quarta-feira, 5 de junho de 2024

*"O perigo do cetisismo" (Poema)

Quando percebo que estou sendo desacreditado o normal seria tentar provar que estou falando a verdade, mas ai teria que conseguir provas, fotos ou vídeos gravados sobre minha vida para mostrar as pessoas que falam sobre mim, entretanto isso é impossível, em especial porque se trata de uma história de vida de muitos anos atrás.
O que é diferente das histórias de hoje em dia onde tudo se faz selfies, mesmo dos momentos mais íntimos, é como se estivessemos num reality show 365 dias por ano, mas, se fosse nessa situação, minhas histórias se tornariam sem graça e imediatistas.
E dependendo da situação quando comentam sobre minhas histórias parece que elas afetam essas ou aquelas pessoas de uma forma que me causa estranheza, porque para algumas soa como se estivessem sendo enganadas, mesmo quando tento esclarecer algumas dúvidas, já que eu as vivi um dia.
Por isso quando falam comigo e eu digo que vi algumas coisas ou que isso aconteceu assim comigo, parece que recebo atenção, então minha história continua sendo contada, até porque só eu conheço os fatos a fundo, afinal, eu os vivi, eu fui parte do enredo que a vida me escreveu, assim procuro dizer a verdade, embora nem toda verdade pode ser dita, já que muitas vezes ela pode ser muito chocante para quem nunca viveu nas ruas como eu vivi, por isso só eu sei o que passei na vida, e isto me basta.
Mesmo assim percebo em algumas pessoas tem um ceticismo muito grande, até porque elas muitas vezes não acreditam nem em si mesmas, por isso veem nas histórias de vida dos outros, uma ameaça à suas vitórias distorcidas por mentes egoístas, e acabam por não ver nem mesmo suas próprias existências, desta forma tentam desqualificar uma história de vida da qual pouca coisa sabem ou que só souberam o que lhes foi dito de forma parcial.
Enfim, quem sabe um dia essas pessoas vejam que eu estava falando a verdade, porém dependendo da situação, é difícil fazer um tolo observar a verdade, já que a mentira quase sempre é mais agradável e mais fácil de seguir do que aceitar os fatos da história de quem as viveu.

®Jorge Bessa Simões

®Velhas Memórias Poéticas. Copyright © 2013-2024
®Direitos Autorais Reservados. Lei 9.610/98

*Foto Arquivo Google Imagens.
©Todos os direitos reservados/2024
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário