sexta-feira, 4 de outubro de 2024

*"Talvez seja só isso" (Poema)

A vida me colocou no caminho de muitas pessoas para que pudessemos aprender a nos gostar do jeito que nós somos, porém por vários motivos acabamos por nem nos falarmos mais.
Não sei se isso é para o meu próprio bem ou não, ou delas, sei lá?!
Mas uma coisa é certa, chega um momento em que sinto a falta delas, gostaria de tê-las ao meu lado, quem sabe pudessemos dizer "me desculpe".
Talvez um pedido de desculpas não signifique muito para quem se distanciou da minha vida, mas para mim vale muito, porque se eu tiver que fazer isso, faria com muita sinceridade.
Sei que na verdade não sou só eu que posso sentir falta das pessoas que fizeram parte do meu caminho, acredito que essas mesmas pessoas também sintam, mas talvez o orgulho as impede de recomeçar tudo de novo.
Creio que isso aconteça porque muitas vezes essas pessoas sejam mais fracas do que eu, já que sempre aprendo a recomeçar e a tentar corrigir meus erros, e acabam se deixando ser dominadas por um sentimento que muitas vezes não as faça lutar pelo que querem, talvez seja só isso? Será?!

®Jorge Bessa Simões

®Velhas Memórias Poéticas. Copyright © 2013-2024
®Direitos Autorais Reservados. Lei 9.610/98

*Foto Arquivo Google Imagens.
©Todos os direitos reservados/2024
 

quarta-feira, 2 de outubro de 2024

*"A saudade é algo para se refletir" (Poema)

A saudade é algo para se refletir em especial quando me recordo das pessoas que já estiveram ao meu lado e que agora por algum motivo estão ausentes da minha vida ou distantes.
É como se eu olhasse para o céu estrelado e me lembrasse de cada estrela (pessoa) que marcou a minha vida, me lembro de como cada uma dessas estrelas (pessoas) foram tão especias em minha vida como as estrelas que iluminam as minhas noites de saudades.
Mas infelizmente algumas delas ou ficaram tão distantes ou se apagaram que hoje só me resta a saudade de cada uma delas, e isso não irão tirar do meu coração e das minhas memórias.

®Jorge Bessa Simões

®Velhas Memórias Poéticas. Copyright © 2013-2024
®Direitos Autorais Reservados. Lei 9.610/98

*Foto Arquivo Google Imagens.
©Todos os direitos reservados/2024
 

*"Saudades de um tempo" (Poema)

"Muitas vezes me questiono porque a saudade me machuca tanto, mesmo sabendo que nada de mau eu possa ter feito, a não ser que meus pedidos de respeito, consideração e limites tenham sido mal compreendidos. Não consigo compreender porque a lembrança de pessoas tão queridas me causa tanta dor a ponto de me fazer chorar ao nível de não me deixar dormir."

Por outro lado tenho entendido que a dor, para minha surpresa, não é proveniente da saudade como até então imaginava, mas é sim da minha incapacidade em definir se o que eu estava sentindo era a falta de um sentir.
Vejo a saudade como uma espécie de suspiro que o meu coração dá porque ao olhar pra si, percebe que estou incompleto.
É quando me dou conta de que em alguma parte da minha composição, está faltando um pedacinho que foi entregue nas mãos de alguns que se tornaram especiais, e que, por alguma razão, tiveram que seguir seus caminhos, deixando comigo uma parte de cada um para que eu pudesse guardar com carinho, junto a tantas e boas memórias que construímos juntos.
A partir desta compreensão tenho deixado de temer as despedidas e parei de sofrer com a possibilidade de não mais viver um novo reencontro, dentro de mim pulsa a certeza de que talvez nós não mais nos toquemos, nossos abraços não mais acontecerão e tampouco nossas vozes irão repercutir junto à nossa pele.
Mas penso que, enquanto existir o amor, quem sabe poderemos ir vivendo um nos outros como melhores partes de nós, e ao mesmo tempo recordo em memórias eternizadas de nós a saudade de que um dia, em algum tempo poderemos viver um novo momento.

®Jorge Bessa Simões

®Velhas Memórias Poéticas. Copyright © 2013-2024
®Direitos Autorais Reservados. Lei 9.610/98

*Foto Arquivo Google Imagens.
©Todos os direitos reservados/2024