segunda-feira, 27 de maio de 2024

*"Um sorriso para a vida" (Poema)

Não posso permitir que a dor roube o meu sorriso e tampouco que as minhas feridas fiquem expostas ao tempo.
Não é preciso que eu guarde o meu sorriso numa gaveta escura, só porque a vida não é tudo o que eu gostaria que fosse.
Desde que nasci já saltei tantos obstáculos, tropecei e cai tantas vezes quanto me levantei, por isso não posso permitir que uma ferida aberta ontem ataque o meu coração.
Por isso creio que o melhor que posso fazer é sorrir, não importam as minhas cicatrizes ou as feridas que são abertas no sentido de me derrubar, afinal, o meu sorriso ainda é a minha melhor arma.
Com ele posso ser tudo aquilo que eu quero e não o que o mundo me impõe. Tristezas não irão apagar as consequências dos meus erros, muitos deles já foram pagos, mas as experiências dos meus anos me trouxeram o conhecimento de mim mesmo e creio que a sabedoria adquirida com isso é bem grande.
Não posso me permitir a deixar de sorrir pelo simples fato de que algo correu de uma forma diferente do que eu queria, tem coisas na vida que não depende das minhas escolhas.
É preciso que eu me mantenha mais forte que as dificuldades que ainda virão à minha frente, por isso mostrar o meu sorriso que vai me ajudar a ver como elas poderão ser vencidas.
Até porque não posso espalhar minhas lágrimas pelo caminho que eu escolhi, para que eu mesmo não pise nos meus sonhos, como quem pisa as pedras frias da calçada da rua da minha vida.
Não posso continuar à procura de razões para as quais não tenho, já que o caminho certo a seguir é sorrir para que eu possa conquistar meus anseios, sonhos e objetivos, e eles estão tão perto.
Erro porque as vezes deixo de pensar com a razão, não posso me levar só pelo coração, é bom as vezes usá-lo, mas corro o risco de não vencer, o momento não é hora para chorar, porque eu sei que na verdade a vida só será vencida depois de uma ardúa batalha e a luta tem sido feroz para mim desde muito cedo, tanto que já ganhei umas vezes e perdi outras tantas.
Mas no fundo, eu sempre tentei ser um vencedor, e serei, porque a cada queda que já tive, aprendi a levantar ainda mais forte.
Doí no meu coração muitas coisas, mas não posso mais alimentar essa alma ferida, não posso baixar meus braços, tenho fé em Deus que logo irei abraçar um novo dia e vou sorrir com alegria para tudo o que a vida me oferece no futuro.
É preciso então que eu recolha o que restou de mim, juntar todos cacos velhos e enfrentar com coragem à vida para continuar firme na minha luta, uma nova vida me espera na esquina do futuro.
Um futuro que eu sei que me espera com um sorriso de fazer inveja a quem tentou me derrubar ontem.
Mas eu vou continuar sendo único, até porque não preciso provar a ninguém de que ainda estou vivo, essas são as minhas palavras escritas com um largo sorriso para a vida, prova de que ainda não morri.

®Jorge Bessa Simões

®Velhas Memórias Poéticas. Copyright © 2013-2024
®Direitos Autorais Reservados. Lei 9.610/98

*Foto Arquivo Google Imagens.
©Todos os direitos reservados/2024
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário