terça-feira, 4 de junho de 2024

*"Não escrevo minha história sozinho" (Poema)

Alguns me pintam como lobo mau e me transformam no vilão da história, talvez porque só assim irão lidar melhor com suas próprias culpas, afinal, é mais fácil apontar meus erros e me acusar com mentiras que criam ao meu respeito.
Para alguns, é difícil reconhecer seus erros porque se acham os donos da verdade e nunca reconhecem que erram, por isso machucam, pisam, acusam e julgam e nem se desculpam por isso, creio que nem sentem culpa pelo que fazem, é provável que sejam incapazes de perdoar, porque não conseguem ver que estão errados e que suas ações ou palavras ferem, agem fazendo o que querem, não se importam com ninguém além de si mesmos.
Tenho aprendido a não confiar mais em ninguém que não demonstre o mínimo de empatia, não só por mim.
Outros, podem ter consciência dos próprios erros, mas, não dão o braço a torcer para reconhecer e pedir desculpas já que isso pode significar sinal de fraqueza e como não querem perder, não percebem que tenho minhas limitações e que todos somos passíveis de errar.
Entendo que para reconhecer os erros requer maturidade, coragem e muita humildade, mas dói sentir o sofrimento que me provocam, infelizmente insistem em me transformar no lobo mau, uma vez que acreditam que me machucam porque eu mereço.
Alguns agem assim tentando se proteger de forma cínica, falsa e hipócrita, fazendo da minha história, a pior de todas as histórias.
Porém o que importa é que busco ter a minha consciência tranquila diante do que faço, digo e escrevo, na tentativa de me livrar das culpas que não são só minhas, o erro não é só o meu, assim só me resta tentar seguir em frente, sem hipocrisias, fingimentos ou falsas verdades para agradar aqueles que não querem compreender os outros.
Vou continuar minha vida com a graça de Deus para quem sabe um dia ao reverem a minha história, percebam que também foram personagens dela, consequentemente nossos erros estarão lá em cada linha e entrelinhas, afinal, não escrevo minha história sozinho.

®Jorge Bessa Simões

®Velhas Memórias Poéticas. © 2013-2024
®Direitos Autorais Reservados. Lei 9.610/98

*Foto Arquivo Google Imagens.
©Todos os direitos reservados/2024
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário