quinta-feira, 25 de junho de 2026

"Por você me sinto levado ao infinito" (Poema)

Quando a vejo caminhar próximo as águas transparentes do mar, e vejo sua quase nudez, sinto a chama do meu amor se acendendo.
Quero dar-te meus beijos frementes neste teu corpo que por mim é amado. Você é como um poema de rara beleza, com estrofes de palavras reluzentes, onde adorno um misto de desejo e pureza.
Em seus contornos nítidos tudo fica patente, e ao vê-la assim próxima as espumas do mar, te amo ainda mais mulher amada.
Ao te ver se aproximar das ondas do mar, é como se você flutuasse sobre elas com seu andar, e o seu corpo onduloso meu coração desarruma. Ao te ver com seus cabelos soltos, quero mais e mais te abraçar e te beijar minha mulher amada.
Quando você minha amada, serena, a mim se achega é como um anjo, e em teus braços me sinto levado ao infinito.

®Jorge Bessa Simões

®Velhas Memórias Poéticas. ©Copyright 2013-2026
®Direitos Autorais Reservados. Lei 9.610/98

*Imagem Gerada por IA Baseada em Arquivo Pessoal
©Todos os direitos reservados/2026
 

"Sintonia de nós" (Poema)

Às vezes temos que aprender o que é união, e saber ouvir o que não chega ser dito, sentir o que pensamos e aquilo que sentimos, a saber mais um do outro através daquilo que sabemos sobre nós.
É por isto que busco aprender a conhecer meu silêncio, entender meu dicionário mudo apenas pelo calar, já que não preciso de palavras para saber sobre você, minha amada, você não vai precisar das palavras para nos entender e saber o que sentimos.
Aprendi a respeitar o mistério que nos une, a força que nos comanda e a energia que sentimos, bem como estou aprendendo a respeitar a capacidade de termos a mesma sintonia que nos une, criando um vinculo que é abençoado por uma força maior.
Juntos podemos aprender o valor de sermos parte do mesmo coração, e estarmos juntos mesmo nos momentos em que estamos separados, tendo a mesma perspectiva única de sabermos o que queremos e sentimos.
Aprendo com essa sintonia que temos muito o que aprender sobre nós, e se a vida nos permitir, que possamos sentir o carinho real, já que somos parte do mesmo coração e vivemos nossa emoção.
Tudo isso pode ser maravilhoso pois a cada drama que nos aconteceu, foi o modo como aprendemos com a vida sobre tudo aquilo que agora sentimos e passamos a acreditar em nós, e não naquilo que um dia quase nos afastou.
Acredito que o que nos une nesta sintonia é o respeito, o carinho, a confiança, o perdão e principalmente o amor, já que o amor é o que nos une através de Verdadeiro Deus!

®Jorge Bessa Simões

®Velhas Memórias Poéticas. ©Copyright 2013-2026
®Direitos Autorais Reservados. Lei 9.610/98

*Imagem Gerada por IA Baseada em Arquivo Pessoal
©Todos os direitos reservados/2026
 

"Agradando minha mulher" (Poema)

Agradar uma mulher, é muito simples! Nos 48 anos que estou com a minha mulher, várias vezes tento, e até consigo agradá-la, amando-a desde o dia em que a conheci num outubro distante.
Assim, não deixo de dizer que a amo, e muitas vezes digo o quanto ela é linda e especial para mim, e sempre que podemos nos lembramos dos nossos muitos momentos nesses anos todos em que estamos juntos.
Por exemplo; Nos lembramos do dia em que nos conhecemos, do nosso primeiro beijo, do dia do nosso casamento, da nossa lua de mel, aliás foram e são muitas às vezes em que celebramos nosso casamento fazendo novas luas de mel, nos lembramos do nascimento dos nossos filhos, e porque não, até das dificuldades que já enfrentamos, essas coisas que as vezes podem passar despercebidas, mas que toca muito o coração de uma mulher.
Outra coisa que sempre faço quando por algum motivo estamos distantes, eu ligo pra ela quando menos está esperando, mando uma mensagem de texto, desejo a ela um "Bom Dia, Boa Tarde, Boa Noite" ou quem sabe um simples, "Oi".
Quando estou com ela, sempre que posso, olho nos olhos dela e digo o quanto a amo, e o quanto ela faz a diferença na minha vida, procuro mostrar que ela é mais especial do que qualquer outra mulher que eu já conheci.
Não deixo ela sentir ciúme das mulheres que me olham, olho para outras, e aponto os defeitos, e digo que ela é muito melhor.
Aprendi a me contentar com a mulher que está ao meu lado, procuro não brincar com os sentimentos dela, e não ignoro os mimos que ela me faz, e quando ela diz que me ama, não duvido, eu a amo ainda mais.
Muitas vezes a abraço de tal forma que ela se sinta dentro de uma fortaleza, um lugar de proteção, deixo que meus braços se tornem o lugar preferido dela, não faço deles as grades de uma prisão.
Faço ela sorrir das nossas bobagens, roubo-lhe um beijo, descolo um "Eu Te Amo", mesmo quando ela estiver com raiva, faço-lhe cócegas, assanho os cabelos dela, e mesmo que o tempo tenha passado faço com que ela sinta o quanto é linda para mim.
Ah! Outra coisa não deixo ela sozinha quando me diz que está triste, e se for para desabafar comigo, busco escutá-la. Procuro não falar algo que ela vá acreditar que não estou nem aí para ela.
Sempre que posso, tento lhe fazer surpresas, lhe dou algumas lembrancinhas, flores e até os chocolates que ela gosta, já tivemos jantar a beira mar, próximo a uma cachoeira, numa varanda aconchegante com uma lareira, enfim, já foram tanto lugares, e ainda poderão vir outros, afinal, qualquer uma das situações acima, sempre foram boas, para nós dois..., rsrsrs.
Ou seja, não foi preciso ser adivinho para entender a minha mulher, apenas sempre busco olhar em seus olhos e entender o seu coração, mas uma coisa que não faço e tentar entender sua mente.
É simples, não?. É assim que sempre que posso busca agradar a amada mulher, afinal, 48 anos juntos é uma vida!

®Jorge Bessa Simões

®Velhas Memórias Poéticas. ©Copyright 2013-2026
®Direitos Autorais Reservados. Lei 9.610/98

*Imagem Gerada por IA Baseada em Arquivo Pessoal
©Todos os direitos reservados/2026
 

quarta-feira, 24 de junho de 2026

"Meu anjo mulher" (Poema)

Desde que a vi, você foi se transformando em uma mulher de angélica aparência, o brilho dos teus olhos ilumina o teu rosto e te faz tão bela, que te concedo um tipo de inocência, como se um anjo em minha vida fosse.
A cada dia teu brilho te transforma numa estrela de sublime transparência, sua beleza e o que me dá o brilho na minha existência, teu corpo celeste de tamanha formosura, tem a luminosa aura branca dando-me a visão do céu.
É por isso que a cada amanhecer, quando meus olhos para o céu se levantam, inundam-se com lágrimas doces, te tornando a mulher dos meus sonhos que a minha vida acalenta, e te tornando para sempre em minhas memórias, o meu anjo mulher.

®Jorge Bessa Simões

®Velhas Memórias Poéticas. ©Copyright 2013-2026
®Direitos Autorais Reservados. Lei 9.610/98

*Imagem Gerada por IA Baseada em Arquivo Pessoal
©Todos os direitos reservados/2026
 

"Nossas juras de amor" (Poema)

Ainda me lembro da noite em que abraçados antes de nos deitar, fizemos nossas juras de amor, será que você ainda se lembra?
Juramos dizer bem baixinho, eu te amo, nos nossos ouvidos, daríamos beijinhos na nuca e ficaríamos nos olhando bem dentro dos olhos, e nos amar sempre, lembra disso minha querida?
Juramos esquecer todas as dores que passamos, e que se cometermos equívocos, nos perdoaríamos, não importava o que houvesse, estaríamos sempre juntinhos até o fim dos nossos dias, se lembra disso meu amor?
Juramos ficar um do ladinho do outro, olhando as estrelas no céu ou vendo a chuva lá fora da janela, lembrando daquela janela em que te conheci num outubro distante, se recorda disso?
Juramos mexer nos cabelos quando deitados, bem agarradinhos, ou no colo um do outro, onde nos olharíamos e daríamos um beijo gostoso e sensual, lembra minha amante amada?
Juramos que se um de nós abrisse a porta do quarto, quem estivesse dormindo primeiro, o outro se deitaria do ladinho, nos abraçaríamos e dormiríamos juntinhos, nos aquecendo até o amanhecer, lembra disto mulher que amo?
Juramos que se ao final do dia, quando a saudade nos lembra da ausência de quem está fora, ao nos reencontrarmos, sorriríamos e nos abraçaríamos bem apertados, creio que se lembra, não é?
Juramos que não teríamos motivos pra sentir ciúmes um do outro, e escrevemos isso numa folha de caderno que dias desse o encontramos, e que nos fez rir das nossas juras de amor.
Com isso de novo juramos que, vamos continuar a nos amar e sermos felizes, como tem sido esses 48 anos em que estamos juntinhos, e que como um jovem casal tínhamos sonhado, e isso não vamos nos esquecer jamais, minha esposa amada!

®Jorge Bessa Simões

®Velhas Memórias Poéticas. ©Copyright 2013-2026
®Direitos Autorais Reservados. Lei 9.610/98

*Imagem Gerada por IA Baseada em Arquivo Pessoal
©Todos os direitos reservados/2026
 

“Tem dia que..." (Poesia)

Tem dia que...
Me bate uma tristeza enorme,
Nesse momento minha vontade é de ficar bem quietinho,
Onde os ruídos do mundo não possam me encontrar.

Tem dia que...
A tais dores antigas dão as caras,
E as lágrimas que deslizam,
Além de volumosas,
Molham não só meus olhos,
Mas também meu coração,
Tudo parece mais difícil do que realmente é,
E as saudades ocupam todo o espaço no peito.

Tem dia que...
A minha respiração se torna áspera,
O sorriso dos meus lábios minguam,
Uma grande tempestade despenca dentro mim,
Meu coração além de encharcado,
Fica totalmente apertado,
Fazendo a minha coragem cochilar um pouco,

Tem dia que...
Tudo que eu mais preciso,
E de você minha amada,
Do seu carinho e do teu colo.

®Jorge Bessa Simões

®Velhas Memórias Poéticas. ©Copyright 2013-2026
®Direitos Autorais Reservados. Lei 9.610/98

*Imagem Gerada por IA Baseada em Arquivo Pessoal
©Todos os direitos reservados/2026
 

"Razões para seguir em frente" (Poema)

Às vezes procurei razões para continuar seguindo em frente, e motivos para sonhar com as maravilhas da vida e do amor, porque era preciso continuar tendo esperança para não me deixar abater pelo medo, já que em alguns momentos da vida simplesmente não soube o que fazer, e eu apenas precisava sentir e entender o amar.
Dizem que o amor tem o poder de salvar uma vida, mas um falso amor ou uma pequena ilusão, pode destruir um mundo por completo. E um mundo como o meu, onde muitas vezes precisei ou precisava de alguém para cuidar ou simplesmente para me dizer: Estou aqui para sarar suas feridas.
A vida, tanto quanto o amor podem nos decepcionar, já que certos sonhos nunca irão se realizar, e o amor é um sentimento que pode trazer felicidade, mas também pode causar a dor, e ainda assim devemos seguir em frente.
Talvez muitos não entenderão minhas palavras, afinal, elas habitam num mundo em que a maioria jamais saberá como ele é ou foi um dia, foram sensações, sonhos e sentimentos que fizeram parte de quem fui algum tempo atrás.
Houve tempos de muita dor, e amar talvez fosse uma loucura só minha, mas não importa, estou aqui sendo louco para continuar seguindo em frente e tendo um intenso sentimento por amar.
Certa vez me mostraram um futuro no qual eu poderia ser livre para amar, para gritar aos ventos que tudo iria passar, pois percebi que a brisa levaria todas as minhas inseguranças, e seguindo em frente busquei um futuro onde dois poderia ser um.
E assim foi ao amar você, me senti como que pegando fogo por dentro, mesmo estando calmo por fora, amar você foi compreender que estava alerta, porém me perguntava: "Será que estamos bem?".
Nessa forma simples do meu novo viver, o meu amar por você, era não ter nenhuma certeza, ainda que soubesse que se eu pulasse de um precipício, você me esperaria lá embaixo para proteger minha queda, pois você me fez ver a vida e a voltar ter o sentimento de amar, agora você era o meu porto seguro.
E nessa aventura que compartilhamos juntos, nesses 48 anos do nosso casar, sempre vou te chamar de minha, pois sei que no seu coração, posso me aquecer na esperança e na certeza de que encontrei o verdadeiro sentido da palavra "amor."
E assim posso te dizer que, não importam os motivos que me fizeram viver tudo o que já vivi, a ponto de quase não mais acreditar no amar, porque desde que te vi pela primeira vez, naquele outubro distante, eu me apaixonei por você, que me deu razões para seguir em frente e poder amar.

®Jorge Bessa Simões

®Velhas Memórias Poéticas. ©Copyright 2013-2026
®Direitos Autorais Reservados. Lei 9.610/98

*Imagem Gerada por IA Baseada em Arquivo Pessoal
©Todos os direitos reservados/2026
 

"Será que ainda existe o amar de verdade?" (Poema)

Pelo que tenho visto, poucos entenderiam sobre o que estou falando, acho que muitos do passado até se esqueceram disso, e alguns nunca conheceram o amor de verdade.
Até porque hoje em dia, a maioria buscam viver em círculos de excitação, só querem saídas rápidas para viverem um momento de paixão, sem querer vínculo com o futuro.
Muitas vezes me questiono porque o verdadeiro sentimento de amar tem sido tão banalizado com o passar dos anos, percebo que alguns até proferem o "te amo!", mas na realidade, tudo que buscam é conforto ou tentam enganar a si mesmos.
Porque tudo que se vê é que, de repente, esse sentimento desaparece sem motivo aparente, revelando na verdade o que, talvez, jamais tenha existido!
Por isso me pergunto; "Será que ainda existe o genuíno sentimento entre duas pessoas? Ou tudo isso é só uma tentativa de preencher um vazio em seus corações?
Se for isso, e eu não tivesse minha amada ao meu lado, creio que seria preferível ficar sozinho, recusando essas mediocridades, mas com o meu sentimento pleno.
Porque desde que nasci, passei a conhecer e a compreender o que é amar de verdade, por isso busquei viver esse sentimento com muita intensidade, e sentir gratidão por aquelas pessoas que se somaram a esses momentos, e que me fizeram chegar até o momento presente.
Creio que isso me trouxe a plenitude da alma, e me fez viver tudo que já vivi até aqui, aqueles momentos foram tão verdadeiros que me entreguei a eles completamente.
Desta maneira aprendi que, felizes são aqueles que experimentam a ternura, a loucura, a diversão, a raiva, a dedicação, a paixão, e o amor que sentem com esse aroma da emoção e nada os separa.
Para alguns pode parecer loucura, mas para mim foi alegria, apesar de algumas lágrimas, afinal, eu vim ao mundo para viver.
Talvez seja por isso que eu tenha compreendido que, quando me entreguei em amar, não era para viver um sonho ou sentir o desespero, para mim amar de verdade foi uma alegria intensa, em especial depois que conheci você minha amada.

®Jorge Bessa Simões

®Velhas Memórias Poéticas. ©Copyright 2013-2026
®Direitos Autorais Reservados. Lei 9.610/98

*Imagem Gerada por IA Baseada em Arquivo Pessoal
©Todos os direitos reservados/2026
 

"Quando o amor vem" (Poema)

Quando o amor vem, ele chega sem pedir licença, entra em nosso peito e simplesmente a paz diz adeus.
Já vivi esses momentos de amor como se fossem a última vez, aliás talvez até o seja! Mas por que me importar? Não dizem que devemos tudo a esse tal amor?
Sempre ouvi falar que amanhã pode ser tarde e o amor pode não mais esperar, assim no meu peito carreguei essa dor pois foi algo que não pude dividir com quem me atrevi amar um dia.
Até o dia em que num certo outubro, conheci uma outra pessoa que fez esse amor chegar em meu coração novamente, fiquei confuso entre ficar ou partir, uma dor se instalou em meu peito pois o medo que eu tinha ao amor quase derrotou.
Foi assim que senti a sensação doce de saber que novamente esse meu coração, mesmo sabendo que poderia morrer de vez, a você, minha mulher amada, ousou amar e a te pertencer.

®Jorge Bessa Simões

®Velhas Memórias Poéticas. ©Copyright 2013-2026
®Direitos Autorais Reservados. Lei 9.610/98

*Imagem Gerada por IA Baseada em Arquivo Pessoal
©Todos os direitos reservados/2026
 

terça-feira, 23 de junho de 2026

"Uma chama que não pode se apagar" (Poema)

O que nos parte o coração hoje, amanhã será aquilo que nos torna mais fortes, mesmo quando tudo parece que vai desabar, é preciso acreditar que sempre haverá um novo dia à nossa espera, que haverá outra luz, e que poderá ter um outro sentido, ou até mesmo uma outra forma de sentir o nós dois.
E quando esse sentimento chega, sentimos que nosso peito vai explodir, é por isso que nos entregamos, respiramos fundo, e acendemos um fogo que nos aquece por dentro e transforma tudo a nossa volta.
Isso nos faz sentir vivos, é quando nossas ligações se tornam intensas, quentes, a química acerta, trocamos abraços demorados e beijos sem pressa, sem tempo, sem regras, e não conseguimos mais ficar longe um do outro.
Porém, esse é um fogo que precisa ser alimentado, se não ele se apaga, surgem os silêncios, as ausências e as noites frias, ou seja, não basta dizer o que sentimos, precisamos mostrar, com verdade, vontade e entrega, ainda que nem sempre seja tão fácil.
Até porque tem dias que somos atirados ao chão e tudo dói, mas depois nos reerguemos e recomeçamos, porque o caminho não acabou, há muito para vivermos.
Porque nossa ligação intensa pode começar como um novo jogo, transformando nossas vidas em algo mais e com muita entrega, respeito e verdade.
Algo que às vezes é raro, mas é precioso, é como um diamante a ser lapidado, que só irá brilhar quando cuidamos bem dele, por isso sentir é bom, mas, sentir com tudo é ainda melhor.
Porque sem um toque especial, tudo fica insosso, é por isso que na vida, é preciso de um certo tempero em tudo, e esse é o nosso segredo, pois quando soubemos dar sabor ao que vivemos, então, nunca iremos deixar que essa chama se apague em nós.

®Jorge Bessa Simões

®Velhas Memórias Poéticas. ©Copyright 2013-2026
®Direitos Autorais Reservados. Lei 9.610/98

*Imagem Gerada por IA Baseada em Arquivo Pessoal
©Todos os direitos reservados/2026