segunda-feira, 15 de dezembro de 2025

*"Loucura?!" (Poema)

Logo estarei encerrando meu ciclo de vida nesse mundo, porém, partirei feliz por tudo que vivi e por todos que amei, em especial as muitas mulheres que se somaram a minha história.
Entretanto as vezes me pergunto: "Terá sido loucura ter amado tantas mulheres ao longo da minha vida? Ou terá sido meus momentos de lucidez a causa de tudo isso após ter vividos tantos pesadelos na minha infância e adolescência, já que muitas dessas mulheres que se somaram a minha vida foram determinantes para que eu fosse quem sou agora? Será que foi ousadia alimentar essa loucura, e por isso posso ser condenado? E depois, como negar tudo isso que vivi?"
Alguns dirão que talvez deva guardar essas histórias num relicário precioso das minhas memórias para não ofender aquelas à quem um dia amei, já que agora só posso amar aquela que soma sua vida a minha.
Por outro lado tenho certeza que ainda vivo em algum outro coração que tem lembranças do que vivemos um dia, como também pode ser que até uma lágrima caia no íntimo de alguém que tenha me amado ou odiado, sei lá?!
Porém logo estarei partindo, não sei por quantas delas serei lembrado, mesmo assim se foi loucura ou não, as amei um dia, assim não poderia me calar agora, pois esse silêncio me condenaria e minha vida não teria tido sentido.
Então que nessa minha loucura em que se encerra meu coração, choro as horas que me restam recordando em minhas memórias tudo o que vivi, sonhei, amei e me fez ver como poderia amar.
Foi nessa minha loucura que aprendi a ser mais humano, e me ajudou a sobreviver todos esses anos, assim, se agora sabem dessa minha loucura, que eu não seja condenado, pois valeu a pena amar todas as mulheres que amei e amo.
Dizem que: "Não é dos loucos que confessam amar sem medo a sobrevivência desse mundo, já que somente os loucos compreendem o valor do amor?" Então, que viva a loucura!

®Jorge Bessa Simões

®Velhas Memórias Poéticas. Copyright © 2013-2025
®Direitos Autorais Reservados. Lei 9.610/98

*Foto Arquivo Google Imagens.
©Todos os direitos reservados/2025
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário