segunda-feira, 21 de outubro de 2024

*"Os Esquecidos" (Poema)

Tem muita gente que ao abandonar o seu idoso, se esquecem da dedicação de seus pais, avós ou outros entes queridos que tem durante a maior parte da vida, e isso acontece muitas vezes por causa das incompreensões da vida ou por palavras ditas em momentos em que foi necessário dizer-se um Não!.
Pode ser também que aconteça por causa de um gesto mal interpretado, pela falta de um carinho que não aconteceu pela distância ou por correrias do dia a dia, que embora não sejam justificativas, é o que acontece, e com o passar do tempo tudo é levado em conta, e as cobranças e os abandonos acontecem.
Por consequência o idoso passa a ser "Esquecido" e entregue a solidão de si mesmo, isto quando não o esquecem nos muitos abrigos da terceira idade, verdadeiros depósitos de "velhos".
É terrível saber que existe isso, é de cortar o coração, e foi nessa minha rotina da vida que descobri que existem pessoas que não nos abandonam, mesmo não sendo nossos parentes próximos, são pessoas que se tornam nossos aparentados movidos pelo amor ao próximo ou pela mesma fé que nos move, alguns se dedicam em nos adotar como pais, tios e avós e mais que isso, como irmãos.
Isso acontece por que as promessas que nos é ensinada valem muito mais que o "Dia dos Disso ou Aquilo" ou de uma "Festa de Fim de Ano" onde só se lembram de um "Esquecido" para sair bonitinhos numa fotografia fria e inerte que não representa a verdade do que acontece nos outros dias do ano.
Porém em breve todos nós faremos parte do "Dia do Julgamento" e se merecedores formos poderemos viver "Dias de Eternidade", algo que esse mundo de agora com todos os seus "Dias dos, das, disso ou daquilo" se tornam sem sentido diante do que poderíamos usufruir ao lado do seu idoso "Esquecido".
Sinto que mesmo sabendo disto, logo poderei ser mais um "Esquecido", não vou ficar triste por isso, por que sei que se isso acontecer só pode significar uma coisa, alguém muito maior, meu "Deus Verdadeiro" irá se lembrar de mim, como sei que sempre se lembra mesmo com minhas faltas e falhas, e logo nem eu e nem os outros idosos seremos mais os "Esquecidos" de agora.

®Jorge Bessa Simões

®Velhas Memórias Poéticas. Copyright © 2013-2024
®Direitos Autorais Reservados. Lei 9.610/98

*Foto Arquivo Google Imagens.
©Todos os direitos reservados/2024
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário