segunda-feira, 30 de junho de 2025

*"Sonho de amor" (Poema)

Sonhei com nossas noites cheias de doce harmonia ouvindo os sons da natureza que gemia e dos ventos que passavam entre nós como açoites.
Sonhei com as estrelas que sempre nos sorriem nas dobras do úmido e noturno véu, e que nossos corpos se uniam se entrelaçando como se fossemos voar para o céu.
Sonhei com os regatos que soluçavam, as árvores que murmuravam com a brisa lenta e tardia e o chão relvoso de folhas que nos cobria, com você tão bela, flor da minha vida, seu rosto de tão lindo que era de uma inocência plácida.
Sonhei que te conheci e nem pressentias sequer como seriam nossos dias com auroras de amor sem fim, sendo levados em asas de um serafim.
Ah! Mulher quanta esperança vi brilhar nos céus quando o brilho da luz nos olhos teus fez sorrir em mim aquela criança que fui um dia, e eu te amei e percebi que no futuro poderíamos viver sonhos loucos e delírios puros, sonhando com você acreditei na eternidade e refiz o quadro da minha mocidade.
Foi assim que eu sonhava viver nesse mundo vivenciando um amor profundo que em meu sonho sublime de carinho produz, trazendo em meu coração uma enorme luz.
Em teus olhos castanhos vi meus sonhos amorosos e mais profundos, pois deles partem o brilho mais formoso que serão os raios da luz de um dia gostoso.
Teus cabelos cheirosos tem a áurea que brilha na maciez da sua pele imaculada que sonhei para toda minha vida, e que eu possa sentir tua cútis acetinada, quisera ter mil vidas, para andar ao teu lado iluminado pela luz do teu olhar e no mar do teu corpo para poder te amar beijando seus avermelhados lábios que tornará imortais nossas primaveras.
Desde que te conheci tudo se tornou vasto, belo e eterno, sou feliz com nossa aliança onde vejo o seu nome escrito, como gostaria que nossas vidas não tivessem fim e que pudéssemos viver para sempre no seio do infinito.
Ah! Mulher, embora já não seja a mesma menina mulher de outrora, sonhei deixar gravado em seu coração para sempre uma única frase :- Como eu te amo, para que nunca se esqueça, e se lembre desse nosso sonho de amor.

®Jorge Bessa Simões

®Velhas Memórias Poéticas. ©Copyright 2013-2025
®Direitos Autorais Reservados. Lei 9.610/98

*Imagem gerada por IA baseada em foto pessoal.
®Todos os direitos reservados/2025
 

*"Olhos teus" (Poema)

Num certo tempo do meu tempo, uma mulher-menina entraria na minha vida transformando tudo o que eu havia sonhado.
Desde então em meus amanhecer, passei a ver em teus olhos um sonho que achei nunca mais iria sonhar, porque, já não acreditava que tinha um coração, até olhar dentro dos olhos teus.
Por muito tempo não me atrevia mais amar, e depois, quem poderia tocar um cigano como o meu que fazia tempo que estava sozinho e livre no seu caminhar.
Mas desde o dia que vi teus olhos, meu coração passou a ansiar buscar os olhos teus, eu já não via o sol se não olhasse dentro dos teus olhos para ver o seu brilhar.
Eu pensava que minha corrida já estava ganha, até que olhei dentro dos teus olhos, não acreditava em ninguém para cantar as músicas que canto, entretanto as palavras passaram a ter outro som, desde quando olhando em teus olhos cantei para você.
Olhando em teus olhos percebi um novo amor nascer, assim fixei meu olhar em teus olhos, e vi um novo sonho que passei acreditar.
Com você outras portas iriam se abrir, em especial depois que olhei em teus olhos, e vi que estava vivendo uma vida criminosa, mas daquele momento em diante meu coração se fez prisioneiro, quando olhei dentro dos teus olhos.
Eu cai debaixo do seu olhar, senti como se minha vida fosse vista de todos os ângulos e meus pecados fossem sendo perdoados, pois eu estava vivendo como um tolo, até que vi o amor nos olhos teus, e meu coração se tornou mais limpo, depois que olhei nos teus olhos.

®Jorge Bessa Simões

®Velhas Memórias Poéticas. ©Copyright 2013-2025
®Direitos Autorais Reservados. Lei 9.610/98

*Imagem gerada por IA baseada em foto pessoal.
®Todos os direitos reservados/2025
 

*"Mulher do meu sonhar" (Poema)

Mulher amada, anjo do meu sonhar que marca o meu viver, musa inspiradora para meus versos.
Teu carinho e compreensão me faz esquecer as lágrimas que um dia dos meus olhos rolaram, sua maneira de ser me levou a buscar novos sonhos e me ajudou a realizar outros ideais como homem.
Recordando-me dos seus encaracolados cabelos, do seu corpo preservado em minhas lembranças, da sua pele banhada por aquela lua cheia na noite em que trocamos beijos pela primeira vez.
Sem saber você me fortaleceu e como um poeta apaixonado te traduzo em palavras recordando os belos e lindos momentos da nossa vida e do nosso sonhar.
Me recordo das nossas juras e proposta de sempre nos amar enquanto nossos corações pulsarem, não me esqueço do seu lindo olhar e de como és uma mulher tão envolvente.
Por isso passe o tempo que passar você sempre será minha menina mulher, anjo do meu realizar, e agora me lembro de você ainda mais e do nosso encontro que me fez sonhar.
Durante esses anos todos aprendi que embora a vida não seja um mar de rosas, superamos muitas coisas em nossas vidas, e como um sonho pra se viver, que nosso amor possa ser sempre o meu sonhar.

®Jorge Bessa Simões

®Velhas Memórias Poéticas. ©Copyright 2013-2025
®Direitos Autorais Reservados. Lei 9.610/98

*Imagem gerada por IA baseada em foto pessoal.
®Todos os direitos reservados/2025
 

domingo, 29 de junho de 2025

*"Lembra o que te disse quando decidimos nos casar?" (Poema)

Você me disse; 'Até que a morte nos separe.'
E eu te respondi; 'Até que a morte nos separe?'
Que nada, nosso amor será além da morte!

E nós rimos, mas eu realmente levei a sério, então se acaso eu morra, não se esqueça; 'É além da morte!'.
Afinal nós dois aprendemos que em breve poderemos nos reencontrar no paraíso terrestre e se pudermos quem sabe, não possamos continuar a viver o nosso eternamente juntos?

®Jorge Bessa Simões

®Velhas Memórias Poéticas. ©Copyright 2013-2025
®Direitos Autorais Reservados. Lei 9.610/98

*Imagem gerada por IA baseada em foto pessoal.
®Todos os direitos reservados/2025
 

*"O nosso para sempre" (Poema)

Lindas são as histórias de amor e quem ama sempre quer ouvi-las, certo? Assim vou tentar compartilhar um pouco da minha história e dos meus anos de casados.
Ainda que possam ter acontecido altos e baixos, alegrias ou tristezas, sonhos e desilusões e até algumas decepções, creio que o mais importante foi sabermos superar tudo isso.
Mas três coisas foram muito marcantes em nossas vidas, "primeiro": por termos aprendido a nos amar, "segundo": por termos tidos uma família de verdade, "terceiro": porque acima de tudo isso e sobre todas as coisas, buscamos um Deus verdadeiro que nos ensinou o caminho da verdadeira felicidade e transformou nossa união num tríplice cordão.
Assim sinto-me feliz com nossa história de amor, onde mesmo apesar dos pesares desse mundo aprendemos a manter nossa união nesses anos todos de casamento,
Para alguns talvez tenha sido só mais história e alguns anos, mas para nós é uma vida, aliás, parte da nossa eternidade em que juntos estamos vivendo, e é lindo presenciar nossa história entre eu e você no nosso para sempre.

®Jorge Bessa Simões

®Velhas Memórias Poéticas. ©Copyright 2013-2025
®Direitos Autorais Reservados. Lei 9.610/98

*Imagem gerada por IA baseada em foto pessoal.
®Todos os direitos reservados/2025
 

*"Outubro de muitos anos atrás" (Poema)

Entre tantas juras e promessas tudo que eu mais queria era estar na sua vida em todos os momentos, afinal, te conhecer foi a melhor coisa que aconteceu na minha vida e eu te amei desde o primeiro momento que te vi na janela da sua casa num outubro de mais de 47 anos atrás.
E desde então eu amo sentir o calor da sua pele, o cheiro do seu corpo onde cada poro seu exala o mais inebriante perfume, cada pedacinho do seu corpo a tempos me eleva a mil imaginações e juntos nós nos completamos e ao nos fundir somos como dois vulcões que na explosão do nosso êxtase final, faz com que misturemos nossas lavas corpóreas e o suor escorre por nossos corpos deixando no ar o cheiro do nosso amor, desejo e paixão, e mais que isso confirmamos assim a nossa união.
E o que eu mais amo nisto tudo? É saber que iremos repetir tudo de novo todos os dias do nosso para sempre enquanto estivermos juntos, é por isso que quero mostrar a você, mesmo depois de tantos anos de casados, o quanto, mesmo entre algumas adversidades, nós somos felizes.
Alguém certa vez me disse que eu era um ser condenado a não viver um grande amor, ah se eu pudesse reencontrar esse alguém e mostrar o quanto ela estava errada, pois desde que colocamos nosso Deus Verdadeiro em nossas vidas formamos triplíce cordão, e mesmo que um dia eu me vá para sempre, gostaria que você se lembrasse sempre que eu te amei, amo e a amarei todos os dias em que juntos estamos ou estivemos.
Pois eu te amei desde a primeira vez em que te vi num outubro de mais de 47 anos que marcou as nossas vidas.

®Jorge Bessa Simões

®Velhas Memórias Poéticas. ©Copyright 2013-2025
®Direitos Autorais Reservados. Lei 9.610/98

*Imagem gerada por IA baseada em foto pessoal.
®Todos os direitos reservados/2025
 

sábado, 28 de junho de 2025

*"A pessoa mais feliz neste mundo" (Poema)

Muitos dizem que o amor é mais precioso que ouro, não pode ser comprado e não pode ser vendido.
E eu tenho um amor assim, amor de sobra e isso faz de mim a pessoa mais feliz neste mundo.
Eu tenho uma mulher com olhos que brilham de forma tão intensa que é como se fosse uma mina de diamantes e ela é o meu tesouro, alguém de valor muito raro pois ela me faz a pessoa mais feliz neste mundo.
Quando nós andamos na velha cidade em que moramos, vemos pessoas com as janelas abaixadas que olham para ela e pra mim e dizem: "Com certeza esse homem vive a felicidade ao lado desta mulher, ainda que a vida as vezes possa ser dura para eles e mesmo no avançar das suas idades."
E isto é uma certeza tão verdadeira porque o amor é algo mais precioso que ouro, ele não pode ser comprado, assim como também nunca pode ser vendido
E eu tenho este amor, e ele é o suficiente para compartilhar a minha vida com a mulher que eu amo, ainda que nosso tempo esteja avançando e isso me faz a pessoa mais feliz neste mundo.
Quando de seus lábios eu recebo teus beijos, isso me faz ver como é a riqueza de ter alguém de tamanho valor ao meu lado, e isso também me faz a pessoa mais feliz neste mundo.
Mesmo quando meus bolsos estão vazios e nosso armário está vazio, ainda assim está mulher está ao me lado com o amor que nos une, o que me faz sentir a pessoa mais feliz neste mundo, porque o amor entre nós é algo muito mais precioso que ouro.
E esse amor é suficiente para nos fazer amar um ao outro e isso me faz um milionário e a pessoa mais feliz neste mundo.

®Jorge Bessa Simões

®Velhas Memórias Poéticas. ©Copyright 2013-2025
®Direitos Autorais Reservados. Lei 9.610/98

*Imagem gerada por IA baseada em foto pessoal.
®Todos os direitos reservados/2025
 

*"Tenho uma mulher" (Poema)

Tenho uma mulher que me chama de lindo, mesmo eu me achando feio, que me liga quando estou distante só para me sentir mais perto dela.
Tenho uma mulher que se deita comigo na relva para juntos olharmos as estrelas, mas no fundo o que ela quer é ouvir as batidas do meu coração, que muitas vezes permanece acordada só para me ver dormindo depois de um dia cansativo.
Tenho uma mulher que me beija na testa e faz questão de me mostrar para todo mundo e me abraça ainda mais gostos mesmo quando eu estou suando.
Tenho uma mulher que segura na minha mão mesmo na frente das amigas dela e me acha o homem mais bonito do mundo mesmo quando estou de chinelos de dedos, de bermuda e camiseta regata e que insiste em me abraçar pela cintura.
Tenho uma mulher que me lembra constantemente o quanto ela se preocupa comigo e o quanto sou sortudo por ela estar ao meu lado e que estará ao meu lado sempre.
Tenho uma mulher que diz para todo mundo e do fundo do seu coração: "Esse é o homem da minha vida!"
É por isso que mesmo depois de todos esses anos ao lado dessa mulher posso dizer que eu a amo muito por ter essa mulher na minha vida.

®Jorge Bessa Simões

®Velhas Memórias Poéticas. ©Copyright 2013-2025
®Direitos Autorais Reservados. Lei 9.610/98

*Imagem gerada por IA baseada em foto pessoal.
®Todos os direitos reservados/2025
 

domingo, 22 de junho de 2025

*"Adágio do meu tempo" (Poema)

No adágio do meu tempo, sobrevivi aos naufrágios de alguns dos meus momentos mais tristes, o vento tocou meu rosto me fazendo lembrar que meu tempo se vai com ele.
Levando em suas asas meus dias desta vida passageira, levando meus conceitos, minhas virtudes e todos os meus defeitos, nada pode detê-lo.
E no adágio do meu tempo lentamente tudo se vai, mas em mim, sempre guardarei, o amor de todos que um dia encontrei.
Meus sonhos, o tempo jamais levará, pois sinto a esperança em cada olhar, e as areias do tempo não vão enterrar, porque a vida que recebi ao os encontrar, não importa o tempo, foram os melhores momentos que vivi nesse adágio do meu sonhar, embora o medo bata a minha porta quando não estou com vocês.
Porém no adágio do meu tempo, algo sempre guardarei, o amor, que um dia em vocês encontrei.

®Jorge Bessa Simões

®Velhas Memórias Poéticas. ©Copyright 2013-2025
®Direitos Autorais Reservados. Lei 9.610/98

*Foto Arquivo Google Imagens.
©Todos os direitos reservados/2025
 

*"Abri meu coração" (Poema)

Abri meu coração e deixei a harmonia penetrar o meu sentimento. Meu ser macho e meu coração feminino, anda sob nossa mãe terra e venera nosso pai chão.
Assim aprendi amar tua alma onde cortejo a minha paz, me lanço nos seios do teu ser, na busca da minha carência o meu ideal que se faz irmão.
O gatilho da paz será acionado pelo toque sutil da lua, sei que o sol é o nosso pão de cada dia, e a noite é o refúgio de nossas almas.
A brisa é morena, a chuva é gostosa e a lua te faz minha musa, porém..., o meu amor por você sempre será eternamente o maior.

®Jorge Bessa Simões

®Velhas Memórias Poéticas. ©Copyright 2013-2025
®Direitos Autorais Reservados. Lei 9.610/98

*Imagem gerada por IA baseada em foto pessoal.
®Todos os direitos reservados/2025
 

sexta-feira, 20 de junho de 2025

*"O doce semblante" (Poema)

O doce semblante da sua face desde que te vi pela primeira vez, envolveu o meu querer e o meu realizar.
E os sentimentos expressos dentro do meu ser, fizeram com que a visse como um caminho dos sonhos que eu buscava encontrar.
Pois o ser humano vive de momentos, e esse momento nosso é uma dádiva de Deus, que desde então se tornou um entrelaçamento para o futuro resplandecente da nossa união.
Quando meus olhos te tocaram, senti seu sorriso se abrir e o coração do meu peito querer sair, e a lua dos meus olhos esverdeou-se da pródiga emoção.
Que bom foi ter você ao meu alcance, não importando o valor do romance, e sim o tamanho do nosso amor.
E desde a hora que saimos pelo mundo afora de mãos dadas com o pensamento irmão, a cada dia nosso amor tem se renovado em a cada emoção, com o mais verdadeiro sentimento em nosso coração.

®Jorge Bessa Simões

®Velhas Memórias Poéticas. Copyright © 2013-2025
®Direitos Autorais Reservados. Lei 9.610/98

*Imagem gerada por IA baseada em foto pessoal.
®Todos os direitos reservados/2025
 

quinta-feira, 19 de junho de 2025

*"Memórias preservadas" (Poema)

No encontro com minhas memórias vou colocando em palavras tudo que eu possa me lembrar, para alguns isso pode não ter nenhum significado, afinal, são coisas e momentos que estão guardadas em minhas lembranças.
Mas para mim que vivi essas memórias são momentos que marcaram minha vida e minha história, e ao colocar isso em palavras me faz sentir tão bem, pois tudo passa a ter mais sentido.
E ao voltar através dessas palavras ao passado, me faz reforçar meus caminhos a frente, e é assim que encontro forças para superar minhas dificuldades no presente.
Talvez seja por isso que nunca me senti ou sinto-me sozinho relembrando minhas memórias, afinal, sempre estive cercado por pessoas que me fizeram ou me fazem bem, embora tenha havido quem me fizesse sofrer, como fiz também, ainda que sem querer.
Desta forma tudo passa a ter uma ligação nessa corrente de nossas vidas e nossos sentimentos, não sei qual é a chave do futuro e nem como tudo continuará.
Porém quando exponho em palavras tudo e todos que me marcaram ou marcam ainda minha vida, isto passa a ter um profundo sentido, e se torna um claro sinal do quanto amei, amo e amarei cada um que somou comigo todos os momentos que tivemos e que estão preservadas em minha memórias.

®Jorge Bessa Simões

®Velhas Memórias Poéticas. Copyright © 2013-2025
®Direitos Autorais Reservados. Lei 9.610/98

*Foto Arquivo Google Imagens.
©Todos os direitos reservados/2025
 

*"Teatro da Vida" (Poema)

Meus filhos, quando vocês vieram ao mundo, neste dia fizeram suas estreias no palco da vida, onde existem vários tipos de espetáculos, logo perceberam qual seriam seus primeiros desafios, para serem protagonistas de uma peça em que os coadjuvantes tem valores únicos, sentimentos diferentes, vontade própria e nada poderia ser ignorado, pior, teriam que aprender isso ao vivo, pois nesse teatro da vida não existem ensaios, troca de atores e nem mesmo tempo para decorar textos.
Assim, meus filhos, antes do medo de errar, da angústia de não saber como a peça termina ou da aflição de saber como vocês poderão mudá-la, saibam que, como pai, sempre busquei ensinar tudo que podia para que soubessem caminhar nessa carreira que é suas vidas. Tentei ensinar tudo do melhor, ensinei as primeiras palavras, "papai ou mamãe", e isso foi só o começo, pois sempre acreditei que vocês compreenderiam o valor desses ensinamentos!.
Afinal, vocês estariam ao lado de outros atores, pessoas, como seu pai e sua mãe, já com certa experiência, e que muitas vezes tentou os ensinar o que havíamos aprendido, e a única coisa que gostaríamos era que vocês evoluíssem pra que pudessem se tornar bons atores nesse teatro da vida.
Mas para isso vocês precisaram trocar experiências com outras pessoas, atores da vida, já que logo iriam conhecer outros cenários, lugares que os fariam meditar sobre tudo o que lhes aconteceria nesse aprendizado, porém vocês deveriam saber escolher as pessoas que pudessem os acompanhar, inspirar e até os guiarem, saber escolher pessoas, não por aparência, roupas ou comodidades, mas que pudessem os ajudar a crescerem, tentei lhes ensinar a perceberem quem poderia segui-los lado a lado, e para isso mostrei também os caminhos verdadeiros de Deus.
Porém, seus personagens foram se tornando cada dia mais difícil, os ensaios que faziam cada vez mais os distanciavam de mim, por que algumas pessoas que escolheram para os acompanhar mostravam que apenas interpretavam, não são verdadeiros, então chegou o dia que vocês perceberiam o grande erro que cometeram. E as duras penas aprenderam que nesse teatro da vida, não tem ensaios, e que poderiam ter se saído melhor, e duas coisas vocês poderiam ter percebido.
Um, a peça que vocês achavam que estavam interpretando, não era para ser interpretada, mas sim para ser vivida, mas vivida como vocês, e não como os outros gostariam que fossem.
Dois, as pessoas não poderiam ser tratadas como coadjuvantes, afinal, elas eram protagonistas de seus próprios espetáculos, e sem perceber vocês se tornavam coadjuvantes nas vidas deles, e no fim, as únicas pessoas que ficariam ao seus lado, seriam aquelas que acreditavam que vocês poderiam ser atores principais nesse teatro da vida, e essas pessoas sempre foram e serão seus pais e talvez alguns poucos amigos de verdade.
Mas vocês quiseram viver interpretando e vivendo menos, se arriscando mais e acertando menos, e nesse teatro da vida, quase se esqueceram de se arrepender.
Sei que errar acontece com todos, mas errar por acreditar que não sabiam o que era certo, se transformou num grande equívoco, porém acredito que logo vocês irão se acertar, e deixarão de fazer encenação e abrirão seus corações, mas nesse espetáculo imprevisível, existem duas certezas, além de sermos seus pais, somos seus amigos de verdade, e sempre quisemos ver seus sucessos, que vocês possam compreender tudo isso antes do encerramento das nossas vidas nesse teatro.
Mas mesmo que saiamos de cena um dia, que as cortinas da vida continuem se reabrindo para vocês, que saibam aproveitar as oportunidades para reformularem seus scripts, reformulando seus conceitos para o lado bom da vida, na certeza de que poderão ser aplaudidos de pé, que ao reaprenderem a interpretar, saibam viver suas vidas como protagonistas, e quem sabe, chegará o tempo de perceberem que nosso diretor lá do céu, espera que vocês façam sempre as melhores escolhas, e que vivam sempre em verdade, com muita felicidade e bênçãos.

®Jorge Bessa Simões

®Velhas Memórias Poéticas. Copyright © 2013-2025
®Direitos Autorais Reservados. Lei 9.610/98

*Imagem gerada por IA baseada em foto pessoal.
®Todos os direitos reservados/2025
 

*"Somos heróis" (Poema)

Sinto-me um herói quando no rosto dos meus filhos causo um sorriso, assim saibam que nunca desisti de vocês, que sejam capazes de reconhecer os ensinamentos que dei, pois sempre busquei mostrar a cada um, o bom caminho a ser seguido.
Nunca os tratei de modo diferente, e acreditem, quando percebi alguma lágrima fria descendo de seus rostos, sempre me preocupei com o que lhes ocorria, além de me preocupar, me comovia, pois embora elas contagiassem a mim e sua mãe, víamos através delas o quanto vocês cresciam como pessoa, é nesses momentos que aprendemos a valorizar tudo que recebemos da vida, embora sem que vocês percebessem, nós chorávamos também.
E embora possa ser um herói para vocês, antes de qualquer coisa, sou pai, e gostaria que acreditassem que juntos somos heróis.
Somos heróis porque tenho certeza que nunca nos tornaremos inimigos, se formos atacados em nossas relações, sempre nos defenderemos, afinal, somos heróis todos os dias quando nos respeitamos como pais e filhos, assim, todas as vezes que nos abraçarmos, seja ao iniciar ou ao findar dos nossos dias, somos heróis, que não percamos nossas esperanças mesmo por não termos conquistados nossos objetivos.
Somos heróis, quando expressamos nossos sentimentos, quando somos verdadeiros nesse mundo cheio de meias verdades, quando nos momentos certos dizemos as palavras certas, estaremos lado a lado, embora saibamos que não estaremos sempre juntos.
Espero ser lembrado por cada um de vocês, ainda que as vezes possam surgir histórias a meu respeito, e o que mais importa é que de algum modo minhas lições e meus ensinamentos possam lhes servir, afinal, a vida é cheia de histórias, porém as nossas serão únicas, até porque, vivemos cada dia construindo nossas histórias em cada momento vivido, e cada pedacinho de nossas vidas foram únicos e especiais.
Nos tornamos heróis quando aprendemos a viver intensamente cada minuto de nossas vidas, principalmente os bons momentos, já que os ruins não gostaríamos de tê-los passado, quanto menos de nos lembrar deles, ainda bem que a vida é cheia de boas recordações, e é isso que levaremos sempre em nossos corações.
Assim meus filhos, elevemos nossos pensamentos e façamos de todos os minutos e segundos, momentos únicos e especiais, capaz de nos causar reflexões, nunca andem sem destino na estrada da vida, evitem ao máximo andarem na contramão, nunca mergulhem de cabeça em abismos sem fim, lembrem-se que embora possam haver loucuras a nossa volta, evitem pisar em espinhos do pecado, pois isso os levará para uma ponte entre a vida e a morte, e vocês não precisam cruzá-la para saberem se é ruim.
Acreditem, do outro lado ficariam em pedaços, e poucos lhes estenderiam as mãos, nesse mundo afora, a maioria não acreditam nas famílias, quanto mais em heróis, pois grande parte deles vagam pela escuridão.
Acreditem nos ensinos que os dei, e nunca se esqueçam dos ensinamentos do Verdadeiro Deus, lembrem-se que Ele sempre nos mostra o verdadeiro caminho a ser seguido.
Mantenham-se alertas para não viverem pesadelos na vida, o mundo lá fora é feito de pessoas diferentes, e assim, poderá ocorrer tentativas de alguém querer os desviar, mas lembrem-se, somos heróis, enquanto nos mantivermos nos caminhos corretos, saibam controlar suas ansiedades, tudo acontece no momento oportuno da vida.
Porém, nada disso é tão importante se vocês não souberem reconhecer seus erros, olhem sempre nos olhos com quem vocês falarem, haverá amores e paixões, esses são sentimentos que sempre tocam o ser humano, o amor nos ensina a sorrir, mas as vezes pode nos magoar, e isso ocorrerá com vocês, faz parte da vida, e pode começar errado, rasgar o peito, mas não deixem que isso os desanimem e nem venha lhes causar incertezas, para que seus corações não se confundam.
Não tenham pressa, nada vai lhes dar um minuto a mais na vida, parem um pouco, pensem sempre, e descobrirão pessoas que um dia precisarão de seus perdões, haverá pessoas que irão compartilhar seus problemas com vocês, mas lembrem-se dos ensinamentos que lhes dei.
Compartilhar fardos sempre os tornarão mais fáceis de carregar, nunca fiquem cegos com as coisas que o mundo oferece, que vocês possam sempre enxergar os valores do seus corações.
Assim, ninguém, nem nada no mundo vai os completar enquanto vocês não forem o suficiente para vocês mesmos, enquanto não se conhecerem, não nas suas aparências, mas em seus interiores, suas essências sempre serão os valores que conquistarem na vida.
Então, pode ser que, vocês se tornem heróis para alguém um dia, pois suas imagens refletirão aquilo que vocês fizerem, nunca tenham medo das tempestades, saibam somar seus universos com as estrelas que brilham de verdade.
Assim, meus filhos, antes de sermos heróis, que sejamos as melhores pessoas a nós mesmos e a Deus.

®Jorge Bessa Simões

®Velhas Memórias Poéticas. Copyright © 2013-2025
®Direitos Autorais Reservados. Lei 9.610/98

*Imagem gerada por IA baseada em foto pessoal.
®Todos os direitos reservados/2025
 

terça-feira, 17 de junho de 2025

*"Seu pai, tem valor?"

Se tem, então saiba valorizá-lo enquanto ele ainda estiver ao seu lado, não precisa dizer nada, esteja com ele mesmo que em silêncio, tente compreende-lo mesmo que ele tenha tido um jeito duro de amar.
Não se envergonhe de mostrar seus sentimentos, diga o quanto o ama, abrace-o mesmo que sem motivos, saiba entender quando ele te contar suas histórias, não importa que ele repita a mesmas coisas pela milésima vez.
Porque acredite, tem muitos filhos que dariam tudo por mais um minuto com o pai, que pudesse ouvir um último conselho, dar em seus olhos um último olhar, e ouvir ele dizendo um último “fica bem, meu filho”.
Assim, não espere o tempo levar o que a vida ainda te dá de presente todos os dias. Porque acredite, quando seu pai se for, o que vai ficar é a saudade, um vazio e uma dor inexplicável, e pior, o arrependimento de não ter vivido mais cada momento possível com seu pai, enquanto ele está aqui, de verdade.

®Jorge Bessa Simões
(Baseado em Texto de Autoria Desconhecida)

®Velhas Memórias Poéticas. Copyright © 2013-2025
®Direitos Autorais Reservados. Lei 9.610/98

*Imagem gerada por IA.
®Todos os direitos reservados/2025
 

sexta-feira, 6 de junho de 2025

*"Minha doce solidão" (Poema)

Muitas vezes gosto do sabor da minha doce solidão, pois quando estou sozinho me sinto bem melhor, e mesmo que tenha pessoas a volta, ainda assim me sinto melhor totalmente sozinho.
Claro que gosto de pessoas, mas as vezes é difícil a convivência com elas, até porque gosto de muitas coisas que outros não gostam e ninguém mais gosta do que eu gosto, talvez seja por isso que não tenho muito com quem falar, sorrir ou simplesmente com quem possa contar as coisas do ponto de vista do que vivi, e não do que contam sobre mim.
Por isso desde criança não combino muito com minha família, e quando tento estar com eles acabo fazendo as coisas de um jeito tudo errado, talvez por não me encaixar nos padrões impostos por uma sociedade mediocre e hipócrita que se esconde atrás de máscaras superficiais por se acharem donos da verdade.
Muitos já me chamaram de inútil, de fracassado, porque nunca reconheceram as minhas batalhas diárias, jamais desisti daquilo que comecei, tanto quanto reconheço que não consigo fazer muitas coisas sem a ajuda de ninguém.
Mesmo gostando de ficar sozinho, não sou como uma carta fora do baralho como querem que eu me sinta, ainda que as vezes me sinta um peixe fora d'água sob certas circunstâncias.
Certa vez me disseram que eu era como uma peça defeituosa de um quebra cabeça, já que não me encaixo em certos lugares ou com a convivência de algumas pessoas.
Mas sei bem o que fazer para mudar essas coisas, para isso acho que teria que sair de casa e parar de gostar das coisas que eu gosto e começar a gostar de outras coisas, porém, não sei se conseguiria colocar uma mascara sorridente e fingir ser alguém que não sou para que as pessoas gostem de mim.
Até por que acho que na verdade não gostariam de mim, mas sim da minha máscara, é por isso que evito sair de casa.
Por anos minhas relações com outras pessoas se mantém cada vez mais distantes, até as mais importantes estão distantes de mim.
Penso que as vezes não sei bem o que estou fazendo nesse mundo, parece que já não tenho mais um objetivo ou uma razão para continuar vivendo desta forma, queria simplesmente sumir, pois se eu morresse iria ser muito incomodo, com isso talvez apenas fizesse as outras pessoas sentirem o que estou sentindo, raiva e tristeza, por isso eu queria poder desaparecer no ar como se nunca tivesse existido, é assim que acho minha solidão tão doce.

®Jorge Bessa Simões

®Velhas Memórias Poéticas. Copyright © 2013-2025
®Direitos Autorais Reservados. Lei 9.610/98

*Imagem gerada por IA baseada em foto pessoal.
®Todos os direitos reservados/2025
 

quinta-feira, 5 de junho de 2025

*"Logo irei partir" (Poema)

Quando nasci, não poderia imaginar as coisas que iriam me acontecer, até porque desde meu nascimento tudo foi incerto, confuso e incomum.
Eram tantas pessoas estranhas fazendo parte da minha vida, já que o som que eu mais gostava de ouvir era a voz da minha mãe conversando comigo, mesmo ainda estando em seu ventre, ela era a única pessoa que eu reconhecia.
Algumas poucas lembranças que eu tinha de outras vozes, eram sobre as muitas histórias escondidas que contavam para minha mãe e que sem se darem conta, eu as ouvia com ela.
Mas nem tudo foi só sobre confusão ou tristezas, com o tempo até vivi alguns dos melhores anos de minha vida, fiz alguns amigos, muitos dos quais me acompanharam por algum tempo enquanto tudo era bom na minha vida, mas bastou eu passar por dificuldades que a maioria dos amigos, se foram para sempre.
Mesmo assim acho que poderia comemorar alguns momentos especiais, até por que sei que logo irei que partir, desta forma chegará o instante ou hora de olhar para trás e ver tudo o que já passei nessa vida.
Sem dúvidas, muitas foram as minhas tristezas e os muito conflitos pelo qual eu passei, mas, felizmente, por outro lado foram inúmeros os bons momentos, tive algumas alegrias e batalhas com algumas vitórias, já que tive alguém ao meu lado que sempre soube se posicionar nas nossas cumplicidades.
Porém devo esquecer aqueles que me impuseram obstáculos infundados e com isso me fizeram viver muitos dos meus piores momentos na vida.
Mas não posso me esquecer de agradecer àqueles que me impulsionaram adiante, é o momento que devo valorizar as pessoas que souberam me entender, e por mais que tenham sido minhas dificuldades, não me abandonaram.
Sei que posso ter errado, mas sempre busquei conhecimento para poder fazer melhor as minhas escolhas e assim acertar mais nas minhas escolhas, mas mesmo com tudo isso adquirido até aqui, logo irei partir.

®Jorge Bessa Simões

®Velhas Memórias Poéticas. Copyright © 2013-2025
®Direitos Autorais Reservados. Lei 9.610/98

*Foto Arquivo Google Imagens.
©Todos os direitos reservados/2025
 

*"Venci minhas batalhas, mesmo não vencendo a guerra" (Poema)

Cada cicatriz que carrego no meu corpo tem a marca de uma dor, de uma alegria e experiência, de um momento e um desejo, de um arrependimento e de uma certeza, de uma batalha e uma vitória, marca de inúmeras coisas, ou de uma simples lembrança.
Essas marcas me mostram que, por mais que tente me esquecer, elas jamais sairão das minhas memórias, mesmo sendo grandes ou pequenas, elas são profundas, e mesmo as superficiais me remetem a muitas lembranças.
São tantas cicatrizes que ainda doem, algumas ainda me ferem, as vezes quase me torna fraco mesmo quando não quero me manter focados na dor.
Porém tive que aprender que essas cicatrizes são um mal necessário, e que mesmo assim devo levantar a cabeça e seguir em frente, afinal, nem tudo foi uma batalha perdida, ainda tenho uma guerra por vencer, aprendi também que as minhas cicatrizes podem ser minhas maiores aliadas, por que elas me mostram que, nenhum mau tempo dura para sempre, que toda ferida em algum momento vai sarar, mas meu maior desafio é não me deixar cair, e mesmo que eu caia, tenho sempre que me levantar, pois é isso que me faz um guerreiro.
Quando olho para minhas cicatrizes, as imagino como se fossem linhas de um livro que escrevi a tempos, livros que muitas vezes gosto de voltar a ler para tirar mais conhecimento das minhas experiências, e podem acreditar, elas me ensinam muito.
É por isso que aprendi a amar minha vida sem nenhuma exceção, entendi que não posso retirar minhas cicatrizes, e ainda que algumas me causem muita dor, nao posso oculta-las, por isso as valorizo pois elas sempre farão parte de mim, enquanto viver.
Assim cada vez que eu me levantar de algum tropeço que venha me acontecer, que eu deixe a mostra meu corpo com todas minhas cicatrizes para mostrar que eu lutei, e mesmo não vencendo a guerra, venci todas as minhas batalhas.

®Jorge Bessa Simões

®Velhas Memórias Poéticas. Copyright © 2013-2025
®Direitos Autorais Reservados. Lei 9.610/98

*Foto Arquivo Google Imagens.
©Todos os direitos reservados/2025
 

quarta-feira, 4 de junho de 2025

*"Mãe, saudosa Mãe" (Poema)

Logo você faria 87 anos, e já já fará 14 anos que me deixou com muitas saudades, ainda assim logo farei 48 anos da felicidade que você me ajudou a encontrar.
Mas desde que você se foi, restou um vazio que ainda hoje é difícil de ser preenchido, o único consolo é saber que em breve poderemos estar juntos no paraíso terrestre.
Por outro lado tenho que reconhecer uma coisa, você me ajudou a encontrar meu caminho e parte da minha felicidade, foi no dia 13 de outubro de 1977, quando ao voltar das Minas Gerais para te rever, que há 48 anos atrás, conheci a mulher que me ajudou a dar um outro sentido a minha vida.
Você Mãe, fez parte disto, e de certa forma me ensinou a dar sentido a vida em família, foi com ela, minha esposa, que eu te dei três netos, meus filhos que amo tanto!
Mesmo assim, sinto a sua falta, minha mãe, ainda imagino suas expressões, sua voz, seu cheiro, seu amor que sempre me fazia sonhar com seu carinho ao te rever, e mesmo com o coração dividido entre a tristeza e a alegria, tenho saudades daquele nosso último caminhar à beira-mar.
São tantas lembranças, e sua saudade é um sentimento de vazio me fazendo sentir a dor da sua ausência, sei que tudo isso logo será passado, você me ajudou a crer nisso também.
Por isso peço ao nosso Deus Verdadeiro para que não me deixe perder a esperança que você me ajudou a encontrar nos caminhos que agora ando, sou grato por ter me ajudado a encontrar a mulher que está ao meu lado, que futuramente nossa relação mãe e filho se fortaleça, para mim você foi meu maior privilégio, e isso me privilegia por ter sido filho de você, jamais vou te esquecer!

®Jorge Bessa Simões

®Velhas Memórias Poéticas. Copyright © 2013-2025
®Direitos Autorais Reservados. Lei 9.610/98

*Foto Extraída do Arquivo Pessoal.
®Todos os direitos reservados/2025
 

terça-feira, 3 de junho de 2025

*"Difícil esquecer o inesquecível" (Poema)

Sou o que ninguém pode enxergar, sei que também errei, com isso sei que aprendi, mas tive que lutar, sei o que ganhei e o que perdi, assim como sei que venci, não a guerra, mas minhas batalhas.
Já por muito tempo tento mudar meu jeito de ser pra agradar os outros, e só eu sei o quanto estava errado, o tanto que sorri para esconder as lágrimas que me atormentava ao sair, mas aos poucos consegui fechar meus olhos, porém elas continuam a escorrer no meu íntimo.
Quantas vezes sofri por amor, assim como fiz alguém sofrer por mim, algumas foram as vezes que quase vivi a felicidade, porém tive medo de me entregar ao amor depois das decepções que a vida me impos.
Certa vez tive coragem de dar um conselho para um amigo que serviu para mim também, muitas vezes tive o brilho do sol, ainda que outras vezes fui como a lua, que precisava do brilho de alguém para poder brilhar.
Algumas vezes eu menti, mas aprendi que a verdade ainda é o melhor caminho para solucionar as coisas, muitas vezes fui enganado, e com isso me arrependi de algumas coisas.
Já disse que amava da boca para fora, mas o pior foi dizer que não amava com o coração apertado, quantas vezes tentei esquecer muitas coisas, mas não consegui.
Busquei gostar de outro alguém, para substituir aquela que um dia eu perdi para a morte e que fez parte do meu coração, e vi que tudo deu errado, pensei viver sem ter ninguém comigo, e com isso quase morri também.
Também pensei em não ter mais aquele amigo que um dia me deu as costas quando mais precisei, e me senti mais feliz por isso, e pensar que já amei tanto quanto fui amado, e o pior é que também fui enganado.
Quantas vezes chorei lembrando de alguém antes de dormir, assim como disse que não viveria sem alguém e realmente vivo sem qualquer pessoa, tudo porque hoje eu tenho amor próprio.
Como disse me arrependi das palavras que falei, tanto quanto me arrependi porque um dia fiquei em silêncio quando deveria falar, senti a dor da solidão mesmo quando estava entre mil pessoas, da mesma forma como me senti completo com apenas uma pessoa ao meu lado!
Já tive alguns amigos que foram me perdendo pelos caminhos da vida, até que encontrei alguém que me ensinou que eu poderia amar eternamente.
Por outro lado, aprendi que ter uma pessoa para sempre, e uma ilusão neste mundo que vivemos, por que o “para sempre” sempre... acaba!
Não tenho medo da escuridão, mas percebo que o claro não é tão seguro para mim também, é por isso que sigo meu caminho guardando tudo nas minhas memórias e no meu coração, porque aprendi na minha caminhada que é difícil esquecer o inesquecível.

®Jorge Bessa Simões
(Baseado em Texto de Autoria Desconhecida)

®Velhas Memórias Poéticas. Copyright © 2013-2025
®Direitos Autorais Reservados. Lei 9.610/98

*Foto Arquivo Google Imagens.
©Todos os direitos reservados/2025

 

domingo, 1 de junho de 2025

*"Filhos, está chegando o momento" (Poema)

Alguns filhos só percebem que seus pais estão envelhecendo, quando algo muda pela maneira como o enxergam verdadeiramente no dia a dia e depois de tantos anos.
É quando se dão conta de que por tanto tempo seus pais eram seus heróis, seus pilares, mas de repente, eles parecem que estão mais frágeis, mais humanos. É como se o tempo desse aos filhos um certo empurrão e no seus íntimos seus sentimentos passam a sussurrar: "Está chegando a hora, será que você está preparado para cuidar de quem cuidou de você?."
Sim, por que envelhecer é algo natural da vida, e seus pais estão envelhecendo, e vê-los envelhecer, para você, filho, será um aprendizado diário de amor, de paciência e de aceitação.
Em seu coração, haverá uma mistura agridoce de gratidão por ainda tê-los por perto, mas ao mesmo tempo, você começará a ter um sentimento de saudade antecipada que inevitavelmente virá.
É nesse processo, que cada filho irá aprender uma forma de valorizar cada conversa com seus pais, cada abraço nos momentos em que se encontram ou se despedem deles, e a cada domingo que poderão passar com eles ao redor da mesa.
Por que acreditem, é nesse instante que vocês, filhos, irão parar de ver seus pais apenas como "seus pais".
E no instante seguinte vocês começarão a enxergá-los como pessoas, com suas histórias, seus medos, suas dores e alegrias.
E nesse exame de consciência, e apesar de doída, cada filho poderá compreender que tudo isso acontecendo a sua volta é uma oportunidade e também um presente, pois é chegada a chance em suas vidas de retribuir tudo o que seus pais fizeram a vocês, é o momento de estarem ainda mais presentes, e de amar seus pais com mais profundidade.

®Jorge Bessa Simões
(Baseado em Texto de Autoria Desconhecida)

®Velhas Memórias Poéticas. Copyright © 2013-2025
®Direitos Autorais Reservados. Lei 9.610/98

*Imagem gerada por IA baseada em foto pessoal.
®Todos os direitos reservados/2025