhado tanto."
Isto acontece em especial com os homens, a maioria perde o crescimento dos seus filhos e o companheirismo da sua parceira.
Por isso, é preciso simplificar o estilo de vida, fazer escolhas conscientes, é possível viver sem um salário tão alto demais, porém que permite criar mais espaço na vida, torne-se mais feliz e aberto a novas oportunidades.

"Gostaria de ter coragem para expressar meus sentimentos."
Muitos resguardam seus sentimentos para manter a paz com os outros. Resultado; acabam tendo uma existência medíocre, desenvolvem doenças relacionadas à amargura e ao ressentimento.
Não podemos controlar as reações dos outros, porém podemos mudar a maneira de falar com mais honestidade, se não ajudar, não invista num relacionamento que não vale a pena.

"Gostaria de ter mantido contato com meus amigos."
As vezes não se percebe os benefícios de ter por perto antigos e verdadeiros amigos, e nem sempre é possível encontrá-los depois. Muitos se tornam tão centrados em suas vidas que deixam amizades de ouro se diluírem ao longo dos anos, outros não sentem falta dos amigos, até quando chega o momento em que se depara com a morte, e percebe que não era o dinheiro, status ou posse o que resume a verdadeira amizade.

"Gostaria de ter me deixado ser mais feliz."
Muitos só irão perceber ao final da vida que a felicidade é uma escolha, porém se deixaram ser presos por velhos padrões. O medo da mudança os fez fingir aos outros e a si mesmo, enquanto no fundo ansiava por rir ou ter coisas alegres na vida, mas acabou-se o tempo.
Ou seja, a vida é feita de escolhas, por isso saiba escolher com consciência, sabedoria e honestidade com certeza poderá ser uma escolha feliz.

®Jorge Bessa Simões
(Baseado em texto de Autoria Desconhecida)

®Velhas Memórias Poéticas. Copyright © 2013-2024
®Direitos Autorais Reservados. Lei 9.610/98

*Foto Arquivo Google Imagens.
©Todos os direitos reservados/2024
 

*"Os Esquecidos" (Poema)

Tem muita gente que ao abandonar o seu idoso, se esquecem da dedicação de seus pais, avós ou outros entes queridos que tem durante a maior parte da vida, e isso acontece muitas vezes por causa das incompreensões da vida ou por palavras ditas em momentos em que foi necessário dizer-se um Não!.
Pode ser também que aconteça por causa de um gesto mal interpretado, pela falta de um carinho que não aconteceu pela distância ou por correrias do dia a dia, que embora não sejam justificativas, é o que acontece, e com o passar do tempo tudo é levado em conta, e as cobranças e os abandonos acontecem.
Por consequência o idoso passa a ser "Esquecido" e entregue a solidão de si mesmo, isto quando não o esquecem nos muitos abrigos da terceira idade, verdadeiros depósitos de "velhos".
É terrível saber que existe isso, é de cortar o coração, e foi nessa minha rotina da vida que descobri que existem pessoas que não nos abandonam, mesmo não sendo nossos parentes próximos, são pessoas que se tornam nossos aparentados movidos pelo amor ao próximo ou pela mesma fé que nos move, alguns se dedicam em nos adotar como pais, tios e avós e mais que isso, como irmãos.
Isso acontece por que as promessas que nos é ensinada valem muito mais que o "Dia dos Disso ou Aquilo" ou de uma "Festa de Fim de Ano" onde só se lembram de um "Esquecido" para sair bonitinhos numa fotografia fria e inerte que não representa a verdade do que acontece nos outros dias do ano.
Porém em breve todos nós faremos parte do "Dia do Julgamento" e se merecedores formos poderemos viver "Dias de Eternidade", algo que esse mundo de agora com todos os seus "Dias dos, das, disso ou daquilo" se tornam sem sentido diante do que poderíamos usufruir ao lado do seu idoso "Esquecido".
Sinto que mesmo sabendo disto, logo poderei ser mais um "Esquecido", não vou ficar triste por isso, por que sei que se isso acontecer só pode significar uma coisa, alguém muito maior, meu "Deus Verdadeiro" irá se lembrar de mim, como sei que sempre se lembra mesmo com minhas faltas e falhas, e logo nem eu e nem os outros idosos seremos mais os "Esquecidos" de agora.

®Jorge Bessa Simões

®Velhas Memórias Poéticas. Copyright © 2013-2024
®Direitos Autorais Reservados. Lei 9.610/98

*Foto Arquivo Google Imagens.
©Todos os direitos reservados/2024
 

*"O tempo e o poeta" (Poesia)

Mesmo para o poeta mais otimista,
O tempo passa,
Logo se acumulam os anos,
Tudo que irá restar,
Serão seus sentimentos escritos em palavras,
Que logo se resumirão em saudades.

®Jorge Bessa Simões

®Velhas Memórias Poéticas. Copyright © 2013-2024
®Direitos Autorais Reservados. Lei 9.610/98

*Foto Arquivo Google Imagens.
©Todos os direitos reservados/2024
 

terça-feira, 8 de outubro de 2024

*"Momentos eternizados" (Poema)

Sempre me perco dentro da saudade, com ela me recordo que estou vivendo longe de todos que um dia eu amei, e que muitos deixaram belos momentos eternizados em flashes do tempo, é verdade que nessa saudade existem também alguns momentos tristes que me deixaram muitas cicatrizes e lágrimas amargas.
Por isso muitas vezes me pergunto: "Até quando irá voltar no tempo essas lembranças que quanto mais finjo que esqueci mais acabo me lembrando de todos e tudo?".
De repente parece que os dias se tornaram mais longos e as semanas não passam diante de tantas saudades, não por estarmos mais juntos, mas por saber que um dia estivemos e aqueles dias passaram num segundo.
De novo volto a me perguntar: "Será que foi tudo em vão?".
Posso até me arrepender de algumas coisas, mas sei que o tempo vai passar e eu tenho certeza que nada pode voltar para ser consertado, e mesmo que pudesse, em algum momento, num instante qualquer, um dia a saudade vai voltar e novamente eu me perco da saudade dos momentos eternizados em flashes.

®Jorge Bessa Simões

®Velhas Memórias Poéticas. Copyright © 2013-2024
®Direitos Autorais Reservados. Lei 9.610/98

*Foto Arquivo Google Imagens.
©Todos os direitos reservados/2024
 

sábado, 5 de outubro de 2024

*"Vivendo minha saudade" (Poema)

Quantas vezes me perco dentro da saudade, com ela vou revivendo as lembranças de todos que estão distantes e que já amei e amo.
Muitas vezes me pergunto se em algum momento eu pudesse voltar no tempo, será que seria possível rever as pessoas que passaram por minha vida?
Mas é nesse momento que as lembranças me doem no coração, é quando finjo que as esqueci só para me livrar desta dor, mas de nada adianta porque acabo por me lembrar de todas elas do mesmo jeito.
Talvez seja por isso que os meus dias se tornam mais longos, a semana não passa sem que eu não sinta saudades, não por não estarmos mais juntos, mas por saber que um dia estivemos juntos e esses dias passaram num segundo, gostaria de procurar cada uma dessas pessoas.
Até porque a saudade é tanta que tenho medo por não saber como estarão vivendo, se é que ainda estejam todos vivos, e depois será que estão bem, com quem, será que pode ser tudo em vão? É isso que me pergunto e não me canso.
Pode ser que até venha me arrepender, mas se eu não procurar essas pessoas, a saudade me doi, não sei o quanto do tempo eu tenho, tudo que eu sei é que ele vai passar.
Mas no final sei que ainda ficarão muitas coisas a serem esquecidas até para que eu tenha certeza de que um dia elas poderão voltar, enquanto isso não acontece, vou vivendo a minha saudade.

®Jorge Bessa Simões

®Velhas Memórias Poéticas. Copyright © 2013-2024
®Direitos Autorais Reservados. Lei 9.610/98

*Foto Arquivo Google Imagens.
©Todos os direitos reservados/2024
 

*"A saudade existe" (Poema)

Eu sei que a saudade existe, só não consigo entender o significado dela na minha vida, aliás, acredito que na vida de ninguém existe uma resposta concreta para a saudade.
Sinto saudade da tantas pessoas que passaram por minha vida, principalmente aquelas pessoas que tanto amei no passado e que ainda continuam sendo amadas nas minhas memórias.
Mas existe uma coisa muito pior na saudade, não é sobre as lembranças, na verdade e saber se talvez eu pudesse me reencontrar com todas essas pessoas tão especiais, ao menos a mim, e se por acaso as reencontrar, sei que não seremos os mesmos do que fomos antes e que ficou na eternização das fotografias que guardo dos nossos momentos.
As vezes fico pensando, será que elas da tem os mesmos sentimentos de anos atrás? Será que será os mesmos sentimentos que tenho das nossas lembranças? Sei lá?
Tomará que o que tenha restado não seja apenas lembranças de algo que possa ter nos magoado em algum momento, já que eu não guardo isso no meu coração, justamente, pelo fato de haver sempre a dúvida, o sim e o não.
Eu tenho uma vontade imensa de voltar no tempo, mesmo sabendo que isso é impossível, nos meus sonhos eu consigo sim, é por isso que vejo essas pessoas que eu tanto espero um dia poder revê-las.
Aliás eu não sei se gosto disso, até porque sei que são momentos que devem ficar no passado e não no presente, mas que posso fazer se essas imagens das pessoas que eu tanto amei continuam existindo na minha vida.
É por isso que eu creio que elas não são só “passado”, elas continuam fazendo parte do meu presente, e se um dia quem sabe as reencontre, elas possam me dar as respostas para tudo isso que vem nas saudades que sinto de todos e de tudo que ainda amo.

®Jorge Bessa Simões

®Velhas Memórias Poéticas. Copyright © 2013-2024
®Direitos Autorais Reservados. Lei 9.610/98

*Foto Arquivo Google Imagens.
©Todos os direitos reservados/2024
 

sexta-feira, 4 de outubro de 2024

*"Talvez seja só isso" (Poema)

A vida me colocou no caminho de muitas pessoas para que pudessemos aprender a nos gostar do jeito que nós somos, porém por vários motivos acabamos por nem nos falarmos mais.
Não sei se isso é para o meu próprio bem ou não, ou delas, sei lá?!
Mas uma coisa é certa, chega um momento em que sinto a falta delas, gostaria de tê-las ao meu lado, quem sabe pudessemos dizer "me desculpe".
Talvez um pedido de desculpas não signifique muito para quem se distanciou da minha vida, mas para mim vale muito, porque se eu tiver que fazer isso, faria com muita sinceridade.
Sei que na verdade não sou só eu que posso sentir falta das pessoas que fizeram parte do meu caminho, acredito que essas mesmas pessoas também sintam, mas talvez o orgulho as impede de recomeçar tudo de novo.
Creio que isso aconteça porque muitas vezes essas pessoas sejam mais fracas do que eu, já que sempre aprendo a recomeçar e a tentar corrigir meus erros, e acabam se deixando ser dominadas por um sentimento que muitas vezes não as faça lutar pelo que querem, talvez seja só isso? Será?!

®Jorge Bessa Simões

®Velhas Memórias Poéticas. Copyright © 2013-2024
®Direitos Autorais Reservados. Lei 9.610/98

*Foto Arquivo Google Imagens.
©Todos os direitos reservados/2024
 

quarta-feira, 2 de outubro de 2024

*"A saudade é algo para se refletir" (Poema)

A saudade é algo para se refletir em especial quando me recordo das pessoas que já estiveram ao meu lado e que agora por algum motivo estão ausentes da minha vida ou distantes.
É como se eu olhasse para o céu estrelado e me lembrasse de cada estrela (pessoa) que marcou a minha vida, me lembro de como cada uma dessas estrelas (pessoas) foram tão especias em minha vida como as estrelas que iluminam as minhas noites de saudades.
Mas infelizmente algumas delas ou ficaram tão distantes ou se apagaram que hoje só me resta a saudade de cada uma delas, e isso não irão tirar do meu coração e das minhas memórias.

®Jorge Bessa Simões

®Velhas Memórias Poéticas. Copyright © 2013-2024
®Direitos Autorais Reservados. Lei 9.610/98

*Foto Arquivo Google Imagens.
©Todos os direitos reservados/2024
 

*"Saudades de um tempo" (Poema)

"Muitas vezes me questiono porque a saudade me machuca tanto, mesmo sabendo que nada de mau eu possa ter feito, a não ser que meus pedidos de respeito, consideração e limites tenham sido mal compreendidos. Não consigo compreender porque a lembrança de pessoas tão queridas me causa tanta dor a ponto de me fazer chorar ao nível de não me deixar dormir."

Por outro lado tenho entendido que a dor, para minha surpresa, não é proveniente da saudade como até então imaginava, mas é sim da minha incapacidade em definir se o que eu estava sentindo era a falta de um sentir.
Vejo a saudade como uma espécie de suspiro que o meu coração dá porque ao olhar pra si, percebe que estou incompleto.
É quando me dou conta de que em alguma parte da minha composição, está faltando um pedacinho que foi entregue nas mãos de alguns que se tornaram especiais, e que, por alguma razão, tiveram que seguir seus caminhos, deixando comigo uma parte de cada um para que eu pudesse guardar com carinho, junto a tantas e boas memórias que construímos juntos.
A partir desta compreensão tenho deixado de temer as despedidas e parei de sofrer com a possibilidade de não mais viver um novo reencontro, dentro de mim pulsa a certeza de que talvez nós não mais nos toquemos, nossos abraços não mais acontecerão e tampouco nossas vozes irão repercutir junto à nossa pele.
Mas penso que, enquanto existir o amor, quem sabe poderemos ir vivendo um nos outros como melhores partes de nós, e ao mesmo tempo recordo em memórias eternizadas de nós a saudade de que um dia, em algum tempo poderemos viver um novo momento.

®Jorge Bessa Simões

®Velhas Memórias Poéticas. Copyright © 2013-2024
®Direitos Autorais Reservados. Lei 9.610/98

*Foto Arquivo Google Imagens.
©Todos os direitos reservados/2024
 

segunda-feira, 23 de setembro de 2024

*"Ninguém falou que seria fácil" (Poema)

De repente tudo ficou tão escuro, não consegui entender o que nos aconteceu, num momento erámos felicidade, no instante seguinte a tragédia, você nos meus braços olhando meus olhos e eu a vendo partir, a morte se faz sua companhia, ficou uma dor profunda que ainda dói ao lembrar de nós naquela noite que não saiu mais da minha memória, eu não queria desistir de você, mas as amarras daquela corrente mortuária foram se tornando tão apertadas que finalmente ela conseguiu te tirar da minha vida.
Ainda sinto seu sangue se esvaindo por entre minhas mãos, do seu lindo rosto que se tornou pálido quando seus olhos se fecharam, e seus lábios quentes esfriaram no instante do nosso derradeiro beijo. Ninguém falou que seria fácil para nós, não é mesmo?
Eu amava você, fizemos tantos planos para um futuro incerto sem ter certeza do que nos aconteceria, sem perceber a vida estava nos matando, ao reviver o que poderia ter sido e não foi, eu te vejo.
Era tão lindo o jeito que você me olhava, como queria que você continuasse do mesmo jeitinho demonstrando seu amor por mim, acreditando nos meus sentimentos, mas naquela noite em que a escuridão nos encobriu, só restou as lembranças de você e a certeza de que não seria fácil.
Será que erramos no nosso sonhar? Nunca saberei a resposta, não tenho mais como realizar o que sonhamos, você se foi da minha vida e foi difícil reconhecer isso.
Mas era preciso acordar daquela tragédia e seguir em frente, ainda que por vezes quisesse a mulher que eu conheci de volta, você que me ensinou tantas coisas, me fez ver a vida de um jeito que nunca tinha imaginado, era tão carinhosa, me protegia, mas ninguém falou que seria fácil para nós, não é mesmo?
É difícil esquecer alguém que marcou minha vida, tentei, juro que tentei, mas que fazer se ao chegar aquele dia, daquela escura noite e tudo volta em minha mente e o que me acaricia são as lágrimas de nós, queria voltar para antes de tudo acontecer, mas ninguém falou que seria fácil para nós, não é mesmo?

®Jorge Bessa Simões

®Velhas Memórias Poéticas. Copyright © 2013-2024
®Direitos Autorais Reservados. Lei 9.610/98

*Foto Arquivo Google Imagens.
©Todos os direitos reservados/2024
 

terça-feira, 17 de setembro de 2024

"Uma ligação eterna" (Poema)

Tem pessoas que sempre farão parte das nossas vidas, não importa se queiramos ou não!
Assim é o pai, a mãe e os filhos, eles nunca serão passado.
Todos formam um pedaço de nós que nos acompanhará por toda vida, mesmo quando deixam de existir, eles se transformam em lembranças vívidas para que os guardemos em nossas memórias e no coração.
Assim não importa se queiramos ou não, desde sempre somos partes um dos outros, até aqueles que rejeitam o que está no sangue sempre levará consigo os pedaços de quem os ajudou a vir ao mundo, essa é uma ligação que jamais irá se apagar.
Ou seja, pai, mãe, filhos sempre serão aqueles que mesmo que um dia partam de nossas vidas, na verdade nunca irão de vez, porque estarão conosco por toda a eternidade.
E isso também se aplica aos avôs, afinal, são eles o começo de tudo entre os pais, filhos e seus netos que serão a continuação de uma nova geração.

®Jorge Bessa Simões

®Velhas Memórias Poéticas. Copyright © 2013-2024
®Direitos Autorais Reservados. Lei 9.610/98

*Foto Arquivo Google Imagens.
©Todos os direitos reservados/2024
 

segunda-feira, 16 de setembro de 2024

*"Uma lembrança das minhas memórias" (Parte 2) (Poema)

A muito tempo atrás ao fazer minhas malas, acreditei que seria melhor seguir minha vida sem ter você ao meu lado, mas aquela tentativa de fugir de nós e do que nos acontecerá me atormentaria por muitos anos e de nada me adiantaria, afinal, como esquecer alguém que tanto eu havia amado e que de repente foi embora da minha vida mesmo estando nos meus braços nos seus últimos momentos, é uma imagem que nunca consegui esquecer.
Ao entrar naquele trem, fui em busca de algo do qual não poderia fugir, e que faria parte da minha realidade e das minhas memórias, e só compreendi isso no quarto daquela pousada.
Passei noites em claro com tantas saudades, como poderia suportar a vida sem você do meu lado, o pior era saber que mesmo voltando, você não estaria mais lá, não teria nem como tentar recomeçar nada.
Finalmente me dei por vencido, era tolice continuar minha fuga, era impossivel te apagar da minha memória, a dor que sentia por ter te perdido como a perdi, gritava no peito e a vontade incontrolável de te abraçar não passava, não adiantou fugir das lembranças de nós, refiz as malas e embarquei naquele trem, era preciso voltar, enfrentar meus medos, rever os lugares onde passamos, rever a casa que tinha sido escolhida para ser nosso lar e que nunca mais seria, me lembrar do quanto te amei e viver só com suas lembranças, deixar a vida me mostrar o que tinha que acontecer.
Achei que fugir era a saída, mas que nada, apesar da dor, tinha que enfrentar a verdade, não queria admitir, era um erro tentar me esconder da realidade, seria impossivel esquecer você, é por isso que escrevo essas palavras relembrando uma história que não se apagou e que vive nas minhas memórias como lembranças de alguém que um dia amei.

®Jorge Bessa Simões

®Velhas Memórias Poéticas. Copyright © 2013-2024
®Direitos Autorais Reservados. Lei 9.610/98

*Foto Arquivo Google Imagens.
©Todos os direitos reservados/2024
 

*"Uma lembrança das minhas memórias" (Parte 1) (Poema)

A muito tempo atrás, fiz as malas e resolvi que tinha de seguir a vida sem ter ao meu lado quem eu tinha amado tanto, assim começava minha tentativa de fugir de algo que me atormentaria por muitos anos.
Era muito dolorido esquecer alguém que tanto havia amado e que de repente foi embora da minha vida mesmo estando nos meus braços, é uma imagem que nunca consegui esquecer.
Ao entrar naquele trem, via tantos rostos estranhos a minha volta, mas, ainda era o seu rosto que meus olhos procuravam, me lembrei das viagens que fizessemos juntos num desses vagões.
A viagem prosseguiu, mas a cada quilometro, meu coração tinha a mesma sensação que tive na tentativa de te segurar entre meus braços para que você não partisse, foi uma luta perdida, a morte me venceu e a levou da minha vida.
Fechei meus olhos, estava indo para longe da razão das minhas lágrimas e da maior dor que até então eu tinha sentido na vida.
Recordo-me que ao chegar no destino, me senti perdido, nada me parecia familiar, tudo que sentia era a solidão por chegar num lugar sem você ao meu lado, me senti um estranho no ninho.
No quarto de uma pousada foram dias em pleno silêncio, deitado na cama pensando sobre nós, nossos sonhos e juras, e pra que?
Se no final eu estava ali sozinho, e não mais a teria junto de mim, olhava suas fotos e fingia ouvir coisas que você imaginava me dizer, foram dias longos e vazios, e eu estava ali lutando contra algo maior que eu.
Passei dias me escondendo num lugar que ninguém me procuraria, queria fugir daquele sentimento tão dolorido que me consumia, nada adiantava, ele ainda estava lá mesmo sem eu querer.

®Jorge Bessa Simões

®Velhas Memórias Poéticas. Copyright © 2013-2024
®Direitos Autorais Reservados. Lei 9.610/98

*Foto Arquivo Google Imagens.
©Todos os direitos reservados/2024
 

quinta-feira, 12 de setembro de 2024

*"Somos dois amantes" (Poema)

O tempo tem passado rápido em nossas vidas, mas para mim ainda é insano despertar das tuas horas nuas e sair debaixo dos lençóis que envolvem nossos corpos depois das nossas batalhas de amor.
É difícil ver os raios do amanhecer e saber que devo deixar teu aroma perfumado que me inebria como o toque de absinto e abdicar da tua pele de veludo profano.
Fere-me a luz do sol a penetrar as venezianas da janela do nosso quarto onde nenhuma manhã será o bastante para me fazer esquecer das nossas noites de amor e carinho.
Dizem os puritanos de plantão que, amar é pecar, mas que culpa temos se não se amam por medo ou covardia e depois se perdem num rumo abominável de suas realidades.
Quero aplacar teu fogo e consumar nossos desejos para que recolhas os mistérios do meu ser em sua concha de amor, e num beijo úmido e profundo, sentir latejar a vida entre nós dois.
Nenhuma manhã será grandiosa, o dia não valerá a pena senão nos amarmos em nossas noites onde nossa vida se esvai num extâse profundo e profano, isso é o nosso amar.
Tudo entre nós é denso, o teu perfume fica grudado em mim, penetra em minha pele, tanto que ao transpirar sinto você comigo durante todo o dia na espera da penumbra que irá nos envolver num novo instante noturno onde tudo recomeça ao nos amar.
Nem o raio de sol pode te traduzir como a luz noturna que te despe, me trazendo o enigma noturno do teu corpo que me enlaça nesse nosso amar sem fim.
Este é nosso amor de tantas fases que a cada noite se multiplica nos fazendo ser os mesmos dois amantes de outrora, ainda que o tempo passe.

®Jorge Bessa Simões

®Velhas Memórias Poéticas. Copyright © 2013-2024
®Direitos Autorais Reservados. Lei 9.610/98
https://www.facebook.com/velhasmemoriaspoeticas

*Foto Arquivo Google Imagens.
©Todos os direitos reservados/2024
 

quarta-feira, 11 de setembro de 2024

*"O que dizer do amor?" (Poema)

Como alguém pode dizer "eu te amo" quando mal se conheceram?.
Creio que valeria muito mais dizer "eu gosto de você" do que usar meias verdades em relação ao amor.
Tem pessoas nas redes sociais que estão juntos a um dia e trocam mensagens dizendo "eu amo você", eu me pergunto: "Será que essas pessoas sabem realmente o significado do amor?".
É triste ver o quanto banalizam o amor, criam mentiras só para vender uma imagem que muitos compram e mal percebem que é um amor falsificado.
Ontem a pessoa estava sozinha, conhece uma pessoa hoje, e de forma instantanea, do nada, diz que a ama, como pode? É impossível, não existe sentimento relâmpago, o amor não é um raio que cai de repente e pronto, já é amor de verdade.
Ele pode acontecer quando vier acompanhado de gestos e atitudes que provam esse sentimento, porque o amor se constrói com o tempo, não é como um flash e pronto "estou amando", não acontece de uma hora para a outra.
Amor é convivência, paciência e muita sinceridade, não é uma paixão passageira ou uma atração física, é preciso separar as coisas, confundir um momento de carinho com amor, não dá certo, é se deixar iludir por uma mentira, e mentir ou enganar dizendo "eu te amo" como se fosse "bom dia", chega ser um ato de crueldade, é brincar com os sentimentos alheios.
Espero que entendam o que quero dizer, quando falo sobre o amor é porque só quem o vivenciou em sua plenitude e somou uma vida a outra vida e compartilha desse sentimento com muita intensidade, sabe como não se deixar equivocar com contos de fadas, e princípes encantandos, isso não existe!.
O amor de momento acaba tão rápido quando começa, é como um flash que ao se apagar sobra a escuridão, depois vem o momento quando se quebra a cara, sofre, chora.
Amor incondicional à primeira vista, é quase impossível. O amor verdadeiro existe sim, mas é só o tempo que consolida, é a soma de sentimentos, corações e propósitos, é companheirismo, compreensão, é soma, não é divisão e muito menos subtração.
O amor não é uma flor que murcha e se joga fora, o amor é saber amar a si mesmo para depois amar outra pessoa.

®Jorge Bessa Simões

®Velhas Memórias Poéticas. Copyright © 2013-2024
®Direitos Autorais Reservados. Lei 9.610/98

*Foto Arquivo Google Imagens.
©Todos os direitos reservados/2024