sexta-feira, 14 de junho de 2024

*"Não julgue meus sapatos se não conhece a minha caminhada" (Crônica)

Com certeza assim como não andei o seu caminhar, tampouco você poderia ter caminhado por onde andei, sendo assim não teria como você me julgar assim como não posso julgar você, por isto não posso me colocar como exemplo a ser seguido e tão pouco ser modelo para ninguém.
Mas quando escrevo minhas poesias ou textos memoriais, essa é uma forma de tentar colocar em palavras aquilo que um dia me provocou medos e ao mesmo tempo mostrar que erros podem ser cometidos, com isso busco caminhos que podem ser diferentes, quer dizer, dependendo dos meus atos e das minhas escolhas.
Desta forma, não escrevo estas coisas para que sintam pena de mim e tampouco dou o direito para me julgarem, porém sei que cada pode me compreender ou não, sendo assim me permitam um pedido, não tenham opiniões precipitadas sem ao menos me conhecer ou ouvir o meu lado da história.
Não julgue meus erros se não sabe quais foram os motivos que me levaram a fazer certas escolhas que fiz, até porque algumas delas me deixaram marcas profundas e ainda sofro com suas consequências, por isso ao escrever sobre minhas memórias, busco dar a elas um tom poético já que certos fatos são muito doloridos.
Quando escrevo é na intenção de que as pessoas saibam que certas escolhas na vida ou erros cometidos, não podem mudar o meu caráter, por outro lado não dá para esquecer do passado ele sempre me serve de espelho, assim minhas poesias e textos mostram o que posso estar passando ou sentido.
Entretanto recebo quase sempre algumas criticas talvez porque alguns tenham dificuldade de se expressar ou medos de se expor, mas acredito que ao fazer o que faço, em algum momentos posso estar ajudando outros a verem e a entenderem que todos nós podemos ter erros ou acertos.
Não sou perfeito, tampouco o dono da verdade, muitas vezes fiz o que me veio há cabeça e claro me arrependi de algumas delas, por outro lado não posso me arrepender do que fiz e se tivesse que me arrepender, talvez não os tivesse feito, mas ai me pergunto: "Será que valeria ter vivido minha vida?"
Assim, não julguem meus sapatos se não conhece a minha caminhada.

®Jorge Bessa Simões

®Velhas Memórias Poéticas. Copyright © 2013-2024
®Direitos Autorais Reservados. Lei 9.610/98

*Foto Arquivo Google Imagens.
©Todos os direitos reservados/2024
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário