sábado, 29 de novembro de 2025

*"Costurando meus pedaços" (Uma história que não contam) (Crônica da Vida)

Quando criança tive minha infância violentada e roubada, por medo e vergonha nunca havia contado isso a ninguém, nem mesmo para minha mãe, foi preciso muita coragem para anos depois conseguir fazer isso, e ao mesmo tempo expor essa história que não contam como forma de alerta.
Agradeço a mulher que me tirou dos trilhos do trem onde me descartaram após o ocorrido, acreditando que eu estava morto, depois de ter revelado tudo o que me ocorreu, onde me deram uma surra que me deixou desfalecido.
Mais tarde, por não conseguir conviver com minha família verdadeira, fui criado por outras pessoas que como eu viviam perambulando pelas ruas, foi assim que conheci o pior lado do ser humano, cheguei a descer os últimos degraus da podridão humana, mas graças ao Verdadeiro Deus, sobrevivi a tudo isso, e mantive em mim o meu melhor, ser quem sou e não quem fui.
Com os anos, deixei de ser o garoto para me tornar homem, deixei tudo aquilo que de ruim me acontecerá, e com aquelas lições que a vida me deu, me tornei pai; eu jurei que meus filhos não passariam por tudo o que passei, e creio que consegui.
Entre lágrimas, sorrisos e cicatrizes decidi que poderia lutar pela minha sobrevivência, com o tempo entre uma chance e outra, consegui amenizar um pouco meus sofrimentos e as dores da minha alma.
Levei tempo procurando a cura para meu espírito doente e cansado, já que sempre irei carregar comigo ferimentos que não se curam, vira e mexe eles sangram, literalmente no meu íntimo.
Foram anos vagando na escuridão humana em busca da minha libertação que parecia nunca chegar, nem sei quantas vezes implorei pela morte, a maldade a cada dia me destroçava, e hoje, vejo que ela ainda não mudou, só trocou os personagens e o tempo.
Houve momentos na minha vida em que um simples "Oi" me deixava paralisado, mas finalmente, um dia renasci novamente, acordei com uma mão diante dos meus olhos, me oferecendo, senão a cura de tudo, ao menos para me ensinar a como suportar a vida, e recomeçar uma nova fase da minha história com força e garra.
Com isso aprendi a suportar minhas dores e a cuidar das minhas feridas, porém a batalha que enfrento agora, não é a luta para sobreviver, é a luta daqueles que por incompreensão me apontam o dedo, não só para me acusar, mas para me julgar.
E essa é uma batalha que dói, pois parece que é só essas pessoas que tem a verdade, a minha não conta, e são essas batalhas que hoje me desgastam, física, emocional e até espiritualmente, para piorar me sinto cansado, estou ficando velho e obrigado a assumir minhas limitações físicas, minhas rugas e meus cabelos brancos nessa batalha que tem a força da natureza.
Mesmo assim continuo mergulhado nas responsabilidades e no compromisso dos bons costumes, mas até meu cantar não é mais tão alegre como eu havia aprendido, minha alegria ao amanhecer e ao anoitecer, a cada dia desaparece.
Só me restam a dor da incompreensão, já que essa é uma história que não contam, pois muitos preferem esconde-la para não envergonharem seus falsos pudores, já que essa é uma história que choca.
Minha doença, é aquela que me esmigalha por dentro todos os dias, é algo que no momento não tem cura, é uma dor do espírito que tortura minha alma cansada, e assim logo estará chegando o dia do meu adeus!
Muitos não sabem, mas tudo isso me faz ter noites de longa espera na tentativa de costurar meus pedaços, e assim a insônia se torna minha fiel companheira numa batalha que só terá fim, no dia em que eu morrer.

®Jorge Bessa Simões

®Velhas Memórias Poéticas. Copyright © 2013-2025
®Direitos Autorais Reservados. Lei 9.610/98

*Foto Arquivo Google Imagens.
©Todos os direitos reservados/2025
 

quinta-feira, 27 de novembro de 2025

*"Medo" (Poesia)

Tenho muito medo do futuro, até receio,
Passar pelo o que ainda me está reservado,
Pois a vida até agora só me veio,
Trazer as amarguras que não havia imaginado.

E assim vou amando novamente com anseio,
Dos amores tidos no meu passado,
Já que esse sentimento me envolve em devaneio,
Que de tão doce, tão sublime, fico muito cismado.

O que vou fazer se porém, no fim ou no meio,
Da minha vida, hei de sofrer por estar amando?
Talvez a sorte, (feminina como é), creio,
Faça que meu caminho por você seja mudado.

®Jorge Bessa Simões

®Velhas Memórias Poéticas. Copyright © 2013-2025
®Direitos Autorais Reservados. Lei 9.610/98

*Foto Arquivo Google Imagens.
©Todos os direitos reservados/2025
 

*"Só saberá ou entenderá quando me for" (Poesia)

Como eu amo você! Como te amo!
Acho que você nunca irá compreender,
Não sabe e nem saberá o quanto reclamo,
Tua presença quando não posso te ver!

Se te dissesse como eu te amo,
Tenho duvidas que chegues a entender,
Quando você se vai, distraído te chamo,
E me entristeço quando percebo que não vai me responder!.

Como eu amo você! Como te amo!
Julgo que jamais irá entender,
O quanto em minha vida te reclamo,
Mas só saberá ou entenderá depois que eu morrer!

®Jorge Bessa Simões

®Velhas Memórias Poéticas. Copyright © 2013-2025
®Direitos Autorais Reservados. Lei 9.610/98

*Foto Arquivo Google Imagens.
©Todos os direitos reservados/2025
 

terça-feira, 25 de novembro de 2025

*"Meu coração" (Poesia)

Faz muito tempo que amo uma pessoa,
(Acho que ela nem sabe?!)
Ou melhor, não sei dizer, mas creio que sim,
Nesse amor, culpa alguma me cabe,
Porque quero ama-la mesmo assim!.

Mas meu coração, (e nem ele sabe),
Se para ele é bom ou é ruim,
Até porque mesmo que eu me acabe,
O que ele, (meu coração sabe), é amar minha filha, assim!.

®Jorge Bessa Simões

®Velhas Memórias Poéticas. Copyright © 2013-2025
®Direitos Autorais Reservados. Lei 9.610/98

*Foto Arquivo Google Imagens.
©Todos os direitos reservados/2025
 

*"O amar" (Poesia)

O amar, eu sei é contraproducente,
Parece ser bom, mas traz muitas amarguras,
Também traz tristeza e muitas desventuras,
O amar, ah!. Faz muito mal para gente!

O amar é como ir pela tangente,
Onde no fim teremos dores futura,
Por isso então dentre todas as loucuras,
Amar, vou deixar de repente!

O amar também é contraproducente,
Porque pode e nos traz dores e amarguras,
Assim eu pergunto: "Porque é que a gente,
Mesmo sabendo que um dia, repentinamente,
Nos trará mágoas e tristezas futuras,
Contudo temo que amar, porque amor se sente!"

®Jorge Bessa Simões

®Velhas Memórias Poéticas. Copyright © 2013-2025
®Direitos Autorais Reservados. Lei 9.610/98

*Foto Arquivo Google Imagens.
©Todos os direitos reservados/2025
 

*"Amar demais" (Poesia)

Amar demais é uma grande e dura sina,
Que nos tortura e até nos mágoa,
Pois duro é o caminho que determina,
Se haveremos de sofrer à toa.

Pois sofrer por amar se transforma numa sina,
De quem assim como eu, à toa,
Ama sem saber o que determina,
O meu caminho porque sem amar, não se perdoa.

®Jorge Bessa Simões

®Velhas Memórias Poéticas. Copyright © 2013-2025
®Direitos Autorais Reservados. Lei 9.610/98

*Foto Arquivo Google Imagens.
©Todos os direitos reservados/2025
 

terça-feira, 18 de novembro de 2025

*"A menina que não estava aqui" (Poesia)

Ela não estava mais aqui, nas coisas a mexer,
Ela não estava aqui, a brincar,
Ela não estava aqui, achei que iria morrer,
Ela não estava aqui, e me pus a chorar,
Ela não estava aqui, e comecei a sofrer.

Sem ela aqui, já não consigo cantar,
Sem ela aqui, nem queria viver,
Sem ela aqui, sinto a vida acabar,
Sem ela aqui, estou sempre a me preocupar,
Sem ela aqui, ficou um vazio a preencher,
Sem ela aqui, é uma menina que nunca deixei de amar.

®Jorge Bessa Simões

®Velhas Memórias Poéticas. Copyright © 2013-2025
®Direitos Autorais Reservados. Lei 9.610/98

*Foto Arquivo Google Imagens.
©Todos os direitos reservados/2025
 

*"Poesia" (Poesia)

Afinal, o que é poesia? Onde encontrá-la?
No amor, numa flor se abrindo?
De que modo poderia explicá-la?
Como gostaria de ver alguém por ela sorrindo.

Se outra explicação existe, vou achá-la,
Ou será que a explicação estaria se resumindo,
No sol que dá sua luz a lua para iluminá-la,
Ou no inverno da primavera se despedindo?

Poesia, como explicá-la,
Nisso meu coração tem se haurindo?
Eu desisto! Por um sorriso vou ignorá-la,
Porque poesia e isso ai, ver alguém sorrindo!

®Jorge Bessa Simões

®Velhas Memórias Poéticas. Copyright © 2013-2025
®Direitos Autorais Reservados. Lei 9.610/98

*Foto Arquivo Google Imagens.
©Todos os direitos reservados/2025
 

*"Com a poesia" (Poesia)

Com a poesia eu canto, choro, sofro e rio,
Chego até ser tocado pelo desvario,
Danço como um doido sem pensar,
No espanto que aos outros isso possa causar.

Eu sou assim, como disse loucamente,
Agindo conforme a hora, espontaneamente,
Se não gosto de algo, me rebelo,
Se gosto azar meu, por ela me apego.

No fim das contas para que me apegar,
Em cuidados e apreensões se inutilmente,
Eu bem sei que o meu tempo vai passar,
E no fim, só amarguras vai restar somente.

®Jorge Bessa Simões

®Velhas Memórias Poéticas. Copyright © 2013-2025
®Direitos Autorais Reservados. Lei 9.610/98

*Foto Arquivo Google Imagens.
©Todos os direitos reservados/2025
 

*"Poesias e versos" (Poesia)

Poesias num caderno encerradas,
Esquecidas e empoeiradas,
Ninguém as lerá, estão esquecidas,
Em páginas amareladas e enegrecidas.

Versos grafados, poesias abandonadas,
Em outros cadernos, enclausuradas,
Falam de coisas no coração sentidas,
Falam de coisas acontecidas.

Dizem coisas do coração sentidos,
Mostram sonhos vividos e esquecidos,
Devaneios muitos e amores perdidos,
Sentimentos tantos, mas por poucos vividos.

Poesias e versos entre capas do caderno guardadas,
Para não serem lidas jazem ignoradas,
Não tocaram corações e nem sentidas,
Poesias escritas para nunca serem lidas.

®Jorge Bessa Simões

®Velhas Memórias Poéticas. Copyright © 2013-2025
®Direitos Autorais Reservados. Lei 9.610/98

*Foto Arquivo Google Imagens.
©Todos os direitos reservados/2025
 

*"Cuidador de um idoso" (Crônica da Vida)

Em toda minha vida jamais imaginei que um dia seria cuidador de um idoso, aliás, nunca havia pensado nisso. Muito embora já tenha cuidado de alguns idosos nos últimos anos.
Cada um deles me deixaram lições que nunca mais esqueci, até passar por uma experiência, cuidando de um idoso que fez e faz parte da minha história recente.
Por alguns anos trabalhamos juntos na estrada, ele também fez parte do meu crescimento espiritual, e depois que voltei para a cidade onde ele mora, passei a acompanhá-lo ao saber que por causa da sua idade, enfrentava problemas de saúde, e foi assim que vim ser seu cuidador.
Até que dias desses, num domingo, após preparar seu almoço o chamei para sentar-se à mesa e fazer sua oração, mas após isso, ele desabou por um motivo que eu nunca esperava.
E pensar que como cuidador de idoso, muitas vezes temos que nos acostumar a um certo ritmo, que não é mais o nosso, e dele. Ainda mais por acompanhá-lo dia e noite.
Nos casos das refeições, são momentos que vêm e vão, acontecem muitas conversas que ajudam a passar os dias, até antes de colocá-lo para ir dormir, e assim nossos dias vão se misturando um ao outro, já por algum tempo, e há momentos que ficam comigo.
Foi assim dia desses quando aconteceu um momento que nunca vou me esquecer, estava cumprindo com minha rotina habitual, o havia acordado bem cedo, lhe servido o café e logo fui preparar seu almoço.
Nesse dia, esse idoso que cuido, estava sentado sozinho perto da porta da sala para se aquecer no sol da manhã, ele pareceu-me estar ainda mais cansado do que o normal, talvez pelo peso da idade que avança, mas enfim, não pensei muito sobre isso.
Mas assim que seu almoço ficou pronto o chamei para almoçar, lentamente agarrado ao seu andador ele se achegou a mesa e após sentar-se na cadeira, desejei-lhe uma boa refeição, como sempre faço.
Porém, de repente, ele simplesmente congelou, olhando para a comida, seu rosto desabou e ele começou a chorar.
No começo, entrei em pânico, pensando que havia algo errado com a refeição ou que tivesse feito algo que o magoasse, perguntei a ele se estava bem, levou um minuto, que pareceu uma eternidade, até ele conseguir recuperar o fôlego.
Então ele balançou a cabeça, e conseguiu esboçar um pequeno sorriso através das suas lágrimas e me disse: "Não, não é a comida. É só que, você me fez lembrar da minha esposa. Ela costumava me trazer minha refeição favorita todo domingo, mesmo quando estava cansada. E faz anos que ninguém cuida de mim assim. Que o Verdadeiro Deus te abençoe muito, e obrigado por tudo que você me tem feito nesses últimos dias"
Essa minha experiência, não é sobre o prato preferido, é sobre sermos lembrados quando formos idosos.

®Jorge Bessa Simões

®Velhas Memórias Poéticas. Copyright © 2013-2025
®Direitos Autorais Reservados. Lei 9.610/98

*Imagem Gerada por IA
©Todos os direitos reservados/2025
 

segunda-feira, 17 de novembro de 2025

*"Porque?!..." (Poesia)

Porque me fiz poeta nesta vida,
E faço versos mesmo estando mudo?!.
Porque minha alma no espaço está perdida,
Se meu temperamento é bruto?!...
Porque?. Diga-me porque minha querida!.

Porque enfrento com ardor a quase tudo?!.
Porque travo a luta mais ruim,
No meu sonhar, no meu viver, no meu mundo?!.

Porque cantam as flores,
Quando ao vê-las, dança o colibri,
E quando o vejo brincando com as flores,
Em minha mente vem você?!.

Porque confidencio com as estrelas,
Na madrugada fria, porque?!.
Se ao pesar tais coisas, ao dizê-las,
Meu coração responde: Por você?!.

®Jorge Bessa Simões

®Velhas Memórias Poéticas. Copyright © 2013-2025
®Direitos Autorais Reservados. Lei 9.610/98

*Foto Arquivo Google Imagens.
©Todos os direitos reservados/2025
 

*"Meu coração" (Poesia)

Meu coração já não me permite mais,
Que eu acredite,
Em tudo que me prometem,
Pois ando confundido torpemente.

Meu coração já não me permite mais,
Que eu seja vilipendiado por mentiras,
Ou farsas que me mostram claramente,
O simples retrato de "quem usa, cuida".

Meu coração já não me permite mais,
Crer em promessas repetidas vezes,
E ser sempre explorado,
Pela chantagem de um momento apenas.

Meu coração já não me permite mais,
A ingratidão dos que não me querem,
E tentam me destruir ferozmente,
Para que eu desça a escala mais infame.

Meu coração agora, se é que existe!...
Só se permitirá abrir a gratidão, a empatia,
A compreensão, ao carinho e o amor,
E aos que o reconhecerem simplesmente...,

Do que ele é, e sempre há de ser!...

®Jorge Bessa Simões

®Velhas Memórias Poéticas. Copyright © 2013-2025
®Direitos Autorais Reservados. Lei 9.610/98

*Foto Arquivo Google Imagens.
©Todos os direitos reservados/2025
 

"Penso em você" (Poema)

Penso em você e tremo, evoco seu nome e isso me leva ao templo do meu cismar, da minha voz surge uma prece murmurada, e me traz o medo dentro do tenebroso silêncio da noite.
Penso em você e sinto meu sangue incendiar, cálidas correntes correm dentro da minhas veias, o sangue fervente invade meu ser, então me pergunto: O que você me fez?. O que está acontecendo dentro de mim?. Porque esse fogo liquido faz transbordar lágrimas em gotas dos meus olhos?.
Nesse momento tudo isso me assusta!...
Sim, me assusta porque nesse instante sinto vontade de mortalizar minha alma, e isso me conduz a um exame íntimo de todas as emoções que invadem, estou perdido dentro da noite, suspiro..., soluço..., suplico em vão o seu nome ao vento.
Penso em você e peço as estrelas que me falem de você, nessa confissão dos meus sentimentos, sinto que se renovam a esperança de tê-la ao meu lado, na esperança que você fique junto a mim para sempre, quero sentir o calor do seu corpo junto ao meu, sentir o calor do seu abraço e do afago do teu amor.
Penso em você querendo sentir as delicias dos seus beijos, e a felicidade de ti amar e ser amado, pois o amor é vida, e minha vida sem você nunca será completa.
Por isso penso em você, pois nesse momento descobri o quanto eu te amo!...

®Jorge Bessa Simões

®Velhas Memórias Poéticas. Copyright © 2013-2025
®Direitos Autorais Reservados. Lei 9.610/98

*Foto Arquivo Google Imagens.
©Todos os direitos reservados/2025
 

domingo, 16 de novembro de 2025

*"Desde o dia..." (Poesia)

Sabe...,
Tenho pena de quem ama,
Ou de quem no amor se enleia,
E tendo fé, por duvida receia,
E inutilmente lágrimas derrama,
Que enreda o futuro numa trama,
Colocando seu coração em mão alheia,
Erguendo arranha-céus num chão de areia.

Por isso...,
Com as ilusões que sobraram do meu drama,
Qual um submarino mergulho,
No oceano do meu corpo interior,
Navegando a saudade que me inflama.

E assim...,
Nesse barco que me sobrou,
Na mais premeditada reincidência,
Guardo na minha serena consciência,
O que apenas vivo,
Desde o dia em te amei!

®Jorge Bessa Simões

®Velhas Memórias Poéticas. Copyright © 2013-2025
®Direitos Autorais Reservados. Lei 9.610/98

*Foto Arquivo Google Imagens.
©Todos os direitos reservados/2025
 

*"Saudade" (Poesia)

Saudade, palavra doce,
Porém traduz muito amargor.

Saudade, é uma aventura ausente,
Porém traduz muita dor.

Saudade, é como espinho,
Ainda que cheire a flor.

Saudade, um bem que vem de longe,
É como uma flor plantada no peito que sente,
Sem saber como ou porque,
É um desejo de estar perto ainda que distante,
De quem não está ao lado da gente!.

®Jorge Bessa Simões

®Velhas Memórias Poéticas. Copyright © 2013-2025
®Direitos Autorais Reservados. Lei 9.610/98

*Foto Arquivo Google Imagens.
©Todos os direitos reservados/2025
 

segunda-feira, 10 de novembro de 2025

*"A rosa e a mulher" (Poema)

Existem tantas coisas belas na natureza,
Que alegram esse mundo cheio de tristeza,
E entre todas as belezas as flores tem o seu lugar,
Elas nos trazem em seus coloridos os aromas floridos,
E entre todas as flores olhem bem para a rosa.

A rosa, é uma flor tão bela e formosa,
Que dizem ser ela a flor dos amantes apaixonados,
E exalando seu perfume se destaca com nobreza,
Talvez por isso é de todas as flores a primeira.

É a flor mais cheirosa,
De uma delicadeza sutil,
Parece ser a mais vaidosa,
Entre as flores do mundo e também do Brasil.

Com suas pétalas garbosa de cores bem vistosa,
Se tornou a flor mais bela no jardim das flores,
E também a flor mais inocente,
Bem como a mais contente,
Nas pétalas do seu botão macio é feliz,
Pois satisfeita da vida,
Se tornou a flor preferida dos que tem amor e paixão.

Assim,...
Não importa se amarela, branca, negra ou vermelha,
Não há flor que a ela se assemelha,
Ela é a alegria desse mundo tão triste,
Por isso representa o amor que vem do coração.

É por isso que dela sempre me lembro,
E dessa flor canto em verso e prosa,
Pois toda a beleza que tem uma rosa,
Mostra-me que a rosa não é uma flor,
Uma rosa é uma rosa.

E como a rosa assim também é a mulher,
Que depois dessa rosa flor,
Está entre a mais bela criação de Deus.

Assim a mulher quando exala o seu perfume,
Se torna tão formosa quanto uma rosa,
E mesmo entre os abrolhos brutos no jardim da vida,
Ambas me complementam com seu amor e paixão.

®Jorge Bessa Simões

®Vlhas Memórias Poéticas. Copyright © 2013-2025
®Direitos Autorais Reservados. Lei 9.610/98

*Foto Arquivo Google Imagens.
©Todos os direitos reservados/2025
 

"Desde o dia do dia em que você nasceu" (Poema)

Sinto muito sua falta! Sempre quis que você fizesse parte do meu mundo, da minha vida, mas infelizmente tem certas coisas que nos foge a compreensão, e embora respeite a sua vontade, não é fácil conviver com a saudade e a distância de não estar perto de quem se ama.
Espero e desejo que você esteja se sentindo bem, na verdade, só isso é importante agora, desde o dia do dia em que você nasceu.
Mesmo longe, sinto que estou perto de alguma forma, sei que um dia, ainda que demore, chegará o momento do nosso reencontro e quem sabe compreenderemos a nossa história, até lá, ao menos eu, vou sonhando que tudo possa ser diferente entre nós, ainda que seja difícil esconder e lidar com essa saudade.
Sinto que ela se apodera do meu corpo, sinto tanto sua falta que consigo escutar meu coração chorando, não desejo essa sensação a ninguém, na verdade, ninguém jamais deveria ter de lidar com essa tristeza que me consome desde que nos distanciamos.
Todos os dias fico imaginando como seria nossas vidas se tudo fosse como poderia ter sido e que por incompreensão mútua não foi, não posso continuar nessa cadeia que mantém preso ao que resta do sonho da nossa felicidade.
Gostaria de viver como se você estivesse aqui, mas nem sempre a nossa vontade é a vontade do outro, não é fácil, mas vou tentando.
Hoje mais uma vez é o dia do dia em que você nasceu, não tem como esquecer desse dia, assim, tudo o que te desejo são muitas felicidades e que Deus te abençoe sempre, pois mesmo distantes nesse momento, te amo muito, seja da forma que for.

®Jorge Bessa Simões

®Velhas Memórias Poéticas. Copyright © 2013-2025
®Direitos Autorais Reservados. Lei 9.610/98

*Foto Arquivo Google Imagens.
©Todos os direitos reservados/2025
 

"Valorize quem está ao seu lado" (Crônica da Vida)

A mulher se olhou no espelho, e olhando para o marido que estava sentado na cama perguntou a ele; "Você ainda gosta de mim?"
Quase que sem olhar para ela respondeu; "Como desde o primeiro dia".
Ela colocou as mãos em torno da sua cintura e perguntou-lhe; "Você percebeu que meu corpo não é mais o mesmo de quando nos conhecemos?"
Ele simplesmente respondeu; "Não!".
Então ela colocou as mãos em seus seios e perguntou a ele; "Você já percebeu que meus seios estão ficando pra baixo?"
Ele deu uma olhada muito rápida e respondeu; "Não!".
Em seguida ela ergue o vestido, olha para suas pernas e pergunta; "Você notou que minhas pernas já não são duras e lisas como antes?"
De novo o marido respondeu; "Não!".
A esposa se aproxima do marido e, com lágrimas nos olhos, pergunta a ele; "Então, o que você faz ao meu lado se você não me vê mais, não percebe o quanto meu corpo mudou, dormimos juntos e você não percebe que eu não sou a mesma que ontem?"
Ele levanta o olhar e sorrindo diz; "Muito antes de ver o seu corpo quando te conheci, olhei para o seu modo de ser, muito antes de tocar o seu corpo, senti sua maneira de amar, antes de ver os seus seios levantados, olhei para o seu coração e o senti cheio de bondade, antes de ver sua figura sensual, senti que você era o molde perfeito para semear minha semente, percebi um solo fértil para você ser a mãe dos meus filhos, e mais que tudo isso senti que você é a mulher que eu buscava para estar ao meu lado todos os dias, independente de qualquer coisa, e juntos poderíamos perpetuar a nossa família.
Por isso meu amor, não fique triste com sua aparência, fique feliz por saber como te amo e ainda sinto você, me apaixonei pela sensualidade e bondade de sua alma, não apenas pela beleza do seu corpo."
A esposa através das lágrimas, desenhou um sorriso que fez o seu rosto resplandecer novamente e se sentir mais amada.
Por isso o homem que sabe valorizar a mulher que tem em casa não procura perfeição em seu corpo, afinal, a beleza se acaba com o tempo, mas o amor é o que se vive até o último suspiro.

®Jorge Bessa Simões
(Baseado em Texto de Autoria Desconhecida)

®Velhas Memórias Poéticas. Copyright © 2013-2025
®Direitos Autorais Reservados. Lei 9.610/98

*Foto Arquivo Google Imagens.
©Todos os direitos reservados/2025
 

*"Mutações de uma mulher" (Poesia)

Mulher loirinha, se soubesses,
O que pretendo te dizer,
Mais depressa houvesses,
Das mentiras que te dizem desprender.

Mulher morena, se em meus olhos,
Pudesse ver o que sinto,
Veria em meio aos abrolhos,
Tudo o que te desejo, pois não minto.

Mulher ruivinha, cabelos de fogo,
A tua ausência meu coração destroça,
Se te disser em meu desafogo,
Que a amo, não leve isso por troça.

Linda mulher de cabelos castanhos,
Pretos ou qual cor que sejam,
As mentiras que te contam,
São de tantos tamanhos,
Que esse é meu aviso; "Muitos te invejam!".

Para mim não importa,
Se você é morena ou loirinha,
De cabelos ruivos, castanhos,
Ou pretos quais espanholinha,
Te digo: "Não esqueça jamais dos teus sonhos!".

E se ainda couber mais um aviso,
Que te possa ser carinhoso e que assim seja,
Mulher tome tento, tome juízo,
E que Deus sempre te proteja.

Pensar que fostes criança,
Com todas as suas emoções,
Que se fez menina-moça com muita esperança,
E como mulher com todas as suas mutações,
Torço para que teus sonhos alcança.

®Jorge Bessa Simões

®Velhas Memórias Poéticas. Copyright © 2013-2025
®Direitos Autorais Reservados. Lei 9.610/98

*Foto Arquivo Google Imagens.
©Todos os direitos reservados/2025
 

*"Essas negras mulheres" (Poesia)

Ah! Essas negras mulheres,
Elas são mulheres impressionantes,
Sempre a importar a mais funda ancestralidade,
Úteros de verdades tamanhas,
Geração de vida permanente,
Junto ao silêncio da profusão de cores das formas de vida.

Mulheres negras,
Sois marcas do fundamento da humanidade,
Desde o princípio se espraiam em um planeta sem sentido,
Onde o dar depende do que se tem de volta.

Ah! Essas negras mulheres,
Peles que parecem veludos de conforto e aflição,
Que possuem a sabedoria do porvir,
E que perdoa aqueles que não se fazem irmãos.

®Jorge Bessa Simões

®Velhas Memórias Poéticas. Copyright © 2013-2025
®Direitos Autorais Reservados. Lei 9.610/98

*Foto Arquivo Google Imagens.
©Todos os direitos reservados/2025
 

*"O poder da mulher" (Poema)

A mulher tem um poder incrível que nem ela mesma sabe que tem, é algo magnífico, difícil de dizer, mais vou tentar.
O poder de uma mulher não está só na mera beleza externa, mas na riqueza imensa que tem em seu coração.
O poder de uma mulher tem detalhes que são capazes de conquistar um homem para a vida inteira, porque a mulher é um ser fascinante, e isso não tem uma explicação.
O sorriso de uma mulher por exemplo, entra na alma de um homem, assim ele se torna refém desse sorriso por mais simples que seja, e quando ele se lembra desse sorriso automaticamente irá sorrir também, e isso acontece porque esse sorriso entrou em seu coração contagiando sua alma inteira.
O poder de uma mulher as vezes vem do seu olhar, um olhar fatal da mulher é capaz de fazer o homem perder o chão, é como se seu olhar fosse um enigma pronto a ser desvendado se souber compreender seus olhos.
O poder de uma mulher pode vir da sua voz, a mulher tem uma voz diferente, algo inexplicável acontece, é como se a voz dela viesse do coração direto para fora de uma forma tão linda que se transforma numa melodia, e ao tocar o coração do homem faz sua alma feliz.
O poder de uma mulher pode vir do seu andar e até da forma de jogar seu cabelo para trás, ela tem uma forma única de fazer isso transmitindo uma forma sensual que mexe com qualquer instinto que exista no coração de alguém que quer amar uma mulher.
O poder de uma mulher tem mais detalhes do que pode supor nossa vã expectativa, ela é dona de uma riqueza maior ainda, algo que existe dentro dela que é o seu coração, é onde o amor reside, é onde o amor nasce transmitido a toda criatura que ela colocar no mundo.
O poder de uma mulher faz que quando o homem passa a viver dentro do seu coração, ela passa ser a sua vida, seu mundo, e não existe explicação para isso, pois assim como amor, a mulher não se explica e o poder de uma mulher pode nos construir ou,... nos destruir!

®Jorge Bessa Simões

®Velhas Memórias Poéticas. Copyright © 2013-2025
®Direitos Autorais Reservados. Lei 9.610/98

*Foto Arquivo Google Imagens.
©Todos os direitos reservados/2025
 

sábado, 8 de novembro de 2025

*"Mulher" (Poesia)

Mulher...
Tuas mãos tem a pureza da seda,
Teu coração é de prata,
Símbolo de um grande amor,
Prelúdio de uma bela serenata.

Mulher...
Tua voz me lembra o som das cachoeiras,
Teus olhos tem o brilho que dá luz a vida,
A centelha que vibra teu coração e faz brilhar,
Mesmo em noites enegrecidas.

Mulher...
Teu sono tem um anjo consorte,
Que está sempre a te abraçar,
Fortemente forte,
E sente a doçura dos seus lábios ao te beijar.

Mulher...
Tens o frescor na tua pele,
Da brisa noturna,
Que nos causa arrepios extasiados,
Quando nos amamos todas as noites.

Mulher...
Teus dias tem passado,
E nossos tempos estão avançados,
Mas sei que ainda busca em seus sonhos,
Vivermos eternamente em muitos abraços.

Mulher...
Que eu possa sentir,
Em cada pedacinho do teu corpo o seu perfume,
Que em noites serenas sempre me ama,
E me faz feliz como um dia sonhei.

Mulher,
Que vivamos sempre nossos sonhos,
Afinal você é a mulher,
Que busquei nos meus sonhos.

®Jorge Bessa Simões

®Velhas Memórias Poéticas. Copyright © 2013-2025
®Direitos Autorais Reservados. Lei 9.610/98

*Foto Arquivo Google Imagens.
©Todos os direitos reservados/2025
 

quinta-feira, 6 de novembro de 2025

*"Aprendi com você" (Poesia)

Aprendi a conhecer você,
Assim como os pássaros,
Conhecem seus caminhos,
Sem duvidas, num vôo livre,
Que se abre no infinito.

Aprendi a caminhar com você,
Assim como os rios,
Caminham numa só direção,
Num rumo direto de correnteza,
De passos firmes como as águas.

Aprendi a respeitar você,
Assim como as estrelas,
Respeitam o brilho da lua,
Porque sabem que como ela,
Só existe uma no universo.

Aprendi a brigar com você,
Assim como as ondas do mar,
Brigam e se debatem inutilmente,
E depois se transformarem em suaves espumas,
Nas areias de uma praia.

Aprendi a entender você,
Assim como as montanhas entendem as nuvens,
Que se esticam como que pedindo chuva,
Para refrescar seus vales secos.

Aprendi amar você,
Assim como os pássaros amam a liberdade,
Os rios amam suas águas,
As estrelas amam o céu,
As ondas amam o mar,
E as montanhas amam seus vales.

Aprendi a amar você,
Com o amor mais puro e sublime,
Que já existiu em nós,
Assim como amo ao Verdadeiro Deus,
Eternamente!

®Jorge Bessa Simões

®Velhas Memórias Poéticas. Copyright © 2013-2025
®Direitos Autorais Reservados. Lei 9.610/98

*Foto Arquivo Google Imagens.
©Todos os direitos reservados/2025
 

quarta-feira, 5 de novembro de 2025

*"Pertos e amantes" (Poesia)

Estava sem ninguém,
Você sem ninguém estava também,
Nos diziam que a tal felicidade,
Para todos vem.

Mas em nossos coraçõessó havia solidão,
Nós naquele dia não tinhamos ninguém,
E a infelicidade nós à conheciamos bem,
Então te quis mais perto como amante.

Queria senti-la junto a mim,
Estar com você em todos os instantes,
Tê-la em meu braços e colada ao meu peito,
E assim aplacar nossos sentimentos.

Queria poder te amar a vontade,
E juntos caminharmos por rumos errantes,
Na busca dos sentimentos que de nós ficaram distantes,
Mas que nos uniu e nos fez ficar bem pertos e amantes.

®Jorge Bessa Simões

®Velhas Memórias Poéticas. Copyright © 2013-2025
®Direitos Autorais Reservados. Lei 9.610/98

*Foto Arquivo Google Imagens.
©Todos os direitos reservados/2025
 

"Dilema que carrego" (Poesia)

Te dei amizade quando me sorriste,
Pela primeira vez naquele dia,
Em que buscava algo estando muito triste,
Vi em você o refúgio na sua freguesia.

Te dei o calor do meu abraço quando sentiste,
O beijo que te roubei só por folia,
Entre a censura do teu dedo,
E o convite do teu olhar que me sorria.

Depois disso ficamos juntos quando,
O teu caminho ao meu ficou entrelaçado,
Vieste como minha amada destemida,
Para estar ao meu lado nas horas azedas.

Ou pelas mais suaves das veredas,
E assim amenizar o dilema da minha vida,
Amar ou não amar depois das minhas incertezas,
E fazer de você minha mulher querida?.

®Jorge Bessa Simões

®Velhas Memórias Poéticas. Copyright © 2013-2025
®Direitos Autorais Reservados. Lei 9.610/98

*Foto Arquivo Google Imagens.
©Todos os direitos reservados/2025
 

domingo, 2 de novembro de 2025

*"Caminhos" (Poesia)

Na batalha sem fim dessa vida,
Sem glória quando nos cai,
No coração a palma da vitória.

Eis que uma voz nos chama,
E plena de carinho,
Põe-se a nos enfeitar de flores o caminho,
E sem querer nos põe mais lágrimas nos olhos.

®Jorge Bessa Simões

®Velhas Memórias Poéticas. Copyright © 2013-2025
®Direitos Autorais Reservados. Lei 9.610/98

*Foto Arquivo Google Imagens.
©Todos os direitos reservados/2025
 

*"Fisgada..." (Poema)

Fisgada pela dor do amor, te encontrei, largada e perdida pela estrada, sozinha e desprotegida.
Querendo ter alguma explicação da vida, trêmula, chorosa e com medo de tudo o que pudesse encontrar.
Dormia ao relento, pensando em quem gostava, sonhando com o amor e a tristeza que não acabava.
"Encontrei-a!..." Lhe disse, mas você não me ouviu, não me olhou, estava apenas sonhando com a felicidade que não sentiu.
"Acorde e viva a vida!..." Insisti em lhe dizer, senti meu coração parar diante do seu emudecer, o que será isso? Pensei... Descobri depois que você vivia a sofrer.
Então, também senti raiva daquele que a fisgou, mas tive medo, pois não poderia gostar de você, afinal, o que eu tinha era muito maior, meu sentimento era o de amar você!.
Que se deixou ser fisgada por quem não gostou, que dirá, amou você, e agora era eu a chorar pela dor do amor, já que agora foi você quem me fisgou.

®Jorge Bessa Simões

®Velhas Memórias Poéticas. Copyright © 2013-2025
®Direitos Autorais Reservados. Lei 9.610/98

*Foto Arquivo Google Imagens.
©Todos os direitos reservados/2025