terça-feira, 28 de maio de 2024

*"Beijar teus pés" (Poesia)

Amada minha,
Permita-me beijar teus pés.

Pois compreendo a cada momento,
Que é através deles,
Que posso subir ao encontro do seu coração,
Para te amar cada vez mais.

®Jorge Bessa Simões

®Velhas Memórias Poéticas. Copyright © 2013-2024
®Direitos Autorais Reservados. Lei 9.610/98

*Foto Arquivo Google Imagens.
©Todos os direitos reservados/2024
 

segunda-feira, 27 de maio de 2024

"Meu coração em seus olhos" (Poema)

Não acreditava que tinha um coração,
Até olhar dentro dos seus olhos,
Nunca mais me atrevi a sonhar,
Até olhar dentro dos seus olhos.

Não acreditava que a alegria do amor fosse me tocar,
Até olhar dentro dos seus olhos,
Não sentia mais o sol brilhar,
Até olhar dentro dos seus olhos.

Não acreditava que minha corrida estava ganha,
Não acreditava que precisava de alguém,
Para escrever as poesias e poemas que escrevo,
Até olhar dentro dos seus olhos.

Minhas palavras tem outro som,
Quando escrevo para você,
Descobri que o meu amor está nos seus olhos,
Assim que possa fixar meus olhos aos olhos seus.

Que possa realizar esse sonho que passei a viver,
Já que ao olhar nos seus olhos uma janela se abriu,
E minha vida não é mais solitária,
Desde que olhei dentro dos seus olhos.

Meu coração se fez prisioneiro,
Desde que olhei dentro dos seus olhos.

Cai debaixo do seu olhar,
Senti que minhas verdades foram descobertas,
Que todos os meus erros foram perdoados,
Depois que olhei dentro dos seus olhos.

Percebi o quão tolo eu vinha sendo,
Mas ao perceber que meu amor,
Estava nos seus olhos,
Meu coração se tornou límpido diante dos seus olhos.

®Jorge Bessa Simões

®Velhas Memórias Poéticas. Copyright © 2013-2024
®Direitos Autorais Reservados. Lei 9.610/98

*Foto Arquivo Google Imagens.
©Todos os direitos reservados/2024
 

sábado, 25 de maio de 2024

"Matheus, meu netinho" (Poema)

Ao ver a sua primeira fotinho senti que a sua presença em nossas vidas poderá ser de uma felicidade imensa, para mim, seu avô, desde que soube do seu nascimento, ganhei um novo motivo para sorrir.
Mesmo assim me desculpe se por causa da minha emoção, mesmo com lágrimas nos olhos, de alegria, eu posso imaginar ver você crescendo cada dia mais.
Tenho certeza que você foi um presente que o Verdadeiro Deus enviou para todos nós, e que atravessou o meu caminho com muita luz, aliás foi como um raio de esperança, como uma chuva fininha, que cai e acalma o calor.
Vendo seu rostinho miúdo iluminado, até mesmo minhas mágoas você espantou, enxugou minha tristeza, acendeu minha alegria, e sem saber, você veio para me encantar, já que no meu silêncio fiquei imaginando você me chamando de “vovô”.
Sem você saber ainda, sua chegada é como um sonho que renasce, e faz brotar a esperança, vendo esse rosto de criança que chegou na hora certa, alegrando meu caminho, é como se você fosse um passarinho que chegou voando por trilha certa, e pousou na minha e em nossas vidas para eternizar nossos sonhos, reavivando a esperança para todos nós como sua família.
Você ainda não pede nada, só doa, só precisa ser amado, ser abençoado, tenho muita fé que você chegou para somar todos nós a sua volta com muito carinho, nos dando a certeza de que vale a pena sonhar.
Com muito amor, mesmo que ainda não possa entender, você é o “bisunguinho" de todos nós, é com alegria no coração que assim carinhosamente vou brincar de vovô com você, meu netinho.

Seja bem vindo, te amamos muito desde o momento em que você estava sendo gerado...

®Jorge Bessa Simões

®Velhas Memórias Poéticas. Copyright © 2013-2024
®Direitos Autorais Reservados. Lei 9.610/98

*Foto Arquivo Google Imagens.
©Todos os direitos reservados/2024
 

"Sempre" (Fraseando)

Lembrei-me que ontem te amava tanto quanto hoje, amanhã tenho um pedido a te fazer..., me permita continuar te amando ainda mais do que já te amo sempre?

®Jorge Bessa Simões

®Velhas Memórias Poéticas. Copyright © 2013-2024
®Direitos Autorais Reservados. Lei 9.610/98

*Foto Arquivo Google Imagens.
©Todos os direitos reservados/2024
 

"Era pedir demais?" (Poema)

Em minha vida houve um momento de grande escuridão, embora caminhasse ao lado de muitos que me faziam feliz, existia algo que me entristecia muito, alguém muito especial fora arrancada do meu coração de uma forma trágica.
Porém essa foi uma verdade que ficou escondida no meu peito, por muitos anos, pois me causava muitas tristezas, meu coração sentia a dor e a falta de quem não poderia mais sentir meu abraço, e eu não sentiria o sabor de seus lábios.
Mesmo nas minhas memórias do tempo em que vivia, eu precisava encontrar um outro alguém, desde a minha infância roubada, meus caminhos não foram de flores, meu coração precisava se reencontrar, por isso meus sonhos era de ter alguém ao meu lado.
Minha árvore da vida precisava florescer, mas para que isso acontecesse teria que ser alguém que buscasse os mesmos sonhos que eu, que poderiam ser bons ou se tornarem pesadelos, que juntos não desistíssemos de nós, que em nossos corações soubéssemos que tudo poderia ser diferente em nossas vidas.
Eu tinha esperança não importava as dificuldades, quando a encontrasse buscaríamos superar os problemas e nossos pesadelos deixariam de existir, acreditava que nossos caminhos abririam outros horizontes, e a luz passaria a brilhar, nossos sonhos se tornariam real, e assim começaríamos a superar os obstáculos, não importava as cicatrizes ou o tempo perdido.
Nossos caminhos iriam florir, sentiríamos o calor de nossos abraços dali pra frente, nossas vidas fariam parte de um mesmo caminho, ainda que pudessem existir obstáculos.
Juntos superaríamos tudo, teríamos novos sonhos e a felicidade em nossas vidas não deixaria que nossos corações sentisse as tristezas do passado, enfim, teríamos a certeza de ser nós dois, só nós dois, como um só coração.
Será que depois de tudo que aconteceu na minha vida, era pedir demais?

®Jorge Bessa Simões

®Velhas Memórias Poéticas. Copyright © 2013-2024
®Direitos Autorais Reservados. Lei 9.610/98

*Foto Arquivo Google Imagens.
©Todos os direitos reservados/2024
 

terça-feira, 21 de maio de 2024

"Voltar atrás na vida?" (Poema)

Voltar atrás na vida de que me adiantaria? Se fizesse isso acabaria pulando algumas etapas sem as quais talvez não iria amadurecer, e com certeza as minhas fraquezas não seriam mais forte.
Assim se quero achar o meu melhor caminho não posso andar para trás, pois sei que o que procuro está no futuro, por isso vou deixar de lado minhas duvidas e as transformar em certeza.
Vou ouvir a voz que vem do meu coração escutando melhor as palavras da razão que estão dizendo para mim mesmo o quanto posso ser melhor, e se alguns não quiserem ver minha transformação, que eu viva o melhor de tudo com muita emoção.
Sempre procurei espalhar a minha volta tudo aquilo que aprendi a valorizar, creio que meus acertos foram muito mais que meus erros, já que é com as consequências das minhas escolhas que permito escutar melhor o meu discernimento.
Busco entender que o que mais preciso não está nos olhos de quem me vê, pois algumas vezes nada acontece da maneira que planejei, mas sei que no final de tudo serão minhas atitudes e minhas escolhas que me mostrarão qual foi o meu melhor caminho, sem que para isso precise voltar atrás na vida para consertar aquilo que não foi só meus desacertos.

®Jorge Bessa Simões

®Velhas Memórias Poéticas. Copyright © 2013-2024
®Direitos Autorais Reservados. Lei 9.610/98

*Foto Arquivo Google Imagens.
©Todos os direitos reservados/2024
 

segunda-feira, 20 de maio de 2024

"Rever o passado não posso mais" (Poema)

Quantas vezes me pergunto: "Voltar no tempo, o que mudaria?"
Na verdade, sei que não posso voltar no tempo, e assim não poderei mudar nada, já que cada erro que aconteceu foram experiências das minhas decisões baseadas nas escolhas e atitudes sobre o que fiz, ou seja, é um aprendizado.
As consequências de tudo sei que vou levar por toda vida, tanto quanto os acertos, mas se pudesse mudar algumas coisas no passado, com certeza começaria pelo amor iludido ou o não correspondido, apagaria as lembranças ruins e deletaria todas as pessoas falsas que cruzaram meu caminho.
Porém se fizesse isso não estaria voltando a estaca zero da minha vida? E ai do que adiantaria mudar o passado se ele já aconteceu? Quer dizer, na verdade o que eu teria de mudar tinha que ser o tempo de hoje, este sim!
Até para que o amanhã possa ser diferente, mas não posso me esquecer que desta forma o que busco seria um amanhã único que fosse capaz de fazer da minha vida tudo perfeito.
Até certo ponto isso poderia ser possível, já que os ensinamentos que recebo me garantem que um dia haverá um mundo de pessoas perfeitas no futuro, ou seja, só tenho que acreditar que sou capaz de aprender com meus erros para ser merecedor de usufruir desse momento prometido pelo meu Verdadeiro Deus.
Enquanto isso tenho que aprender e não me esquecer que, errar uma vez é humano, duas também, mas se errar a terceira vez, ah isso é uma grande burrice.
Quer dizer, se pudesse voltar no tempo para mudar algumas coisas, isto seria uma grande idiotice, porque ai deixaria de aprender com meus erros e acertos e se as pessoas erradas não tivessem aparecido na minha vida, as boas nunca chegariam, e se eu não tivesse passado por uma grande dificuldade, não seria quem sou.
Tive que acreditar que sou capaz, não só de ser diferente, mas também fazer a diferença, de acreditar no presente e no futuro e deixar o passado de lado, afinal tenho que me lembrar que cada novo dia é um novo capítulo na história da minha vida, e eu não posso começar os próximos capítulos se continuar revendo o tempo passado, mesmo tendo aprendido muito com ele.

®Jorge Bessa Simões

®Velhas Memórias Poéticas. Copyright © 2013-2024
®Direitos Autorais Reservados. Lei 9.610/98

*Foto Arquivo Google Imagens.
©Todos os direitos reservados/2024
 

"Chega" (Poesia)

Chega ser angustiante quando se quer estar próximo de alguém, mas não depende só de mim para isso acontecer.

®Jorge Bessa Simões

®Velhas Memórias Poéticas. Copyright © 2013-2024
®Direitos Autorais Reservados. Lei 9.610/98

*Foto Arquivo Google Imagens.
©Todos os direitos reservados/2024
 

*"Não!" (Fraseando)

Não podemos nos envergonhar do passado, mas podemos sim, nos envergonhar do medo que tivemos daquilo que deixamos de fazer.

®Jorge Bessa Simões

®Velhas Memórias Poéticas. Copyright © 2013-2024
®Direitos Autorais Reservados. Lei 9.610/98

*Foto Arquivo Google Imagens.
©Todos os direitos reservados/2024
 

"A vida é como uma estrada" (Poesia)

A vida é como uma estrada reta,
Ela tem início, meio e fim,
Porém sempre haverá curvas, subidas e descidas,
Essa estrada é como nossa vida,
Com altos e baixos e outros tantos imprevistos.

Cada placa de sinalização dessa estrada,
É como alertas que recebemos na vida,
Que nos protege durante nossa viagem,
Pelos caminhos da vida.

Os acostamentos dessa estrada,
São como os refúgios que buscamos na vida,
Para recuperar nossas forças e superar as dificuldades,
E nos fortalecer durante essa viagem chamada vida.

Ou seja, a vida é como uma estrada,
Não importa como nós usufruímos ela.

O mais importante é sabermos valorizar,
As paisagens que passam ante nossos olhos,
Algumas delas podem alegrar nosso coração,
E nos dar um vislumbre do paraíso que aguardamos.

Assim que aproveitemos a viagem desta vida,
E por mais reta que possa ser essa estrada,
Sempre haverá curvas, subidas e descidas,
Pois a vida é como uma estrada.

®Jorge Bessa Simões

®Velhas Memórias Poéticas. Copyright © 2013-2024
®Direitos Autorais Reservados. Lei 9.610/98

*Foto Arquivo Google Imagens.
©Todos os direitos reservados/2024
 

"Infelizmente nunca..., será!" (Poema)

Fizemos juras e promessas de amor para estarmos juntos em todos os momentos de nossas vidas, fossem bons ou ruins, e nos amaríamos sentindo o calor e o cheiro dos nossos corpos todos os dias.
Imaginamos nossos poros exalando um inebriante perfume, cada pedacinho de nós, nos elevariam a mil imaginações, e juntos nos fundiríamos num só corpo.
E o que mais amaríamos nisso tudo?
Era saber que poderíamos viver tudo isso, todos os dias se estivéssemos ficado juntos, e isso confirmaria o quanto poderíamos ser felizes.
Mas, chegou o dia em que partimos cada um para lados diferentes da vida, mesmo assim, eu gostaria que você se lembrasse que uma vez te amei tanto e poderia te amar sempre, todos os dias em que juntos pudéssemos estar, mas que infelizmente nunca estaremos.
Você buscou um outro caminho na vida mesmo dizendo que me amava, dessa maneira, nunca mais saberemos como tudo poderia ter sido e não foi, e infelizmente nunca..., será!.

®Jorge Bessa Simões

®Velhas Memórias Poéticas. Copyright © 2013-2024
®Direitos Autorais Reservados. Lei 9.610/98

*Foto Arquivo Google Imagens.
©Todos os direitos reservados/2024
 

"Devaneio paternal" (Crônica da Vida)

Certa vez, um pai se viu em dias de muitas tristezas, ele jamais havia se arrependido de certas escolhas que lhe foram impostas na vida.
Mesmo naqueles dias tudo o que ele gostaria era viver seu sonho sonhado de um amor paternal reprimido por anos, ele tinha vivido muitas histórias na vida, porém tinha uma em especial que lhe foi negado por muito tempo.
E quando lhe foi revelada o que poderia ser a realização de um sonho, tristemente se transformou em um pesadelo, o que tinha sido alegria e felicidade após a revelação daquele pedaço da sua vida, se tornou uma grande decepção, foi como se os seus sentimentos não existissem ou não tivessem valor.
Até então aquele pai nunca tinha se arrependido de nada, pois se tivesse se arrependido de alguma coisa, não teria valido a pena viver ou lutar por tudo que ele sonhara.
Porém parte da história que era para ser a realização de um lindo sonho, acabou se transformando no seu pior pesadelo, e sem perceber lhe ensinaram a se arrepender.
Pois naqueles dias aquele pai se sentiu como um tolo com aquele devaneio paternal, pela primeira vez na vida aquele homem veio à se arrepender, pois por muitas incompreensões, ele foi rejeitado como pai por sua própria filha.
Seu coração foi esmagado pelo arrependimento de ter sonhado um sonho que lhe fora negado, e que no final, se transformou no seu maior pesadelo.

®Jorge Bessa Simões

®Velhas Memórias Poéticas. Copyright © 2013-2024
®Direitos Autorais Reservados. Lei 9.610/98

*Foto Arquivo Google Imagens.
©Todos os direitos reservados/2024
 

"Deletado do álbum de fotografias" (Poema)

Abrindo páginas de uma certa rede social olhava as fotografias nos álbuns de algumas pessoas mais próximas a mim, eu sorria observando as imagens eternizadas de todas elas, mas de repente, meu sorriso foi perdendo a alegria e se transformou numa tristeza da qual não gostaria de ter sentindo.
Percebo que em alguns álbuns minhas fotos se tornaram ausentes, nesse instante me recordo que em algumas imagens eu era presente, tudo era mais vivo, colorido, emocionante, até que nas edições dessas imagens fui sendo excluído, só restaram as minhas recordações que agora guardo na retina das minhas memórias.
Fico triste, percebo que por causa das circunstâncias da vida não estou sendo deletado só desses álbuns, mas tenho a impressão que aos poucos estou sendo esquecido por alguns, talvez por não ter mais importância nas vidas deles.
"O tempo tem passado rápido demais, talvez aqueles momentos possam ter um lugar reservado em algum pen-drive jogado no fundo de uma gaveta qualquer. Pois pelo jeito já não faço mais parte do presente e em breve nem do futuro de alguns."
Assim, o que posso dizer sobre estar sendo deletado dos álbuns de fotografias? Nada?
Mas minha tristeza se torna maior, pois percebo que além de estar sendo deletado da vida fotográfica de alguns, aos poucos estou sendo delatado também dos corações de muitos.
Talvez por estar ficando velho e ninguém quer esse tipo de imagem em seus álbuns cheios de pessoas mais jovens.
Ou seja, percebo que logo o tempo também se encarregará de me deletar da vida de todos.

®Jorge Bessa Simões

®Velhas Memórias Poéticas. Copyright © 2013-2024
®Direitos Autorais Reservados. Lei 9.610/98

*Foto Arquivo Google Imagens.
©Todos os direitos reservados/2024
 

"Um pequeno pedido" (Poema)

Quando digo que ao morrer não quero flores em meu funeral, algumas pessoas não entendem bem o porque, então vou em poucas palavras tentar resumir.
"Aos que quiserem me dar algo como carinho após minha morte, por favor!
Me deem em vida e não quando eu morrer, até porque depois que morrer não terei como usufruir mais nada, tampouco como agradecer pelo presente, já que para mim tudo terá se acabado, e desta forma de que me adiantarão até mesmo as flores?
E depois se é para enfeitar o meu funeral, não o façam com as flores, basta a presença de cada um, em especial daqueles que souberam valorizar minha presença, minha amizade, meu carinho e meus sentimentos por todos que passaram em minha vida enquanto eu estive aqui!
Assim, não destruam a natureza, não deixem feia a paisagem tão bela por minha causa!!!"
E que meu Verdadeiro Deus permita, se assim eu for merecedor, os ver na minha ressurreição aqui mesmo na terra muito em breve, assim até lá então!

®Jorge Bessa Simões

®Velhas Memórias Poéticas. Copyright © 2013-2024
®Direitos Autorais Reservados. Lei 9.610/98

*Foto Arquivo Google Imagens.
©Todos os direitos reservados/2024
 

"Com fé e amor poderei ser feliz?" (Poema)

Tenho aprendido nessa minha jornada que devo tudo ao meu Verdadeiro Deus, que não me pede nada em troca, há não ser que eu seja o mesmo no amor por Ele e ao próximo.
Porém, abaixo Dele às vezes, descubro o doce amargo da minha felicidade, mas é o que me faz forte para suportar todas as dificuldades e tristezas nessa minha caminhada.
Assim para aqueles que acham que me conhecem, me perdoem se meu sorriso for a sua lágrima, fiz minhas escolhas, mas sendo como muitos imperfeito, talvez pudesse ser perdoado por erros que posso ter cometido.
Entretanto peço que se assim o quiserem, que ao menos tentem me compreender, porque acredito que posso crescer, amadurecer, pois me sinto muito melhor do que já fui um dia.
Não deixei de ser humano, ao contrário, sempre busco guardar em meu coração, essas pequenas grande palavrinhas que me dão muito sentido a vida,...AMOR e FÉ!
FÉ de que tudo de ruim que já passei, logo irá passar, pois tenho a forte esperança de que ainda que me tirem tudo que tenho, é no AMOR ao meu Verdadeiro Deus que poderei ser feliz!

®Jorge Bessa Simões

®Velhas Memórias Poéticas. Copyright © 2013-2024
®Direitos Autorais Reservados. Lei 9.610/98

*Foto Arquivo Google Imagens.
©Todos os direitos reservados/2024
 

domingo, 19 de maio de 2024

*"Os teus olhos" (Poesia)

São os teus olhos,
Exatamente os teus olhos,
Que mais busco.

Pois a vida tem me ensinado,
Que ao longo da minha jornada,
São as palavras que...,
Muitas vezes mentem.

Já os teus olhos geralmente,
Não desmentem,
O que diz o coração.

®Jorge Bessa Simões

®Velhas Memórias Poéticas. Copyright © 2013-2024
®Direitos Autorais Reservados. Lei 9.610/98

*Foto Arquivo Google Imagens.
©Todos os direitos reservados/2024
 

"Lembranças esquecidas no tempo" (Poema)

Revirando minhas lembranças encontrei uma carta com uma fotografia esquecida no tempo, ao abri-la releio as palavras escritas de uma antiga namorada.
"Meu amado, você é uma pessoa especial, te ver nessa fotografia me lembra do seu jeito de amar, meus olhos brilham ao recordar sua imagem, meu corpo reage de forma estranha lembrando você ao meu lado, é como se eu flutuasse.
Seus olhos verdes me fazem lembrar duas esmeraldas de um brilho tentador, o calor dos seus lábios aquecem meu coração, o cheiro suave do seu perfume me embriaga, as lembranças de você me eleva as alturas.
Como amo ver seus cabelos ao vento formando ondas como as do mar, quando você está ao meu lado nas areias da praia tudo é maravilhoso.
Ao ver a fotografia que te envio como lembrança do dia em que fomos a praia com nossas amigas, me recordo do seu sorriso, o brilho do seu olhar em contraste com as águas do mar, seu corpo moreno ao meu lado, era tão contagiante.
Porém nesse momento sofro em silêncio, lágrimas rolam em meu rosto não posso controlá-las.
Fico pensando em tudo o que houve com a gente, será que eu não merecia ficar com você? Eu te amo tanto e sentia isso em você também.
Minha vontade é correr para seus braços, sentir o calor do seu corpo, te beijar, e olhando seus olhos verdes, gritar bem alto: "Eu te amo" meu amor!
Mas não posso fazer isso, não por falta de coragem, é por medo, porque sei que foi por minha culpa que te perdi, aliás não só minha, mas do meus ciúmes, me desesperava quando você dava atenção para outras pessoas, fui egoísta, reconheço, só queria você para mim, errei e sem querer te perdi.
Quem dera pudesse voltar atrás e ter o teu perdão, te eternizar, não num breve momento como nessa fotografia, mas em todos os momentos da minha vida.
Acredite meu amor, enquanto eu viver vou te amar, não importa o tempo que passe ou os caminhos que a vida possa nos levar, seja hoje, amanhã ou quem sabe um dia qualquer, eu vou te amar para sempre, como te amo agora apaixonadamente!

Da sua amada que te esperará ansiosa.

"Texto original copiado de uma carta com a fotografia que a acompanhava"

®Jorge Bessa Simões

®Velhas Memórias Poéticas. Copyright © 2013-2024
®Direitos Autorais Reservados. Lei 9.610/98

*Foto Arquivo Google Imagens.
©Todos os direitos reservados/2024
 

"A lua solitária tanto quanto eu" (Poema)

Quantas vezes meu pai chegava em casa brutalizado pela bebida como quem não cabia em si, e eu saía para a rua pois sabia que ele descontaria suas frustações do passado em mim, na verdade eu descia até a ribanceira de um rio que passava próximo de casa há época, lá procurava um cantinho e ficava escondido até o anoitecer, era quando observava a lua no céu tão aflita quanto eu, ficava ali por horas conversando com ela, muitas vezes fiz isso até o amanhecer.
Outras vezes subia no telhado de casa me sentindo triste sentado ao lado da úmida caixa d'água, até que um dos meus irmãos viesse me procurar, era quando ele se aproximava e com afagos nos meus cabelos, me dizia para descer pois a mãe estava chegando e logo iria preparar nosso jantar, ao mesmo tempo, eu tinha certeza de que estava seguro lá em cima ou sentado na ribanceira do rio no outro lado da rua, eu ria ridiculamente olhando para a lua solitária que surgia ao anoitecer, era como se esperasse que as estrelas a encontrassem.
Passou o tempo e hoje me pergunto como deve estar aquela casa? Vazia? E aquele espaço ao lado da caixa d'água úmida, será que continua transbordando como no passado?. E eu, onde estou mesmo, aqui ou lá? E meus irmãos, onde estão se agora nem me procuram na vida?. Que dirá na beira do rio que creio eu, não mais existe.
Uma coisa tenho a plena convicção, aquela lua noturna sempre me acompanhou durante minha vida toda, e assim como eu, por alguns momentos ela sempre se torna a mesma lua solitária ao anoitecer ou no amanhecer.

®Jorge Bessa Simões

®Velhas Memórias Poéticas. Copyright © 2013-2024
®Direitos Autorais Reservados. Lei 9.610/98

*Foto Arquivo Google Imagens.
©Todos os direitos reservados/2024
 

"Sonhos do meu eu aprisionado" (Poema)

Tem momentos em que me sinto como um pássaro aprisionado em uma gaiola, querendo voar, creio que muitos se sentem assim como eu, pois sinto que tenho asas no coração e não posso ficar sem voar.
Não consigo entender a vida que me obriga a ficar preso numa gaiola aberta, onde não posso alçar meus voos, e que me obriga à viver com as asas amarradas, sem que possa buscar meus horizontes.
Sinto-me muito triste dentro do meu próprio eu como um pássaro aprisionado pela mão do tempo, querendo alçar voos que não sei se poderei voar.
Sinto-me triste por ficar nesta gaiola que me cerca onde só me resta o canto triste das minhas palavras, pois minhas asas já não tem mais forças para voar, mas que não gostaria de deixá-las amarradas.
Não posso aceitar o fato de que a vida não queira me permitir buscar meus horizontes, não quero ficar apenas tristemente me recordando das minhas asas, desde a minha infância.
Pois desde o início do meu tempo gostaria de voar para tantos lugares em busca de outros horizontes, e dos sonhos que ainda não vivi.
Porém mesmo com essa vontade nesse momento me sinto como um pássaro aprisionado no tempo, há espera de que quem sabe ainda consiga voar como já fiz em tantos outros dias.

®Jorge Bessa Simões

®Velhas Memórias Poéticas. Copyright © 2013-2024
®Direitos Autorais Reservados. Lei 9.610/98

*Foto Arquivo Google Imagens.
©Todos os direitos reservados/2024
 

"Minha convicção" (Poema)

Uma coisa me deixa convicto nessa minha luta, o que sou é o que a vida e o conhecimento da verdade me transformou.
Faço parte das pessoas que me conhecem e valorizam minhas batalhas e tudo o que a vida me proporciona.
Muitos foram os caminhos que tive de escolher para me transformar na pessoa que sou hoje, assim, quero resumir tudo isso em agradecimentos ao meu Deus Verdadeiro.
Por Ele ter me mostrado os seus maravilhosos caminhos, o que me ensinou a como manter a minha convicção.

®Jorge Bessa Simões

®Velhas Memórias Poéticas. Copyright © 2013-2024
®Direitos Autorais Reservados. Lei 9.610/98

*Foto Arquivo Google Imagens.
©Todos os direitos reservados/2024
 

"Mistérios do meu coração" (Poesia)

Enquanto meu sono não chega,
Viajo pela imensidão dos meus sonhos,
Guiado pelas estrelas diante dos meus olhos,
E navegando nos mistérios do meu coração.

®Jorge Bessa Simões

®Velhas Memórias Poéticas. Copyright © 2013-2024
®Direitos Autorais Reservados. Lei 9.610/98

*Foto Arquivo Google Imagens.
©Todos os direitos reservados/2024
 

"Meu coração é jovem" (Poesia)

Ainda que muitos veem,
Em mim uma carcaça envelhecida,
E uma mente esquecida,
Isso não importa para mim também.

Já que sei são poucos,
Os que me compreendem,
Ou enxergam que o meu coração,
Ainda é jovem.

®Jorge Bessa Simões

®Velhas Memórias Poéticas. Copyright © 2013-2024
®Direitos Autorais Reservados. Lei 9.610/98

*Foto Arquivo Google Imagens.
©Todos os direitos reservados/2024
 

"Sentimentos meus" (Poema)

Sentimentos meus, é com ele que alimento a alma e o transponho em palavras com minha escrita, preenchendo assim o vazio desse coração ávido de amor, de carinho e compreensão.
Assim, mesmo depois de anos de vivência ainda busco manter ao meu lado, pessoas verdadeiras e sinceras, mesmo aquelas que estão distantes, já que sei que em mim pulsa o coração de um ser humano complexo e assim são esses sentimentos meus.

®Jorge Bessa Simões

®Velhas Memórias Poéticas. Copyright © 2013-2024
®Direitos Autorais Reservados. Lei 9.610/98

*Foto Arquivo Google Imagens.
©Todos os direitos reservados/2024
 

"Seguindo em frente" (Poema)

Talvez me perca em alguns momentos na minha vida, mas creio que isso não seja o pior, pois já vivi tantos dias ruins que pareciam não terminar, e muitas vezes ao me olhar no espelho procuro me lembrar de quem sou e de quem não sou.
Afinal de contas não sou só meus erros, não sou meus bens materiais danificados pelo tempo que adquiri nas minhas explorações fracassadas.
Ao mesmo tempo, não posso ser a opinião de alguém que não me conhece, eu sou alguém que aprendeu com as lições que a vida me ensinou, mas, nem por isso sou mais sábio por ter passado por coisas terríveis desde a minha infância, assim posso dizer que sou uma pessoa que sobreviveu a muitas tempestades e continuei andando, seguindo em frente.
Acredito que são minhas dores que tem me feito mais forte mesmo enfrentando uma série de tempestades e sendo encharcado por tantas situações difíceis no dia dia.
Foi assim que aprendi a como usar as águas dessas tempestades para me manter limpo, e com isso continuar seguindo em frente.

®Jorge Bessa Simões

®Velhas Memórias Poéticas. Copyright © 2013-2024
®Direitos Autorais Reservados. Lei 9.610/98

*Foto Arquivo Google Imagens.
©Todos os direitos reservados/2024
 

"Motivo de viver" (Poema)

Hoje foi o dia em que busquei o motivo do meu respirar e a saudade de certas pessoas que nunca mais estarão ao meu lado outras vez.
O que me deixou sem sentidos para sonhar ou buscar o sentido do meu caminhar, sei lá...!
Tem dias que tudo parece colaborar para corroer minha alma transformando minhas lágrimas em sangue e que acabam por levar meu coração ao mais profundo mar de dores numa razão absurda que não faz sentido para o meu motivo de viver.

®Jorge Bessa Simões

®Velhas Memórias Poéticas. Copyright © 2013-2024
®Direitos Autorais Reservados. Lei 9.610/98

*Foto Arquivo Google Imagens.
©Todos os direitos reservados/2024
 

"Eu conheço minha história" (Fraseando)

Eu conheço minha história, por isso não vou arrancar nenhuma página do livro da minha vida.
Porque as páginas que escrevi nesse livro, são lições que aprendi, já que eu conheço minha história.

®Jorge Bessa Simões

®Velhas Memórias Poéticas. Copyright © 2013-2024
®Direitos Autorais Reservados. Lei 9.610/98

*Foto Arquivo Google Imagens.
©Todos os direitos reservados/2024
 

"Silenciar meu coração" (Poema)

Queria poder dizer tantas coisas que estão presas em minha garganta, em minha mente e no meu coração, porém tenho medo de dize-las, pois sei que serão mal compreendidas como sempre.
Acredito que sem querer algumas delas poderiam machucar e ferir quem não as merece, por isso creio ser melhor que eu profira o grito no silêncio do meu coração.

®Jorge Bessa Simões

®Velhas Memórias Poéticas. Copyright © 2013-2024
®Direitos Autorais Reservados. Lei 9.610/98

*Foto Arquivo Google Imagens.
©Todos os direitos reservados/2024
 

"Que eu não desista!" (Poema)

Muitas pessoas estão em meus pensamentos, me vejo sempre dando um bom dia e desejando muita tranquilidade para que possamos enfrentar mais uma etapa de nossas vidas.
Minhas palavras são a expressão máxima dos meus sentimentos, que elas possam ser sempre assim nesses momentos da vida, pois tudo que faço, penso nas pessoas a minha volta ou que possam estar ao meu lado, mesmo as mais distantes, desejo o melhor para todos, e sempre gostaria de tê-las perto do meu coração.
Porém sinto que meus sonhos, em parte não se tornarão realidade, assim vou reservar alguns instantes para pensar em mim, com certeza estarei pensando naquele dia especial com que sempre sonho, ainda que por um breve instante, de como será minha vida no paraíso.
Assim quando o entardecer invadir o meu dia expulsado a luz do sol que eu perceba que a cada estrela que aparecer no céu, me darão novos acalantos de alegrias e bênçãos, ainda que no momento seguinte venha adormecer o meu coração, que Deus abençoe os restos dos meus dias, que meus sonhos se tornem eternos, pois sei que logo, logo um novo dia irá amanhecer para sempre na eternidade, aconteça o que acontecer, que eu não desista!

®Jorge Bessa Simões

®Velhas Memórias Poéticas. Copyright © 2013-2024
®Direitos Autorais Reservados. Lei 9.610/98

*Foto Arquivo Google Imagens.
©Todos os direitos reservados/2024
 

"Vou ter que mudar" (Poema)

Como já disse, não se pode mudar o curso de um rio, mas para se alcançar o mar é preciso fazer algumas adaptações ou mudar algumas coisas na trajetória dele para se chegar lá, assim também é com a vida, são necessárias algumas adaptações para poder continuar vivendo.
Por isso tento ser tranquilo as vezes e pacificador, mas também sou irreverente e revolucionário, feliz e infeliz, realista e sonhador, posso ser submisso as vezes ao coração, (por opção, é claro!), mas independente nas minhas opiniões.
Busco conviver com minhas incoerências, o que faz de mim alguém cada vez mais forte, afinal, ninguém é assim ou assado, eu sou de muitas formas e cores, as vezes até contraditório.
Valorizo a justiça que está dentro da minha consciência com tudo aquilo que já aprendi, e busco agir de acordo com o que ela me diz, talvez eu encontre a felicidade que procuro.
A vida é o universo que me envolve e me faz acreditar que o amor é a força vital que deve ser incondicional, não tem nada a ver com minha raça, e tampouco com a minha aparência exterior que envelhece e acaba dia a dia.
Tenho buscado me livrar do orgulho e das opiniões alheias, procuro enxergar as coisas com clareza e sem cobranças, descobrir que os problemas não são eternos, que eles podem terminar quando acaba ou se puder fazer algo para solucioná-los, porém, mesmo sendo um rio que não se pode mudar, se quero ver o horizonte que existe no mar, então, vou ter que mudar algumas coisas para que eu possa chegar lá e quem sabe ser feliz um dia.

®Jorge Bessa Simões

®Velhas Memórias Poéticas. Copyright © 2013-2024
®Direitos Autorais Reservados. Lei 9.610/98

*Foto Arquivo Google Imagens.
©Todos os direitos reservados/2024
 

"Meu coração e a minha razão" (Poema)

A vida com seus movimentos não me deixa parar por isso sigo sua dinâmica, que aliás funciona com a mecânica de uma grande oficina que rege todos os caminhos que busco seguir.
Assim me movo na direção dos meus objetivos, que eles sejam otimistas ou intempestivos, não importa, já que a vida é movimento, e em muitos momento as coisas acontecem com a força do vento que sopra pra todos os lados onde muitas vezes não perceba as direções.
Mas o meu coração pressente e dirige rapidamente na busca de algo que satisfaça a minha vontade com determinação já que nessa corrida há um pódio me esperando, nele até existem lugares para todas as colocações até o último chegar, embora não queira ser o primeiro e tampouco o último.
Mas no movimento da vida, muitas vezes não há vencedores, só a satisfação da participação, já que a concorrência é a essência da competitividade do estar vivo, e se mexer.
Por isso não me deixo mover pelo aleatório, é notório o engano daqueles que acham que eu não sei para onde ir, porém a sabedoria do tempo e tudo aquilo que busco aprender me faz saber onde pisar e para onde ir.
Certamente busco o movimento correto que me leva ao meu objetivo proposto e procurado, assim me lembro sempre que o movimento da vida deve ser balizado pela razão e pela consciência. Hoje compreendo a minha bússola existencial que é o meu coração e a minha razão, e disso..., bem disso eu não abro mão.

®Jorge Bessa Simões

®Velhas Memórias Poéticas. Copyright © 2013-2024
®Direitos Autorais Reservados. Lei 9.610/98

*Foto Arquivo Google Imagens.
©Todos os direitos reservados/2024
 

"Feroz como um leão" (Poema)

Vou começar fuçando minhas gavetas memoriais, jogar fora sentimentos e ressentimentos tolos, fazer uma limpeza no meu armário interior, retirando as traças e teias angustiantes da minha mente, parar de sofrer por coisas pequenas, deixar de uma vez por todas de ser esse menino reprimido e me tornar o homem que sou.
Vou colocar na balança a coragem que me faz forte e me entregar naquilo em que acredito, e ser quem eu sou, sem medo, quero dançar, cantar, sair dos meus cantos escuros, proteger meus segredos guardados já que ninguém os compreenderá.
Não vou mais dizer que "não tenho tempo para viver", quero me libertar de uma vez por todas, sair de dentro de mim e não ser só coração, vou começar por esquecer meus fracassos, soltar laços e não me prender nas amarras da razão, quero voar livre mesmo com meus defeitos para que possa libertar meus direitos e não cobrar dessa vida, razões e nem decisões.
Preciso mudar e vou mudar, dividir no tempo e somar no vento todas as coisas que sonhei conquistar, porque sou um homem como outro qualquer com as mesmas duvidas e soluções, com erros e acertos, amor e desamores, posso ser suave como um pássaro, mas também..., também posso ser feroz como um leão.

®Jorge Bessa Simões

®Velhas Memórias Poéticas. Copyright © 2013-2024
®Direitos Autorais Reservados. Lei 9.610/98

*Foto Arquivo Google Imagens.
©Todos os direitos reservados/2024
 

sábado, 18 de maio de 2024

"Quando" (Poesia)

Quando Deus fez os abismos,
Foi para que entendêssemos as montanhas.

Quando fez os obstáculos,
Foi para que louvássemos suas criações.

Quando Deus fez sua primeira criação humana,
Foi para que estivéssemos com Ele pela eternidade.

Quando pela desobediência perdemos essa oportunidade,
Por amor Deus nos permitiu uma nova chance há frente enviando seu filho para nossa salvação.

Assim mesmo que nos aconteçam agruras,
Podemos encontrar a felicidade e receber novas bênçãos.

Quando cremos em Deus podemos ter certeza,
De que por Ele somos todos amados.

Desta forma acima de tudo neste mundo,
Vamos continuar buscando a chance de ser abençoados.

Quando Deus nos permitir viver,
No seu paraíso terrestre por toda eternidade.

®Jorge Bessa Simões

®Velhas Memórias Poéticas. Copyright © 2013-2024
®Direitos Autorais Reservados. Lei 9.610/98

*Foto Arquivo Google Imagens.
©Todos os direitos reservados/2024
 

*"Neblina outonal 2" (Poema)

Quando sinto o vento passar por mim formando ondas nos tufos de gramas, lembro-me que um dia os meus pés por aqui não mais deixarão as marcas do meu passar.
Recordo-me que ao anoitecer mantinha meu olhar sobre os pirilampos que pintam a noite com seus brilhos, e mais uma vez meus pensamentos passam revivendo meus sonhos neste coração doente.
Talham nas minhas visões a neblina outonal entre as árvores, a lembrança de quando ainda era uma criança que mantinha meus brinquedos escondidos para brincar com minha imaginação.
Que saudades da minha primeira bicicleta, da primeira namorada, do primeiro beijo no escurinho do cinema, saudades de tempos que se perdem na neblina das minhas memórias.
Nessa neblina do meu tempo vivido tão intensamente tudo se esvai a cada dia, deixando-me uma dolorida saudade de tudo e todos, quando me deito viajo por meus sonhos, parece que pulo de estrela em estrela, a terra e a lua se tornam luzes daqueles pirilampos dos meus tempos de infância que ficaram perdidos para sempre na neblina outonal do meu tempo.
Tudo parece flashes a pipocar em minhas memórias entre as imagens das lembranças borradas de azuis, nesse momento parece que estou vinculado à ruína pois sei que logo estarei partindo dessa solidão em que me sinto sozinho.
E ainda que ao longe continue ouvindo o som daquela violinista tentando elevar meu ser com sua música, sei que logo chegará a neblina cinza ou negra que apagarão para sempre essa bruma prateada de um tempo que se esvai dos muitos sonhos distantes, os quais não sonharei mais pois está chegando meu fim.

®Jorge Bessa Simões

®Velhas Memórias Poéticas. Copyright © 2013-2024
®Direitos Autorais Reservados. Lei 9.610/98

*Foto Arquivo Google Imagens.
©Todos os direitos reservados/2024
 

sexta-feira, 17 de maio de 2024

*"Neblina outonal 1" (Poema)

Cada vez mais sinto-me solitário na neblina outonal do meu tempo que se esvai, onde a saudade dança em meu coração e meus pensamentos estão em ebulição.
Queima em mim uma dor arrogantemente triste, e enquanto ela fala em meu peito sinto a inconstância do vento, já que tudo me deixa solitário nesse momento.
Sinto-me fraco, não estou vinculado a mim mesmo, ao longe ouço o som de uma violinista, e com sua música suave elevo meu ser que a cada dia se esvai, mais uma vez meus pensamentos passam revivendo meus sonhos neste coração doente, pois sei que logo estarei partindo, levado pela neblina outonal do meu tempo.

®Jorge Bessa Simões

®Velhas Memórias Poéticas. Copyright © 2013-2024
®Direitos Autorais Reservados. Lei 9.610/98

*Foto Arquivo Google Imagens.
©Todos os direitos reservados/2024
 

*"Ventos do outono" (Poema)

No final da madrugada ouço um barulho e imagino que seja causado pelos ventos do outono em que vivo, então me pergunto: "No que estava sonhando mesmo?"
Xiii, sei lá! Os ventos do outono acabou de levar, creio que o melhor é voltar a dormir, logo irá amanhecer e quem sabe os ventos voltem e tragam de volta meus pensamentos pela manhã.
Já que esses ventos do outono foram os que levou de mim o que pensava ao final da madrugada, então, até daqui há pouco e bom restinho de sono aos que ainda estiverem acordados.

®Jorge Bessa Simões

®Velhas Memórias Poéticas. Copyright © 2013-2024
®Direitos Autorais Reservados. Lei 9.610/98

*Foto Arquivo Google Imagens.
©Todos os direitos reservados/2024
 

*"Ao nascer de um novo dia" (Poema)

Ao nascer de um novo dia, quem sabe ele possa me trazer algo de novo, me lembre que a mudança que busco pode ser o grande voo da vida.
Que esse dia seja vibrante em meu coração, pois nada em minha vida sobreviverá sem as projeções futuras, sem as experiências das minhas memórias, e nada poderá valer somente para o hoje.
Porém, estou cansado de experimentar o abandono dos anos, gostaria de poder ser como os pássaros que cantam lá fora ao amanhecer, ser como a árvore que faz sombra amena, e o sol que reflete vida a cada segundo.
Sintonizar o meu eu no instante em que está chegando o novo dia e poder revelar a minha existência.
Quero respirar, deixar meu coração aberto para todas as possibilidades reais, que o instante do momento traga a semente que será capaz de transformar os meus conceitos condicionados.
Quero sentir o contato, o toque suave desse dia, que ainda vivo eu feche os olhos na tentativa de absorver o momento que se apresenta para mim, pois logo vai nascer um novo dia!

®Jorge Bessa Simões

®Memórias Poéticas. Copyright © 2013-2024
®Direitos Autorais Reservados. Lei 9.610/98

*Foto Arquivo Google Imagens.
©Todos os direitos reservados/2024
 

*"Sozinhos no mesmo lugar" (Poema)

Muitas vezes criamos coisas para justificar um relacionamento, quando deveria ser algo natural a partir do momento que decidimos vivenciar uma vida juntos.
Talvez isso explique porque os sorrisos estão cada vez mais raros e sem o poder de contagiar; a impaciência ao invés de brincadeiras e um torturante silêncio onde deveria existir palavras, infelizmente percebemos que as pessoas vivenciam a solidão a dois, olhares vazios, pensamentos dispersos e uma sensação de “tanto faz”.
Muitas vezes o casal insiste em prestar atenção às telas de seus celulares no café da manhã, almoço ou no jantar onde nenhuma palavra sai de seus lábios, na despedida para o trabalho acontece um beijo frio ou na maioria das vezes um simples, tchau!.
Mas o relacionamento é mantido por conveniência, aquele carinho de antes já não existe, passeios a um parque, lanchonete ou praia, é algo tão distante que só acontece em ocasiões "especiais", e assim se abre o caminho para a solidão a dois, a maioria não percebe que já estão sozinhas, apesar de terem uma companhia.
Parece contraditório, mas não é, soa como se as pessoas, com medo da solidão, resolvessem ficar sozinhas juntas, nestes últimos tempos estão se formando uma multidão de almas vazias, corações partidos e mentes desencontradas, muitos se sentem perdidos a sós com seus pensamentos, embora segurem uma mão.
Sonham acordados, mas preferem não falar sobre isso, muitas vezes passam horas tentando saber porque existem pessoas malucas que escrevem poemas ou canções, por causa dessa solidão a dois, as pessoas ficam inconformadas por aqueles que dizem que até o céu muda de cor quando estão amando.
É assim que assistimos relacionamentos começando e terminando, outros tentam se reinventar se apegando em "dias especiais" de um calendário vazio de esperanças, afeto, carinho e amor.
O problema é assistir um relacionamento começar e acabar e ainda assim não aprendermos nada de valioso com ele, e sabe por que não? Porque muitas vezes não estavam unidas em um mesmo propósito, apenas estão sozinhos no mesmo lugar.

®Jorge Bessa Simões

®Velhas Memórias Poéticas. Copyright © 2013-2024
®Direitos Autorais Reservados. Lei 9.610/98

*Foto Arquivo Google Imagens.
©Todos os direitos reservados/2024
 

*"Mulher de uma noite estrelada" (Poema)

Olhando para o céu estrelado, me lembrei de alguém que um dia fora muito especial, me recordei de uma jura que fizemos naquela noite que ainda está em minhas memórias.
Acredito que não estamos juntos como havíamos jurado, porque aquela noite passou tão rápida que as estrelas no céu não tiveram tempo de ouvir nossas juras.
Tenho certeza que, assim como eu, as vezes pensa em nós e se lembra daquela última noite em que estivemos deitados na rede da varanda da sua casa onde trocamos beijos adolescentes, que só tempos depois entendemos foram beijos da nossa despedida.
Seja onde como for, sempre vou me lembrar daquele momento quando for uma noite tão estrelada como a de agora, sabemos que não poderemos estar juntos nunca mais, ao menos não como havíamos sonhado e jurado naquela noite estrelada.
Mas que como amigos possamos compartilhar nossas lembranças que preservamos em nossas memórias, porém acredite, ainda que a tenha como alguém muito especial em minha vida, te amei como mulher, quis me agarrar àquela promessa que fizemos naquela noite, mas me faltou coragem para lutar por aquele sonho de nós dois.
A vida nos fez seguir outros caminhos, e nós dois quebramos nossas juras e deixamos partir nossos corações, mas acredite, ao menos a mim essas são as lembranças que revivi nessa noite estrelada em que me lembrei de você.

®Jorge Bessa Simões

®Velhas Memórias Poéticas. Copyright © 2013-2024
®Direitos Autorais Reservados. Lei 9.610/98

*Foto Arquivo Google Imagens.
©Todos os direitos reservados/2024
 

*"Porque meu dia não é feliz?" (Fraseando)

Porque? De que me adianta ver tantos olhares passando diante do meu olhar, se com meus olhos não consigo olhar dentro dos olhos teus?.

®Jorge Bessa Simões

®Velhas Memórias Poéticas. Copyright © 2013-2024
®Direitos Autorais Reservados. Lei 9.610/98

*Foto Arquivo Google Imagens.
©Todos os direitos reservados/2024
 

*"As vezes é preciso mudar" (Poema)

As vezes é preciso mudar o que parece não ter mais solução, jogar tudo abaixo para voltar a construir do zero, é preciso bater a porta a suas costas, olhar para o horizonte e seguir em frente.
As vezes é preciso mudar buscando apanhar o último comboio e no derradeiro momento não olhar para trás, abrir a janela e jogar tudo fora, queimar cartas e fotografias, esquecer a voz e o cheiro, não se lembrar das mãos ou do calor da pele.
As vezes é preciso mudar apagando as memórias sem medo, de a perder para sempre, esquecer tudo, cada momento, cada minuto, cada passo, cada palavra, cada promessa e cada desilusão.
As vezes é preciso mudar e jogar tudo para dentro de uma gaveta e jogar a chave fora ou então guardar num cofre e em seguida esquecer o segredo.
Mas na verdade tudo isso é difícil porque as vezes não é possível mudar, em especial quando alguém que amamos sempre estiver presente na nossa vida.

®Jorge Bessa Simões

®Velhas Memórias Poéticas. Copyright © 2013-2024
®Direitos Autorais Reservados. Lei 9.610/98

*Foto Arquivo Google Imagens.
©Todos os direitos reservados/2024
 

"Sentimentos sem respostas" (Poema)

Na vida as vezes tem certos momentos, e perguntas que sempre voltam em nossa mente, e nos faz pensar naquilo que poderia ter sido e que não foi.
Também me pergunto; "Porque as coisas entre nós terminaram tão bruscamente, já que erámos felizes quando estávamos juntos? Porque as lembranças dos nossos momentos na juventude voltam em minhas memórias como flashes iluminando imagens de nós dois depois de tantos anos? Porque esses sentimentos persistem se não podemos sequer sermos amigos? Será que estou ficando maluco?
O que teria acontecido se tivéssemos ficado juntos? Será que em algum momento nos amamos como homem e mulher? Será que foi por causa do que pensariam de nós que desistimos de ter esse sentimento já que erámos amigos? Ou será que foi algo que fizemos ou dissemos que pode ter nos machucado?
Não tenho respostas para essas perguntas, por outro lado como quis que você soubesse que "te amava", sinto por ter entendido isso tão tardiamente, só percebi quando você saiu da minha vida.
Tive que seguir com a vida como você fez, mas passado algum tempo nos reencontramos, foi como se aquela felicidade que um dia nós vivemos tivesse voltado, porém não poderia ser real, nossas vidas tinham caminhos diferentes, por outro lado, são tantas perguntas das quais nunca teremos as respostas que só restaram as interrogações perdidas no tempo.

®Jorge Bessa Simões

®Velhas Memórias Poéticas. Copyright © 2013-2024
®Direitos Autorais Reservados. Lei 9.610/98

*Foto Arquivo Google Imagens.
©Todos os direitos reservados/2024
 

*"Difícil foi esquecer você" (Poema)

Ao preparar minha mochila de viagem e montar na minha motocicleta, começava ali a minha tentativa de fugir de um sentimento que me atormentava, no caminho para a estrada via muitos rostos passando por mim, porém era o seu rosto que meus olhos procuravam.
Enquanto a minha viagem de volta prosseguia, meu coração ficava apertado, naquele momento estava indo para longe da razão dos meus sentimentos estar num turbilhão de sensações.
Ao chegar no meu destino, desembarquei meio perdido, voltei para o lugar de onde parti para ir ao seu encontro levado por uma paixão, e isso me mostrou como fui ingênuo.
Foram dias deitado na cama de uma pensão esperando que você fosse me encontrar, pensei em te ligar mas não tive coragem, não por medo, mas por não atender um pedido meu.
Sai para aquela praça onde ficamos algumas vezes sentados num dos bancos onde eu via as pessoas passarem e fiquei esperando, quem sabe você viria até mim para me fazer uma surpresa, mas que nada!
Ali olhava sua foto que estava na minha carteira fingindo dizer coisas que imaginava te falar, porém um imenso vazio tomou conta do meu coração, e eu pensava: "Voltei de tão longe pilotando minha moto acreditando que você me esperava, mas nada aconteceu."
Foi quando ao lado daquela capela que tinha perto da sua casa, tive a surpresa contrária do que havia imaginado, te vi de mãos dadas com outra pessoa, entre o caminhar e abraços, vocês trocaram beijos diante da perplexidade do meu olhar, naquele instante queria fugir, não só daquela capela, mas daquele sentimento que me consumia, e diante do que tinha visto, como poderia suportar aquela dor?!
O que fazer com aquele turbilhão de sentimentos gritando no peito?
Fui buscar minha mochila e voltei de onde vim, só restava enfrentar meus medos, reavaliar meus sentimentos e deixar a vida mostrar o que tinha que acontecer, mas ao mesmo tempo foi um erro tentar me esconder de tudo isso, porque do amor ninguém foge, e por algum tempo foi difícil esquecer você.

®Jorge Bessa Simões

®Velhas Memórias Poéticas. Copyright © 2013-2024
®Direitos Autorais Reservados. Lei 9.610/98

*Foto Arquivo Google Imagens.
©Todos os direitos reservados/2024
 

*"Equívocos" (Poema)

Fui sua bebida preferida e você me bebeu,
Embriagou-se, mas não me amou.
Tornei me seu prato favorito e você me devorou,
Extasiou-se, mas não me amou.
São os equívocos da vida,
Pois quando seu coração pulsou e seu olhar transpassou meu corpo, você me encontrou como seu alguém, porém percebi que você nunca me teve como prioridade para estar comigo, você só queria se embriagar e extasiar seus desejos para depois dormir.
Para você te bastava que eu fosse alguém que lhe matasse a sede, a fome do teu desejo e o teu sono, e assim você não quis me amar.
E foi por esses equívocos da vida que você me perdeu..., por simples equívocos seus.

®Jorge Bessa Simões

®Velhas Memórias Poéticas. Copyright © 2013-2024
®Direitos Autorais Reservados. Lei 9.610/98

*Foto Arquivo Google Imagens.
©Todos os direitos reservados/2024