quarta-feira, 24 de junho de 2026

"Quando o amor vem" (Poema)

Quando o amor vem, ele chega sem pedir licença, entra em nosso peito e simplesmente a paz diz adeus.
Já vivi esses momentos de amor como se fossem a última vez, aliás talvez até o seja! Mas por que me importar? Não dizem que devemos tudo a esse tal amor?
Sempre ouvi falar que amanhã pode ser tarde e o amor pode não mais esperar, assim no meu peito carreguei essa dor pois foi algo que não pude dividir com quem me atrevi amar um dia.
Até o dia em que num certo outubro, conheci uma outra pessoa que fez esse amor chegar em meu coração novamente, fiquei confuso entre ficar ou partir, uma dor se instalou em meu peito pois o medo que eu tinha ao amor quase derrotou.
Foi assim que senti a sensação doce de saber que novamente esse meu coração, mesmo sabendo que poderia morrer de vez, a você, minha mulher amada, ousou amar e a te pertencer.

®Jorge Bessa Simões

®Velhas Memórias Poéticas. ©Copyright 2013-2026
®Direitos Autorais Reservados. Lei 9.610/98

*Imagem Gerada por IA Baseada em Arquivo Pessoal
©Todos os direitos reservados/2026
 

terça-feira, 23 de junho de 2026

"Uma chama que não pode se apagar" (Poema)

O que nos parte o coração hoje, amanhã será aquilo que nos torna mais fortes, mesmo quando tudo parece que vai desabar, é preciso acreditar que sempre haverá um novo dia à nossa espera, que haverá outra luz, e que poderá ter um outro sentido, ou até mesmo uma outra forma de sentir o nós dois.
E quando esse sentimento chega, sentimos que nosso peito vai explodir, é por isso que nos entregamos, respiramos fundo, e acendemos um fogo que nos aquece por dentro e transforma tudo a nossa volta.
Isso nos faz sentir vivos, é quando nossas ligações se tornam intensas, quentes, a química acerta, trocamos abraços demorados e beijos sem pressa, sem tempo, sem regras, e não conseguimos mais ficar longe um do outro.
Porém, esse é um fogo que precisa ser alimentado, se não ele se apaga, surgem os silêncios, as ausências e as noites frias, ou seja, não basta dizer o que sentimos, precisamos mostrar, com verdade, vontade e entrega, ainda que nem sempre seja tão fácil.
Até porque tem dias que somos atirados ao chão e tudo dói, mas depois nos reerguemos e recomeçamos, porque o caminho não acabou, há muito para vivermos.
Porque nossa ligação intensa pode começar como um novo jogo, transformando nossas vidas em algo mais e com muita entrega, respeito e verdade.
Algo que às vezes é raro, mas é precioso, é como um diamante a ser lapidado, que só irá brilhar quando cuidamos bem dele, por isso sentir é bom, mas, sentir com tudo é ainda melhor.
Porque sem um toque especial, tudo fica insosso, é por isso que na vida, é preciso de um certo tempero em tudo, e esse é o nosso segredo, pois quando soubemos dar sabor ao que vivemos, então, nunca iremos deixar que essa chama se apague em nós.

®Jorge Bessa Simões

®Velhas Memórias Poéticas. ©Copyright 2013-2026
®Direitos Autorais Reservados. Lei 9.610/98

*Imagem Gerada por IA Baseada em Arquivo Pessoal
©Todos os direitos reservados/2026
 

"Nosso casamento, o inicio de uma nova história" (Poema)

Nós sabíamos que nosso casamento, era o inicio de uma nova história, sendo assim, ele deu fim ao romance que começou jovem, para ampliar ainda mais o sentimento adulto que existia em nossos corações.
Algo que iria exigir muita, mas muita dedicação como duas pessoas envolvidas, com isso terminava o "nos conhecer" e começava a concentração, já que o casamento era o fim do namoro provisório.
Com ele começava a nossa vida a dois de uma forma dinâmica, porque após o matrimônio, deu-se o início à consciência do desejo e de um carinho mais profundo, de um amor que seria alimentado todos os dias com o passar dos anos.
Entre nós, começava uma nova fase do conhecimento, algo que seria primordial na nossa convivência, pois haveria a necessidade da confiança e do respeito mútuo.
Para que pudesse sempre existir o verdadeiro sentimento que nos ajudaria a se viver a claridade e não a escuridão, o nosso casamento não foi um acordo para boa convivência, mas é sim à busca do aprimoramento do nosso relacionamento.
Nosso casamento se tornou um pacto, na verdade, sabíamos que o casamento não tinha uma receita certa para se viver só de felicidade, muito pelo contrário, seria uma busca diária do nosso companheirismo.
Assim como duas pessoas, jamais, jamais, iríamos esconder segredos, aliás, isso não deve existir entre duas pessoas que se casam para uma vida inteira.
Porque quando casamos, ainda que tenhamos ideais diferentes, nós sempre tomaremos decisões com o mesmo pensamento, até para que no futuro tenhamos nossos filhos.
Quando desejamos ser felizes no nosso casamento, nós buscaríamos mantê-lo dentro de um tríplice cordão, ou seja, queríamos nos apegar aos ensinamentos do nosso Deus Verdadeiro, pois somente Ele é quem iria nos abençoar.
Desde o inicio tínhamos a plena consciência que poderiam vir algumas dificuldades, afinal, o casamento não é um mar de rosas, mas nós não desanimaríamos, daríamos tempo ao tempo.
Claro que às vezes poderíamos cometer erros, isso faz parte da vida, mas teríamos que aprender a ser humildes como casal e saber pedir perdão quando fosse o caso.
Ainda que seja difícil, às vezes por causa da nossa criação herdada, buscaríamos nos tratar com respeito, e que nunca houvesse gritos entre nós, ou melhor, que tenham sim, gritos, mas que sejam em celebração com a vinda dos nossos filhos no tempo certo.
Teríamos que saber ser bons ouvintes um do outro, e continuar a cada dia a nos tratar com carinho, não nos esquecendo jamais que, a felicidade de um, sempre deverá ser a felicidade do outro.
E um detalhe importante, que nunca nos esquecêssemos, que o casamento é um complemento somatório, não é o término de uma história individual, ao contrário, é o inicio de uma história a dois que poderá se tornar eterna.
Afinal, agora não seríamos mais um, seríamos um para os dois, pois ao final de cada dia, sempre haverá uma nova emoção que irá unir nossos corações para sempre.
Assim foi o nosso casamento, o inicio de uma nova história, com as bênçãos do Verdadeiro Deus.

®Jorge Bessa Simões

®Velhas Memórias Poéticas. ©Copyright 2013-2026
®Direitos Autorais Reservados. Lei 9.610/98

*Imagem Gerada por IA Baseada em Arquivo Pessoal
©Todos os direitos reservados/2026
 

"Mulher que sigo amando" (Poema)

Esse ano, mais uma vez estamos de parabéns, meu amor, são 48 anos que estamos juntos, e apesar de alguns pesares, buscamos viver a nossa felicidade.
Sou grato desde o momento em que você entrou na minha vida, já que desde então, você é a mulher que sigo, melhor, é a mulher que eu aprendi à amar.
Não só me apaixonei por você, já que percebi na verdade, que você seria a mulher que me mostraria como eu poderia amar de novo, e foi assim que te amei, e desde então sigo ao lado teu.
Enxerguei em você, um caminho a ser seguido, uma mulher a ser amada na minha vida, fiz de você o meu futuro de um jeito que nunca havia sonhado antes.
Com seu jeito de menina, você me fez flutuar, me fez ver um caminho para reencontrar o meu coração despedaçado, me tirou do poço profundo onde eu vivia, e me mostrou uma mulher que eu poderia seguir e amar, enquanto durasse o nosso para sempre.
E pensar que eu vivia nas sombras, achando que amar não era a minha realidade, e a felicidade não estava mais ao meu alcance, porém você me fez sentir o amor de um modo intenso e belo.
Sinto-me feliz e protegido ao seu lado, e realizado nesses 48 anos do nosso amor e casamento.
Você é a mulher que sigo amando, ao seu lado compreendi o que é amor de verdade, um amor calmo, ainda que às vezes aja alguns agitos, esse é um sentimento que nos faz bem, e nos fez crescer e seguir adiante, e quem sabe possamos chegar até a eternidade.
Você, mulher que sigo amando, é a luz dos meus olhos, amor da minha vida, e deu-me sentido à minha existência.
Não consigo mais me imaginar no mundo sem você, mulher que aprendi à amar, por isso o meu mundo é muito mais bonito.
Ao completarmos 48 anos do nosso casamento, só posso dizer o quanto sou grato por ser a mulher que você é!
Na verdade, a minha vontade é celebrar por toda a eternidade o nosso amor, peço que nosso Deus Verdadeiro nos permita isso.
É por isso que te amo, mulher que sigo amando.

®Jorge Bessa Simões

®Velhas Memórias Poéticas. ©Copyright 2013-2026
®Direitos Autorais Reservados. Lei 9.610/98

*Imagem Gerada por IA Baseada em Arquivo Pessoal
©Todos os direitos reservados/2026
 

"No tribunal do amor" (Poema)

Ao escrever esse poema, é para dizer o quanto você, minha esposa é muito importante para mim, aliás, não há palavras para descrever o amor que sinto por tudo que você representa na minha vida.
Quero que saiba que desde quando te conheci num dia de outubro, houve um tempo e um sentimento que ficaram marcados num lugar que será sempre lembrado, e que jamais serão esquecidos no meu coração.
Quero que saiba que o mais importante não foi só aquele dia de outubro em que te conheci, mas sim o momento em que você passou a viver dentro de mim, no meu coração, e depois por estarmos juntos já por 49 anos e por termos nos casado a 48 anos.
Porém esses momentos não foram tudo, você é o meu maior momento de todos, dessa forma, se o amor que sinto por você for um sonho. Ah!, quero dormir para sempre.
Aliás, por sua causa, nesses anos todos, tenho tido lindos sonhos, e muitos ainda para sonhar, pois minha vida está cheia de amor.
Se quiser saber o quanto te amo, tente multiplicar as estrelas no céu, pelas gotas do oceano, mas saiba que, o universo e o oceano serão pequenos diante do grande sentimento que tenho por você.
É por isso que as minhas palavras de amor são ditas para você, não só nesse poema ou nas poesias que já escrevi sobre nós, mas também são ditas pessoalmente quando estamos juntinhos, e sempre que no silêncio do meu olhar te vejo, meus olhos falam por mim, desde aquele dia quando nos unimos a 48 anos atrás, até quando durar o nosso para sempre.
E acredite, quando se trata de amor, todo sonho se torna a mais pura realidade, e quando duas pessoas, como nós, se amam, elas não se submetem ou se dominam, na verdade, que as completam.
Como diria um certo cantor; "Não quero ser na tua vida o início, o fim e o meio, mas o início de um começo sem fim, nesse meio de tudo que já vivemos, nesses anos todos."
Assim, uma coisa é certa, "foi no tribunal do amor que tive a minha sentença lida, e a pena que me foi dada, é que eu te ame por toda a vida".

®Jorge Bessa Simões

®Velhas Memórias Poéticas. ©Copyright 2013-2026
®Direitos Autorais Reservados. Lei 9.610/98

*Imagem Gerada por IA Baseada em Arquivo Pessoal
©Todos os direitos reservados/2026
 

segunda-feira, 22 de junho de 2026

"Um milênio para o nosso amor" (Poema)

É meu amor, pode até parecer que é muito, mas é pouco, mesmo depois de 48 anos que já se passaram em nossas vidas, até hoje ainda busco definir tudo o que sinto por você, e por mais que tente, nenhuma palavra jamais definirá o que sinto nesses anos todos do nosso amor.
Sou grato por tudo, por todos os momento que tive ao teu lado, por cada risada, e até mesmo por algumas brigas que aconteceram para nos ajustar e continuar nos amando.
Não posso me esquecer de ser grato por cada segundo da sua paciência, e tudo isso só foi bom, pois eu estava com você e você ao meu lado.
Pode até parecer que é muito, mas foi pouco, e esses 48 anos realmente são, pois ainda sonhamos com o futuro, afinal, acreditamos no mesmo Deus Verdadeiro que nos promete uma eternidade, e eu peço que Ele nos permita vivermos esse nosso amor para sempre, onde tudo poderá ser perfeito.
Por outro lado, fico observando os casais de hoje em dia que estão por ai acreditando que um, dois ou três anos juntos, já é uma eternidade, pois mesmo chegando aos nossos 48 anos juntos, ainda fico imaginando a gente comemorando a eternidade do nosso casamento.
Que nosso Deus Verdadeiro nos permita viver muitos momentos lado a lado, quero poder te abraçar, te beijar, te dar carinho, e poder cumprir com minhas promessas, pois quero minha vida com você, para todo o sempre, e creio que vamos ter, já que te amo muito nesses 48 anos de união, assim vamos aguardar juntos que venha o novo milênio para nos amar para a eternidade.

®Jorge Bessa Simões

®Velhas Memórias Poéticas. ©Copyright 2013-2026
®Direitos Autorais Reservados. Lei 9.610/98

*Imagem Gerada por IA Baseada em Arquivo Pessoal
©Todos os direitos reservados/2026
 

"Nosso sonho de amor" (Poema)

Sonhei com nossas noites cheias de doce harmonia, ouvindo os sons da natureza que gemia, e dos ventos que passavam entre nós como açoites.
Sonhei com as estrelas que sempre nos sorriem nas dobras do úmido e noturno véu, quando nossos corpos se uniam se entrelaçando era como se fossemos voar para o céu.
Sonhei com os regatos que soluçavam, as árvores que murmuravam com a brisa lenta e tardia e o chão relvoso de folhas que nos cobria, com você tão bela, seu rosto de tão lindo que era chegava a ter uma inocência plácida.
Sonhei que te conheci, e nem pressentias sequer como seriam nossos dias com auroras de amor sem fim, sendo levados em asas de um serafim.
Ah! Mulher, quanta esperança vi brilhar nos céus quando o brilho da luz nos olhos teus, fez sorrir em mim aquela criança que fui um dia, e eu te amei, e percebi que no futuro poderíamos viver sonhos loucos de delírios puros, sonhando com você acreditei na eternidade, e refiz o quadro da minha mocidade.
Foi assim que eu sonhava viver nesse mundo, vivenciando um amor profundo que em meu sonho sublime de carinho produz, trazendo em meu coração uma enorme luz.
Em teus olhos castanhos vi meus sonhos amorosos e mais profundos, pois deles partem o brilho mais formoso que serão os raios da luz de um dia gostoso.
Teus cabelos cheirosos tem a áurea que brilha na maciez da sua pele imaculada que sonhei para toda minha vida, quisera ter mil vidas, para andar ao teu lado iluminado pela luz do teu olhar e no mar do teu corpo, para poder te amar beijando seus avermelhados lábios que tornará imortais nossas primaveras.
Desde que te conheci tudo se tornou vasto, belo e eterno, sou feliz com nossa aliança, onde vejo o seu nome escrito, como gostaria que nossas vidas não tivessem fim, e que pudéssemos viver para sempre no seio do infinito.
Ah! Mulher, embora já não seja a mesma menina mulher de outrora, sonhei deixar gravado em seu coração para sempre uma única frase : "Como eu te amo, para que nunca se esqueça, e se lembre desse nosso sonho de amor."

®Jorge Bessa Simões

®Velhas Memórias Poéticas. ©Copyright 2013-2026
®Direitos Autorais Reservados. Lei 9.610/98

*Imagem Gerada por IA Baseada em Arquivo Pessoal
©Todos os direitos reservados/2026
 

"Mulher do meu sonhar" (Poema)

Mulher amada, anjo do meu sonhar que marca o meu viver, musa inspiradora para meus versos.
Teu carinho e compreensão me faz esquecer as lágrimas que um dia dos meus olhos rolaram, sua maneira de ser me levou a buscar novos sonhos, e me ajudou a realizar outros ideais como homem.
Recordando-me dos seus encaracolados cabelos preservados em minhas lembranças, da sua pele banhada pela leve chuva que caia quando trocamos beijos pela primeira vez.
Sem saber você me fortaleceu, e como um poeta apaixonado te traduzo em palavras, recordando os belos e lindos momentos da nossa vida e do nosso sonhar.
Me recordo das nossas juras, e proposta de sempre nos amar enquanto nossos corações pulsarem, não me esqueço do seu lindo olhar e de como és uma mulher envolvente.
Por isso passe o tempo que passar, você sempre será minha mulher menina, anjo do meu realizar, me lembro de você ainda mais desde o nosso encontro que me fez sonhar.
Durante esses 48 anos do nosso casar, aprendi que embora a vida não seja um mar de rosas, superamos muitas coisas em nossas vidas, e como num sonho pra se viver, que nosso amor possa ser sempre o meu sonhar.

®Jorge Bessa Simões

®Velhas Memórias Poéticas. ©Copyright 2013-2026
®Direitos Autorais Reservados. Lei 9.610/98

*Imagem Gerada por IA Baseada em Arquivo Pessoal
©Todos os direitos reservados/2026
 

"Lembra o que te disse quando decidimos nos casar?" (Poema)

Você me disse; 'Até que a morte nos separe.'
E eu te respondi; 'Até que a morte nos separe?'
Que nada, nosso amor será além da morte!

E nós rimos, mas realmente eu levei a sério, então se acaso eu morrer, não se esqueça; 'O nosso casar é além da morte!'.
Afinal nós dois aprendemos que em breve poderemos nos reencontrar no paraíso terrestre, e se pudermos quem sabe, então não possamos continuar a viver o nosso eternamente juntos?

Lembra? Eu não me esqueci...

®Jorge Bessa Simões

®Velhas Memórias Poéticas. ©Copyright 2013-2026
®Direitos Autorais Reservados. Lei 9.610/98

*Imagem Gerada por IA Baseada em Arquivo Pessoal
©Todos os direitos reservados/2026
 

"O nosso para sempre" (Poema)

Lindas são as histórias de amor, e quem ama sempre quer ouvi-las, certo? Então vou tentar compartilhar um pouco da nossa história e dos nossos 48 anos de casados.
Ainda que possam ter acontecido altos e baixos, alegrias ou tristezas, sonhos e desilusões e até algumas decepções, creio que o mais importante foi sabermos superar tudo isso.
Mas três coisas foram muito marcantes em nossas vidas, "primeiro": por termos aprendido a nos amar, "segundo": por termos tidos uma família de verdade, "terceiro": porque acima de tudo isso e sobre todas as coisas, buscamos um Deus Verdadeiro que nos ensinou o caminho da verdadeira felicidade, e transformou nossa união num tríplice cordão.
Assim sinto-me feliz com nossa história de amor, onde apesar dos pesares desse mundo, aprendemos a manter nossa união, nesses 48 anos do nosso casamento.
Para alguns talvez seja só mais uma história de amor, mas para nós é uma vida, aliás, esperamos fazer parte da nossa eternidade, que já estamos vivendo, e é lindo presenciar nossa história e o nosso amor para sempre.

®Jorge Bessa Simões

®Velhas Memórias Poéticas. ©Copyright 2013-2026
®Direitos Autorais Reservados. Lei 9.610/98

*Imagem Gerada por IA Baseada em Arquivo Pessoal
©Todos os direitos reservados/2026