
Não é incomum me deparar com pessoas assim, elas também erram, porém não fico atrás de corrigi-las, mas basta um erro meu, por menor que seja, e elas simplesmente se colocam na posição de donos da verdade e passam a me acusar, sem ao menos me darem a oportunidade de me defender, como se só eu erro na vida.
Me deparo com pessoas assim até em minha própria família, e que por serem próximas, algumas vezes acabo deixando certas coisas passar, só para não me indispor com elas, mas isso é um erro.
Porque cada vez que isso acontece, eu aceito uma culpa que não é só minha, e assim acabo dando força para que continuem agindo dessa forma perversa comigo.
Mas chega um momento na vida que não dá para aguentar mais, as vezes o melhor é cortar algumas pessoas da minha vida.
Porém, acredite, elas ainda farão questão de me fazer sentir culpado, me acusando de impaciente, grosseiro, de louco e até dramático, jamais assumirão que foram elas quem me deram a tesoura para cortá-las da minha vida.
E cortar certas pessoas do meu convívio é uma questão de sobrevivência, até porque, já é muito pesado carregar meus próprios erros, que dirá ter que carregar os erros dos outros, isso se torna insuportável!
Assim que cada um preste contas dos seus próprios erros, e não fiquem procurando os erros alheios, estou cansado de ver tentarem me culpar por tudo de errado que acontece a minha volta, não tenho a obrigação de carregar a culpa do mundo!
Mas elas só fazem isso porque as vezes me deixo cair em suas armadilhas, já que muitas vezes elas se disfarçam de vítimas sofredoras e mal compreendidas, jogando verde para colher maduro, e assim se tornam mestres em manipular tudo e a todos, só para colocar a culpa dos seus erros nos outros.
Por isso ao me deparar com alguém assim, ainda que seja da minha própria família, que eu corte logo, porque aceito as minhas responsabilidades, sim! Mas somente por meus próprios erros.
E se essa pessoa ainda assim quiser ficar ao meu lado, ela terá que mudar a forma de me tratar para que eu também possa fazer minhas mudanças, só assim estaremos fazendo um bem enorme para nós mesmos.
Desta forma que cada pessoa aprenda a assumir seus próprios erros, e a respeitar os outros, e a si mesmas, e saibam entender, ou melhor, a compreender os limites que a vida nos impõem.
®Jorge Luiz Bessa
®Memórias Poéticas. © 2013-2023
®Direitos Autorais Reservados. Lei 9.610/98
*Foto Arquivo Google Imagens.
©Todos os direitos reservados/2023
Nenhum comentário:
Postar um comentário