segunda-feira, 3 de junho de 2024

*"Adeus!" (Poema)

Vivo em meio a confusão mental, de longe assisto alguém que parte sem se despedir; é algo muito triste. Imagino, quando houver a minha despedida, será que terão a mesma tristeza?
As vezes me pergunto: "Por que esperar o momento de despedida para se dizer muitas vezes aquilo que estava ao alcance de dizer enquanto estamos vivos, e que não fazemos amparados pelo puro egoísmo?
Outras vezes é por não ter compreendido uma frase dita no calor de um momento ou uma história mal contada que poderia ter sido mas não foi, e que acaba na negação daquilo que foi sonhado, terminando num pesadelo, que às vezes poderia ser a melhor escolha para quem tem medo de si próprio e da sua história, e é assim que nos perdemos um dos outros.
Pensar que ao nos encontrarmos poderia ser diferente se tivesse havido uma compreensão mútua, ao agirmos assim, a partir daquele momento a vida nos despede, cada um vai para seu lado, é possível que reste as lembranças que irão nos fazer sentir a solidão, talvez tivesse valido a pena nos compreender mais, porém, está chegando minha despedida.
Nada fará com que o tempo volte para me corrigir de qualquer coisa, das palavras que foram ditas ou as lágrimas que tenha chorado, não farão diferença se as coisas tivessem acontecido nos momentos em que podíamos estar juntos, e não agora na minha partida onde logo só restará o silêncio da minha ausência.
Quem sabe haverá uma compreensão dos momentos que tivemos, bons ou ruins não importa, mas a incompreensão não nos permitiu somar, pode ser que aconteça alguns flashes momentâneo do tempo em que podíamos ter tido o melhor da nossa existência.
Houve momentos em que não demonstramos o quanto nos amávamos, restará nas memórias de cada um as palavras que deixaram de ser ditas, e a última palavra deixará um sabor amargo nos lábios dos que as dirão, um grande vazio ficará no peito, será uma pequena palavra que com certeza ecoará no coração de alguns por muito tempo e ficará nas lembranças dos que de mim irão se despedir e que me dirão: Adeus!

®Jorge Bessa Simões

®Velhas Memórias Poéticas. Copyright © 2013-2024
®Direitos Autorais Reservados. Lei 9.610/98

*Foto Arquivo Google Imagens.
©Todos os direitos reservados/2024
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário