quinta-feira, 27 de junho de 2024

*"Escolhas e decisões" (Poema)

Em vários momentos da minha vida, em especial nos momentos mais dificeis, sempre acreditei na frase que da qual penso muitas vezes: "ISSO LOGO IRÁ PASSAR", muitos me perguntavam ou ainda perguntam: "Você realmente acredita mesmo nisso?".
E eu sempre respondo que procuro não só acreditar, mas sempre me lembrar dessas palavras mesmo quando passo por momentos ruins, porque assim eu sei que logo esses momentos irão embora, e se tive que passar por tudo isso foi por algum motivo, um desses motivos foram as minhas escolhas.
Ou seja, NADA ME ACONTECE POR ACASO, tudo que me acontece ou já me aconteceu é derivado das minhas escolhas, e sejam elas boas ou ruins, o que vem depois são as consequências disto tudo.
Por outro lado, essa frase "ISSO LOGO IRÁ PASSAR" me faz lembrar que apesar de certas escolhas não terem sido feitas do modo certo, eu tive e tenho muitos momentos felizes, que se não deixasse certas coisas pra trás, esses momentos também irão passar e os momentos difíceis virão de novo.
Quer dizer, a vida é feita exatamente disso: "DAS ESCOLHAS QUE FAZEMOS A CADA MOMENTO." São essas escolhas que irão definir como serão os momentos seguintes e ponto!.
Assim os nossos momentos será aquilo que virá como resultado dessas escolhas e as consequências pelas quais teremos que passar, sejam elas boas ou não, afinal tudo na vida é para o nosso próprio aprendizado.
Porém seja qual for o motivo, quais forem as nossas escolhas, nunca nos esqueçamos do mais importante na vida: "NADA É POR ACASO!" Absolutamente nada. Além do que, ninguém está predestinado a nada.
Por isso temos que nos preocupar sempre em fazer a nossa parte da melhor forma possível, e nos lembrar que, tudo que nos acontece são reflexos das nossas escolhas e decisões.

®Jorge Bessa Simões

Memórias Poéticas. Copyright © 2013-2024
®Direitos Autorais Reservados. Lei 9.610/98

*Foto Arquivo Google Imagens.
©Todos os direitos reservados/2024
 

sábado, 22 de junho de 2024

*"Certezas e respostas" (Poema)

Tem dias que ao me levantar começam assim, cheios de interrogações e porquês, vazios que me enchem nas horas seguintes e que se arrastam o dia todo.
Quando isso acontece é o momento em que procuro refugio nas minhas lembranças e recordações, muitas vezes tento me iludir no presente contando em segundos os minutos que se transformam em horas.
Tento me sentir senhor da situação, afinal vivo no mundo que me rodeia, é assim que busco compreender a vida, por isso busco escolher os meus horizontes e ter a capacidade de controlar meus sentimentos, quem sabe possa ver um novo brilho naquilo que busco enxergar e descobrir que posso ser capaz de sorrir, e viver mais intensamente os meus sentimentos.
Tudo isso borbulha nas minhas memórias, e assim minhas recordações percorrem um caminho por uma realidade só minha, quem sabe possa me preparar para o meu futuro.
Me recordo de momentos marcantes e bons ou maus momentos que não existiriam se eu não os tivesse vivido, e são desses momentos que se derivam os meus caminhos que me levam a várias direções, são momentos que me pertencem, que faz parte de mim, das minhas histórias.
Talvez por isso antes de me deitar percebo que as interrogações e os porquês deixam de fazer sentido, é como se eles não existissem, porque depois de um dia intenso acabo vendo apenas que tenho mais certezas e respostas a tudo, muito mais do que eu tinha de manhã ao me levantar.

®Jorge Bessa Simões

Memórias Poéticas. Copyright © 2013-2024
®Direitos Autorais Reservados. Lei 9.610/98

*Foto Arquivo Google Imagens.
©Todos os direitos reservados/2024
 

sexta-feira, 21 de junho de 2024

*"E lá se vão 46 anos de nós" (Poema)

E lá se vão 46 anos de nós, sem contar que logo completaremos 47 anos que nos conhecemos num outubro em que te vi através de uma janela e em julho seguinte nos casamos.
Quantas vezes já nos perguntamos; "Como chegamos juntos até aqui?"
E a resposta é tão simples que alguns chegam a nos por em duvidas, mas enfim, eu sempre vou responder assim: "Chegamos juntos até aqui, porque as vezes ainda que possamos ter gritado um com o outro, na maioria absoluta de outras vezes nós buscamos sempre conversar olhando olho no olho.
Ainda que as dificuldades fossem muitas, nós nunca fugimos, ao contrário, juntos sempre procuramos soluções. Até porque tudo ou nada era para nós dois, não nos importamos se choramos ou riamos juntos em todos nossos momentos.
Tudo porque nunca nos esquecemos que um dia nós prometemos estar sempre juntos na alegria e na tristeza, na saúde e na doença, na riqueza e na pobreza, por todos os dias da nossa vida, e foi assim que acima de tudo, o nosso amor com o tempo só aumentou em forma de um carinho e na certeza de que não importa o que nos aconteceça, nosso amor não morrerá nunca. Mas o mais importante, colocamos nosso Deus Verdadeiro em nossas vidas e seus conselhos através das suas Palavras Sagradas, só tem nos abençoado muito, já que com Ele formamos um triplíce cordão que esperamos jamais seja rompido."
E lá se vão 46 anos de nós e do nosso para sempre..

®Jorge Bessa Simões

®Memórias Poéticas. Copyright © 2013-2024
®Direitos Autorais Reservados. Lei 9.610/98

*Foto Arquivo Google Imagens.
©Todos os direitos reservados/2024
 

terça-feira, 18 de junho de 2024

*"Abuse, use, lambuze-se" (Poema)


Não coma a vida com garfo e faca, lambuze-se
Muita gente guarda a vida para o futuro
Mesmo que a vida esteja na geladeira
Se você não a viver ela se deteriora
É por isso que muitas pessoas
Se sentem emboloradas na meia-idade
Elas guardaram a vida e não se entregaram ao amor
Ao trabalho, não ousaram, não foram em frente
Então chega um momento em que se conscientizam
“Puxa, passei fome para guardar batatas e elas apodreceram”
Hoje em dia as pessoas orientam sua vidas
Baseadas em idéias e métodos
Que já não tem relação com a própria existência
Elas não se alimentam corretamente
Porque tem medo de tudo, de engordar, de emagrecer
Dos agrotóxicos, contaminação
E dos malefícios para essa ou aquela doença
Quando se sentam à mesa afirmam que precisam
Comer carne porque contém proteína
Tomar leite porque contém cálcio
Elas precisam comer isso ou aquilo
Quase ninguém come sem culpa
Todo mundo se alimenta seguindo alguma moda
O alimento deixou de ser comida
E se transformou em medicamentos
Por isto solte sua alma, seja você
Tenha consciência de que se estiver em paz consigo mesmo
Você comerá carne quando tiver vontade
E não porque alguém disse que é bom ou ruim
Você não come açúcar porque está satisfeito
E nem porque ele é tido como nocivo à saúde
Por isto mergulhe totalmente na vida
Chupe a laranja e tire todo o caldo
Pois quando a morte chegar
Encontrará somente o bagaço
Nada do que você deveria desfrutar
Estará contido no bagaço
Nada do que precisaria viver restará
Não deixe sua vida ficar muito séria
Viva como se estivesse num jogo
Saboreie tudo o que conseguir
As derrotas e vitórias, a força do amanhecer
E a poesia do anoitecer
Brinque, mas brinque muito
A felicidade é feita de muitos sorvetes.

Texto retirado do livro: “O sucesso é ser feliz”
Autor: ®Roberto Shinyashiki

®Memórias Poéticas. Copyright © 2013-2024
®Direitos Autorais Reservados. Lei 9.610/98

*Foto Arquivo Google Imagens.
©Todos os direitos reservados/2024
 

segunda-feira, 17 de junho de 2024

*"Outubro de muitos anos atrás" (Poema)

Entre tantas juras e promessas tudo que eu mais queria era estar na sua vida em todos os momentos, afinal, te conhecer foi a melhor coisa que aconteceu na minha vida e eu te amei desde o primeiro momento que te vi na janela da sua casa num outubro de mais de 47 anos atrás.
E desde então eu amo sentir o calor da sua pele, o cheiro do seu corpo onde cada poro seu exala o mais inebriante perfume, cada pedacinho do seu corpo a tempos me eleva a mil imaginações e juntos nós nos completamos e ao nos fundir somos como dois vulcões que na explosão do nosso êxtase final, faz com que misturemos nossas lavas corpóreas e o suor escorre por nossos corpos deixando no ar o cheiro do nosso amor, desejo e paixão, e mais que isso confirmamos assim a nossa união.
E o que eu mais amo nisto tudo? É saber que iremos repetir tudo de novo todos os dias do nosso para sempre enquanto estivermos juntos, é por isso que quero mostrar a você, mesmo depois de tantos anos de casados, o quanto, mesmo entre algumas adversidades, nós somos felizes.
Alguém certa vez me disse que eu era um ser condenado a não viver um grande amor, ah se eu pudesse reencontrar esse alguém e mostrar o quanto ela estava errada, pois desde que colocamos nosso Deus Verdadeiro em nossas vidas formamos triplíce cordão, e mesmo que um dia eu me vá para sempre, gostaria que você se lembrasse sempre que eu te amei, amo e a amarei todos os dias em que juntos estamos ou estivemos.
Pois eu te amei desde a primeira vez em que te vi num outubro de mais de 47 anos que marcou as nossas vidas.

®Jorge Bessa Simões

®Velhas Memórias Poéticas. Copyright © 2013-2024
®Direitos Autorais Reservados. Lei 9.610/98

*Foto Arquivo Google Imagens.
©Todos os direitos reservados/2024
 

domingo, 16 de junho de 2024

*"Mulher, femêa que eu amo" (Poema)

Uma gota de leite escorre do seu seio, uma mancha de sangue uma vez ao mês te enfeita entre as pernas, é assim desde que você se transformou na mulher que um dia aprendi a amar e te escolhi para ser minha companheira para uma vida toda.
Ainda me recordo das suas meias palavras mordidas que fugiram da boca pronunciando baixinho aos meus ouvidos seus vagos desejos que insinuavam nossas esperanças.
Quando depois de nove meses de espera você mulher me deu o primeiro filho, foi em rios vermelhos que inaugurou o dar a vida, e pensar que tempos antes em baixa voz violentou os tímpanos de seu homem com palavras desconexas quando seu concavo uniu-se ao meu convexo.
Mulher que um dia passei a amar depois de antever, antecipar que antes eu vivia triste mas você me fez do antes o que agora eu compreendi tudo o que havia de vir.
Você mulher como uma fêmea matriz e com tua força motriz, és a mulher de abrigo da minha semente onde desde que nos casamos faz contínuo o meu mundo, e juntos formamos nossa família, e você nunca deixou de ser a mulher que eu aprendi a amar.

®Jorge Bessa Simões

®Velhas Memórias Poéticas. Copyright © 2013-2024
®Direitos Autorais Reservados. Lei 9.610/98

*Foto Arquivo Google Imagens.
©Todos os direitos reservados/2024
 

sábado, 15 de junho de 2024

*"Legado da vida" (Poema)

O tempo passou, os anos se foram e nenhuma uma única palavra tem sido trocada, gestos de carinho foram deixados de lado e quantos abraços deixaram de ser dados, com certeza tem sido muitos os momentos perdidos. Talvez pelo medo de um contato ou sabe-se lá por quais outras razões?
Restaram as lembranças guardadas dos breves momentos que há muito tempo tivemos, algumas imagens foram perdidas pelos anos sem saber se haveria um dia o reencontro daqueles rostos que mal se conheceram, quantas saudades acumuladas por quem deveria compreender de verdade o que nos ensina o amor.
Ainda me lembro do dia que sonhei com você e depois a vi apegada aos seios de tua mãe, me recordo que mesmo nas dificuldades da vida aprendi que as sementes de nós seriam nossas alegrias no momento de dor, porém fica evidente que o passado jamais irá voltar, imaginar tudo isto seria pura ingenuidade.
Tentei viver o presente que poderíamos viver e embora o tempo só tenha me deixado lembranças, não posso chorar por todo ocorrido, creio que em parte valeu aproveitar o tempo que nos surgiu.
Porém já fazem alguns anos que estamos longe um dos outro, com isso aprendi que o futuro não pertence a ninguém, nem a nós dois, mesmo sendo pai e filha.
Quem sabe alguma coisa possa acontecer e ser o melhor de tudo, se houver tempo é claro! Afinal não importa os momentos quebrados, tudo pode ser reconstruído.
Acredito que uma filha jamais se esquece do pai que ajudo ela ser gerada, já que é um vinculo que nunca se perde por mais que os caminhos nos afastem, as vezes fico imaginando; "Se Deus me permitiu te conceber um dia é porque ele nos uniu na carne, no sangue e no espírito, já que te plantei no ventre da mulher que te deu a vida e que nos deixou o legado de sermos eternamente pai e filha".
Sinto muito se por algumas circunstância tenhamos sido separados pela vida, mas em mim ao menos tento preservar o meu amor e carinho e agradeço a vida que me trouxe você para sermos parte da mesma caminhada que foi interrompida por causa de um mal entendido da nossa história e assim deixamos de ser pai e filha, mesmo assim você continua sendo o meu legado da vida.

®Jorge Bessa Simões

®Velhas Memórias Poéticas. Copyright © 2013-2024
®Direitos Autorais Reservados. Lei 9.610/98

*Foto Arquivo Google Imagens.
©Todos os direitos reservados/2024
 

sexta-feira, 14 de junho de 2024

*"Não julgue meus sapatos se não conhece a minha caminhada" (Crônica)

Com certeza assim como não andei o seu caminhar, tampouco você poderia ter caminhado por onde andei, sendo assim não teria como você me julgar assim como não posso julgar você, por isto não posso me colocar como exemplo a ser seguido e tão pouco ser modelo para ninguém.
Mas quando escrevo minhas poesias ou textos memoriais, essa é uma forma de tentar colocar em palavras aquilo que um dia me provocou medos e ao mesmo tempo mostrar que erros podem ser cometidos, com isso busco caminhos que podem ser diferentes, quer dizer, dependendo dos meus atos e das minhas escolhas.
Desta forma, não escrevo estas coisas para que sintam pena de mim e tampouco dou o direito para me julgarem, porém sei que cada pode me compreender ou não, sendo assim me permitam um pedido, não tenham opiniões precipitadas sem ao menos me conhecer ou ouvir o meu lado da história.
Não julgue meus erros se não sabe quais foram os motivos que me levaram a fazer certas escolhas que fiz, até porque algumas delas me deixaram marcas profundas e ainda sofro com suas consequências, por isso ao escrever sobre minhas memórias, busco dar a elas um tom poético já que certos fatos são muito doloridos.
Quando escrevo é na intenção de que as pessoas saibam que certas escolhas na vida ou erros cometidos, não podem mudar o meu caráter, por outro lado não dá para esquecer do passado ele sempre me serve de espelho, assim minhas poesias e textos mostram o que posso estar passando ou sentido.
Entretanto recebo quase sempre algumas criticas talvez porque alguns tenham dificuldade de se expressar ou medos de se expor, mas acredito que ao fazer o que faço, em algum momentos posso estar ajudando outros a verem e a entenderem que todos nós podemos ter erros ou acertos.
Não sou perfeito, tampouco o dono da verdade, muitas vezes fiz o que me veio há cabeça e claro me arrependi de algumas delas, por outro lado não posso me arrepender do que fiz e se tivesse que me arrepender, talvez não os tivesse feito, mas ai me pergunto: "Será que valeria ter vivido minha vida?"
Assim, não julguem meus sapatos se não conhece a minha caminhada.

®Jorge Bessa Simões

®Velhas Memórias Poéticas. Copyright © 2013-2024
®Direitos Autorais Reservados. Lei 9.610/98

*Foto Arquivo Google Imagens.
©Todos os direitos reservados/2024
 

quarta-feira, 12 de junho de 2024

*"Fragilidade de uma saudade" (Poema)

As vezes nos esquecemos de como a fragilidade da vida é algo espantoso, somos pessoas leves que fingem ter algum peso, porém somos iguais as folhas de outono que podem ser carregadas pelo vento.
Certas coisas nos acontecem na vida e temos por habito dizer que o culpado é o destino, alguns culpam até Deus, mas se esquecem que muitas vezes o que nos acontece é por nossas escolhas.
Neste momento uma saudade me fez pensar nessas coisas com muita mais força do que jamais eu havia sentido antes.
Por isto, a cada dia tenho aprendido o quanto minha vida é frágil e leve como uma folha que pode ser carregada pelo vento, sinto-me preso na impotência de controlar o rumo desse vento que poderá me fazer voar para muito longe de todos e de tudo que eu amo.
E isso me dói tanto quanto esta saudade que agora sinto, tenho tantas lembranças em meu coração, porque a saudade me trouxe a ideia dessa fragilidade da vida, subitamente fez as lágrimas escorrem por minha face com o sabor amargo de muitas ausências?
Fico pensando quais rumos o vento da minha vida pode tomar para carregar este frágil corpo, percebo que eu devo ter consciência da minha brevidade com tudo o que me acontece, por isto fico muito entristecido com tudo que eu sinto.
Em minhas memórias revejo as lembranças de que um dia tive muita alegria de viver, sentia a força da vida, e o amor de tudo que eu possuia.
Lembro-me das coisas que tive de aprender para suportar às situações mais difíceis na vida e a como aliviar meu espírito marcado por tantas cicatrizes que ganhei no pouco tempo de vida que eu tinha.
Lembro-me dos poucos braços esticados à frente prontos pra me darem um abraço carinhoso enquanto outros me fizeram chorar, não sei quanto tempo me resta, gostaria de deixar meu coração solto ao vento e que ele me eleve por caminhos melhores.
Sei que logo não poderei mais ter os mesmos carinhos de outrora para apaziguar minhas saudades, agradeço a Deus por alguns terem me ajudado a superar minhas dores e a curar minhas cicatrizes, ainda que na fragilidade da vida só me reste tantas saudades.

®Jorge Bessa Simões

®Velhas Memórias Poéticas. Copyright © 2013-2024
®Direitos Autorais Reservados. Lei 9.610/98

*Foto Arquivo Google Imagens.
©Todos os direitos reservados/2024
 

terça-feira, 11 de junho de 2024

*"Treze anos sem você, minha Mãe" (Poema)

Desde pequeno guardo a imagem de alguém de quem nunca vou me esquecer a vida inteira, que me foi muito especial e me ensinou a diferença entre o certo e o errado.
É claro que estou falando da minha Mãe, e já se faz treze anos que tudo que me restou é a saudade da sua ausência, você que tinha um grande coração e um espírito de devoção ainda maior, o que me dava muitas esperanças quando estava ao seu lado.
Você minha Mãe, soube me mostrar que não importavam as cicatrizes das muitas batalhas travadas dentro de mim, sempre haveria uma saída, e você mãe nunca deixou de ser a mesma comigo, mesmo em certos momentos difíceis não me abandonou.
Era eu quem escolhia seguir outros caminhos onde acabei por me ver quase derrotado e por vergonha de muitas coisas, não há procurei, mas sei que você me buscou para junto de si, várias vezes, quantas vezes eu chorei na distância que nos separava por coisas que por muitos anos você não soube do que me acontecerá.
Por outro lado, você sempre soube respeitar meus sentimentos e me mostrava caminhos para os quais eu poderia voltar ao convívio da família.
Seu amor por mim sempre foi imenso, acredito que não existe nada no mundo que pague o que você me fez, Mãe.
É por isso que com todo meu sentimento, falo de você Mãe que soube me compreender, embora tenha ficado muito triste quando soube o porque muitas vezes escolhi viver longe de você por causa de coisas que me afligiram na minha infância e adolescência, e que só veio a saber um pouco antes de sua despedida da vida, porém sei que se estivesse aqui, eu poderia contar com seu carinho e compreensão.
Por isto, mesmo depois de treze anos da sua partida tenho muitas saudades de você que foi o maior de todos os ensinamentos que eu tive na vida, e como você certa vez me disse; "Na vida tudo passa, e embora caíamos muitas vezes, temos que nos levantar e sermos ainda mais fortes."
Peço a Deus que a abençoe com suas promessas divinas e que logo a traga de volta para que eu possa dizer-lhe "muito obrigado por você ter feito parte da minha história e nunca ter desistido de mim, assim como fez a cada um de seus filhos, Te amo!"

®Jorge Bessa Simões

®Velhas Memórias Poéticas. Copyright © 2013-2024
®Direitos Autorais Reservados. Lei 9.610/98

*Foto Arquivo Google Imagens.
©Todos os direitos reservados/2024
 

*"O amor quando liberta" (Poema)

Falar de amor nunca é fácil, podemos ser compreendidos por uns e amaldiçoados por outros.
Mas para mim não importa mais nada, eu continuo amando e do meu jeito para que eu me sinto bem amando e sendo amado.
Pode ser que que outros encontrem a sua forma de amar na busca do amor verdadeiro, porém como eu aprendi, o amor verdadeiro tem que ser libertador, até para que realmente possa existir uma grande recompensa por se amar de verdade.
Apesar de não ser fácil falar do amor, posso dizer com certeza que a forma de se sentir amado(a), faz com que você se aproxime um pouquinho do "Paraíso" ou se juntos pudessem andar pelos "Jardins dos Céus".
Embora seja algo difícil de se falar quando se trata do amor, foi essa forma de amar que eu desejava e posso dizer depois de tantos anos que eu o encontrei na minha vida junto com minha mulher amada, pois não existe nada demais em ser libertador, liberador, amante e amado, já que desde a primeira vez em que nos amamos, nós pudemos nos entregar totalmente sem falsos pudores e depois nos sentir serenos em nossos corações, em nossos sentimentos, em nossa consciência e no espirito.
Ou seja, podemos até ser compreendidos por uns e amaldiçoados por outros, mas para nós como dois amantes que se amam, não nos importa mais nada, pois se nos amamos desde a nossa primeira vez, continuamos nos amando assim e do nosso jeito, já que nos sentimos bem nos amando e sendo amados.

®Jorge Bessa Simões

®Velhas Memórias Poéticas. Copyright © 2013-2024
®Direitos Autorais Reservados. Lei 9.610/98

*Foto Arquivo Google Imagens.
©Todos os direitos reservados/2024
 

segunda-feira, 10 de junho de 2024

*"Colecionador de amores" (Poema)

Para aqueles que me conhecem, alguns podem pensar que ao falar das minhas memórias eu já passei por todas as experiências amorosas possíveis, (isso até é verdade) porém cada experiência que eu tive foi muito diferente uma da outra.
Algumas as vezes foram alegres, outras foram um pouco tristes, outras foram tão tristes que deixaram cicatrizes em meu coração para sempre, e claro, teve outras que foram verdadeiros desastres.
Por outro lado eu não fui um colecionador de amores como alguns dizem, na verdade eu aprendi muito com essas experiências amorosas, já que tudo na minha vida me serviram de aprendizado.
Até porque esse tal sentimento chamado de amor tem muitas nuances e dependendo do momento ele pode ser verdadeiro ou não, e o caminho para se chegar ao amor de verdade é duro.
Tive amores que me disseram me amar somente para chegarem aos seus fins e tolamente demorei pra entender isso, ou seja, se houvesse amor de verdade isso não aconteceria, é por isso que as atitudes contam quando se ama de fato.
Demorei para acreditar que os sentimentos fossem assim, por isto talvez eu ter buscado vários amores para chegar no momento que estou vivendo agora, pois com esse amor depois de tantos anos aprendi que não existe nada melhor no mundo do que amar e ser amado.
Talvez pareça desesperante o que vou dizer, mas uma coisa que aprendi nas minhas experiências amorosas, é que as vezes só conseguimos dar valor ao amor puro e verdadeiro, quando já sofremos o máximo com amores mentirosos, falsos, irônicos e torturadores, acredito que existam duas formas de amor pela quais as pessoas se conhecem, algumas acham que podem estar "amando" , outras amam de forma "errada" pois só se sentem bem uma com a outra, isso é um sentimento superficial, sei lá!
Porém não me considero um colecionador de amores, tudo que eu sempre quis foi amar e ser amado de verdade como estou amando meu amor de tantos anos, pois o o amor verdadeiro pode ser libertador e liberador.

®Jorge Bessa Simões

®Memórias Poéticas. Copyright © 2013-2024
®Direitos Autorais Reservados. Lei 9.610/98

*Foto Arquivo Google Imagens.
©Todos os direitos reservados/2024
 

*"Quem não compreende o que é amar, é indiferente" (Poema)

E o que é a indiferença? Ela é uma atitude aparentemente passiva mas com efeitos tão negativos e profundos que pode acabar com qualquer relação interpessoal, não importa a idade, a indiferença destrói lentamente qualquer vínculo afetivo através da desvalorização do outro, o que causa uma frieza que destrói a motivação e a autoestima já que acaba com o reconhecimento do outro, deixando um rastro de ausências, de recompensas psicológicas, materiais e sentimentais.
Ou seja, o outro ou até os outros são desvalorizados intencionalmente, isso é uma forma de os aniquilar pelo desdém, como se fossem paredes mortas ou portas com controle.
A pessoa indiferente adoece, empobrece afetivamente, causando isso também em quem é o alvo dela, isso faz com que as pessoas se isolem, fiquem ansiosas e se deprimam.
Quer dizer, a indiferença mata lentamente os dois lados de uma mesma história, a indiferença é um verdadeiro esquecimento voluntário da importância do outro e até de quem os rodeiam.
O indiferente marca sua presença, mas é como se ele ou ela estivesse afetivamente anestesiado ou sofresse de alexitimia, que é quando a pessoa perde a capacidade de expressar ou sentir emoções, sem qualquer sinal de empatia.
Por isso a indiferença é como um verdadeiro muro transparente, pelo qual conseguimos ver e sentir o indiferente, mas o indiferente prefere viver como se estivesse constantemente de costas voltadas, agindo como se o outro não existisse.
Porém a indiferença pode desaparecer quando se coloca em pratica a atitude do cuidado, da atenção, da consideração, da empatia, do zelo, da estima, da delicadeza e do amor.
É quando se demonstra ter uma certa preocupação com o bem estar do outro, tratando-o com dedicação, apreço, respeito, acolhimento, admiração e de novo com amor, pois quem compreende o que é amar não é indiferente.

®Jorge Bessa Simões

®Velhas Memórias Poéticas. Copyright © 2013-2024
®Direitos Autorais Reservados. Lei 9.610/98

*Foto Arquivo Google Imagens.
©Todos os direitos reservados/2024
 

*"Eu sou apaixonado por você" (Poema)

Muitas vezes paro e penso; "O que é que eu sinto por você? Desejo? Atracão? Fascinação? Amor?
Bem, uma coisa eu tenho certeza desde o dia em que te conheci, eu sinto desejo. É verdade, já que quero você sempre ao meu lado.
Claro também senti atracão por você, e eu senti isso porque você foi diferente das mulheres que eu já tinha conhecido.
Por isso aconteceu essa fascinação, pois desde que estive com você desde a nossa primeira vez, o mundo para mim não tem a mínima importância.
Já o amor sequer eu acreditava mais nele depois de muitas frustações que eu tive ao senti-lo, achava que nunca mais poderia senti-lo.
Por isto eu tinha medo de amar e querer uma pessoa como você ao meu lado, de querer te ver a todo instante, de estar ao seu lado em todos os momentos, de sentir você por inteira sem nenhum pudor, sentir o sabor da sua boca em meus lábios, sentir a maciez do toque das suas mãos em meu corpo, ver o brilho do seu olhar iluminando nossas noites de amor e querer no meu corpo sentir o calor do teu corpo, tudo isso me dava medo.
Mas foi tudo isto que eu senti depois que entendi as respostas que encontrei em você, creio que foi depois de pensar em todos esses sentimentos que desde então posso te dizer algo muito importante para nós dois, desde o dia em que te conheci minha vida mudou tanto que mais do que nunca, e mesmo depois de tantos anos em que estamos juntos, eu sou apaixonado por você!

®Jorge Bessa Simões

®Velhas Memórias Poéticas. Copyright © 2013-2024
®Direitos Autorais Reservados. Lei 9.610/98

*Foto Arquivo Google Imagens.
©Todos os direitos reservados/2024
 

sexta-feira, 7 de junho de 2024

*"Não vim ao mundo com garantia" (Poema)

Por isso se quiser me conhecer
Aceite-me como sou
Não tenho a pretensão de ser alguém perfeito
E toda perfeição não posso ter
Eu sou igual a você
Sou da espécie humana
Como você também sou capaz de errar
Aliás o erro não é falha de caráter
Errar faz parte do aprendizado da vida
E claro é da natureza humana
Eu assim como você vivo e sorrio
E acredite, também ainda estou aprendendo
Estou na busca o tempo todo
Nas horas acordadas e nas horas de sono
Já percorri um longo caminho
Mas creio que ainda há muito a ser percorrido
Assim como acho que você também tenha
Aprendi muitas lições pelo caminho
Não sei se atingirei a Sabedoria
Mas continuo tentando
Afinal ainda não morri
Então, por favor, aceite-me como sou
Porque eu sou só eu, apenas eu
Não há ninguém igual a mim no mundo
Esta é a única garantia que posso te dar
É assim que eu me sinto
Eu tenho um coração, se quiser
Abra-o, quem sabe consiga me ver melhor
Mas por favor, só faça isso se
For para me ajudar a cuidar bem dele
Até porque ele é tudo o que eu sou
E eu sou apenas eu!

®Jorge Bessa Simões

®Velhas Memórias Poéticas. Copyright © 2013-2024
®Direitos Autorais Reservados. Lei 9.610/98

*Foto Arquivo Google Imagens.
©Todos os direitos reservados/2024
 

*"Tudo que eu quero é você" (Poema)

Nosso amor foi crescendo secretamente
Desde que ambos começamos a nos pertencer
E assim não conseguimos mais ficar separados

Eu estava perdido como uma folha presa
Em um riacho fluindo como um conto
Cujo fim é conhecido desde o início

Até que conheci você, uma pessoa nova
Que como gotas de oceano dissovildas no vento
Fez minha vida voltar a fluir

Desde o dia que te conheci
O meu céu se tornou mais radiante
Com a sua bela graça que me fez sonhar

Você e eu passamos a ser uma única cor
Uma vida, por isso vou sempre dizer
Que tudo o que eu quero é você

Eu tinha perdido o meu coração
Até que ele encontrou você
Eu tentei parar, mas quando é que ele escuta?

Desde então o que aconteceu entre nós?
Que nome se dá a isso?
Amor?

Você desde que entrou na minha vida
Deu ao meu coração sem rumo
Um novo objetivo e nele escreveu seu nome

Desde então nós
Não conseguimos ficar mais separados
Em nenhum desses dias

Nem um único momento
Eu consigo parar de pensar em você
É só o seu rosto que vejo diante de mim

O mundo desapareceu do meu olhar
Você e eu passamos a ser uma única cor
Uma vida, por isso vou sempre dizer
Que tudo o que eu quero é você

®Jorge Bessa Simões

®Velhas Memórias Poéticas. Copyright © 2013-2024
®Direitos Autorais Reservados. Lei 9.610/98

*Foto Arquivo Google Imagens.
©Todos os direitos reservados/2024
 

*"Meu verdadeiro amor" (Poema)

Seus cabelos são como as nuvens
Seus olhos são como estrelas cintilantes
Meu amor por você é tão colorido
Quanto imagino o próprio paraíso.

Só quem vive um amor como o nosso
Consegue entender o que eu sinto por você

Você que se tornou meu único e verdadeiro amor
Creio que nossa história de amor
Está sendo escrita
Desde o dia em que nos conhecemos

E vem sendo escrita no mesmo caminho
Que nós dois escolhemos seguir
Agradeço a Deus por ter permitido
Que nós dois ficássemos juntos

Sei que se um dia nos separarmos
Uma chuva jamais vista cairá
Esse será o meu sinal deixado para trás
Provando que você é e foi meu verdadeiro amor

®Jorge Bessa Simões

®Velhas Memórias Poéticas. Copyright © 2013-2024
®Direitos Autorais Reservados. Lei 9.610/98

*Foto Arquivo Google Imagens.
©Todos os direitos reservados/2024
 

quinta-feira, 6 de junho de 2024

*"Escolhas ou lamentações" (Poema)

Me desculpem este lamento, mas, fico triste com o sofrimento de tanta gente, a violência impera a olhos vistos, nos faz ter um ponto de vista em que não temos como negar tudo o que acontece a nossa volta.
Mesmo os mais "poderosos", não tem como abreviar tudo isto ou o que está por vir, afinal, existem coisas que são relativamente simples para alguns e barreiras intransponíveis para outros, como crer em Deus antes de todas as coisas.
É por isso que procuro manter minha consciência de que nem tudo na vida acontece propositalmente já que muitas vezes somos os próprios culpados das nossas escolhas, talvez seja por isto que, muitos perdem a noção do que é o sofrimento humano, encarando tudo que nos acontece, como sendo algo normal neste dias.
Muitos não querem ter intimidade com o que se passa a sua volta pois lhes faltam a faculdade de pensar sobre as aflições deste mundo, e assim preferem continuar na suas ignorâncias e culpam a Deus por todo mal que nos assola, sem contar com aqueles que sofrem calados, por medo das consequências de se falar algo e pagar até com a própria vida pelo que for dito.
Para a grande maioria é comodo culpar os outros ou a Deus por tudo que acontece na vida, pouco importa a dor e as dificuldades que os afligem.
Assim, finalizo este poema lhes pedindo um pequeno favor; "Tentem fazer o que for possível para minimizar os sofrimentos do seu próximo, as vezes ele pode estar bem ao seu lado, passemos a crer mais em Deus e em suas promessas, creio que não perderão nada e ainda poderão ganhar a oportunidade de serem felizes ou de fazer alguém feliz com essa atitude, que isto lhes sirva de passaporte para experimentar um dia todas as " Bençãos Prometidas de Deus" !!!
Só depende de você e de mim, pois nas suas palavras inspiradas Ele disse que é o Altíssimo sobre toda terra e que as pessoas saibam o seu Nome."
Ou seja, como será depois de tudo que foi escrito?
Escolhas ou lamentações?

®Jorge Bessa Simões

®Velhas Memórias Poéticas. Copyright © 2013-2024
®Direitos Autorais Reservados. Lei 9.610/98

*Foto Arquivo Google Imagens.
©Todos os direitos reservados/2024
 

*"Arrependimentos?!" (Poema)

Quando olho para trás acredito que deveria apenas relembrar dos bons momentos da vida, nunca para me lamentar das coisas ruins ou daquilo que deixei de fazer por medo ou por covardia.
Desta maneira, não posso me arrepender daquilo que já fiz, das coisas que tenha dito e jamais me arrepender daqueles momentos que só eu vivi.
Afinal, creio que posso ter pensado antes de fazer tudo o que fiz, das coisas que eu disse e escolhido melhor os momentos pelo quais eu quis viver.
Portanto, não há motivos pra arrependimentos!
Entretanto, se eu fiz alguma coisa sem pensar, na verdade eu fiz o que queria ou melhor, eu escolhi fazer, deste modo, não há motivos para arrependimentos, eu tinha o poder de discernir sobre meus momentos, por isso preferi ir em frente, mesmo sabendo das consequências das minhas escolhas.
Se foram certas ou erradas, só o tempo poderia me mostrar, e quando me mostrou não tive motivos para os arrependimentos na vida, seria hipocrisia da minha parte.
Ou seja, sinceramente eu posso dizer que não mudará NADA sobre tudo o que já me aconteceu, afinal, as minhas ações de ontem, me fizeram ser quem eu sou hoje e ponto final.
Quer dizer, negar o meu passado, é negar a mim mesmo e mais que isto, seria o mesmo que eu jogasse tudo que já vivi no ralo!!!
Seria uma incoerência da minha parte, até porque, não tem como eu voltar atrás nas coisas que já fiz, quem entender, bem! Quem não entender, amém!!!

®Jorge Bessa Simões

®Velhas Memórias Poéticas. Copyright © 2013-2024
®Direitos Autorais Reservados. Lei 9.610/98

*Foto Arquivo Google Imagens.
©Todos os direitos reservados/2024
 

*"Te amei..., e te amo...," (Poema)

Te amei..., e te amo..., por tanto tempo, que até hoje eu amo o som da sua respiração, o som da sua risada, o jeito que você fala o meu nome, ou um simples “vai ficar tudo bem” no final do dia quando vamos nos deitar onde sempre desabafo com você.
Te amei..., e te amo..., cada segundo dos incontáveis dias e noites que passamos juntos até hoje desde o dia em que nos conhecemos depois que te vi naquela janela da casa onde você morava.
Foi desta forma que tudo começou, e espero que não termine, pois quero estar com você não só enquanto durar o nosso para sempre, mas por toda eternidade.
Te amei..., e te amo..., e só eu sei o quanto desejo um futuro cada vez mais feliz para nós, desde o dia em que te amei.

®Jorge Bessa Simões

®Velhas Memórias Poéticas. Copyright © 2013-2024
®Direitos Autorais Reservados. Lei 9.610/98

*Foto Arquivo Google Imagens.
©Todos os direitos reservados/2024
 

quarta-feira, 5 de junho de 2024

*"Esqueço de mim" (Poema)

Esqueço de mim quando você me toma nos seus braços e me faz sentir o quanto você me quer para ser só teu.
Quando teus braços me apertam o corpo e meu peito contra o teu, sinto neste instante o teu respirar a me excitar, sinto tuas mãos deslizando sobre o meu corpo, teus lábios esfomeados a procura da minha boca na busca de saciar a fome do teu corpo.
Sinto-me tão rijo colado a você, que me escapa um gemido ao ter tua mão furiosa tirando a minha roupa.
Você mulher, consegue me levar a loucura com o teu corpo em febre, no desejo crescente de ser minha desde o dia em que nos amamos pela primeira vez, assim vou me despindo e revelando meus segredos nas nossas noites a nos amar.
Tua pele macia a roçar minha pele nos entrega ao nosso prazer e quando sentimos o toque de nós cada vez mais profundo, você minha mulher é a dona dos meus desejos e senhora dos meus pecados e juntos oferecemos nossos corpos para que satisfaçamos os nosso desejos, por isso sou sempre teu quando e como quiseres, você que soube invadir o meu coração, é por isso que ao invadir o teu corpo o meu corpo fica exausto de tanto te amar e é só assim que nos sentimos plenamente um do outro, e neste momento eu esqueço de mim.

®Jorge Bessa Simões

®Velhas Memórias Poéticas. Copyright © 2013-2024
®Direitos Autorais Reservados. Lei 9.610/98

*Foto Arquivo Google Imagens.
©Todos os direitos reservados/2024
 

*"Homens mais velhos" (Poema)

Homens mais velhos, cuidado com eles!
Eles andam por aí com o coração endurecido, eles são poucos e difíceis de identificar, já se apaixonaram e perderam, foram perdidos e tentaram reconquistar, choraram e esqueceram, percorreram caminhos esquecidos, caminhos de aventura e êxtase e sentiram o cheiro de flores de perfumes assombrosos.

Homens velhos, cuidado com eles!
Eles já amaram corpos jovens, escalaram com beijos montanhas erguidas em desertos morenos ou se ofuscaram no brilho de sóis loiros e ardentes de prazer.
Suas mãos são peritas em acariciar, suas bocas sabem degustar um bom vinho velho, seus olhos são um paraíso que se você olhar não poderá abandonar, especialmente os de olhos verdes ou azuis como a cor do céu.
Muito cuidado com aqueles que já passaram dos 50, a cabeça deles exibem cabelos brancos prateados com histórias nunca contadas, e acreditem eles já não mentem, não brincam e não querem aventuras.

Homens velhos, cuidado com eles!
Eles querem te beijar enquanto você dorme, seguram sua mão bem forte e te dão abraços eternos de segurança, sabem cuidar e conquistar todos os dias, sabem amar todas as noites, e te chamar às tardes com um poema de quatro palavras, encher os teus domingos de alegria e saciedade.
Aos sábados eles olham para a lua, lêem livros, estão cheios de paz, suas palavras são mais sábias, seus beijos são como ímãs dos quais não se pode escapar.

Homens velhos, cuidado com eles porque já não acreditam em contos de fadas, nem se apaixonam por seus olhos ou pelas suas ancas, não se deixam enfeitiçar por seios firmes de silicone ou por longas cabeleiras, e mesmo uma cintura já não é para eles o que mais se deve admirar.

Homens velhos, tenha muito cuidado com eles, sabem ouvir sem que você precise falar, se fixam no olhar por trás dos olhos, enxergam a beleza da alma, na maturidade do espírito e na sabedoria mental.

Homens velhos, muito cuidado com eles, se você se deparar com um, duvido que consiga escapar!!!.
Porém não estou falando de homens velhos qualquer, na verdade falo sobre HOMENS VELHOS de valor, esses sim, merecem todo carinho retribuído a uma mulher.

®Jorge Bessa Simões
(Baseado em Texto de Autoria Desconhecida)

®Velhas Memórias Poéticas. Copyright © 2013-2024
®Direitos Autorais Reservados. Lei 9.610/98

*Foto Arquivo Google Imagens.
©Todos os direitos reservados/2024
 

*"O perigo do cetisismo" (Poema)

Quando percebo que estou sendo desacreditado o normal seria tentar provar que estou falando a verdade, mas ai teria que conseguir provas, fotos ou vídeos gravados sobre minha vida para mostrar as pessoas que falam sobre mim, entretanto isso é impossível, em especial porque se trata de uma história de vida de muitos anos atrás.
O que é diferente das histórias de hoje em dia onde tudo se faz selfies, mesmo dos momentos mais íntimos, é como se estivessemos num reality show 365 dias por ano, mas, se fosse nessa situação, minhas histórias se tornariam sem graça e imediatistas.
E dependendo da situação quando comentam sobre minhas histórias parece que elas afetam essas ou aquelas pessoas de uma forma que me causa estranheza, porque para algumas soa como se estivessem sendo enganadas, mesmo quando tento esclarecer algumas dúvidas, já que eu as vivi um dia.
Por isso quando falam comigo e eu digo que vi algumas coisas ou que isso aconteceu assim comigo, parece que recebo atenção, então minha história continua sendo contada, até porque só eu conheço os fatos a fundo, afinal, eu os vivi, eu fui parte do enredo que a vida me escreveu, assim procuro dizer a verdade, embora nem toda verdade pode ser dita, já que muitas vezes ela pode ser muito chocante para quem nunca viveu nas ruas como eu vivi, por isso só eu sei o que passei na vida, e isto me basta.
Mesmo assim percebo em algumas pessoas tem um ceticismo muito grande, até porque elas muitas vezes não acreditam nem em si mesmas, por isso veem nas histórias de vida dos outros, uma ameaça à suas vitórias distorcidas por mentes egoístas, e acabam por não ver nem mesmo suas próprias existências, desta forma tentam desqualificar uma história de vida da qual pouca coisa sabem ou que só souberam o que lhes foi dito de forma parcial.
Enfim, quem sabe um dia essas pessoas vejam que eu estava falando a verdade, porém dependendo da situação, é difícil fazer um tolo observar a verdade, já que a mentira quase sempre é mais agradável e mais fácil de seguir do que aceitar os fatos da história de quem as viveu.

®Jorge Bessa Simões

®Velhas Memórias Poéticas. Copyright © 2013-2024
®Direitos Autorais Reservados. Lei 9.610/98

*Foto Arquivo Google Imagens.
©Todos os direitos reservados/2024
 

terça-feira, 4 de junho de 2024

*"Certeza" (Poema)

No meu caso sei que logo irei morrer e jamais saberei as repostas para todas minhas dúvidas, mas de uma coisa tenho certeza, tudo não se resume nas vezes que amei.
Na verdade amei todas as vezes em que me senti amado mesmo vivendo a minha lucidez na loucura que foi minha vida.
E por tudo que senti no meu coração quantas vezes sonhei mesmo sabendo que não poderei mais viver, tudo aquilo que ainda sonho.
Porque de uma coisa tenho certeza, logo não estarei mais aqui!

®Jorge Bessa Simões

®Velhas Memórias Poéticas. Copyright © 2013-2024
®Direitos Autorais Reservados. Lei 9.610/98

*Foto Arquivo Google Imagens.
©Todos os direitos reservados/2024
 

*"Valeu a pena viver cada segundo" (Poema)

Naquele tempo quando ouvia sua voz era como se tudo a minha volta parasse, quando recostado em teu peito escutava seu coração bater, era como se uma música fosse cantada para mim, minha vida se enchia de alegria, fechava meus olhos e era como se aquele momento nunca fosse acabar.
Tenho que admitir, você era tão necessária para mim naqueles dias quanto o ar, a água, o sol e a lua, sem a luz que emanava de você era como se eu não fosse ninguém, era incrível quando a gente estava juntos, pena que um dia tivemos de parar de sonhar, quantas vezes anos depois me perguntei, porquê?
Acho que sei a resposta, não tinha sentido a gente permanecer daquele jeito, você não me amava como te amei, sempre te desenhava em meus sonhos ouvindo as músicas que ouvíamos em nosso affair, elas ainda me trazem lembranças suas, mas você não quis ficar em meu coração como eu sonhei.
Tantas coisas lhe disse sentado ao seu lado na beira da sua cama, me lembro de ter escrito cartas que infelizmente não foram capazes de fazer você ficar ao meu lado, se bem que não posso culpá-la já que não tive coragem de entregá-las, mesmo assim continuei escrevendo palavras poéticas para meu conforto temporário e para acalmar meu coração solitário.
Talvez devesse ter aberto mão de algumas coisas na vida, porém mesmo te amando não consegui, sentia-me como escravo deste sentimento, por todos os dias em que vivia longe de você.
Muitas vezes me perguntei, que tipo de amor seria esse o meu se te prende-se só para mim? Já que o que você me deu foram breves momentos ao seu lado, e o que aprendi com você nunca mais me esqueci, é por isso que mais uma vez escrevo para que soubesse, que você foi a força que eu precisei para poder viver, e amar você foi a melhor coisa que me aconteceu, mesmo que não tenha sido tudo como sonhara, tenho que te dizer agora; "Obrigado!
E se daqui alguns anos ainda estiver aqui, vou sempre me lembrar de todas essas coisas que ao seu lado um dia vivi, por isto para mim; "Valeu a pena viver cada segundo de tudo que com você vivi."

®Jorge Bessa Simões

®Velhas Memórias Poéticas. Copyright © 2013-2024
®Direitos Autorais Reservados. Lei 9.610/98

*Foto Arquivo Google Imagens.
©Todos os direitos reservados/2024
 

*"Amo ela" (Poema)

Realmente amo quando ela sorri,
Sinto vontade de dizer todos os por quês de te amar,
Amo ela e sei que pode soar exagerado,
Mas quando ela me olha daquele jeito tão acolhedor,
Me sinto seguro e tenho vontade de chorar,
Chorar de felicidade por ela estar aqui ao meu lado,
Amo ela porque ela me faz me amar,
Porque ela arranca para fora,
Tudo o que existe de bom em mim,
Amo ela porque sinto que com ela,
Posso ser eu mesmo sem medo,
De expor meus defeitos, criancices e loucuras,
Amo ela porque ela faz o amor jorrar,
Com uma força imensurável do fundo do meu coração,
Amo ela porque não houve guerras para esse amor surgir,
Pois fui conquistado por todo carinho que dela vim a sentir,
Amo ela e embora sejam palavras repetidas,
Exclamo diante de todas as estrelas,
E faço da lua minha testemunha porque amo ela,
E sei..., que amo ela,
Mas e ela? Será que me ama?.
Amo ela, mas ter o amor dela não depende de mim,
Apenas me declaro com toda convicção,
De que amo ela,
Que foi quem me libertou da minha prisão,
Dando liberdade para amar ela do fundo do coração.

®Jorge Bessa Simões
(Baseado em Texto de ®Veronica Silva)

®Velhas Memórias Poéticas. Copyright © 2013-2024
®Direitos Autorais Reservados. Lei 9.610/98

*Foto Arquivo Google Imagens.
©Todos os direitos reservados/2024
 

*"Pelos caminhos da vida" (Poema)

Logo virá outra madrugada e com ela as lembranças,
Dos anos que foram os mais felizes na minha vida,
Lembro-me de cada imagem que marcou os anos que vivi,
Onde buscava meus sonhos como um pássaro sem asas,
Como não descrever em palavras,
Tudo aquilo que preservo em minhas lembranças,
E que sinceramente é difícil dizer tudo que quero dizer,
Nesse momento solitário de mim mesmo na madrugada,
E sobre tudo que carrego na minha alma,
Uma luta titânica revira meu coração e minha mente,
Pois resiste em mim um misto de alegria e tristeza,
Porém o que vejo diante dos meus olhos,
São lembranças das quais sempre irei me recordar,
Em minhas memórias ainda vivo a minha liberdade,
Porém me recordo das noites de frio em que vivo,
E dos muitos sonhos que se tornaram a ultima vez,
E daqueles tantos que não quero perder,
Pelos caminhos da vida.

®Jorge Bessa Simões

®Velhas Memórias Poéticas. Copyright © 2013-2024
®Direitos Autorais Reservados. Lei 9.610/98

*Foto Arquivo Google Imagens.
©Todos os direitos reservados/2024
 

*"Falso sentimento" (Poema)

As vezes acreditamos em mentiras e duvidamos da verdade,
E assim vivemos todos os dias neste impasse,
Mas quando algo parece querer mudar nossa vida,
Devemos nos agarrar com forca com cuidado pra não cometermos,
Os mesmos erros que no passado nos desmoronaram,
Porque amanhã a vida pode ser ainda mais dolorosa,
Do que um dia você fez alguém sentir com seu falso sentimento.

®Jorge Bessa Simões

®Velhas Memórias Poéticas. Copyright © 2013-2024
®Direitos Autorais Reservados. Lei 9.610/98

*Foto Arquivo Google Imagens.
©Todos os direitos reservados/2024
 

*"Olhando meu passado" (Poema)

Lembro-me de quanta coisa boa já vivi, das besteiras que fiz, das scolhas certas ou erradas, dos amigos idealizados e os amigos de "verão", sonhos realizados e alguns destruídos e novos sonhos que nasceram para serem alcançados.
Com o tempo mudei, cresci, amadureci, mas continuo imperfeito, porém continuo com a essência de um "menino travesso" com a perspicácia necessária para vencer e sem medo de ser feliz.
Para os problemas procuro soluções e quando não mais sorrir diante da vida, então tenham certeza, é porque não estarei mais participando dela.

®Jorge Bessa Simões

®Velhas Memórias Poéticas. Copyright © 2013-2024
®Direitos Autorais Reservados. Lei 9.610/98

*Foto Arquivo Google Imagens.
©Todos os direitos reservados/2024
 

*"Onde há vontade, existe um caminho" (Poema)

Precisei percorrer muitos caminhos para entender que um dos maiores tesouros da vida, talvez o mais precioso, é a capacidade essencial de sentir amor e saber como expressá-lo.
Que boa parte das confusões, das discórdias, invejas, doenças, das armadilhas surgem da profunda dor que causa a temporária incapacidade de descobrir onde o amor de Deus está.
É por isso que havendo a vontade existe um caminho, na verdade um só caminho, o único que pode nos conduzir a vida eterna.
Que só se tornou possível a todos pelo amor que Deus teve por sua criação ao enviar seu amado filho Jesus Cristo, que por amor se sacrificou por toda a humanidade.

®Jorge Bessa Simões

®Velhas Memórias Poéticas. Copyright © 2013-2024
®Direitos Autorais Reservados. Lei 9.610/98

*Foto Arquivo Google Imagens.
©Todos os direitos reservados/2024
 

*"Depende de cada um de nós" (Poema)

Minhas relações iniciam-se sempre com certa timidez e cuidado porque na maioria das vezes desconfio de tudo e de todos, isso é fruto do aprendizado da vida, a palavra segurança me define em muitas situações, mas quando amo a amizade que tenho, costumo perturbar e as vezes até encher o saco, sem querer me torno uma pessoa meio chata, mas é a maneira que tenho de demonstrar o quanto gosto de alguém..., hahaha!
Porém, as vezes sou um pouco possessivo tanto nas minhas amizades, quanto sou no amor, culpa talvez por ser muito impaciente e ansioso, até porque, não gosto de meias palavras e nem de gente morna, afinal não sei amar em silêncio.
Quando amo não me escondo atrás de máscaras, por isso não me importo que a pessoa saiba, talvez pague caro já que sou um pouco teimoso, mas fazer o que?
Sou assim desde que nasci em um certo abril de muitos anos atrás, assim, aproveito para dizer que amo pessoas inteligentes e engraçadas, e claro as tristes também, afinal quem não passa por problemas no dia a dia?
Com isso as vezes posso parecer ingênuo, mas não achem que sou bobo, isso pode ser só aparência!
Detesto promiscuidade, não acredito em sorte ou destino, mas creio em oportunidades que a vida nos dá para tornar nossos sonhos em realidade, afinal, todos nós somos competentes para fazer nossas escolhas, ou seja, tudo depende de cada um de nós.

®Jorge Bessa Simões

®Velhas Memórias Poéticas. Copyright © 2013-2024
®Direitos Autorais Reservados. Lei 9.610/98

*Foto Arquivo Google Imagens.
©Todos os direitos reservados/2024
 

*"Tenho" (Poema)

Tenho consciência de que devo ser o mais autêntico possível e procurar superar todos os dias minha própria personalidade.
Não importam os males que possam me afligir, afinal, cada dia que vivo vou despedaçando dentro de mim tudo o que é velho e morto.
Lutar me torna vibrante e pulsa meu sangue com mais força ainda, e isto é importante já que levanta minhas fraquezas e me faz a cada momento mais forte, assim o vou semear a verdade, a alegria, o amor, o carinho e a compaixão.
Com isso espero produzir o máximo de sorrisos, solidariedade e amizades, por isso a cada dia que vivo tento semear o otimismo e as sementes da paz e justiça, e ser o mais transparente possível, talvez seja por isso que pago um preço alto por dizer o que penso e sinto.
Porém procuro não fazer nada de maneira gratuita, mas, com a esperança de ver as coisas em torno de mim cada dia melhor, pensar em tudo que faço, e acreditar nas palavras das Escrituras Sagradas, pois é com elas que vou desenvolver minha fé, embora as vezes não à mereça, porém não cabe a mim me julgar e nem a ninguém.
Sei que aquele que toca num servo de Deus, se não se arrepender em tempo receberá na carne o castigo dos seus atos e as consequências dos seus pecados.
Por isso vou tentar fazer as coisas boas, agir da melhor maneira possível para poder transmitir através de mim a verdade e o amor, mas, não a verdade ou o amor humano, já que eles são contaminados pelos males que nos cercam, porém será a verdade e o amor ágape de Deus!
Sei que terei de me esforçar muito para ser cada dia melhor, pois o respeito e a bondade que procuro e a que tento passar para todos a minha volta, porém tudo isto só se aprende vivendo a cada dia com os melhores e os piores momentos da minha vida.

®Jorge Bessa Simões

®Velhas Memórias Poéticas. Copyright © 2013-2024
®Direitos Autorais Reservados. Lei 9.610/98

*Foto Arquivo Google Imagens.
©Todos os direitos reservados/2024
 

*"Não escrevo minha história sozinho" (Poema)

Alguns me pintam como lobo mau e me transformam no vilão da história, talvez porque só assim irão lidar melhor com suas próprias culpas, afinal, é mais fácil apontar meus erros e me acusar com mentiras que criam ao meu respeito.
Para alguns, é difícil reconhecer seus erros porque se acham os donos da verdade e nunca reconhecem que erram, por isso machucam, pisam, acusam e julgam e nem se desculpam por isso, creio que nem sentem culpa pelo que fazem, é provável que sejam incapazes de perdoar, porque não conseguem ver que estão errados e que suas ações ou palavras ferem, agem fazendo o que querem, não se importam com ninguém além de si mesmos.
Tenho aprendido a não confiar mais em ninguém que não demonstre o mínimo de empatia, não só por mim.
Outros, podem ter consciência dos próprios erros, mas, não dão o braço a torcer para reconhecer e pedir desculpas já que isso pode significar sinal de fraqueza e como não querem perder, não percebem que tenho minhas limitações e que todos somos passíveis de errar.
Entendo que para reconhecer os erros requer maturidade, coragem e muita humildade, mas dói sentir o sofrimento que me provocam, infelizmente insistem em me transformar no lobo mau, uma vez que acreditam que me machucam porque eu mereço.
Alguns agem assim tentando se proteger de forma cínica, falsa e hipócrita, fazendo da minha história, a pior de todas as histórias.
Porém o que importa é que busco ter a minha consciência tranquila diante do que faço, digo e escrevo, na tentativa de me livrar das culpas que não são só minhas, o erro não é só o meu, assim só me resta tentar seguir em frente, sem hipocrisias, fingimentos ou falsas verdades para agradar aqueles que não querem compreender os outros.
Vou continuar minha vida com a graça de Deus para quem sabe um dia ao reverem a minha história, percebam que também foram personagens dela, consequentemente nossos erros estarão lá em cada linha e entrelinhas, afinal, não escrevo minha história sozinho.

®Jorge Bessa Simões

®Velhas Memórias Poéticas. © 2013-2024
®Direitos Autorais Reservados. Lei 9.610/98

*Foto Arquivo Google Imagens.
©Todos os direitos reservados/2024