domingo, 26 de maio de 2024

*"Se você precisar de mim, eu tenho você" (Poema)

Isso quer dizer que se você precisar de mim é porque me tornei o ponto inevitável da sua vida para o qual convergem todas nossas emoções e esforços, acho que isso significa amor.
Não amor em partes, mas a necessidade de uma parte do amor que devido a essa necessidade é preciso que não deixemos acontecer certas coisas para que possamos continuar o nosso amor.
Mas, se você acha que perdeu a sua liberdade e eu a minha, então um de nós estará amarrado ao próprio desejo, não podemos ser movidos pela pena para sentirmos nossas emoções.
Essas palavras vêm e vão, e a primeira coisa que vem a mente é a frase repetida pela minha sábia mãe que me dizia; "O amor não pode ser comprado, nem conquistado, o amor é gratuito, os amores são gratuitos!"
Mas o amor entre um homem e uma mulher é aleatório, aparece sem motivos, sem razões e deveria permanecer assim, pois não se ama porque precisa ou porque quer, o que se busca é se completar, quando se ama isso não tem nada a ver com admiração e respeito, tem a ver com amor.
Assim compreendi que você pode ser a mulher das minhas noites mais memoráveis, mas o amor não é um fim em si mesmo e nem nos torna acorrentados um ao outro, se nós não nos amarmos é porque esse amor não existiu.
E se ele existe entre nós como creio que sim, isso me faz lembrar outra lição que me foi ensinada, "os verdadeiros amantes se amam por querer um pelo outro ser amado, não se pode comprar ou exigir o amor, não se pode rouba-lo, não podemos usa-lo, apenas sentir e terminar em nós mesmos como dois amantes."
O que muda é decidirmos o que fazer com esse amor que nos dá a liberdade para fazermos muitas coisas, ele nos faz sentir inerentes um ao outro, pertence a nós, embora as vezes seja deixado em repouso, essa é a liberdade do amor, que não pode existir sem o amor porque isso nos levaria à extrema solidão.
E isto sim, pode existir sem ele, pois não há amor que sobreviva à falta de liberdade, assim se você precisar de mim como eu preciso de você, então me terá ao seu lado enquanto eu viver.

®Jorge Bessa Simões

®Velhas Memórias Poéticas. Copyright © 2013-2024
®Direitos Autorais Reservados. Lei 9.610/98

*Foto Arquivo Google Imagens.
©Todos os direitos reservados/2024
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário