quarta-feira, 8 de maio de 2024

*"Minha mãe me avisou e ensinou" (Poema)

Como foi bom mãe, você ter me avisado e não ter omitido de mim as durezas do mundo, não ter me protegido com meias verdades e me ensinado com cada palavra do seu coração, ainda que as vezes tenha te achado meio exagerada ou dramática.
Sei que não foi fácil para você assistir cada queda ou erro meu, as vezes sem querer quis te culpar por não ser como as outras mães que afagavam seus filhos concordando com o que eles faziam, mas você foi forte.
Quantas vezes me deixava chorar sozinho e depois passava merthiolate para curar as marcas das minhas desobediências, e o danado ardia "pra caramba" e você dizia que "se esperneasse seria pior", ainda ouço você me dizendo isso quando as vezes tropeço ou caio, sei que "se espernear é pior" já que a vida é um grande levanta-e-cai.
Sou agradecido por não ter construído um castelo ilusório ao meu redor, por me mostrar que o pão custava muito, que precisava diminuir o tempo no banho para economizar água e energia, e saber dar valor a cada centavo ganho com suor, é verdade, a vida tem um custo alto, mãe.
Ainda bem que você mãe não me criou como um príncipe, se não nem saberia fritar um ovo e o miojo seria meu prato principal, ainda bem que você não sustentou nenhuma vaidade minha, o que me fez ver que eu era maior que isso, você me criou para o mundo, e este, o mundo real, não poupa príncipes e nem princesas.
Ah, e por não ter me criado para esperar a princesa da carruagem que se transforma em abóbora depois da meia noite e que eu achava resolveria as minhas aflições, compreendi que a vida quer a gente de peito aberto, coragem e a cara para bater, e sabe mãe, meu rosto anda dormente, mas não vou desistir não.
Tropecei e tropeço tantas vezes e me reequilibro de novo, mas mãe, agora mato um leão por dia mesmo com medo, encaro o dragão do jeito que sei e posso, o que não posso, é negar você como infelizmente fiz um dia e nem negar o que você me ensinou, assim minha mãe, por tudo que me fez para ser quem sou, sempre vou dizer mesmo na sua ausência desta vida, eu te amo muito, ainda que a vida tenha compromissos sérios e urgentes.

®Jorge Bessa Simões

®Velhas Memórias Poéticas. Copyright © 2013-2024
®Direitos Autorais Reservados. Lei 9.610/98

*Foto Arquivo Google Imagens.
©Todos os direitos reservados/2024
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário