terça-feira, 31 de dezembro de 2024

*"O momento da faxina" (Poema)

Mais um ano se finda, nesse momento vou fazer uma faxina na minha vida, ainda mais por que nesse último ano tudo aconteceu de forma avassaladora, nem tudo que quis realizar consegui, mas o que consegui me deu experiência para suportar o que virá.
Neste último momento que se vai, gostaria de pegar meus medos, problemas, ansiedades, sofrimentos e tudo aquilo que me impediu de ser feliz e jogar fora na lata de lixo para sempre.
Ao terminar essa etapa vou fazer uma faxina na minha vida e limpar tudo aquilo que não me serviu, sem medo de me arrepender.
Espero preparar tudo para o momento que se inicia, embora só mude os números do calendário, muitos problemas precisam ser resolvidos, quem sabe não possa iniciar outras coisas com o novo amanhecer que chegará.
Bora começar a me desfazer de tudo aquilo que em nada me ajuda, não posso perder tempo, estou avançado na idade, cada segundo para mim é valioso demais, tenho que me desfazer de tudo que possa atrapalhar minha próxima etapa.
Sei que preciso de coragem para me livrar do que possa ter construido, porém de nada me valeu, o que ficar é sinal que deu certo, preciso recomeçar e dar uma outra chance para mim mesmo.
Assim que eu continue seguindo em frente sem medos, e por mais que eu ame os que estão a minha volta, não posso me importar demais com os outros.
Nessa faxina tenho que ter coragem para me livrar dos problemas e não fraquejar no primeiro obstáculo do tempo que virá, vou olhar mais para mim, lutar por mim e não desistir de mim, por que ainda que mude o tempo, alguns não mudam, haverá aqueles que ao invés de estenderem as mãos para ajudar, só saberão atirar pedras, vou lutar para que minha vida não se torne pesada demais.
Que eu possa me olhar no espelho nos dias que virão e dizer a mim mesmo; "Eu posso, vou conseguir, tenho fé no meu Deus Verdadeiro e Ele irá me abençoar."
Vou correr riscos, não posso ficar levando uma vidinha mais ou menos, ao término dessa faxina, quero construir uma nova vida com muita fé e coragem, e nos dias que virão, não posso permitir que nada me impeça de ser feliz.

®Jorge Bessa Simões

®Velhas Memórias Poéticas. Copyright © 2013-2025
®Direitos Autorais Reservados. Lei 9.610/98

*Foto Arquivo Google Imagens.
©Todos os direitos reservados/2025
 

sábado, 28 de dezembro de 2024

*"Dois ladrões" (Poema)

Infelizmente na vida temos dois ladrões que podem roubar o nosso tempo e por mais que queiramos eles nunca serão punidos.
O primeiro ladrão que pode nos roubar é o passado, ele é tão egoísta que quer ter você só para ele, por isso emprega as armas que possui para fazer com que usemos o presente para vivê-lo intensamente, na verdade as armas que ele usa contra nós são nossos proprios erros, as frustrações e as lembranças de coisas que não voltarão mais, por isso ao disparar sua arma esse ladrão nos faz viver em lamentações, arrependimento e insatisfações.
Já o segundo ladrão é o futuro, ele usará nosso presente como desculpa para nos fazer viver aquilo que ainda não temos sob pretexto de que é preciso nos preparar para quando viermos a ter.
Esse segundo ladrão usa armadilhas como a ilusão para nos prender naquilo que ainda não temos, e por ser infinito jamais se preocupa quanto tempo vai levar para nos manter prisioneiro de suas surpresas, suas armadilhas quando usadas contra nós nos causa medo pela incerteza do amanhã que ainda não chegou.
Sendo assim que possamos estar sempre atentos para que esses dois ladrões não roubem o presente e nem o futuro se por algum instantes olharmos para trás ou buscarmos enxergar estará adiante, que não nos permitamos que nos levem o agora.
Afinal o ontem já passou e o amanhã ainda não chegou, é por isso que hoje continuamos vivendo só o que temos agora.

®Jorge Bessa Simões
(Baseado em Texto de Autoria Desconhecida)

®Velhas Memórias Poéticas. Copyright © 2013-2025
®Direitos Autorais Reservados. Lei 9.610/98

*Foto Arquivo Google Imagens.
©Todos os direitos reservados/2025
 

terça-feira, 24 de dezembro de 2024

*"Envelhecer" (Poema)

É, envelhecer não é fácil, temos que nos acostumar a caminhar mais devagar, temos que compreender que chegou o momento de dizer adeusa quem éramos e entender quem nos tornamos.
Quando passamos a envelhecer temos que aceitar nosso novo rosto cheio de rugas ou como se diz; "aceitar as cicatrizes do tempo" e aceitar com orgulho nosso novo corpo.
O envelhecer nos faz desprender-se da vergonha, de preconceitos e medo que os anos dão, com isso o melhor é deixar que aconteça o que tiver que acontecer.
Quando envelhecemos temos que entender que devemos deixar ir quem tem que ir embora e ficar quem quiser ficar.
É não, não é fácil envelhecer, afinal é com essa etapa de nossas vidas que iremos a duras pena à aprender a não esperar nada de ninguém, muitos serão os momentos em que estaremos sozinhos, muitas vezes acordaremos sozinhos por que não teremos ninguém sequer para estar ao nosso lado todas as manhãs.
Ao envelhecermos e nos olhar no espelho, a cara que você vê já não será a mesma da juventude, temos que aceitar que tudo acabou ou está se acabando, a vida também.
Ao envelhecer temos de saber dizer adeus aos que vão embora
e nos lembrar daqueles que já se foram, iremos chorar até nos esvaziar ou secar tudo por dentro, para que quem sabe se der tempo novos sorrisos cresçam, outras sonhos ou ilusões e novos desejos.
Por que envelhecer é um processo natural da vida, e como diria um certo cantor; "Saber envelhecer é uma arte, isso eu sei, modéstia à parte!

®Jorge Bessa Simões

®Velhas Memórias Poéticas. Copyright © 2013-2025
®Direitos Autorais Reservados. Lei 9.610/98

*Foto Arquivo Google Imagens.
©Todos os direitos reservados/2025
 

sábado, 21 de dezembro de 2024

*"Não sou poeta" (Poesia)

Nao! Não sou poeta,
Quando muito posso dizer,
Que na verdade sou apenas um aprendiz.

Mas mesmo sendo um aprendiz,
Busco sempre escrever o que sinto,
Ou o que o meu coração me diz.

Se eu fosse um poeta,
Teria que saber como escrever,
Tudo o que trago no meu sentimento.

Desta forma como não sou poeta,
Escrevo o que sinto dentro do meu ser,
Sobre o amor, a alegria, a dor e o meu sofrimento.

Assim como sou simplesmente um aprendiz,
Algumas letras apenas vou rabiscando,
E depois as chamo de poesias ou poemas.

Ou seja não me chamem de poeta,
Porque poeta não pretendo ser e não sou,
Apenas escrevo o que na vida estou sentido.

Escrevo sobre o presente e o que passou,
Sendo um simplesmente aprendiz,
Vou me deixando levar na vida na busca do aprender.

E assim escrevendo vou sempre dizendo,
O que foi a minha vida, meus amores,
E por que não até mesmo todo o meu sofrer.

®Jorge Bessa Simões

®Velhas Memórias Poéticas. Copyright © 2013-2025
®Direitos Autorais Reservados. Lei 9.610/98

*Foto Arquivo Google Imagens.
©Todos os direitos reservados/2025
 

*"Gosto de escrever" (Poesia)

Desde criança sempre tive gosto de escrever,
Me recordo que tudo começou com um diário,
Que sempre o escondia dentro de um armário,
Nele sempre escrevi as confissões do meu viver.

Eram palavras boas ou ruins que falavam da minhas carências,
Outras vezes escrevia várias cartas para minhas amizades,
Ou para pessoas das quais eu amava e delas tinha saudades,
Era um tempo que se enviava por correio as correspondências.

Porém tudo se aprimora e hoje estou numa armadilha,
Vivemos numa era digital neste mundo da computação,
Onde tudo que se escreve logo se compartilha,
E assim agora vou acompanhando toda a evolução.

Ainda escrevo no diário palavras que me vem com emoção,
Tenho recordações na minha memória para palavras espalhar,
Quando passo a escrever demonstrando a minha paixão,
Pois quando me expresso me sinto como uma estrela a brilhar.

®Jorge Bessa Simões

®Velhas Memórias Poéticas. Copyright © 2013-2025
®Direitos Autorais Reservados. Lei 9.610/98

*Foto Arquivo Google Imagens.
©Todos os direitos reservados/2025
 

domingo, 15 de dezembro de 2024

*"O meu passado não é só passado" (Poema)

O meu passado não é só passado, é o meu presente no futuro, por isso acredito que o passado, presente e futuro devem coexistir harmonicamente nas minhas memórias. O passado sempre fará parte de mim porque foi ele que me trouxe até ao presente.
Já o presente de hoje, será o meu passado no futuro; e as minhas escolhas passadas me trouxeram ao presente que vivo neste momento e os meus sonhos presentes me remetem ao futuro.
Com isso a vida me ensinou a nunca priorizar demais um ou outro, tanto quanto não posso me esquecer de nenhum deles para que não surja alguma espécie de desequilíbrio, ou, no mínimo, a hipótese de que algo não está correto, não está bem.
Assim procuro viver a vida um dia por vez, outra lição que o passado me ensinou, com isso busco não deixar de viver bem o meu presente, e ainda que possa estar infeliz no momento, procuro sempre ter motivos para me contentar com tudo o que tem nele, assim não vivo sonhando com um tempo incerto que ainda nem chegou mas, quiçá, em breve chegará.
Desta forma tanto o passado como o presente me fazem colocar tudo que sonho em prol de um futuro que em breve poderá chegar, se não agora, daqui há pouco.

®Jorge Bessa Simões

®Memórias Poéticas. Copyright © 2013-2024
®Direitos Autorais Reservados. Lei 9.610/98

*Foto Arquivo Google Imagens.
©Todos os direitos reservados/2024
 

quinta-feira, 5 de dezembro de 2024

*"Completo na vida que vivi" (Poema)

Sou homem feito de uma criança, grande de quem já foi pequeno, sonhador e muitas vezes pensativo, mas o tempo está passando e me fazendo alguém cansado.
Mas sei que agora eu sou o que sempre quis ser, não tenho nenhuma riqueza, tampouco algum titulo de nobreza, na verdade a vida me ensinou a ser simples na arte de viver e sorrir.
Mesmo que às vezes eu chore, busco o meu cantar ainda que outras eu me cale, sempre busquei quem eu amo, mesmo sabendo que sou ferido ao amar, ainda assim amo porque sei que sem amor não há vida em meu corpo.
Como poeta faço versos para uma poesia ou poema, digo o que sinto em frases que às vezes nem eu entendo, mas ainda assim eu digo, eu posso, consigo, tento, mesmo que às vezes falhe como tudo e todos falham.
Jamais pretendi ser o mais correto dos homens, tampouco ser o mais errado, na verdade eu quero ser apenas eu, o único que me entende.
Não peço a eternidade, até porque sei que a eternidade termina dia após dia, mas enquanto viver tenho novos planos tanto quanto busco andar por novos caminhos, nenhum desejo meu é o mesmo de ontem, porém meu desejo é o de viver eternamente ao lado de quem amo, mesmo sabendo que este desejo é só meu, ainda que eu saiba que às vezes ele pode findar a cada dia que termina.
Por isso não deixo o dia passar para dizer a alguém que eu amo, até porque quando vem a noite tanto eu quanto quem eu amo iremos dormir e não sabemos se haverá um novo dia, até por que amanhã muitas vezes pode ser tarde demais, o minuto seguinte também pode ser tarde.
Assim quando inicio uma frase nas minhas palavras, versos, poesias ou poema, busco termina-la para não deixar nada incompleto na minha vida, porque nada na minha vida eu vivi de forma incompleta, tudo que vivi ou amei foi de forma intensa, nada na minha vida precisou de um talvez para se concretizar.
E mesmo sendo quem sou, esse poeta envelhecido pelo tempo, não poderia me descrever de forma incompleta, já que tudo o que sinto em meu peito me faz completo na vida que vivi.

®Jorge Bessa Simões

®Velhas Memórias Poéticas. Copyright © 2013-2024
®Direitos Autorais Reservados. Lei 9.610/98

*Foto Arquivo Google Imagens.
©Todos os direitos reservados/2024