segunda-feira, 20 de maio de 2024

*"Reler o passado não posso mais" (Poema)

Quantas vezes me pergunto: "Voltar no tempo, o que mudaria?"
Na verdade, sei que não posso voltar no tempo, e assim não poderei mudar nada, já que cada erro que aconteceu foram experiências das minhas decisões baseadas nas escolhas e atitudes sobre o que fiz, ou seja, é um aprendizado.
As consequências de tudo sei que vou levar por toda vida, tanto quanto os acertos, mas se pudesse mudar algumas coisas no passado, com certeza começaria pelo amor iludido ou o não correspondido, apagaria as lembranças ruins e deletaria todas as pessoas falsas que cruzaram meu caminho.
Porém se fizesse isso não estaria voltando a estaca zero da minha vida? E ai do que adiantaria mudar o passado se ele já aconteceu? Quer dizer, na verdade o que eu teria de mudar tinha que ser o tempo de hoje, este sim!
Até para que o amanhã possa ser diferente, mas não posso me esquecer que desta forma o que busco seria um amanhã único que fosse capaz de fazer da minha vida tudo perfeito.
Até certo ponto isso poderia ser possível, já que os ensinamentos que recebi me garante que um dia haverá um mundo de pessoas perfeitas no futuro, ou seja, só tenho que acreditar que sou capaz de aprender com meus erros para ser merecedor de usufruir desse momento prometido por Deus.
Enquanto isso tenho que aprender e não me esquecer que errar uma vez é humano, duas também, mas se errar a terceira vez, ah isso é uma grande burrice.
Quer dizer, se pudesse voltar no tempo para mudar algumas coisas, isto seria uma grande idiotice, porque ai deixaria de aprender com meus erros e acertos e se as pessoas erradas não tivessem aparecido na minha vida, as boas nunca chegariam, e se eu não tivesse passado por uma grande dificuldade, não seria quem sou.
Tive que acreditar que sou capaz não só de ser diferente, mas também fazer a diferença, de acreditar no presente e no futuro e deixar o passado de lado, afinal tenho que me lembrar que cada novo dia é um novo capítulo na história da minha vida, e eu não posso começar os próximos capítulos se continuar relendo o tempo passado, mesmo tendo aprendido muito com ele.

®Jorge Bessa Simões

®Velhas Memórias Poéticas. Copyright © 2013-2024
®Direitos Autorais Reservados. Lei 9.610/98

*Foto Arquivo Google Imagens.
©Todos os direitos reservados/2024
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário