quinta-feira, 9 de maio de 2024

*"Não pense duas vezes" (Poema)

A felicidade é um susto,
Que chega na calada da noite,
Na fala do dia, no improviso das horas,
Chega sem chegar, insinua mais que propõe.

Felicidade é um animal arisco,
Tem que ser admirada à distância,
Porque não aceita a jaula que preparamos para ela,
Vê-la solta e livre correndo com sua velocidade tão elegante,
É uma sublime forma de possuí-la.

Felicidade é chuva que cai,
Na madrugada enquanto dormimos,
E só depois é que vemos a terra agradecida,
Pronta para fecundar o que nela está sepultado,
Aguardando a hora da ressurreição.

Felicidade é coisa que não tem nome,
É silêncio que perpassa os dias,
Tornando-os mais belos e falantes.

Felicidade é carinho de mãe,
Em situação de desespero,
É olhar do verdadeiro amigo em horas de abandono,
É fala calmante em instantes de desconsolo.

Felicidade é palavra pouca que diz muito,
É frase dita na hora certa que vale por livros inteiros,
Eu busco a frase de cada dia,
No poema que me espera na esquina.

Felicidade é o recado de Deus escrito na geladeira,
Ela vive assim, sem doma, sem dono, sem porteiras,
Porque a felicidade é caminho de honra.

Quero a felicidade de toda hora, não quero o rancor,
Não quero o alarde dos artifícios das palavras comuns,
Tampouco o amor que deseja aprisionar meu sonho,
Em gaiolas tão mesquinhas,
O que quero é o olhar de Deus refletido no olhar de quem amo.

A felicidade é sentimento sem medidas,
O café quente na tarde fria,
A conversa tão cheia de humor,
E o choro vez em quando,
É o olhar da criança que me acompanha do colo da mãe,
E que depois, à distância, sorri segura,
Porque sabe que eu não a levarei de seu lugar preferido.

A felicidade é coisa sem jeito e com ela me ajeito,
Não forço para que seja como quero,
Apenas acolho sua chegada quando menos espero,
Sorrio como quem sabe que quando ela chega,
O melhor é não dispersar as forças,
Sou feliz por inteiro na pequena parte que me cabe,
O que hoje você tem diante dos olhos merece um sorriso?
Então não pense duas vezes..., é a felicidade.

®Jorge Bessa Simões

®Velhas Memórias Poéticas. Copyright © 2013-2024
®Direitos Autorais Reservados. Lei 9.610/98

*Foto Arquivo Google Imagens.
©Todos os direitos reservados/2024
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário