domingo, 28 de junho de 2026

"Amando na eternidade de nós dois" (Poesia)

É no calor do teu corpo,
Que aqueço meus desejos escondidos,

E nas tuas curvas suaves,
Deleito minhas paixões desejadas,

Assim vou saciando com meus beijos,
Mergulhado em seus lábios de profundo ardor,

Sou o amante que te dedica a imensa paixão,
Para juntos sacramentar nossa união,

E ao final de cada momento juntos,
Nos amarmos ainda mais intensamente,

Na eternidade de nós dois.

®Jorge Bessa Simões

®Velhas Memórias Poéticas. ©Copyright 2013-2026
®Direitos Autorais Reservados. Lei 9.610/98

*Imagem Gerada por IA Baseada em Arquivo Pessoal
©Todos os direitos reservados/2026
 

sábado, 27 de junho de 2026

"Nós temos esta noite" (We've Got Tonight. 1978) (Tradução Livre)

Eu sei que é tarde, e que você está cansada,
Mas porque nossos planos não nos incluem,
Estamos aqui, nós dois sozinhos,
Ansiando por abrigo de tudo o que vemos.

Por que devíamos nos preocupar,
Ninguém vai se importar garota,
Olhe para as estrelas tão distantes,
Nós temos esta noite, quem precisa do amanhã?
Nós temos esta noite, querida,
Porque você não fica ao meu lado?

No fundo da minha alma,
Eu sempre estive tão sozinho,
Todas as minhas esperanças desaparecendo,
Eu anseio por amor como todo mundo,
E sei que continuarei procurando,
Mesmo depois desta noite.

Então aí está garota, eu já disse tudo agora,
Aqui estamos nós, querida, o que você diz?
Nós temos esta noite, quem precisa do amanhã?
Temos esta noite, querida,
Por que você não fica ao meu lado?

Eu sei que é tarde, e que você está cansada,
Mas porque nossos planos não nos incluem,
Estamos aqui, nós dois sozinhos,
Nós temos esta noite, quem precisa do amanhã?

Vamos fazer durar e encontrar uma maneira,
De ficar só nós dois,
Venha pegar minha mão,
Nós temos esta noite, querida,
Por que você não fica ao meu lado?
Por que não nós não ficamos juntos?

*"Essa música fez parte da minha história na busca do meu amar, e mais uma vez, quase vi meus sonhos se despedaçarem, porque me deixava levar pelas escolhas dos outros, ainda bem que não desisti de sonhar, e nesse mesmo ano realizei meu sonho, ou melhor, o sonhos de nós dois, minha querida amada."

Música e Letra Bob Seger, 1978
Regravada por Kenny Rogers e Sheena Easton, 1983

Tradução Livre *®Jorge Bessa Simões

®Velhas Memórias Poéticas. ©Copyright 2013-2026
®Direitos Autorais Reservados. Lei 9.610/98

*Imagem Gerada por IA Baseada em Arquivo Pessoal
©Todos os direitos reservados/2026
 

"Talvez o amor" ("Perhaps Love") (Tradução Livre)

Talvez o amor seja um lugar de descanso,
Um abrigo da tempestade,
Ele existe para dar conforto e manter aquecido,
Se eu vivesse para sempre,
E todos os meus sonhos viessem a ser realidade,
Minhas memórias de amor seriam de você.

Talvez o amor possa ser uma janela,
Ou quem sabe uma porta aberta,
Esse amor te convida para chegar mais perto,
Ele quer te mostrar muito mais,
E mesmo que se perca e não saiba o que fazer,
Minhas memórias de amor vai ver você por dentro.

Para alguns o amor é como uma nuvem,
Para outros é tão forte como aço,
Para alguns o amor é um modo de vida,
Para outros é um sentimento,
Alguns dizem que o amor é prender,
Outros dizem que é soltar,
Alguns dizem que o amor é tudo,
Outros dizem que não sabem.

Talvez o amor possa ser um oceano,
Cheio de conflitos, cheio de dor,
Talvez possa ser como um fogo,
Quando está frio lá fora,
Trovão quando chove,
Mas se eu tivesse que viver para sempre,
E todos os meus sonhos se tornassem realidade,
Minhas memórias de amor seriam suas.

®Jorge Bessa Simões
(Tradução livre baseada na música "Perhaps Love")

®Velhas Memórias Poéticas. ©Copyright 2013-2026
®Direitos Autorais Reservados. Lei 9.610/98

*Imagem Gerada por IA Baseada em Arquivo Pessoal
©Todos os direitos reservados/2026
 

"Com você aprendi..." (Poesia)

Com você aprendi que pensar como poeta,
Me fez aprender que amar,
Não tem fronteiras,
E nem limites para sonhar.

Com você aprendi que ir além do infinito,
É desejar mais do que o ar que se respira,
E que o amor pode ser um sentimento,
Que nos levará ao pico mais alto do mundo.

Com você aprendi querer ir mais longe,
Que meus pés possam me levar,
E que mesmo que esteja,
Em um buraco profundo e escuro,
O brilho do seu olhar que tanto amo,
Iluminará com sua luz uma saída.

É por isso que procuro maneiras,
De fazer você escutar minha voz,
Para que em todas as nossas noites,
Eu te chame, e você me ouça para nos amar.

®Jorge Bessa Simões

®Velhas Memórias Poéticas. ©Copyright 2013-2026
®Direitos Autorais Reservados. Lei 9.610/98

*Imagem Gerada por IA Baseada em Arquivo Pessoal
©Todos os direitos reservados/2026
 

"O meu te amar" (Poesia)

Um pensamento,
E em ti viajo.

Ao buscar teu olhar,
É nele que me perco.

Quando estou em teus braços,
Ah, é nele que me acho.

Dos teus lábios e beijos,
Faço a mais doce poesia.

Com seu carinho,
Me desmancho em desejo.

É assim que me permito,
Me atrevo e deliro.

Em você, meu eu,
Se complementa e se faz pleno.

Em você reviro,
Sentindo nosso amar.

Teu ser,
Aumenta meu querer.

Entre teus beijos,
E nossos corpos entrelaçados.

Te faço minha amada,
E me embriago.

No êxtase do teu ser,
Te vejo seminua.

E assim nos amamos,
Sob a luz da lua.

Assim peço perdão se houver pecado,
Nesse meu querer de você ao meu lado.

Que por te querer eu seja perdoado,
Pois o meu desejar é o meu te amar.

®Jorge Bessa Simões

®Velhas Memórias Poéticas. ©Copyright 2013-2026
®Direitos Autorais Reservados. Lei 9.610/98

*Imagem Gerada por IA Baseada em Arquivo Pessoal
©Todos os direitos reservados/2026
 

"Nossa fantasia numa noite fria" (Poema)

Querer estar com você numa cabana ao pé da serra, tendo uma cachoeira como orquestra, mesmo sendo uma noite fria para juntos vivermos nossa fantasia.
Querer ser seu cobertor, e das tuas certezas incertas ser seu amor em melodia, ser o mais inesquecível nesse momento, ser teu tapete ao chão, nos servir duas taças de vinho, nos beijar com sabores eternos a beira de uma lareira, crepitando um calor que nos aqueça o corpo, e com nossos lábios se procurando para uma gostosa degustação.
Querer te envolver em meus braços, me embebedar na sua boca doce, e ficar abraçados como eternos amantes a nos aquecer com todo ardor, tendo o fogo como testemunha do esplendor de duas pessoas que se amam.
Querer me abrigar em você como uma abelha na flor, e em nossos deliciosos momentos trocados, amanhecer aquecidos pelo sol que irá penetrar nossa alcova da paixão e do amor, e assim viver nossa fantasia numa noite fria.

®Jorge Bessa Simões

®Velhas Memórias Poéticas. ©Copyright 2013-2026
®Direitos Autorais Reservados. Lei 9.610/98

*Imagem Gerada por IA Baseada em Arquivo Pessoal
©Todos os direitos reservados/2026
 

"Louco por você" (Poema)

Já faz 48 anos que nós estamos juntos, e mais uma vez escrevo outro poema como presente, na verdade nesse poema gostaria de te dizer que mesmo depois de tanto tempo, em meu peito ainda tem um pedacinho do meu eu louco de amor por você.
Sim, sou louco! Porque meu amor por você não tem barreiras, nem mesmo do tempo, aliás, nosso amor sempre foi e é vivido de uma forma muito intensa, mesmo com o passar dos anos, meu amor por você ainda tem a mesma chama que queima nossos corações, desde o dia que nos conhecemos naquele outubro distante.
Juntos, somos como o mar e a areia, o céu e as estrelas, porque você me completa, você é meu tudo, aliás, com você ao meu lado me sinto fora da realidade, é como se o mundo parasse e só existisse nós dois! Eu e você.
E pensar que nosso encontro foi tão casual, mas foi o suficiente para nos unir e desde então não houve força capaz de nos afastar, creio que nós precisávamos pertencer um ao outro, simples assim!
Você foi a mulher menina que depois que te vi naquela janela de um outubro distante, modificou a minha vida, seu olhar tinha um brilho tão intenso, que o reflexo dele atingiu cada pedacinho do meu coração, e depois disto, nunca mais me senti sozinho.
Mesmo depois de tanto anos, você tem se tornado cada vez mais minha e minha, desde que nos entregamos um ao outro, você se tornou minha mulher, minha amante, companheira e minha amiga fiel de todos os momentos nestes anos em que estamos juntos.
E mesmo com o tempo passando tão rápido, aqui estamos nós, 48 anos depois, nos amando como desde a nossa primeira vez, é por isso que sou louco por você.

®Jorge Bessa Simões

®Memórias Poéticas. ©Copyright 2013-2026
®Direitos Autorais Reservados. Lei 9.610/98

*Imagem Gerada por IA Baseada em Arquivo Pessoal
©Todos os direitos reservados/2026
 

"O que compreendo sobre o amor com você" (Poema)

Com você, compreendo que o amor é desobedecer as leis de Newton que descreve que dois corpos não podem ocupar o mesmo espaço ao mesmo tempo, pois quando nos amamos, nossos corpos ocupam um mesmo espaço, um mesmo tempo, num mesmo abraço.
Com você, compreendo que o amor é receber quase sempre o que não se pede, mas o que se espera, é como ter uma vaga preferencial, ser o número na chamada de emergência, é buscar estar lado a lado em todos os momentos, e não se preocupar com o leito ao meio-dia.
Com você, compreendo que o amor é não acreditar em previsões, e sim na plena busca tentando atrair o sorriso mais bonito da pessoa amada para enfeitar todos os dias da semana, mês e ano.
Com você, compreendo que o amor é saber ter o que se quer quando mais se precisa, é valorizar o momento de andar de mãos dadas, e saber que as promessas devem ser cumpridas, compreendo que o silêncio que não incomoda, é pretexto para o encontro dos lábios.
Com você, compreendo que o amor é jamais deixar os sonhos do outro dormirem, e entender que não se pode adiar os planos que complementam as buscas de quem tanto amamos.
Com você, compreendo que o amor nunca precisa marcar nada no calendário, que não pode brigar com o relógio, mas sim buscar abraçar forte para não atrasar o dia.
Com você, compreendo que o amor, não é só amor no verão, mas sim é um sentimento que nos faz feliz a ponto de entender que a tristeza nem lembra mais de existir nos dias frios de inverno.
Com você, compreendo que o amor é como a poesia dos suspiros alheios, e pode ser tudo aquilo que se encontra nos livros de poemas, porém nada que se compare a vida real, porque amor é tato que nos afeta, é o olhar que traduz o sentimento, é aquele sem querer querendo.
Com você, compreendo que o amor é saber tirar a roupa como quem tira os cabelos dos olhos, mas ao mesmo tempo é sobre saber fechar o vestido e vestir a camisa, deixando o rastro do cheiro pelos travesseiros, confessando o amar para os lençóis.
Com você, compreendo que o amor é saber amar sem jamais precisar se preocupar com a eternidade, e se mesmo assim ainda me perguntarem sobre o que é o amor?.
Vou dizer que tudo o que compreendo sobre o amor, é que amar você, é tudo o que sei e pronto!

®Jorge Bessa Simões

®Velhas Memórias Poéticas. ©Copyright 2013-2026
®Direitos Autorais Reservados. Lei 9.610/98

*Imagem Gerada por IA Baseada em Arquivo Pessoal
©Todos os direitos reservados/2026
 

"Não penso, por amar você" (Poema)

Meu olhar é nítido como é o verde mar,
Quando ando pelas estradas,
Olho para todos os lados e de vez em quando olho para trás,
E o que vejo a cada momento são coisas que não tinha visto,
Coisas que me causam o pasmo essencial,
Como tem uma criança ao nascer,
Assim sinto-me renascido a cada instante,
E nesses momentos vejo a eterna oportunidade do amor,
Que é amar você!.

Pois eu creio no amor como um malmequer,
É a forma como o vejo, mas não penso nele,
Porque pensar não o compreenderia,
E o amor não se fez para pensarmos nele,
Se pensasse estaria doente do coração,
E assim teríamos de estar de acordo.

Não tenho filosofias, tenho sentidos,
Quando falo no amor,
Não é porque saiba o que ele é,
O que sei é que amo, e amo por isso,
Afinal se não amo nunca saberei o que é amar,
Pois amar é a eterna inocência,
E a única inocência é não pensar,
Já que meu pensar é amar você!

®Jorge Bessa Simões

®Velhas Memórias Poéticas. ©Copyright 2013-2026
®Direitos Autorais Reservados. Lei 9.610/98

*Imagem Gerada por IA Baseada em Arquivo Pessoal
©Todos os direitos reservados/2026
 

"Nosso amor existe" (Poesia)

Quando te vi na primeira vez, quase te ignorei,
Mas na segunda vez, procurei para te amar,
E na terceira vez, quando te vi,
Passei a te querer a todo momento.

Assim busquei te amar de maneira diferente,
Busquei nos teus lábios de purpura sagrada,
O que estava guardado para mim,
E juntos fizemos do nosso encontro um sublime ideal.

Foi assim que sonhei com nosso amor sem excrecências,
Um amar sem ser contaminado com a matéria,
Um amor que para nós será para sempre,
Tanto no emocional, sensual, sentimental e espiritual.

®Jorge Bessa Simões

®Velhas Memórias Poéticas. ©Copyright 2013-2026
®Direitos Autorais Reservados. Lei 9.610/98

*Imagem Gerada por IA Baseada em Arquivo Pessoal
©Todos os direitos reservados/2026