quarta-feira, 8 de maio de 2024

*"Ensinamentos da minha mãe" (Poema)

Nunca havia sentido tanto a perda de alguém em minha vida até um certo abril, e pior, no dia do meu aniversário, nada tinha me preparado para o que aconteceu naquela noite, alguém com quem fazia planos de nos casar, mas faleceu após um acidente nos meus braços, depois do funeral dela, me recordei o quanto ela me amava, e me perguntei: “Por que?”.
E a única coisa que veio na minha cabeça foi a voz dela me dizendo: “Amo você”.
Por tempos procurei respostas para o que havia acontecido naquela noite, até que voltei para a casa dos meus pais e falando com minha mãe perguntei: “Mãe, ela dizia que me amava, então, por que ela teve de morrer?”.
Minha mãe me respondeu: “Meu filho, quando alguém entra na sua vida e depois vai embora na morte, é algo que infelizmente pode acontecer a qualquer um de nós, porém imagine se ao invés dela ter morrido ela viesse a terminar com você, onde ficaria o amor que vocês sentiam?"
Eu disse: “Não dá para entender. Um dia, existe amor e no outro acaba?”. Mãe me respondeu: “Você não vai superar sua tristeza se continuar procurando uma lógica para a morte, pense no amor que vocês tinham, imagine, se ela tivesse terminado com você, como ela gostaria que continuasse a sua vida? Com certeza gostaria que você tivesse uma nova história e seguisse a sua vida. Não seria isso que ela te diria?”.
Perguntei: “Mas mãe, de onde viria essa força pra recomeçar algo de novo?” Carinhosamente ela me respondeu: “Não se preocupe meu filho, saiba só que todo começo vem de um final, não importa qual tenha sido ele."
Confesso que não compreendi bem suas palavras, só depois de muitos anos entendi o que ela havia me dito, porém anos depois, minha mãe foi diagnosticada com uma doença degenerativa que iria matá-la em breve.
E mesmo distante, sabia que ela não iria desistir de viver, há conhecia muito bem, tinha certeza que lutaria bravamente para superar sua doença, e foi desta forma que ela agiu até o final, mesmo sabendo que pouco adiantaria sua luta.
Foi assim que esta mulher me mostrava seus ensinamentos da vida e de mãe...

®Jorge Bessa Simões

®Velhas Memórias Poéticas. Copyright © 2013-2024
®Direitos Autorais Reservados. Lei 9.610/98

*Foto Arquivo Google Imagens.
©Todos os direitos reservados/2024
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário