quinta-feira, 25 de junho de 2026

"Agradando minha mulher" (Poema)

Agradar uma mulher, é muito simples! Nos 48 anos que estou com a minha mulher, várias vezes tento, e até consigo agradá-la, apenas a amando desde o dia em que a conheci num outubro distante.
Assim, não deixo de dizer a ela o quanto a amo, muitas vezes digo o quanto ela é linda e especial para mim, e sempre que podemos nos lembramos dos nossos muitos momentos nesses anos todos em que estamos juntos.
Por exemplo; Nos lembramos do dia em que nos conhecemos, do nosso primeiro beijo, do dia do nosso casamento, da nossa lua de mel, aliás foram e são muitas às vezes em que celebramos nosso casamento fazendo novas luas de mel, nos lembramos do nascimento dos nossos filhos, e porque não, até das dificuldades que já enfrentamos, essas coisas que as vezes podem passar despercebidas, mas que toca muito o coração de uma mulher.
Outra coisa que sempre faço quando por algum motivo estamos distantes, eu ligo pra ela quando menos está esperando, mando uma mensagem de texto, desejo a ela um "Bom Dia, Boa Tarde, Boa Noite" ou quem sabe um simples, "Oi".
Quando estou com ela, sempre que posso, olho nos olhos dela e digo o quanto a amo, e o quanto ela faz a diferença na minha vida, procuro mostrar que ela é mais especial do que qualquer outra mulher que eu já conheci.
Não deixo ela sentir ciúme das mulheres que me olham, olho para outras, e aponto os defeitos, e digo que ela é muito melhor.
Aprendi a me contentar com a mulher que está ao meu lado, procuro não brincar com os sentimentos dela, e não ignoro os mimos que ela me faz, e quando ela diz que me ama, não duvido, eu a amo ainda mais.
Muitas vezes a abraço de tal forma que ela se sinta dentro de uma fortaleza, um lugar de proteção, deixo que meus braços se tornem o lugar preferido dela, não faço deles as grades de uma prisão.
Faço ela sorrir das nossas bobagens, roubo-lhe um beijo, descolo um "Eu Te Amo", mesmo quando ela estiver com raiva, faço-lhe cócegas, assanho os cabelos dela, e mesmo que o tempo tenha passado faço com que ela sinta o quanto é linda para mim.
Ah! Outra coisa não deixo ela sozinha quando me diz que está triste, e se for para desabafar comigo, busco escutá-la. Procuro não falar algo que ela vá acreditar que não estou nem aí para ela.
Sempre que posso, tento lhe fazer surpresas, lhe dou algumas lembrancinhas, flores e até os chocolates que ela gosta, já tivemos jantar a beira mar, próximo a uma cachoeira, numa varanda aconchegante com uma lareira, enfim, já foram tanto lugares, e ainda poderão vir outros, afinal, qualquer uma das situações acima, sempre foram boas, para nós dois..., rsrsrs.
Ou seja, não foi preciso ser adivinho para entender a minha mulher, apenas sempre busco olhar em seus olhos e entender o seu coração, mas uma coisa que não faço e tentar entender sua mente.
É simples, não?. É assim que sempre que posso busca agradar a amada mulher, afinal, 48 anos juntos é uma vida!

®Jorge Bessa Simões

®Velhas Memórias Poéticas. ©Copyright 2013-2026
®Direitos Autorais Reservados. Lei 9.610/98

*Imagem Gerada por IA Baseada em Arquivo Pessoal
©Todos os direitos reservados/2026
 

quarta-feira, 24 de junho de 2026

"Meu anjo mulher" (Poema)

Desde que a vi, você foi se transformando em uma mulher de angélica aparência, o brilho dos teus olhos ilumina o teu rosto e te faz tão bela, que te concedo um tipo de inocência, como se um anjo em minha vida fosse.
A cada dia teu brilho te transforma numa estrela de sublime transparência, sua beleza e o que me dá o brilho na minha existência, teu corpo celeste de tamanha formosura, tem a luminosa aura branca dando-me a visão do céu.
É por isso que a cada amanhecer, quando meus olhos para o céu se levantam, inundam-se com lágrimas doces, te tornando a mulher dos meus sonhos que a minha vida acalenta, e te tornando para sempre em minhas memórias, o meu anjo mulher.

®Jorge Bessa Simões

®Velhas Memórias Poéticas. ©Copyright 2013-2026
®Direitos Autorais Reservados. Lei 9.610/98

*Imagem Gerada por IA Baseada em Arquivo Pessoal
©Todos os direitos reservados/2026
 

"Nossas juras de amor" (Poema)

Ainda me lembro da noite em que abraçados antes de nos deitar, fizemos nossas juras de amor, será que você ainda se lembra?
Juramos dizer bem baixinho, eu te amo, nos nossos ouvidos, daríamos beijinhos na nuca e ficaríamos nos olhando bem dentro dos olhos, e nos amar sempre, lembra disso minha querida?
Juramos esquecer todas as dores que passamos, e que se cometermos equívocos, nos perdoaríamos, não importava o que houvesse, estaríamos sempre juntinhos até o fim dos nossos dias, se lembra disso meu amor?
Juramos ficar um do ladinho do outro, olhando as estrelas no céu ou vendo a chuva lá fora da janela, lembrando daquela janela em que te conheci num outubro distante, se recorda disso?
Juramos mexer nos cabelos quando deitados, bem agarradinhos, ou no colo um do outro, onde nos olharíamos e daríamos um beijo gostoso e sensual, lembra minha amante amada?
Juramos que se um de nós abrisse a porta do quarto, quem estivesse dormindo primeiro, o outro se deitaria do ladinho, nos abraçaríamos e dormiríamos juntinhos, nos aquecendo até o amanhecer, lembra disto mulher que amo?
Juramos que se ao final do dia, quando a saudade nos lembra da ausência de quem está fora, ao nos reencontrarmos, sorriríamos e nos abraçaríamos bem apertados, creio que se lembra, não é?
Juramos que não teríamos motivos pra sentir ciúmes um do outro, e escrevemos isso numa folha de caderno que dias desse o encontramos, e que nos fez rir das nossas juras de amor.
Com isso de novo juramos que, vamos continuar a nos amar e sermos felizes, como tem sido esses 48 anos em que estamos juntinhos, e que como um jovem casal tínhamos sonhado, e isso não vamos nos esquecer jamais, minha esposa amada!

®Jorge Bessa Simões

®Velhas Memórias Poéticas. ©Copyright 2013-2026
®Direitos Autorais Reservados. Lei 9.610/98

*Imagem Gerada por IA Baseada em Arquivo Pessoal
©Todos os direitos reservados/2026
 

“Tem dia que..." (Poesia)

Tem dia que...
Me bate uma tristeza enorme,
Nesse momento minha vontade é de ficar bem quietinho,
Onde os ruídos do mundo não possam me encontrar.

Tem dia que...
A tais dores antigas dão as caras,
E as lágrimas que deslizam,
Além de volumosas,
Molham não só meus olhos,
Mas também meu coração,
Tudo parece mais difícil do que realmente é,
E as saudades ocupam todo o espaço no peito.

Tem dia que...
A minha respiração se torna áspera,
O sorriso dos meus lábios minguam,
Uma grande tempestade despenca dentro mim,
Meu coração além de encharcado,
Fica totalmente apertado,
Fazendo a minha coragem cochilar um pouco,

Tem dia que...
Tudo que eu mais preciso,
E de você minha amada,
Do seu carinho e do teu colo.

®Jorge Bessa Simões

®Velhas Memórias Poéticas. ©Copyright 2013-2026
®Direitos Autorais Reservados. Lei 9.610/98

*Imagem Gerada por IA Baseada em Arquivo Pessoal
©Todos os direitos reservados/2026
 

"Razões para seguir em frente" (Poema)

Às vezes procurei razões para continuar seguindo em frente, e motivos para sonhar com as maravilhas da vida e do amor, porque era preciso continuar tendo esperança para não me deixar abater pelo medo, já que em alguns momentos da vida simplesmente não soube o que fazer, e eu apenas precisava sentir e entender o amar.
Dizem que o amor tem o poder de salvar uma vida, mas um falso amor ou uma pequena ilusão, pode destruir um mundo por completo. E um mundo como o meu, onde muitas vezes precisei ou precisava de alguém para cuidar ou simplesmente para me dizer: Estou aqui para sarar suas feridas.
A vida, tanto quanto o amor podem nos decepcionar, já que certos sonhos nunca irão se realizar, e o amor é um sentimento que pode trazer felicidade, mas também pode causar a dor, e ainda assim devemos seguir em frente.
Talvez muitos não entenderão minhas palavras, afinal, elas habitam num mundo em que a maioria jamais saberá como ele é ou foi um dia, foram sensações, sonhos e sentimentos que fizeram parte de quem fui algum tempo atrás.
Houve tempos de muita dor, e amar talvez fosse uma loucura só minha, mas não importa, estou aqui sendo louco para continuar seguindo em frente e tendo um intenso sentimento por amar.
Certa vez me mostraram um futuro no qual eu poderia ser livre para amar, para gritar aos ventos que tudo iria passar, pois percebi que a brisa levaria todas as minhas inseguranças, e seguindo em frente busquei um futuro onde dois poderia ser um.
E assim foi ao amar você, me senti como que pegando fogo por dentro, mesmo estando calmo por fora, amar você foi compreender que estava alerta, porém me perguntava: "Será que estamos bem?".
Nessa forma simples do meu novo viver, o meu amar por você, era não ter nenhuma certeza, ainda que soubesse que se eu pulasse de um precipício, você me esperaria lá embaixo para proteger minha queda, pois você me fez ver a vida e a voltar ter o sentimento de amar, agora você era o meu porto seguro.
E nessa aventura que compartilhamos juntos, nesses 48 anos do nosso casar, sempre vou te chamar de minha, pois sei que no seu coração, posso me aquecer na esperança e na certeza de que encontrei o verdadeiro sentido da palavra "amor."
E assim posso te dizer que, não importam os motivos que me fizeram viver tudo o que já vivi, a ponto de quase não mais acreditar no amar, porque desde que te vi pela primeira vez, naquele outubro distante, eu me apaixonei por você, que me deu razões para seguir em frente e poder amar.

®Jorge Bessa Simões

®Velhas Memórias Poéticas. ©Copyright 2013-2026
®Direitos Autorais Reservados. Lei 9.610/98

*Imagem Gerada por IA Baseada em Arquivo Pessoal
©Todos os direitos reservados/2026
 

"Será que ainda existe o amar de verdade?" (Poema)

Pelo que tenho visto, poucos entenderiam sobre o que estou falando, acho que muitos do passado até se esqueceram disso, e alguns nunca conheceram o amor de verdade.
Até porque hoje em dia, a maioria buscam viver em círculos de excitação, só querem saídas rápidas para viverem um momento de paixão, sem querer vínculo com o futuro.
Muitas vezes me questiono porque o verdadeiro sentimento de amar tem sido tão banalizado com o passar dos anos, percebo que alguns até proferem o "te amo!", mas na realidade, tudo que buscam é conforto ou tentam enganar a si mesmos.
Porque tudo que se vê é que, de repente, esse sentimento desaparece sem motivo aparente, revelando na verdade o que, talvez, jamais tenha existido!
Por isso me pergunto; "Será que ainda existe o genuíno sentimento entre duas pessoas? Ou tudo isso é só uma tentativa de preencher um vazio em seus corações?
Se for isso, e eu não tivesse minha amada ao meu lado, creio que seria preferível ficar sozinho, recusando essas mediocridades, mas com o meu sentimento pleno.
Porque desde que nasci, passei a conhecer e a compreender o que é amar de verdade, por isso busquei viver esse sentimento com muita intensidade, e sentir gratidão por aquelas pessoas que se somaram a esses momentos, e que me fizeram chegar até o momento presente.
Creio que isso me trouxe a plenitude da alma, e me fez viver tudo que já vivi até aqui, aqueles momentos foram tão verdadeiros que me entreguei a eles completamente.
Desta maneira aprendi que, felizes são aqueles que experimentam a ternura, a loucura, a diversão, a raiva, a dedicação, a paixão, e o amor que sentem com esse aroma da emoção e nada os separa.
Para alguns pode parecer loucura, mas para mim foi alegria, apesar de algumas lágrimas, afinal, eu vim ao mundo para viver.
Talvez seja por isso que eu tenha compreendido que, quando me entreguei em amar, não era para viver um sonho ou sentir o desespero, para mim amar de verdade foi uma alegria intensa, em especial depois que conheci você minha amada.

®Jorge Bessa Simões

®Velhas Memórias Poéticas. ©Copyright 2013-2026
®Direitos Autorais Reservados. Lei 9.610/98

*Imagem Gerada por IA Baseada em Arquivo Pessoal
©Todos os direitos reservados/2026
 

"Quando o amor vem" (Poema)

Quando o amor vem, ele chega sem pedir licença, entra em nosso peito e simplesmente a paz diz adeus.
Já vivi esses momentos de amor como se fossem a última vez, aliás talvez até o seja! Mas por que me importar? Não dizem que devemos tudo a esse tal amor?
Sempre ouvi falar que amanhã pode ser tarde e o amor pode não mais esperar, assim no meu peito carreguei essa dor pois foi algo que não pude dividir com quem me atrevi amar um dia.
Até o dia em que num certo outubro, conheci uma outra pessoa que fez esse amor chegar em meu coração novamente, fiquei confuso entre ficar ou partir, uma dor se instalou em meu peito pois o medo que eu tinha ao amor quase derrotou.
Foi assim que senti a sensação doce de saber que novamente esse meu coração, mesmo sabendo que poderia morrer de vez, a você, minha mulher amada, ousou amar e a te pertencer.

®Jorge Bessa Simões

®Velhas Memórias Poéticas. ©Copyright 2013-2026
®Direitos Autorais Reservados. Lei 9.610/98

*Imagem Gerada por IA Baseada em Arquivo Pessoal
©Todos os direitos reservados/2026
 

terça-feira, 23 de junho de 2026

"Uma chama que não pode se apagar" (Poema)

O que nos parte o coração hoje, amanhã será aquilo que nos torna mais fortes, mesmo quando tudo parece que vai desabar, é preciso acreditar que sempre haverá um novo dia à nossa espera, que haverá outra luz, e que poderá ter um outro sentido, ou até mesmo uma outra forma de sentir o nós dois.
E quando esse sentimento chega, sentimos que nosso peito vai explodir, é por isso que nos entregamos, respiramos fundo, e acendemos um fogo que nos aquece por dentro e transforma tudo a nossa volta.
Isso nos faz sentir vivos, é quando nossas ligações se tornam intensas, quentes, a química acerta, trocamos abraços demorados e beijos sem pressa, sem tempo, sem regras, e não conseguimos mais ficar longe um do outro.
Porém, esse é um fogo que precisa ser alimentado, se não ele se apaga, surgem os silêncios, as ausências e as noites frias, ou seja, não basta dizer o que sentimos, precisamos mostrar, com verdade, vontade e entrega, ainda que nem sempre seja tão fácil.
Até porque tem dias que somos atirados ao chão e tudo dói, mas depois nos reerguemos e recomeçamos, porque o caminho não acabou, há muito para vivermos.
Porque nossa ligação intensa pode começar como um novo jogo, transformando nossas vidas em algo mais e com muita entrega, respeito e verdade.
Algo que às vezes é raro, mas é precioso, é como um diamante a ser lapidado, que só irá brilhar quando cuidamos bem dele, por isso sentir é bom, mas, sentir com tudo é ainda melhor.
Porque sem um toque especial, tudo fica insosso, é por isso que na vida, é preciso de um certo tempero em tudo, e esse é o nosso segredo, pois quando soubemos dar sabor ao que vivemos, então, nunca iremos deixar que essa chama se apague em nós.

®Jorge Bessa Simões

®Velhas Memórias Poéticas. ©Copyright 2013-2026
®Direitos Autorais Reservados. Lei 9.610/98

*Imagem Gerada por IA Baseada em Arquivo Pessoal
©Todos os direitos reservados/2026
 

"Nosso casamento, o inicio de uma nova história" (Poema)

Nós sabíamos que nosso casamento, era o inicio de uma nova história, sendo assim, ele deu fim ao romance que começou jovem, para ampliar ainda mais o sentimento adulto que existia em nossos corações.
Algo que iria exigir muita, mas muita dedicação como duas pessoas envolvidas, com isso terminava o "nos conhecer" e começava a concentração, já que o casamento era o fim do namoro provisório.
Com ele começava a nossa vida a dois de uma forma dinâmica, porque após o matrimônio, deu-se o início à consciência do desejo e de um carinho mais profundo, de um amor que seria alimentado todos os dias com o passar dos anos.
Entre nós, começava uma nova fase do conhecimento, algo que seria primordial na nossa convivência, pois haveria a necessidade da confiança e do respeito mútuo.
Para que pudesse sempre existir o verdadeiro sentimento que nos ajudaria a se viver a claridade e não a escuridão, o nosso casamento não foi um acordo para boa convivência, mas é sim à busca do aprimoramento do nosso relacionamento.
Nosso casamento se tornou um pacto, na verdade, sabíamos que o casamento não tinha uma receita certa para se viver só de felicidade, muito pelo contrário, seria uma busca diária do nosso companheirismo.
Assim como duas pessoas, jamais, jamais, iríamos esconder segredos, aliás, isso não deve existir entre duas pessoas que se casam para uma vida inteira.
Porque quando casamos, ainda que tenhamos ideais diferentes, nós sempre tomaremos decisões com o mesmo pensamento, até para que no futuro tenhamos nossos filhos.
Quando desejamos ser felizes no nosso casamento, nós buscaríamos mantê-lo dentro de um tríplice cordão, ou seja, queríamos nos apegar aos ensinamentos do nosso Deus Verdadeiro, pois somente Ele é quem iria nos abençoar.
Desde o inicio tínhamos a plena consciência que poderiam vir algumas dificuldades, afinal, o casamento não é um mar de rosas, mas nós não desanimaríamos, daríamos tempo ao tempo.
Claro que às vezes poderíamos cometer erros, isso faz parte da vida, mas teríamos que aprender a ser humildes como casal e saber pedir perdão quando fosse o caso.
Ainda que seja difícil, às vezes por causa da nossa criação herdada, buscaríamos nos tratar com respeito, e que nunca houvesse gritos entre nós, ou melhor, que tenham sim, gritos, mas que sejam em celebração com a vinda dos nossos filhos no tempo certo.
Teríamos que saber ser bons ouvintes um do outro, e continuar a cada dia a nos tratar com carinho, não nos esquecendo jamais que, a felicidade de um, sempre deverá ser a felicidade do outro.
E um detalhe importante, que nunca nos esquecêssemos, que o casamento é um complemento somatório, não é o término de uma história individual, ao contrário, é o inicio de uma história a dois que poderá se tornar eterna.
Afinal, agora não seríamos mais um, seríamos um para os dois, pois ao final de cada dia, sempre haverá uma nova emoção que irá unir nossos corações para sempre.
Assim foi o nosso casamento, o inicio de uma nova história, com as bênçãos do Verdadeiro Deus.

®Jorge Bessa Simões

®Velhas Memórias Poéticas. ©Copyright 2013-2026
®Direitos Autorais Reservados. Lei 9.610/98

*Imagem Gerada por IA Baseada em Arquivo Pessoal
©Todos os direitos reservados/2026
 

"Mulher que sigo amando" (Poema)

Esse ano, mais uma vez estamos de parabéns, meu amor, são 48 anos que estamos juntos, e apesar de alguns pesares, buscamos viver a nossa felicidade.
Sou grato desde o momento em que você entrou na minha vida, já que desde então, você é a mulher que sigo, melhor, é a mulher que eu aprendi à amar.
Não só me apaixonei por você, já que percebi na verdade, que você seria a mulher que me mostraria como eu poderia amar de novo, e foi assim que te amei, e desde então sigo ao lado teu.
Enxerguei em você, um caminho a ser seguido, uma mulher a ser amada na minha vida, fiz de você o meu futuro de um jeito que nunca havia sonhado antes.
Com seu jeito de menina, você me fez flutuar, me fez ver um caminho para reencontrar o meu coração despedaçado, me tirou do poço profundo onde eu vivia, e me mostrou uma mulher que eu poderia seguir e amar, enquanto durasse o nosso para sempre.
E pensar que eu vivia nas sombras, achando que amar não era a minha realidade, e a felicidade não estava mais ao meu alcance, porém você me fez sentir o amor de um modo intenso e belo.
Sinto-me feliz e protegido ao seu lado, e realizado nesses 48 anos do nosso amor e casamento.
Você é a mulher que sigo amando, ao seu lado compreendi o que é amor de verdade, um amor calmo, ainda que às vezes aja alguns agitos, esse é um sentimento que nos faz bem, e nos fez crescer e seguir adiante, e quem sabe possamos chegar até a eternidade.
Você, mulher que sigo amando, é a luz dos meus olhos, amor da minha vida, e deu-me sentido à minha existência.
Não consigo mais me imaginar no mundo sem você, mulher que aprendi à amar, por isso o meu mundo é muito mais bonito.
Ao completarmos 48 anos do nosso casamento, só posso dizer o quanto sou grato por ser a mulher que você é!
Na verdade, a minha vontade é celebrar por toda a eternidade o nosso amor, peço que nosso Deus Verdadeiro nos permita isso.
É por isso que te amo, mulher que sigo amando.

®Jorge Bessa Simões

®Velhas Memórias Poéticas. ©Copyright 2013-2026
®Direitos Autorais Reservados. Lei 9.610/98

*Imagem Gerada por IA Baseada em Arquivo Pessoal
©Todos os direitos reservados/2026