sábado, 29 de junho de 2024

*"A vida não é um filme" (Poema)

Uma coisa é certa e eu a duras penas aprendi que a vida não é um filme, embora muitas vezes vivamos tanto as tragédias que ela nos apresenta, bem como outras vezes tudo parece ser uma grande comédia, porém um fato fica bem nítido nesse "filme" chamado vida, no final a maioria de nós acabamos por morrer.
Um outro fato nesse "filme" chamado vida se mostra como algo relativamente tão curto e para piorar, a vida não comporta “reprises”, quer dizer, não podemos emendar nossos erros, pelo contrário, na maioria das situações que vivemos somos forçados a agir e na maior parte das vezes, agir por impulsos.
Porém nunca estamos preparados para o que virá no instante seguinte, em especial porque nossos atos nos trazem consequências que tendem a determinar nosso futuro.
É por isso que me sinto como se eu fosse um ator convocado para representar uma tragédia (ou comédia), mas, sei lá!
O que eu sei é que nunca fiz um único ensaio, apenas dei uma ligeira e apressada leitura do script da vida, e desde então como que atuando na maioria das vezes nos meus momentos, só fui vivendo.
Por outro lado nunca saberei, se de fato um dia, eu fui levado por alguma intuição ou por alguém que determinou que eu deveria seguir certos sentimentos e se foram as escolhas corretas ou não.
Mas sei de uma coisa, logo estará chegando o meu epílogo nesta vida, sei que não há tempo para que eu faça qualquer verificação do que foi o meu "filme" chamado vida, certo ou errado, tudo aconteceu em virtude do que estava envolvido no momento, e não porque eu já tivesse um roteiro pré determinado para seguir.
Porém vou precisar cuidar mais das minhas emoções e com um carinho muito especial, até porque eu aprendi que a vida não é um filme, ainda que ela tenha tido um começo, um meio e logo irá chegar o meu final, até lá vou vivendo as sequências daquilo que já vivi e o que ainda não vivi.

®Jorge Bessa Simões

®Velhas Memórias Poéticas. Copyright © 2013-2024
®Direitos Autorais Reservados. Lei 9.610/98

*Foto Arquivo Google Imagens.
©Todos os direitos reservados/2024
 

quinta-feira, 27 de junho de 2024

*"Escolhas e decisões" (Poema)

Em vários momentos da minha vida, em especial nos momentos mais dificeis, sempre acreditei na frase que da qual penso muitas vezes: "ISSO LOGO IRÁ PASSAR", muitos me perguntavam ou ainda perguntam: "Você realmente acredita mesmo nisso?".
E eu sempre respondo que procuro não só acreditar, mas sempre me lembrar dessas palavras mesmo quando passo por momentos ruins, porque assim eu sei que logo esses momentos irão embora, e se tive que passar por tudo isso foi por algum motivo, um desses motivos foram as minhas escolhas.
Ou seja, NADA ME ACONTECE POR ACASO, tudo que me acontece ou já me aconteceu é derivado das minhas escolhas, e sejam elas boas ou ruins, o que vem depois são as consequências disto tudo.
Por outro lado, essa frase "ISSO LOGO IRÁ PASSAR" me faz lembrar que apesar de certas escolhas não terem sido feitas do modo certo, eu tive e tenho muitos momentos felizes, que se não deixasse certas coisas pra trás, esses momentos também irão passar e os momentos difíceis virão de novo.
Quer dizer, a vida é feita exatamente disso: "DAS ESCOLHAS QUE FAZEMOS A CADA MOMENTO." São essas escolhas que irão definir como serão os momentos seguintes e ponto!.
Assim os nossos momentos será aquilo que virá como resultado dessas escolhas e as consequências pelas quais teremos que passar, sejam elas boas ou não, afinal tudo na vida é para o nosso próprio aprendizado.
Porém seja qual for o motivo, quais forem as nossas escolhas, nunca nos esqueçamos do mais importante na vida: "NADA É POR ACASO!" Absolutamente nada. Além do que, ninguém está predestinado a nada.
Por isso temos que nos preocupar sempre em fazer a nossa parte da melhor forma possível, e nos lembrar que, tudo que nos acontece são reflexos das nossas escolhas e decisões.

®Jorge Bessa Simões

®Velhas Memórias Poéticas. Copyright © 2013-2024
®Direitos Autorais Reservados. Lei 9.610/98

*Foto Arquivo Google Imagens.
©Todos os direitos reservados/2024
 

sábado, 22 de junho de 2024

*"Certezas e respostas" (Poema)

Tem dias que ao me levantar começam assim, cheios de interrogações e porquês, vazios que me enchem nas horas seguintes e que se arrastam o dia todo.
Quando isso acontece é o momento em que procuro refugio nas minhas lembranças e recordações, muitas vezes tento me iludir no presente contando em segundos os minutos que se transformam em horas.
Tento me sentir senhor da situação, afinal vivo no mundo que me rodeia, é assim que busco compreender a vida, por isso busco escolher os meus horizontes e ter a capacidade de controlar meus sentimentos, quem sabe possa ver um novo brilho naquilo que busco enxergar e descobrir que posso ser capaz de sorrir, e viver mais intensamente os meus sentimentos.
Tudo isso borbulha nas minhas memórias, e assim minhas recordações percorrem um caminho por uma realidade só minha, quem sabe possa me preparar para o meu futuro.
Me recordo de momentos marcantes e bons ou maus momentos que não existiriam se eu não os tivesse vivido, e são desses momentos que se derivam os meus caminhos que me levam a várias direções, são momentos que me pertencem, que faz parte de mim, das minhas histórias.
Talvez por isso antes de me deitar percebo que as interrogações e os porquês deixam de fazer sentido, é como se eles não existissem, porque depois de um dia intenso acabo vendo apenas que tenho mais certezas e respostas a tudo, muito mais do que eu tinha de manhã ao me levantar.

®Jorge Bessa Simões

®Velhas Memórias Poéticas. Copyright © 2013-2024
®Direitos Autorais Reservados. Lei 9.610/98

*Foto Arquivo Google Imagens.
©Todos os direitos reservados/2024
 

terça-feira, 18 de junho de 2024

*"Abuse, use, lambuze-se" (Poema)


Não coma a vida com garfo e faca, lambuze-se
Muita gente guarda a vida para o futuro
Mesmo que a vida esteja na geladeira
Se você não a viver ela se deteriora
É por isso que muitas pessoas
Se sentem emboloradas na meia-idade
Elas guardaram a vida e não se entregaram ao amor
Ao trabalho, não ousaram, não foram em frente
Então chega um momento em que se conscientizam
“Puxa, passei fome para guardar batatas e elas apodreceram”
Hoje em dia as pessoas orientam sua vidas
Baseadas em idéias e métodos
Que já não tem relação com a própria existência
Elas não se alimentam corretamente
Porque tem medo de tudo, de engordar, de emagrecer
Dos agrotóxicos, contaminação
E dos malefícios para essa ou aquela doença
Quando se sentam à mesa afirmam que precisam
Comer carne porque contém proteína
Tomar leite porque contém cálcio
Elas precisam comer isso ou aquilo
Quase ninguém come sem culpa
Todo mundo se alimenta seguindo alguma moda
O alimento deixou de ser comida
E se transformou em medicamentos
Por isto solte sua alma, seja você
Tenha consciência de que se estiver em paz consigo mesmo
Você comerá carne quando tiver vontade
E não porque alguém disse que é bom ou ruim
Você não come açúcar porque está satisfeito
E nem porque ele é tido como nocivo à saúde
Por isto mergulhe totalmente na vida
Chupe a laranja e tire todo o caldo
Pois quando a morte chegar
Encontrará somente o bagaço
Nada do que você deveria desfrutar
Estará contido no bagaço
Nada do que precisaria viver restará
Não deixe sua vida ficar muito séria
Viva como se estivesse num jogo
Saboreie tudo o que conseguir
As derrotas e vitórias, a força do amanhecer
E a poesia do anoitecer
Brinque, mas brinque muito
A felicidade é feita de muitos sorvetes.

Texto retirado do livro: “O sucesso é ser feliz”
Autor: ®Roberto Shinyashiki

®Velhas Memórias Poéticas. Copyright © 2013-2024
®Direitos Autorais Reservados. Lei 9.610/98

*Foto Arquivo Google Imagens.
©Todos os direitos reservados/2024
 

sábado, 15 de junho de 2024

"Legado da vida" (Poema)

O tempo passou, os anos se foram e nenhuma uma única palavra tem sido trocada, gestos de carinho foram deixados de lado e quantos abraços deixaram de ser dados, com certeza tem sido muitos os momentos perdidos. Talvez pelo medo de um contato ou sabe-se lá por quais outras razões?
Restaram as lembranças guardadas dos breves momentos que há muito tempo tivemos, algumas imagens foram perdidas pelos anos sem saber se haveria um dia o reencontro daqueles rostos que mal se conheceram, quantas saudades acumuladas por quem deveria compreender de verdade o que nos ensina o amor.
Ainda me lembro do dia que sonhei com você e depois a vi apegada aos seios de tua mãe, me recordo que mesmo nas dificuldades da vida aprendi que as sementes de nós seriam nossas alegrias no momento de dor, porém fica evidente que o passado jamais irá voltar, imaginar tudo isto seria pura ingenuidade.
Tentei viver o presente que poderíamos viver e embora o tempo só tenha me deixado lembranças, não posso chorar por todo ocorrido, creio que em parte valeu aproveitar o tempo que nos surgiu.
Porém já fazem alguns anos que estamos longe um dos outro, com isso aprendi que o futuro não pertence a ninguém, nem a nós dois, mesmo sendo pai e filha.
Quem sabe alguma coisa possa acontecer e ser o melhor de tudo, se houver tempo é claro! Afinal não importa os momentos quebrados, tudo pode ser reconstruído.
Acredito que uma filha jamais se esquece do pai que ajudo ela ser gerada, já que é um vinculo que nunca se perde por mais que os caminhos nos afastem, as vezes fico imaginando; "Se Deus me permitiu te conceber um dia é porque ele nos uniu na carne, no sangue e no espírito, já que te plantei no ventre da mulher que te deu a vida e que nos deixou o legado de sermos eternamente pai e filha".
Sinto muito se por algumas circunstância tenhamos sido separados pela vida, mas em mim ao menos tento preservar o meu amor e carinho e agradeço a vida que me trouxe você para sermos parte da mesma caminhada que foi interrompida por causa de um mal entendido da nossa história e assim deixamos de ser pai e filha, mesmo assim você continua sendo o meu legado da vida.

®Jorge Bessa Simões

®Velhas Memórias Poéticas. Copyright © 2013-2024
®Direitos Autorais Reservados. Lei 9.610/98

*Foto Arquivo Google Imagens.
©Todos os direitos reservados/2024
 

sexta-feira, 14 de junho de 2024

*"Não julgue meus sapatos se não conhece a minha caminhada" (Crônica da Vida)

Com certeza assim como não andei o seu caminhar, tampouco você poderia ter caminhado por onde andei, sendo assim não teria como você me julgar assim como não posso julgar você, por isto não posso me colocar como exemplo a ser seguido e tão pouco ser modelo para ninguém.
Mas quando escrevo minhas poesias ou textos memoriais, essa é uma forma de tentar colocar em palavras aquilo que um dia me provocou medos e ao mesmo tempo mostrar que erros podem ser cometidos, com isso busco caminhos que podem ser diferentes, quer dizer, dependendo dos meus atos e das minhas escolhas.
Desta forma, não escrevo estas coisas para que sintam pena de mim e tampouco dou o direito para me julgarem, porém sei que cada pode me compreender ou não, sendo assim me permitam um pedido, não tenham opiniões precipitadas sem ao menos me conhecer ou ouvir o meu lado da história.
Não julgue meus erros se não sabe quais foram os motivos que me levaram a fazer certas escolhas que fiz, até porque algumas delas me deixaram marcas profundas e ainda sofro com suas consequências, por isso ao escrever sobre minhas memórias, busco dar a elas um tom poético já que certos fatos são muito doloridos.
Quando escrevo é na intenção de que as pessoas saibam que certas escolhas na vida ou erros cometidos, não podem mudar o meu caráter, por outro lado não dá para esquecer do passado ele sempre me serve de espelho, assim minhas poesias e textos mostram o que posso estar passando ou sentido.
Entretanto recebo quase sempre algumas criticas talvez porque alguns tenham dificuldade de se expressar ou medos de se expor, mas acredito que ao fazer o que faço, em algum momentos posso estar ajudando outros a verem e a entenderem que todos nós podemos ter erros ou acertos.
Não sou perfeito, tampouco o dono da verdade, muitas vezes fiz o que me veio há cabeça e claro me arrependi de algumas delas, por outro lado não posso me arrepender do que fiz e se tivesse que me arrepender, talvez não os tivesse feito, mas ai me pergunto: "Será que valeria ter vivido minha vida?"
Assim, não julguem meus sapatos se não conhece a minha caminhada.

®Jorge Bessa Simões

®Velhas Memórias Poéticas. Copyright © 2013-2024
®Direitos Autorais Reservados. Lei 9.610/98

*Foto Arquivo Google Imagens.
©Todos os direitos reservados/2024
 

quarta-feira, 12 de junho de 2024

*"Fragilidade de uma saudade" (Poema)

As vezes nos esquecemos de como a fragilidade da vida é algo espantoso, somos pessoas leves que fingem ter algum peso, porém somos iguais as folhas de outono que podem ser carregadas pelo vento.
Certas coisas nos acontecem na vida e temos por habito dizer que o culpado é o destino, alguns culpam até Deus, mas se esquecem que muitas vezes o que nos acontece é por nossas escolhas.
Neste momento uma saudade me fez pensar nessas coisas com muita mais força do que jamais eu havia sentido antes.
Por isto, a cada dia tenho aprendido o quanto minha vida é frágil e leve como uma folha que pode ser carregada pelo vento, sinto-me preso na impotência de controlar o rumo desse vento que poderá me fazer voar para muito longe de todos e de tudo que eu amo.
E isso me dói tanto quanto esta saudade que agora sinto, tenho tantas lembranças em meu coração, porque a saudade me trouxe a ideia dessa fragilidade da vida, subitamente fez as lágrimas escorrem por minha face com o sabor amargo de muitas ausências?
Fico pensando quais rumos o vento da minha vida pode tomar para carregar este frágil corpo, percebo que eu devo ter consciência da minha brevidade com tudo o que me acontece, por isto fico muito entristecido com tudo que eu sinto.
Em minhas memórias revejo as lembranças de que um dia tive muita alegria de viver, sentia a força da vida, e o amor de tudo que eu possuia.
Lembro-me das coisas que tive de aprender para suportar às situações mais difíceis na vida e a como aliviar meu espírito marcado por tantas cicatrizes que ganhei no pouco tempo de vida que eu tinha.
Lembro-me dos poucos braços esticados à frente prontos pra me darem um abraço carinhoso enquanto outros me fizeram chorar, não sei quanto tempo me resta, gostaria de deixar meu coração solto ao vento e que ele me eleve por caminhos melhores.
Sei que logo não poderei mais ter os mesmos carinhos de outrora para apaziguar minhas saudades, agradeço a Deus por alguns terem me ajudado a superar minhas dores e a curar minhas cicatrizes, ainda que na fragilidade da vida só me reste tantas saudades.

®Jorge Bessa Simões

®Velhas Memórias Poéticas. Copyright © 2013-2024
®Direitos Autorais Reservados. Lei 9.610/98

*Foto Arquivo Google Imagens.
©Todos os direitos reservados/2024
 

segunda-feira, 10 de junho de 2024

*"Colecionador de amores" (Poema)

Para aqueles que me conhecem, alguns podem pensar que ao falar das minhas memórias eu já passei por todas as experiências amorosas possíveis, (isso até é verdade) porém cada experiência que eu tive foi muito diferente uma da outra.
Algumas as vezes foram alegres, outras foram um pouco tristes, outras foram tão tristes que deixaram cicatrizes em meu coração para sempre, e claro, teve outras que foram verdadeiros desastres.
Por outro lado eu não fui um colecionador de amores como alguns dizem, na verdade eu aprendi muito com essas experiências amorosas, já que tudo na minha vida me serviram de aprendizado.
Até porque esse tal sentimento chamado de amor tem muitas nuances e dependendo do momento ele pode ser verdadeiro ou não, e o caminho para se chegar ao amor de verdade é duro.
Tive amores que me disseram me amar somente para chegarem aos seus fins e tolamente demorei pra entender isso, ou seja, se houvesse amor de verdade isso não aconteceria, é por isso que as atitudes contam quando se ama de fato.
Demorei para acreditar que os sentimentos fossem assim, por isto talvez eu ter buscado vários amores para chegar no momento que estou vivendo agora, pois com esse amor depois de tantos anos aprendi que não existe nada melhor no mundo do que amar e ser amado.
Talvez pareça desesperante o que vou dizer, mas uma coisa que aprendi nas minhas experiências amorosas, é que as vezes só conseguimos dar valor ao amor puro e verdadeiro, quando já sofremos o máximo com amores mentirosos, falsos, irônicos e torturadores, acredito que existam duas formas de amor pela quais as pessoas se conhecem, algumas acham que podem estar "amando" , outras amam de forma "errada" pois só se sentem bem uma com a outra, isso é um sentimento superficial, sei lá!
Porém não me considero um colecionador de amores, tudo que eu sempre quis foi amar e ser amado de verdade como estou amando meu amor de tantos anos, pois o o amor verdadeiro pode ser libertador e liberador.

®Jorge Bessa Simões

®Memórias Poéticas. Copyright © 2013-2024
®Direitos Autorais Reservados. Lei 9.610/98

*Foto Arquivo Google Imagens.
©Todos os direitos reservados/2024
 

*"Quem não compreende o que é amar, é indiferente" (Poema)

E o que é a indiferença? Ela é uma atitude aparentemente passiva mas com efeitos tão negativos e profundos que pode acabar com qualquer relação interpessoal, não importa a idade, a indiferença destrói lentamente qualquer vínculo afetivo através da desvalorização do outro, o que causa uma frieza que destrói a motivação e a autoestima já que acaba com o reconhecimento do outro, deixando um rastro de ausências, de recompensas psicológicas, materiais e sentimentais.
Ou seja, o outro ou até os outros são desvalorizados intencionalmente, isso é uma forma de os aniquilar pelo desdém, como se fossem paredes mortas ou portas com controle.
A pessoa indiferente adoece, empobrece afetivamente, causando isso também em quem é o alvo dela, isso faz com que as pessoas se isolem, fiquem ansiosas e se deprimam.
Quer dizer, a indiferença mata lentamente os dois lados de uma mesma história, a indiferença é um verdadeiro esquecimento voluntário da importância do outro e até de quem os rodeiam.
O indiferente marca sua presença, mas é como se ele ou ela estivesse afetivamente anestesiado ou sofresse de alexitimia, que é quando a pessoa perde a capacidade de expressar ou sentir emoções, sem qualquer sinal de empatia.
Por isso a indiferença é como um verdadeiro muro transparente, pelo qual conseguimos ver e sentir o indiferente, mas o indiferente prefere viver como se estivesse constantemente de costas voltadas, agindo como se o outro não existisse.
Porém a indiferença pode desaparecer quando se coloca em pratica a atitude do cuidado, da atenção, da consideração, da empatia, do zelo, da estima, da delicadeza e do amor.
É quando se demonstra ter uma certa preocupação com o bem estar do outro, tratando-o com dedicação, apreço, respeito, acolhimento, admiração e de novo com amor, pois quem compreende o que é amar não é indiferente.

®Jorge Bessa Simões

®Velhas Memórias Poéticas. Copyright © 2013-2024
®Direitos Autorais Reservados. Lei 9.610/98

*Foto Arquivo Google Imagens.
©Todos os direitos reservados/2024
 

sexta-feira, 7 de junho de 2024

*"Não vim ao mundo com garantia" (Poema)

Por isso se quiser me conhecer
Aceite-me como sou
Não tenho a pretensão de ser alguém perfeito
E toda perfeição não posso ter
Eu sou igual a você
Sou da espécie humana
Como você também sou capaz de errar
Aliás o erro não é falha de caráter
Errar faz parte do aprendizado da vida
E claro é da natureza humana
Eu assim como você vivo e sorrio
E acredite, também ainda estou aprendendo
Estou na busca o tempo todo
Nas horas acordadas e nas horas de sono
Já percorri um longo caminho
Mas creio que ainda há muito a ser percorrido
Assim como acho que você também tenha
Aprendi muitas lições pelo caminho
Não sei se atingirei a Sabedoria
Mas continuo tentando
Afinal ainda não morri
Então, por favor, aceite-me como sou
Porque eu sou só eu, apenas eu
Não há ninguém igual a mim no mundo
Esta é a única garantia que posso te dar
É assim que eu me sinto
Eu tenho um coração, se quiser
Abra-o, quem sabe consiga me ver melhor
Mas por favor, só faça isso se
For para me ajudar a cuidar bem dele
Até porque ele é tudo o que eu sou
E eu sou apenas eu!

®Jorge Bessa Simões

®Velhas Memórias Poéticas. Copyright © 2013-2024
®Direitos Autorais Reservados. Lei 9.610/98

*Foto Arquivo Google Imagens.
©Todos os direitos reservados/2024
 

quinta-feira, 6 de junho de 2024

*"Escolhas ou lamentações" (Poema)

Me desculpem este lamento, mas, fico triste com o sofrimento de tanta gente, a violência impera a olhos vistos, nos faz ter um ponto de vista em que não temos como negar tudo o que acontece a nossa volta.
Mesmo os mais "poderosos", não tem como abreviar tudo isto ou o que está por vir, afinal, existem coisas que são relativamente simples para alguns e barreiras intransponíveis para outros, como crer em Deus antes de todas as coisas.
É por isso que procuro manter minha consciência de que nem tudo na vida acontece propositalmente já que muitas vezes somos os próprios culpados das nossas escolhas, talvez seja por isto que, muitos perdem a noção do que é o sofrimento humano, encarando tudo que nos acontece, como sendo algo normal neste dias.
Muitos não querem ter intimidade com o que se passa a sua volta pois lhes faltam a faculdade de pensar sobre as aflições deste mundo, e assim preferem continuar na suas ignorâncias e culpam a Deus por todo mal que nos assola, sem contar com aqueles que sofrem calados, por medo das consequências de se falar algo e pagar até com a própria vida pelo que for dito.
Para a grande maioria é comodo culpar os outros ou a Deus por tudo que acontece na vida, pouco importa a dor e as dificuldades que os afligem.
Assim, finalizo este poema lhes pedindo um pequeno favor; "Tentem fazer o que for possível para minimizar os sofrimentos do seu próximo, as vezes ele pode estar bem ao seu lado, passemos a crer mais em Deus e em suas promessas, creio que não perderão nada e ainda poderão ganhar a oportunidade de serem felizes ou de fazer alguém feliz com essa atitude, que isto lhes sirva de passaporte para experimentar um dia todas as " Bençãos Prometidas de Deus" !!!
Só depende de você e de mim, pois nas suas palavras inspiradas Ele disse que é o Altíssimo sobre toda terra e que as pessoas saibam o seu Nome."
Ou seja, como será depois de tudo que foi escrito?
Escolhas ou lamentações?

®Jorge Bessa Simões

®Velhas Memórias Poéticas. Copyright © 2013-2024
®Direitos Autorais Reservados. Lei 9.610/98

*Foto Arquivo Google Imagens.
©Todos os direitos reservados/2024
 

*"Arrependimentos?!" (Poema)

Quando olho para trás acredito que deveria apenas relembrar dos bons momentos da vida, nunca para me lamentar das coisas ruins ou daquilo que deixei de fazer por medo ou por covardia.
Desta maneira, não posso me arrepender daquilo que já fiz, das coisas que tenha dito e jamais me arrepender daqueles momentos que só eu vivi.
Afinal, creio que posso ter pensado antes de fazer tudo o que fiz, das coisas que eu disse e escolhido melhor os momentos pelo quais eu quis viver.
Portanto, não há motivos pra arrependimentos!
Entretanto, se eu fiz alguma coisa sem pensar, na verdade eu fiz o que queria ou melhor, eu escolhi fazer, deste modo, não há motivos para arrependimentos, eu tinha o poder de discernir sobre meus momentos, por isso preferi ir em frente, mesmo sabendo das consequências das minhas escolhas.
Se foram certas ou erradas, só o tempo poderia me mostrar, e quando me mostrou não tive motivos para os arrependimentos na vida, seria hipocrisia da minha parte.
Ou seja, sinceramente eu posso dizer que não mudará NADA sobre tudo o que já me aconteceu, afinal, as minhas ações de ontem, me fizeram ser quem eu sou hoje e ponto final.
Quer dizer, negar o meu passado, é negar a mim mesmo e mais que isto, seria o mesmo que eu jogasse tudo que já vivi no ralo!!!
Seria uma incoerência da minha parte, até porque, não tem como eu voltar atrás nas coisas que já fiz, quem entender, bem! Quem não entender, amém!!!

®Jorge Bessa Simões

®Velhas Memórias Poéticas. Copyright © 2013-2024
®Direitos Autorais Reservados. Lei 9.610/98

*Foto Arquivo Google Imagens.
©Todos os direitos reservados/2024
 

quarta-feira, 5 de junho de 2024

*"O perigo do cetisismo" (Poema)

Quando percebo que estou sendo desacreditado o normal seria tentar provar que estou falando a verdade, mas ai teria que conseguir provas, fotos ou vídeos gravados sobre minha vida para mostrar as pessoas que falam sobre mim, entretanto isso é impossível, em especial porque se trata de uma história de vida de muitos anos atrás.
O que é diferente das histórias de hoje em dia onde tudo se faz selfies, mesmo dos momentos mais íntimos, é como se estivessemos num reality show 365 dias por ano, mas, se fosse nessa situação, minhas histórias se tornariam sem graça e imediatistas.
E dependendo da situação quando comentam sobre minhas histórias parece que elas afetam essas ou aquelas pessoas de uma forma que me causa estranheza, porque para algumas soa como se estivessem sendo enganadas, mesmo quando tento esclarecer algumas dúvidas, já que eu as vivi um dia.
Por isso quando falam comigo e eu digo que vi algumas coisas ou que isso aconteceu assim comigo, parece que recebo atenção, então minha história continua sendo contada, até porque só eu conheço os fatos a fundo, afinal, eu os vivi, eu fui parte do enredo que a vida me escreveu, assim procuro dizer a verdade, embora nem toda verdade pode ser dita, já que muitas vezes ela pode ser muito chocante para quem nunca viveu nas ruas como eu vivi, por isso só eu sei o que passei na vida, e isto me basta.
Mesmo assim percebo em algumas pessoas tem um ceticismo muito grande, até porque elas muitas vezes não acreditam nem em si mesmas, por isso veem nas histórias de vida dos outros, uma ameaça à suas vitórias distorcidas por mentes egoístas, e acabam por não ver nem mesmo suas próprias existências, desta forma tentam desqualificar uma história de vida da qual pouca coisa sabem ou que só souberam o que lhes foi dito de forma parcial.
Enfim, quem sabe um dia essas pessoas vejam que eu estava falando a verdade, porém dependendo da situação, é difícil fazer um tolo observar a verdade, já que a mentira quase sempre é mais agradável e mais fácil de seguir do que aceitar os fatos da história de quem as viveu.

®Jorge Bessa Simões

®Velhas Memórias Poéticas. Copyright © 2013-2024
®Direitos Autorais Reservados. Lei 9.610/98

*Foto Arquivo Google Imagens.
©Todos os direitos reservados/2024
 

terça-feira, 4 de junho de 2024

*"Certeza" (Poema)

No meu caso sei que logo irei morrer e jamais saberei as repostas para todas minhas dúvidas, mas de uma coisa tenho certeza, tudo não se resume nas vezes que amei.
Na verdade amei todas as vezes em que me senti amado mesmo vivendo a minha lucidez na loucura que foi minha vida.
E por tudo que senti no meu coração quantas vezes sonhei mesmo sabendo que não poderei mais viver, tudo aquilo que ainda sonho.
Porque de uma coisa tenho certeza, logo não estarei mais aqui!

®Jorge Bessa Simões

®Velhas Memórias Poéticas. Copyright © 2013-2024
®Direitos Autorais Reservados. Lei 9.610/98

*Foto Arquivo Google Imagens.
©Todos os direitos reservados/2024
 

*"Valeu a pena viver cada segundo" (Poema)

Naquele tempo quando ouvia sua voz era como se tudo a minha volta parasse, quando recostado em teu peito escutava seu coração bater, era como se uma música fosse cantada para mim, minha vida se enchia de alegria, fechava meus olhos e era como se aquele momento nunca fosse acabar.
Tenho que admitir, você era tão necessária para mim naqueles dias quanto o ar, a água, o sol e a lua, sem a luz que emanava de você era como se eu não fosse ninguém, era incrível quando a gente estava juntos, pena que um dia tivemos de parar de sonhar, quantas vezes anos depois me perguntei, porquê?
Acho que sei a resposta, não tinha sentido a gente permanecer daquele jeito, você não me amava como te amei, sempre te desenhava em meus sonhos ouvindo as músicas que ouvíamos em nosso affair, elas ainda me trazem lembranças suas, mas você não quis ficar em meu coração como eu sonhei.
Tantas coisas lhe disse sentado ao seu lado na beira da sua cama, me lembro de ter escrito cartas que infelizmente não foram capazes de fazer você ficar ao meu lado, se bem que não posso culpá-la já que não tive coragem de entregá-las, mesmo assim continuei escrevendo palavras poéticas para meu conforto temporário e para acalmar meu coração solitário.
Talvez devesse ter aberto mão de algumas coisas na vida, porém mesmo te amando não consegui, sentia-me como escravo deste sentimento, por todos os dias em que vivia longe de você.
Muitas vezes me perguntei, que tipo de amor seria esse o meu se te prende-se só para mim? Já que o que você me deu foram breves momentos ao seu lado, e o que aprendi com você nunca mais me esqueci, é por isso que mais uma vez escrevo para que soubesse, que você foi a força que eu precisei para poder viver, e amar você foi a melhor coisa que me aconteceu, mesmo que não tenha sido tudo como sonhara, tenho que te dizer agora; "Obrigado!
E se daqui alguns anos ainda estiver aqui, vou sempre me lembrar de todas essas coisas que ao seu lado um dia vivi, por isto para mim; "Valeu a pena viver cada segundo de tudo que com você vivi."

®Jorge Bessa Simões

®Velhas Memórias Poéticas. Copyright © 2013-2024
®Direitos Autorais Reservados. Lei 9.610/98

*Foto Arquivo Google Imagens.
©Todos os direitos reservados/2024
 

*"Amo ela" (Poema)

Realmente amo quando ela sorri,
Sinto vontade de dizer todos os por quês de te amar,
Amo ela e sei que pode soar exagerado,
Mas quando ela me olha daquele jeito tão acolhedor,
Me sinto seguro e tenho vontade de chorar,
Chorar de felicidade por ela estar aqui ao meu lado,
Amo ela porque ela me faz me amar,
Porque ela arranca para fora,
Tudo o que existe de bom em mim,
Amo ela porque sinto que com ela,
Posso ser eu mesmo sem medo,
De expor meus defeitos, criancices e loucuras,
Amo ela porque ela faz o amor jorrar,
Com uma força imensurável do fundo do meu coração,
Amo ela porque não houve guerras para esse amor surgir,
Pois fui conquistado por todo carinho que dela vim a sentir,
Amo ela e embora sejam palavras repetidas,
Exclamo diante de todas as estrelas,
E faço da lua minha testemunha porque amo ela,
E sei..., que amo ela,
Mas e ela? Será que me ama?.
Amo ela, mas ter o amor dela não depende de mim,
Apenas me declaro com toda convicção,
De que amo ela,
Que foi quem me libertou da minha prisão,
Dando liberdade para amar ela do fundo do coração.

®Jorge Bessa Simões
(Baseado em Texto de ®Veronica Silva)

®Velhas Memórias Poéticas. Copyright © 2013-2024
®Direitos Autorais Reservados. Lei 9.610/98

*Foto Arquivo Google Imagens.
©Todos os direitos reservados/2024
 

*"Pelos caminhos da vida" (Poema)

Logo virá outra madrugada e com ela as lembranças,
Dos anos que foram os mais felizes na minha vida,
Lembro-me de cada imagem que marcou os anos que vivi,
Onde buscava meus sonhos como um pássaro sem asas,
Como não descrever em palavras,
Tudo aquilo que preservo em minhas lembranças,
E que sinceramente é difícil dizer tudo que quero dizer,
Nesse momento solitário de mim mesmo na madrugada,
E sobre tudo que carrego na minha alma,
Uma luta titânica revira meu coração e minha mente,
Pois resiste em mim um misto de alegria e tristeza,
Porém o que vejo diante dos meus olhos,
São lembranças das quais sempre irei me recordar,
Em minhas memórias ainda vivo a minha liberdade,
Porém me recordo das noites de frio em que vivo,
E dos muitos sonhos que se tornaram a ultima vez,
E daqueles tantos que não quero perder,
Pelos caminhos da vida.

®Jorge Bessa Simões

®Velhas Memórias Poéticas. Copyright © 2013-2024
®Direitos Autorais Reservados. Lei 9.610/98

*Foto Arquivo Google Imagens.
©Todos os direitos reservados/2024
 

*"Falso sentimento" (Poema)

As vezes acreditamos em mentiras e duvidamos da verdade,
E assim vivemos todos os dias neste impasse,
Mas quando algo parece querer mudar nossa vida,
Devemos nos agarrar com forca com cuidado pra não cometermos,
Os mesmos erros que no passado nos desmoronaram,
Porque amanhã a vida pode ser ainda mais dolorosa,
Do que um dia você fez alguém sentir com seu falso sentimento.

®Jorge Bessa Simões

®Velhas Memórias Poéticas. Copyright © 2013-2024
®Direitos Autorais Reservados. Lei 9.610/98

*Foto Arquivo Google Imagens.
©Todos os direitos reservados/2024
 

*"Olhando meu passado" (Poema)

Lembro-me de quanta coisa boa já vivi, das besteiras que fiz, das scolhas certas ou erradas, dos amigos idealizados e os amigos de "verão", sonhos realizados e alguns destruídos e novos sonhos que nasceram para serem alcançados.
Com o tempo mudei, cresci, amadureci, mas continuo imperfeito, porém continuo com a essência de um "menino travesso" com a perspicácia necessária para vencer e sem medo de ser feliz.
Para os problemas procuro soluções e quando não mais sorrir diante da vida, então tenham certeza, é porque não estarei mais participando dela.

®Jorge Bessa Simões

®Velhas Memórias Poéticas. Copyright © 2013-2024
®Direitos Autorais Reservados. Lei 9.610/98

*Foto Arquivo Google Imagens.
©Todos os direitos reservados/2024
 

*"Onde há vontade, existe um caminho" (Poema)

Precisei percorrer muitos caminhos para entender que um dos maiores tesouros da vida, talvez o mais precioso, é a capacidade essencial de sentir amor e saber como expressá-lo.
Que boa parte das confusões, das discórdias, invejas, doenças, das armadilhas surgem da profunda dor que causa a temporária incapacidade de descobrir onde o amor de Deus está.
É por isso que havendo a vontade existe um caminho, na verdade um só caminho, o único que pode nos conduzir a vida eterna.
Que só se tornou possível a todos pelo amor que Deus teve por sua criação ao enviar seu amado filho Jesus Cristo, que por amor se sacrificou por toda a humanidade.

®Jorge Bessa Simões

®Velhas Memórias Poéticas. Copyright © 2013-2024
®Direitos Autorais Reservados. Lei 9.610/98

*Foto Arquivo Google Imagens.
©Todos os direitos reservados/2024
 

*"Depende de cada um de nós" (Poema)

Minhas relações iniciam-se sempre com certa timidez e cuidado porque na maioria das vezes desconfio de tudo e de todos, isso é fruto do aprendizado da vida, a palavra segurança me define em muitas situações, mas quando amo a amizade que tenho, costumo perturbar e as vezes até encher o saco, sem querer me torno uma pessoa meio chata, mas é a maneira que tenho de demonstrar o quanto gosto de alguém..., hahaha!
Porém, as vezes sou um pouco possessivo tanto nas minhas amizades, quanto sou no amor, culpa talvez por ser muito impaciente e ansioso, até porque, não gosto de meias palavras e nem de gente morna, afinal não sei amar em silêncio.
Quando amo não me escondo atrás de máscaras, por isso não me importo que a pessoa saiba, talvez pague caro já que sou um pouco teimoso, mas fazer o que?
Sou assim desde que nasci em um certo abril de muitos anos atrás, assim, aproveito para dizer que amo pessoas inteligentes e engraçadas, e claro as tristes também, afinal quem não passa por problemas no dia a dia?
Com isso as vezes posso parecer ingênuo, mas não achem que sou bobo, isso pode ser só aparência!
Detesto promiscuidade, não acredito em sorte ou destino, mas creio em oportunidades que a vida nos dá para tornar nossos sonhos em realidade, afinal, todos nós somos competentes para fazer nossas escolhas, ou seja, tudo depende de cada um de nós.

®Jorge Bessa Simões

®Velhas Memórias Poéticas. Copyright © 2013-2024
®Direitos Autorais Reservados. Lei 9.610/98

*Foto Arquivo Google Imagens.
©Todos os direitos reservados/2024
 

*"Tenho" (Poema)

Tenho consciência de que devo ser o mais autêntico possível e procurar superar todos os dias minha própria personalidade.
Não importam os males que possam me afligir, afinal, cada dia que vivo vou despedaçando dentro de mim tudo o que é velho e morto.
Lutar me torna vibrante e pulsa meu sangue com mais força ainda, e isto é importante já que levanta minhas fraquezas e me faz a cada momento mais forte, assim o vou semear a verdade, a alegria, o amor, o carinho e a compaixão.
Com isso espero produzir o máximo de sorrisos, solidariedade e amizades, por isso a cada dia que vivo tento semear o otimismo e as sementes da paz e justiça, e ser o mais transparente possível, talvez seja por isso que pago um preço alto por dizer o que penso e sinto.
Porém procuro não fazer nada de maneira gratuita, mas, com a esperança de ver as coisas em torno de mim cada dia melhor, pensar em tudo que faço, e acreditar nas palavras das Escrituras Sagradas, pois é com elas que vou desenvolver minha fé, embora as vezes não à mereça, porém não cabe a mim me julgar e nem a ninguém.
Sei que aquele que toca num servo de Deus, se não se arrepender em tempo receberá na carne o castigo dos seus atos e as consequências dos seus pecados.
Por isso vou tentar fazer as coisas boas, agir da melhor maneira possível para poder transmitir através de mim a verdade e o amor, mas, não a verdade ou o amor humano, já que eles são contaminados pelos males que nos cercam, porém será a verdade e o amor ágape de Deus!
Sei que terei de me esforçar muito para ser cada dia melhor, pois o respeito e a bondade que procuro e a que tento passar para todos a minha volta, porém tudo isto só se aprende vivendo a cada dia com os melhores e os piores momentos da minha vida.

®Jorge Bessa Simões

®Velhas Memórias Poéticas. Copyright © 2013-2024
®Direitos Autorais Reservados. Lei 9.610/98

*Foto Arquivo Google Imagens.
©Todos os direitos reservados/2024
 

*"Não escrevo minha história sozinho" (Poema)

Alguns me pintam como lobo mau e me transformam no vilão da história, talvez porque só assim irão lidar melhor com suas próprias culpas, afinal, é mais fácil apontar meus erros e me acusar com mentiras que criam ao meu respeito.
Para alguns, é difícil reconhecer seus erros porque se acham os donos da verdade e nunca reconhecem que erram, por isso machucam, pisam, acusam e julgam e nem se desculpam por isso, creio que nem sentem culpa pelo que fazem, é provável que sejam incapazes de perdoar, porque não conseguem ver que estão errados e que suas ações ou palavras ferem, agem fazendo o que querem, não se importam com ninguém além de si mesmos.
Tenho aprendido a não confiar mais em ninguém que não demonstre o mínimo de empatia, não só por mim.
Outros, podem ter consciência dos próprios erros, mas, não dão o braço a torcer para reconhecer e pedir desculpas já que isso pode significar sinal de fraqueza e como não querem perder, não percebem que tenho minhas limitações e que todos somos passíveis de errar.
Entendo que para reconhecer os erros requer maturidade, coragem e muita humildade, mas dói sentir o sofrimento que me provocam, infelizmente insistem em me transformar no lobo mau, uma vez que acreditam que me machucam porque eu mereço.
Alguns agem assim tentando se proteger de forma cínica, falsa e hipócrita, fazendo da minha história, a pior de todas as histórias.
Porém o que importa é que busco ter a minha consciência tranquila diante do que faço, digo e escrevo, na tentativa de me livrar das culpas que não são só minhas, o erro não é só o meu, assim só me resta tentar seguir em frente, sem hipocrisias, fingimentos ou falsas verdades para agradar aqueles que não querem compreender os outros.
Vou continuar minha vida com a graça de Deus para quem sabe um dia ao reverem a minha história, percebam que também foram personagens dela, consequentemente nossos erros estarão lá em cada linha e entrelinhas, afinal, não escrevo minha história sozinho.

®Jorge Bessa Simões

®Velhas Memórias Poéticas. © 2013-2024
®Direitos Autorais Reservados. Lei 9.610/98

*Foto Arquivo Google Imagens.
©Todos os direitos reservados/2024
 

*"A dor ao teclar" (Poema)

Tento, porém não consigo, ao tocar as teclas no meu computador as lágrimas me veem aos olhos e as palavras se confundem em minha cabeça.
Em meu coração um turbilhão de sentimentos gira tanto, mas tanto, que me sinto perdido mergulhado no espaço do meu próprio ser.
Entre a confusão do pecado por amar e por amar no pecado, e sem respostas coerentes nesse momento das misturas de sentimentos tento ao menos salvar o pouco de mim que resta.
Entre as promessas de vida e uma vida de promessas.

®Jorge Bessa Simões

®Velhas Memórias Poéticas. Copyright © 2013-2024
®Direitos Autorais Reservados. Lei 9.610/98

*Foto Arquivo Google Imagens.
©Todos os direitos reservados/2024
 

*"Não importa o que importa" (Poesia)

Não importa o quanto você queira o melhor para os outros,
Não importa o quanto os ame,
Não importa o quanto tente fazer as coisas diferentes,
Não importa o sacrifício que você faça.

O que importa para os outros nunca é o seu melhor,
O que importa para os outros é que seu amor não vale nada,
O que importa para os outros é que o seu diferente não faz a menor diferença,
O que importa para os outros é que o seu sacrifício é em vão.

Assim, não importa se você quer endireitar a vida,
Quando muitos gostam de viver de cabeça para baixo,
Por que o que importa para muitos é julgar,
Criticar, atrapalhar e a te massacrar quando possível.

Desta forma a vida tem me ensinado que,
Mesmo se a minha vida ficar de cabeça para baixo,
Que eu a desvire, siga em frente e agradeça somente a Deus por tudo.

Pois isso é o que mais importa,
Já que nunca importarei nada na vida de muitos a minha volta,
Até porque para alguns não importa o que importa.

®Jorge Bessa Simões

®Velhas Memórias Poéticas. Copyright © 2013-2024
®Direitos Autorais Reservados. Lei 9.610/98

*Foto Arquivo Google Imagens.
©Todos os direitos reservados/2024
 

*"Não me lembro do tempo correr quando era criança." (Poema)

Minhas memórias de criança são cada vez mais diminutas, mas de qualquer forma ainda me recordo que os dias pareciam-me à distância do tempo, e a inocência da infância e a tranquilidade com que vivi em alguns momentos foram tão boas que realmente só consegui ter essa percepção anos depois.
Na altura do tempo que me foge como a areia entre os dedos, a semana voa entre meus afazeres diários, tudo parece ser feito na correria contra o tempo, estou sempre tentando chegar a tudo aquilo que pretendo fazer, mas que não dá mais tempo como parecia-me no tempo em que eu era criança.
As vezes não sobra tempo nem para me achegar as pessoas a quem quero bem e fazer uma pergunta simples, mas tão importante, “Como estás?” ou expressar um sentimento, “Te amo!”.
Não me lembro do tempo correr quando era criança como vejo agora no passar dos meus anos, comparando os dois tempos, o de criança só durou uma fração do tempo, do meu tempo que agora se esvai como areia entre meus dedos.

®Jorge Bessa Simões

®Velhas Memórias Poéticas. © 2013-2024
®Direitos Autorais Reservados. Lei 9.610/98

*Foto Arquivo Google Imagens.
©Todos os direitos reservados/2024
 

*"Olho para o ceú e agradeço" (Poesia)

Então descubro contente,
Que não estou sozinho,
Pois ao olhar ao redor agradeço,
Tudo o que a vida me dá com carinho.

Olho para dentro de mim e agradeço,
Pois tenho conseguido encontrar o melhor caminho,
Agradeço para que cada uma das minhas preces
Se transformem em sonhos que logo irá acontecer.

Faço isso simplesmente,
Porque meu coração a Deus tudo agradece.

®Jorge Bessa Simões

®Velhas Memórias Poéticas. Copyright © 2013-2024
®Direitos Autorais Reservados. Lei 9.610/98

*Foto Arquivo Google Imagens.
©Todos os direitos reservados/2024
 

*"De repente do nada" (Poema)

Porque de repente do nada sinto uma tristeza, uma solidão amarga e uma vontade de gritar, e o pior, não sei o porque disso?
É algo que me acontece assim de repente, será que é porque sinto a falta de alguém ou será que é por saber que meu tempo pode se findar a qualquer momento? Sei lá?!
É um sentimento oculto e as vezes traiçoeiro que surge de repente em meu íntimo, talvez porque sinta a falta de algo em especial, sabe aquele dia em que tudo parece estar errado?
Sei que pode ser só uma sensação passageira já que não sinto isso com frequência, alguns poderão dizer que isso pode ser sinal de depressão, será?!
Mas isso não poderia acontecer comigo, porém não consigo encontrar uma razão para essa sensação de momento, será que isso pode significar saudades? Talvez!
Creio que tenha ficado assim depois que pensei: "Será que as pessoas se lembrarão de mim?" Talvez essa seja uma sensação, por medo de ser ainda mais esquecido.
E o pior de tudo é que não sei porque estou assim, mas por mais que não queira sinto essa solidão e perco meus sentimentos de alegria e felicidade mesmo quando estou ao lado das pessoas que amo.
É do nada que sinto esse gosto amargo da solidão que me trás essa tristeza e floresce meus medos, ainda que saiba que isso é inerente a muitas pessoas e não somente a mim.
Mas embora me sinta assim ainda que de vez em quando, o importante é saber que logo isso irá passar, pois em meu coração tenho fé, esperanças e sonhos, e sei que tudo em que acredito logo se concretizará, ainda que meus medos e tristezas me aconteçam, sem que eu saiba o porque...

®Jorge Bessa Simões

®Velhas Memórias Poéticas. © 2013-2024
®Direitos Autorais Reservados. Lei 9.610/98

*Foto Arquivo Google Imagens.
©Todos os direitos reservados/2024
 

*"Inspirações" (Poesia)

Inspirações,
Com o passar dos momentos,
Elas se esvai nas memórias do meu tempo.

É chegada a hora de me deitar,
E ao mesmo tempo sei que,
Na cama vou revirar minhas lembranças.

Quem sabe nessa busca noturna,
Não encontre outras inspirações,
Que possam transformar meus sonhos.

E esses sonhos se transformarão,
Em palavras que poderá refletir meu presente ou futuro,
Me dando lições de vida do que vivo e poderei viver.

®Jorge Bessa Simões

®Velhas Memórias Poéticas. Copyright © 2013-2024
®Direitos Autorais Reservados. Lei 9.610/98

*Foto Arquivo Google Imagens.
©Todos os direitos reservados/2024
 
 

*"Amando" (Poesia)

Minhas mágoas uma a uma,

São como milhares bolinhas de espuma,

Fico triste e vou chorando,
Mas em meu coração continuo amando.

®Jorge Bessa Simões

®Velhas Memórias Poéticas. Copyright © 2013-2024
®Direitos Autorais Reservados. Lei 9.610/98

*Foto Arquivo Google Imagens.
©Todos os direitos reservados/2024

*"Últimos segundos" (Poema)

Muitas vezes tento seguir a vida sorrindo apesar dos problemas e de toda maledicência que existe a minha volta, mesmo com o coração ferido e a alma marcada por tantas cicatrizes que carrego, tento alegrar as pessoas que estão ao meu redor e não me esquecer do quanto as amo.
Aprendi que quando as encontro em algum momento pode ser a última vez que os vejo na vida, ou seja, é minha última oportunidade de dizer-lhes um olá ou dar-lhes um último abraço, a última troca de carinho, um último beijo no rosto, a última chance de dizer "Eu Te Amo !!!"
Porque estes podem ser meus últimos segundos, até neste instante enquanto escrevo essas palavras, minha vida está ficando cada vez mais curta, logo estarei ausente da vida daqueles que fazem parte do meu mundo, mas uma coisa é certa, o que vivi até aqui foi o maior privilégio que tive na vida.
Tentei não deixar de demonstrar meus sentimentos, ainda que tenham sido mal compreendidos ou aceitos, não deixei de expressar minhas palavras mesmo com medo de não serem entendidas, e sempre procurei fazer as coisas dentro daquilo que acreditei e acredito.
Não poderia deixar guardadas essas palavras que estavam na minha mente e nem de demonstrar o que sinto em meu coração, porque daqui alguns instantes pode ser que eu não consiga fazer mais nada, já que esses podem ser meus últimos segundos.

®Jorge Bessa Simões

®Velhas Memórias Poéticas. Copyright © 2013-2024
®Direitos Autorais Reservados. Lei 9.610/98

*Foto Arquivo Google Imagens.
©Todos os direitos reservados/2024
 

segunda-feira, 3 de junho de 2024

*Sejam bem-vindos ao Blog das "Velhas Memórias Poéticas".

"A poesia alimenta o coração e perfuma a alma"

Se você gosta de "Poesias e Poemas" conheça o blog "Velhas Memórias Poéticas", e curta a página se aceitar esse convite.

Fique à vontade para conhecer melhor o blog e comentar o conteúdo dessa página, respeitando sempre os direitos autorais se acaso desejar compartilhar algo, pois...,
"A fase mais gostosa de quem escreve, é quando conhece a opinião de quem lê."

®Jorge Bessa Simões

®Velhas Memórias Poéticas. Copyright © 2013-2024
®Direitos Autorais Reservados. Lei 9.610/98

*Foto Arquivo Google Imagens.
©Todos os direitos reservados/2024
 

*"Feliz Dias dos Pais para minha Mãe" (Poema)

Neste momento queria poder falar sobre "pai", mas como falar de "pai" quando na vida tive alguém que valeu como "pai e mãe" ao mesmo tempo.
Parece que ainda ouço sua voz ao me acolher em seus braços logo depois que vim ao mundo dizendo; "Ele está em boas comigo, agradeço a Deus por isso, sinto que agora me completo como mulher depois desse parto, diante dos meus olhos como mãe está esse pequeno ser que para sempre estará intimamente ligado a mim, vejo uma criança que terá sua infância como parte vulnerável, e que logo terá uma outra visão do mundo, enfrentará muitas batalhas na busca de vencer uma guerra perdida, a vida!
Mas esta criança será sempre meu filho amado, mesmo que as circunstâncias dos nossos caminhos venham a nos separar."
Essas palavras são hipotéticas, afinal como um recém-nascido não teria como entender o que se dizia a minha volta, mas se por acaso algum dia elas foram ditas, tenho certeza que foram com a mesma ênfase, amor e carinho com que as imagino, já que viriam de uma mulher que um dia foi minha mãe e meu pai numa só pessoa e seria para ela que eu dedicaria esse poema em forma de uma homenagem por tudo que ela representa na minha vida.

®Jorge Bessa Simões

®Velhas Memórias Poéticas. Copyright © 2013-2024
®Direitos Autorais Reservados. Lei 9.610/98

*Foto Arquivo Google Imagens.
©Todos os direitos reservados/2024
 

*"De novo falam em presentear" (Dia dos Pais) (Crônica da Vida)

De novo chega o momento em que muitos se dedicam em presentear, no caso em especial aos "Pais", mas chega a ser estranho, pois na maioria das vezes, esse é o momento em que os lábios dizem o que o coração no fundo não acredita, e em seguida tudo volta a ser da mesma forma que antes, e a maioria se esquece que a vida pode ser tão simples.
Quando chegam certas épocas como agora, "Dia dos Pais", tudo se torna complicado porque as vezes nem sempre o presente recebido será verdadeiro, pois não representa o que estão sentindo, é preciso ser cauteloso neste dia, por que é neste momento que as máscaras caem pelo chão e os papéis da hipocrisia são abandonados, e se tem a possibilidade de descobrir do outro a sua verdade, já que quase sempre é tudo fingimento.
E para piorar, o único e real propósito de dias assim, e poder se tirar uma foto bonitinha que servirá para ser exibida numa rede social, mostrando uma imagem falsa daquilo que nos dias seguintes nunca será igual àquele momento do flash.
Como gostaria de não carregar a maledicência daqueles que não assumem guardar rancores egoístas, já que em dias como este, dizem com a boca que me perdoam, mas no coração me amaldiçoam, por isso não gostaria que a morte me surpreendesse sem que eu alcançasse a simplicidade, até porque para morrer os simples têm mais facilidade, sentem que chegou a hora, se entregam ao último suspiro e se vão.
Dessa forma, aos que quiserem me dar presentes neste "Dia dos Pais", com certeza não poderão faze-lo como as Escrituras Sagradas me confirma de como será em breve, pois o presente de agora não terá o mesmo valor de quando a felicidade chegar para sempre!

®Jorge Bessa Simões

®Velhas Memórias Poéticas. Copyright © 2013-2024
®Direitos Autorais Reservados. Lei 9.610/98

*Foto Arquivo Google Imagens.
©Todos os direitos reservados/2024
 

*"Esse pai ao deitar-se" (Poema)

Esse pai ao deitar-se tentará dormir embora esteja um pouco mais chateado que ontem e ainda mais triste que hoje, pois quando penso que no meu coração haverá alegrias, algumas vezes o sinto sangrar.
Esse pai ao deitar-se não chora pelas tristezas, sofrimentos ou erros do passado, porém sangra no coração pelos acertos conquistados já que o que digo ou faço é mal compreendido, mesmo quando poderiam melhor me compreender.
Por outro lado vou tentar ficar alegre pois sei que meu tempo está curto e a qualquer momento não sentirei mais tristezas, sinto que se não souberam ser felizes ao meu lado, logo irão chorar de saudades pois não estarei mais aqui.
Porém as imagens que ficam na minha retina me faz acreditar que não buscaram conhecer meu coração, mesmo tendo estado ao meu lado, pois muitas vezes a incompreensão falou mais alto, por isso meu coração se condói e esfrangalha em pedaços já que certas palavras ou atitudes foram incompreendidas e assim acabei sendo julgado mesmo quando tentei agir nas melhores das intenções.
Assim, esse pai ao deitar-se, quem sabe, amanhã acorde e perceba que tudo isso não passou de um grande pesadelo noturno e aprendo mais uma vez a viver, o meu caminho ainda que seja ao lado da solidão e das tristezas que fazem parte da minha vida marcam as minhas cicatrizes mais íntimas, são lembranças daqueles que um dia amei e amo, mas que preferiram a incompreensão ao invés de me compreenderem.
E se chegar o dia da minha partida, não chorem suas lágrimas sobre minha lápide, esse pai estará pagando por meus erros com minha morte, mas quantas vezes choraram meus olhos, assim, esse pai ao deitar-se está um pouco mais triste.

®Jorge Bessa Simões

®Velhas Memórias Poéticas. Copyright © 2013-2024
®Direitos Autorais Reservados. Lei 9.610/98

*Foto Arquivo Google Imagens.
©Todos os direitos reservados/2024