quinta-feira, 31 de julho de 2025

*"Oração na contramão" (Poema)

Desta vez, minha oração será na contramão de todas as orações que faço, aliás preciso escreve-la até para não me esquecer que essa minha oração é para muitas pessoas a minha volta.
Sabe porque? Porque, às vezes, fico me perguntando o que é que esperam de mim?. Já que por tantas vezes, fico observando o quanto vocês ainda não sabem o que eu espero de cada um.
Afinal, estamos tão próximos, até muito mais do que alguns imaginam, tanto que nem é preciso que olhem para cima para me ver, como alguns fazem, já que se eu morresse agora, seria colocado num túmulo frio, e assim, estaria abaixo e não no céu.
Depois, tampouco é preciso que fechem os olhos para que os escute, é claro, não será preciso morrer para me encontrar, estou aqui o tempo todo, ainda!.
Observando, cuidando de alguns na medida do que posso, e admirando uma pequena parcela daqueles que assim como eu, fazem o melhor para servir ao nosso Verdadeiro Deus.
Torço em silêncio, por aqueles que são minha obra prima, meus filhos. É uma pena que alguns, nos momentos de alegria, muitas vezes, me deixem de lado, porém sei que, nos instantes de dor ou necessidade, sempre gritam o meu nome.
Está tudo bem. Já me acostumei.
Sei que nem tudo são partes de mim, ou daquilo que acredito, então, talvez, essa ingratidão que as vezes sinto, não seja parte minha também, sempre busco fazer o bem e o meu melhor aos que estão a minha volta.
Tenho esperanças de que, um dia, se não todos, alguns, irão conseguir me entender de verdade. E, quem sabe, eu consiga os entender também. Não é nada fácil.
Muitos me dizem todos os dias que posso agir conforme a minha vontade, mas em seguida se sentem injustiçados ou acabam me julgando quando ela não coincide com a suas.
Sabe, muitas vezes poderiam ter confiado mais em mim, mas, para ser bem sincero, sei que a visão de alguns é muito limitada.
É por isso que só eu conheço as próximas páginas do meu livro, vocês não, aliás, sou eu que as venho escrevendo durante muitos anos, o lápis e a borracha ainda continuam em minhas mãos, por isso tenho grandes planos para mim no futuro, pois creio que se meu Deus Verdadeiro me permitir, com a sua misericórdia, eu estarei no futuro que Ele nos prometeu por meio de seu filho, quando este veio a terra.
Por isso, nesses que podem ser meus últimos dias, procuro acalmar meu coração, ter menos ansiedade, e buscar cada vez mais, a fé. Sei que logo ninguém mais se lembrará de mim, mas isso não fui eu que escolhi assim. Tampouco planejei tudo isso.
Acreditem! Não coloco esse peso nas costas de ninguém, eu mesmo não estou preparado para carregá-lo. Mesmo conhecendo minha força, e meus medos, só eu conheço meus sonhos.
Enfim, não sei quantos estarão ao meu lado no final da minha batalha, como não sei quantos irão derramar algumas lágrimas. Afinal, quantas vezes precisei de sorrisos, e me fizeram merecer menos, alguns até mesmo, duvidaram de mim ou até negaram minha existência. Por isso sei que logo irão se esquecer de mim, mas eu, como um bom pai, marido, amigo e um bom irmão, até mesmo com os da minha fé, sempre me lembrarei de vocês.

®Jorge Bessa Simões

®Velhas Memórias Poéticas. ©Copyright 2013-2025
®Direitos Autorais Reservados. Lei 9.610/98

*Foto Arquivo Google Imagens.
©Todos os direitos reservados/2025
 

terça-feira, 29 de julho de 2025

*"Acordei meio nostálgico" (Poema)

Ainda outro dia era só uma criança correndo pelo quintal que existiam para se correr. Hoje, parece que os ponteiros do relógio giram muito mais acelerados. Aceleram tanto que o tempo está passando rápido demais levando o que restou da minha juventude.
E assim vai se escoando meu tempo neste mundo, transformando meus sorrisos em fotos arquivadas em um celular ou no notebook, são muitas fotos e poucas molduras, são tantas saudades, porém poucas certezas.
O futuro de que tanto ouvi falar já chegou, o garotinho que eu era e que sonhava com uma moto para viver minha liberdade, agora é um homem que vive enclausurado num corpo envelhecido, amordaçado nas minhas próprias palavras que já não fazem sentido para quem as ouve, e preso entre quatro paredes, já que estou me tornando um empecilho para muitos a minha volta, meus sonhos ficaram pelos caminhos dos anos.
Meus diplomas dizem muito pouco sobre mim e minhas verdades, mas quem sou eu, afinal? Motociclista de terno e sapato, atleta de videogame, cantor de chuveiro, ator de aplicativo, sei lá?!.
Não era isso o que eu respondia quando um adulto me perguntava o que queria ser quando crescer? Será que sonhei alto demais ou me faltou forças para conseguir? Sei lá?!
Acho que acordei meio nostálgico, de repente, veio um turbilhão de lembranças da criança que fui e que não queria crescer, por falar em sonhos, eu devia ter fugido para Terra do Nunca quando tive a chance, mas a culpa não foi minha, foi do Peter Pan, planejei tantas vezes, até deixei a janela do meu quarto aberta, esperando a sombra dele aparecer, mas ele nunca veio me buscar.
Sei lá, vai ver que Peter Pan envelheceu também e casou-se com a Wendy, tiveram filhos, e arrumou um emprego como entregador de moto e agora dividem um apartamento de dois quartos num subúrbio de Londres. Quem sabe? Pode ser.
O que eu sei é que ele não apareceu e eu fiquei por aqui mesmo, acabei crescendo e não aprendi a voar, creio que só me resta ser um pirata, quem sabe o capitão Gancho me aceite em seu navio. Mas eu acho que nem para isso vai dar tempo, tudo passou depressa demais, já estou passando dos 70 anos, meu tempo pode se findar a qualquer momento. Muitos me dizem que já não posso mais correr riscos, não tenho mais idade para sonhar, e o meu tempo pode ser cortado num piscar de olhos.

®Jorge Bessa Simões
(Baseado em Texto de Autoria Desconhecida)

®Velhas Memórias Poéticas. ©Copyright 2013-2025
®Direitos Autorais Reservados. Lei 9.610/98

*Foto Arquivo Google Imagens.
©Todos os direitos reservados/2025
 

terça-feira, 22 de julho de 2025

*"As "ovelhas negras" da família" (Crônica)

As chamadas “ovelhas negras” da família, deveriam ser chamadas de leões da família, porque essas pessoas na verdade, são caçadores natos dos caminhos de libertação para toda a árvore genealógica.
Afinal, são membros que não se adaptam às normas ou tradições do sistema familiar, tudo porque desde pequenos, essas pessoas procuram constantemente revolucionar as crenças, na maioria das vezes indo na contramão dos caminhos marcados pelas tradições familiares, é por isso que essas pessoas são criticadas, julgadas e acabam por vezes sendo rejeitados, sei bem como é isso.
E por passar por esse tipo de situações, geralmente somos nós que acabamos por libertar a árvore genealógica de histórias repetitivas que frustram gerações inteiras.
As “ovelhas negras" da família, não se adaptam, são as que gritam rebeldia, e cumprem um papel básico dentro de cada sistema familiar, por outro lado elas reparam, ainda que apanham, mas que criam o novo fazendo desabrochar ramos na árvore genealógica.
E é graças a estes membros, que as nossas árvores renovam suas raízes, pois suas rebeldias são terra fértil, suas loucuras são água que nutre, suas teimosias são o novo ar, suas paixões é como fogo que volta a acender o coração dos ancestrais.
As "ovelhas negras" da família, não escondem seus incontáveis desejos pois não se sentem reprimidos, também não vão atrás de sonhos que não possam ser realizados, na verdade, eles buscam viver tudo de forma muita intensa, porque os talentos frustrados de seus ancestrais se manifestam na rebeldia dessas "ovelhas negras" que procuram realizar-se por completo, sem medos.
Assim a árvore genealógica, que por inércia queira continuar a manter seu curso castrador e tóxico do seu tronco, faz com que as tarefas das "ovelhas negras" da família, seja um trabalho difícil e conflituoso.
No entanto, quem traria novas flores para a árvore genealógica dos seus ancestrais se não fosse por elas, as "ovelhas negras" da família? Quem criaria novos ramos? Sem as "ovelhas negras" na família, os sonhos não seriam realizados por aqueles que sustentam a árvore genealógica por gerações, pois morreriam enterrados sob suas próprias raízes.
Sendo assim que ninguém te faça duvidar de quem você, ou eu somos, cuidemo-nos da nossa ”raridade”, pois ainda que sejamos as "ovelhas negras" das nossas famílias, que possamos nos sentir também como a flor mais preciosa da nossa árvore genealógica.
Afinal, é pelo nossa coragem se sermos quem somos, "ovelhas negras" que, acabamos por ser o sonho de todos os nossos antepassados.

®Jorge Bessa Simões
(Baseado no Texto de Bert Hellinger, psicoterapeuta)

®Memórias Poéticas. ©Copyright 2013-2025
®Direitos Autorais Reservados. Lei 9.610/98

*Foto Arquivo Google Imagens.
©Todos os direitos reservados/2025
 

segunda-feira, 21 de julho de 2025

*"Há olhares que dizem mais do que palavras" (Poema)

Na maioria das vezes os olhos dizem o que a boca não tem coragem de nos dizer, podemos ficar calados, fingir que está tudo bem, desviar o olhar, e muitas vezes até forçar um sorriso, porém os olhos..., esses não podem, ou melhor, não sabem mentir, se eles forem genuínos, se vier do coração, os olhos mostram tudo.
Existem olhares que gritam sem som, falam tão altos que somos capazes de ouvir cada palavra, existem olhares que dizem "gosto de você" num piscar.
Outros olhares carregam mágoas, saudades, alegrias, tem olhares que tem tamanha tristeza que tentam se esconder.
Tem olhares que pelo brilho, ou até mesmo nas sombras, que revelam tudo o que realmente sentem, porque os olhos, diferente dos gestos ou do comportamento da pessoa, não sabem disfarçar, os olhos realmente mostram o que sentem ou não sentem, e quando sentem, somos capazes de enxergar no olhar.
As vezes, chega a ser engraçado mas, num simples "olá" pode-se revelar muitas coisas no mundo inteiro.
Existem olhares que se cruzam, e como se qualquer coisa os puxarem, se reconhecem sem nunca terem se visto, há outros que se acaso se encontrarem uma vez, não se esquecerão nunca mais.
Desta forma o olhar é corpo e os sentimentos em movimento, é algo que não se precisa tocar, os olhos podem começar uma conversa sem dizer uma única palavra.
Sendo assim, entenda que o olhar diz toda a verdade daquilo que sentimos no coração, e o olhar certo, em especial aquele olho no olho, pode dizer muito mais do que mil declarações.
Assim, quer saber tudo o que sinto? Então olhe nos meus olhos e saiba ver neles, não só o verde do meu olhar, mas tudo o que meu coração pode revelar, desde que saiba compreender o meu olhar.

®Jorge Bessa Simões

®Velhas Memórias Poéticas. ©Copyright 2013-2025
®Direitos Autorais Reservados. Lei 9.610/98

*Imagem gerada por IA baseada em foto pessoal.
®Todos os direitos reservados/2025
 

*"Como é viver ao seu lado" (Poema)

Viver ao seu lado, nesses anos todos, é saber que tenho você sempre comigo para dividir um brigadeiro, é sentir saudades de manhã dos seus beijos que trocamos todas as noites num abraço apertado, é sentir o seu cheiro no meu corpo.
E por mais que a distância tente nos separar durante nossas lutas diárias, sei que posso te encontrar nas lembranças ou até mesmo nos sonhos acordados, lembrando que, nos queremos e temos esperanças de sermos um do outro novamente ao final de cada dia.
Pois nossos sentimentos estão guardados, e sei que são de ambos os lados, é por isso que a falta que sinto de você em alguns momentos diários, eu transformo em forças para não desistir de nós, sei que nós dois continuaremos regando nossas sementes de amor que plantamos em nosso jardim durante todos esses anos em que estamos juntos vivendo lado a lado.
É assim que vamos cultivando nossos sentimentos, apesar das intempéries do tempo, sempre com muito amor e carinho, esse é o caminho que continuamos seguindo pois sabemos que as flores renascerão com o tempo, e elas poderão ser eternas, dentro dos nossos corações e refrescadas pelo vento das bênçãos do nosso Criador para sempre.
De você tenho saudades do tempo de quando te conheci, ao mesmo tempo me lembro da esperança que senti quando, na minha memória, me recordo do nosso primeiro beijo e do calor do nosso abraço, onde ficou evidente no nosso sorriso estampado a alegria de nos tornamos amantes.
Desde então nunca mais me senti sozinho pois escolhi viver ao seu lado para sempre, é assim que me sinto com você, por isso quero sempre ser seu tudo, seu homem, seu amante, seu amigo, seu marido e eterno namorado.

®Jorge Bessa Simões

®Velhas Memórias Poéticas. ©Copyright 2013-2025
®Direitos Autorais Reservados. Lei 9.610/98

*Imagem gerada por IA baseada em foto pessoal.
®Todos os direitos reservados/2025
 

domingo, 20 de julho de 2025

*"Casamento, o ínicio de uma nova história" (Poema)

O casamento é começo de uma nova história
Sendo assim, ele dá fim ao romance que começou jovem
Para ampliar ainda mais o sentimento adulto
Algo que irá exigir muita, mas muita dedicação
Das duas pessoas envolvidas
Com isso termina o "nos conhecer" e começa a concentração
Já que o casamento é o fim do namoro provisório
Com ele começa a vida a dois de uma forma dinâmica
Porque após o matrimônio, dá-se o início à consciência
A consciência do desejo e de um carinho mais profundo
De um amor que deverá ser alimentado todos os dias
Pois entre o casal, começa uma nova fase do conhecimento
Algo que será primordial na convivência
Pois haverá a necessidade da confiança e de ter muito respeito
Para que possa sempre existir o verdadeiro sentimento
O que ajudará a se viver a claridade e não na escuridão
O casamento não é um acordo pela convivência
Mas é sim à busca do aprimoramento nesse relacionamento
Por isso o casamento não passa de um pacto
Na verdade, o casamento não tem receita
O casamento é a busca diária do companheirismo
Assim essas duas pessoas, jamais, jamais
Irão esconder segredos, isso não deve existir
Porque quando se casam
Esse casal, ainda que tenha ideais diferentes
Eles sempre tomarão suas decisões com o mesmo pensamento
Assim se desejarem ser felizes no casamento, sejam sábios
Busquem se manter dentro de um triplíce cordão
Ou seja, apegue-se aos ensinamentos do nosso Deus Verdadeiro
E lembrem-se que é somente Ele que irá os abençoar
No ínicio poderá vir algumas dificuldades, mas não desanimem
Deem tempo ao tempo
As vezes poderão cometer erros, isso faz parte da vida
Mas sejam humildes como casal e saibam pedir perdão
Tratem-se com todo respeito, que nunca aja gritos entre vós
Ou melhor, gritem, gritem sim, mas que seja em celebração
Saibam ser bons ouvintes um do outro
Continuem a cada dia a se tratar com carinho
Não se esqueçam jamais
A felicidade de um, sempre deverá ser a felicidade do outro
Nunca se esqueçam, que o casamento é um complemento
Não é término de uma história individual, ao contrário
É o ínicio de uma história que poderá se tornar eterna
Afinal, agora não será mais um, será um para os dois
Pois ao final de cada dia sempre haverá uma nova emoção
Que irá unir esses dois corações para sempre
Com as bênçãos do Verdadeiro Deus.

®Jorge Bessa Simões

®Velhas Memórias Poéticas. ©Copyright 2013-2025
®Direitos Autorais Reservados. Lei 9.610/98

*Foto Arquivo Google Imagens.
©Todos os direitos reservados/2025

 

quinta-feira, 17 de julho de 2025

*"No tribunal do amor" (Poema)

Ao escrever este poema é para dizer o quanto você, minha esposa é importante para mim, não há palavras para descrever o amor que sinto por tudo que representa na minha vida.
Quero que saibas que desde quando te conheci naquela janela num dia de outubro, houve um lugar, um tempo e um sentimento.
Assim o tempo ficou marcado, o lugar será sempre lembrado, quanto ao sentimento? Esse jamais será terminado.
Aliás, quero que saibas que o mais importante não foi aquele dia de outubro em que te conheci, mas sim o momento em que você passou a viver dentro de mim, no meu coração, e depois por estarmos juntos já por quase 50 anos, quer dizer, 47 anos.
Porém esses momentos não foram tudo, mas você é o meu maior momento, dessa forma se o amor que sinto por você for um sonho. Ah!, quero dormir para sempre, por sua causa, já que com você nesses anos todos, tenho tido lindos sonhos e muitos ainda para sonhar, e por sua causa, minha vida está cheia de amor.
Se quiser saber o quanto te amo, tente multiplicar as estrelas pelas gostas do oceano, mas saibas que, o universo e o oceano serão pequenos diante do grande sentimento que tenho por você.
É por isso que as minhas frases de amor são ditas para você, é assim sempre que no silêncio do meu olhar te vejo, desde aquele dia de um julho quando nos unimos a 47 anos atrás.
E acredite, quando se trata de amor, todo sonho se torna a mais pura realidade, e quando duas pessoas, como nós, se amam, elas não se submetem ou se dominam, na verdade, se completam.
Como diria um certo cantor; "Não quero ser na tua vida o início, o fim e o meio, mas o início de um começo sem fim, nesse meio de tudo que já vivemos."
Por isso, uma coisa é certa, "foi no tribunal do amor que tive a minha sentença lida, e a pena que saiu foi te amar por toda a vida".

®Jorge Bessa Simões

®Velhas Memórias Poéticas. ©Copyright 2013-2025
®Direitos Autorais Reservados. Lei 9.610/98

*Imagem gerada por IA baseada em foto pessoal.
®Todos os direitos reservados/2025
 

segunda-feira, 14 de julho de 2025

*"Vou contar uma história sobre o que é amar" (Poema)

Uma história que já dura por 47 anos, porém para contar essa história, terei que voltar um pouco no tempo.
Era uma vez um rapaz que sempre soube bem o que queria, apesar das grandes decepções que a vida lhe impusera, ele queria voltar a amar.
Mas não queria um amor passageiro, afinal o rapaz já estava chegando num momento da vida, onde não tinha mais lugar para devaneios ou paixões de ocasião, ele queria um amor de verdade.
O rapaz sabia que era difícil, já que as coisas a sua volta não estavam tão bem, ele estava cansado de esperar que um dia suas feridas se fechassem, e mesmo com suas cicatrizes, ele não podia desistir dos seus sonhos e voltar a amar.
Até que num dia qualquer de um outubro distante, uma moça lhe apareceu com um sorriso meigo de uma janela, naquele momento foi como se uma chama o queimasse por dentro.
O rapaz foi tomado repentinamente por um sentimento tão intenso, que sua visão se tornou turva diante de alguém que parecia lhe sorrir, e sorrindo iluminou seu triste coração, o enchendo de esperança para voltar a amar.
Nessa história sobre o que é amar, mostra que tudo na vida tem dois lados como numa moeda, pois mesmo com suas cicatrizes, ao ver aquela moça diante de seus olhos, seu coração disse, sim!
Eu posso amar, apesar do meu passado tão triste.
Porém a moça, por falta de experiência com seus sentimentos, lhe disse; Não!. Até porque naquele momento, ela não sabia o que fazer diante daquele rapaz que não conhecia.
Mas o amor era tudo o que eles queriam, assim o rapaz diante daquela moça, sabia o que tinha de fazer para tudo acontecer, ele não podia voltar atrás depois do que havia sentido naquele dia.
Aquele não era o momento de desistir, mesmo sabendo que o futuro era incerto, mas ele sabia que podia amar aquela moça, e ela? Poderia lhe amar também?.
Apesar da pouca idade, aquela moça se sentia cansada por causa do que lhe acontecia, de certa forma ela vivia numa clausura, e já tinha o coração ferido que precisava se curar.
Então o rapaz foi conversar com ela, desta vez ele se sentiu bem, sentia que algo poderia acontecer, até porque ele voltou a sentir por ela, algo que fazia tempo que não sentia, seu corpo flutuava ao ver aquela moça, e ele sabia o que era certo a se fazer.
Quando seus olhos se encontraram, as palavras gritavam em seus peitos, e num ato de confirmação daquele momento, o rapaz deu um beijo naquela moça para selar aquela relação.
Foi assim que nasceu uma nova história de amor, ambos descobriram que podiam se amar, e juntos, apesar dos pesares por vir, eles poderiam ser felizes, sem muito mais para dizer, tomaram uma decisão para selar aquele sentimento que os fizera estremecer, e eles não iriam desistir.
Os dois jovens não queriam viver uma paixão, queriam se amar enquanto durasse o seu para sempre, e aquele não era o momento para indecisão, sendo assim, o que fazer? Dizer sim ou dizer não?
Assim juntos perceberam que não poderiam mais se separar, assim, logo noivaram e mais um tempo depois, se casaram, e essa união para sempre foi selada.
Desta forma essa história do que é amar, teve um final feliz, ou melhor, teve?. Não! Ainda tem, porque essa história continua por quase 50 anos, quer dizer, 47 anos, e como eles sempre dizem; "Que nosso amor dure, enquanto durar o nosso para sempre."

®Jorge Bessa Simões

®Velhas Memórias Poéticas. ©Copyright 2013-2025
®Direitos Autorais Reservados. Lei 9.610/98

*Imagem gerada por IA baseada em foto pessoal.
®Todos os direitos reservados/2025
 

domingo, 13 de julho de 2025

*"Cada um nós faz ou sente as coisas à sua maneira" (Crônica)

Mas, que sentimento é esse tão forte que torna as pessoas de uma forma única? É um tipo de sensação que não se aprende nos livros, tampouco aprendemos isso nas escolas, nem se explica em músicas ou filmes.
Na verdade, cada um de nós sente ou faz as coisas à sua maneira, é algo tão pessoal, que chega a ser tão intenso, que ninguém consegue resumir tudo isso numa definição certa.
Porém, tudo se baseia numa confiança pessoal, entretanto não é uma confiança cega, mas é daquela que me permite ser eu próprio, sem máscaras, mesmo quando essas coisas me doem.
Ao mesmo tempo o que faço ou sinto me permite ter aquela segurança que me dá coragem para continuar sendo verdadeiro, me lembrando sempre que ninguém é obrigado a acreditar em tudo que digo, para mim é uma questão de consciência, sempre busco ser honesto naquilo que faço, até mesmo nas conversas mais difíceis e doloridas.
Meus sentimentos me permitem ter um tipo de ligação que só existe entre pais e filhos, entre irmãos, sejam de sangue ou de fé, e até mesmo entre amigos que "sabem tudo um do outro", é uma ligação que nos faz proteger, cuidar e arriscar.
Esse meu sentir e o que faço, se traduz em conhecimento e confiança, principalmente no meu Deus Verdadeiro, então é isso que vale. Sendo assim, quem pode dizer que estou errado naquilo que acredito, ou que dentro do meu conhecimento busco fazer? Quem humanamente falando, tem o direito de julgar o que se passa no coração dos outros?
Só porque alguns não sentem as coisas da mesma maneira, isso não significa que o que se sente seja menos real que os sentimentos dos outros.
É por isso que sempre digo, "Quem sou eu para apontar o dedo e dizer o que está certo ou errado nos sentimentos dos outros?
Até porque seria arrogância da minha parte achar que compreendo tudo, pelo contrário, as vezes tenho que ter humildade e reconhecer quando estiver enganado.
Mas ao mesmo tempo, sei que qualquer um de nós sabe que a prestação de contas de cada ser humano, é, e será individual.
É por isso que não consigo encaixar algo tão profundo, e ao mesmo tempo tão assustador, numa caixinha de perfeição, porque no fundo, eu sou só eu e pronto.
Desta forma, desde que vim ao mundo, tem uma coisa que a vida me ensinou e eu aprendi, cada um de nós sente as coisas e vive à sua maneira, desde que não seja algo que vá contra os principios da "Palavra de Deus", e é isso que me basta.

®Jorge Bessa Simões

®Velhas Memórias Poéticas. ©Copyright 2013-2025
®Direitos Autorais Reservados. Lei 9.610/98

*Foto Arquivo Google Imagens.
©Todos os direitos reservados/2025
 

terça-feira, 8 de julho de 2025

*"Vida é tão curta" (Poema)

Muitas vezes temos momentos na vida onde cada um de nós sente muito a falta de alguém, é nesse instante que o que mais queremos
é que essa pessoa saia dos nossos sonhos para que possamos abraçá-la de novo.
É por isso que muitas vezes sonho com aquilo que quero, ou melhor, que eu gostaria de viver novamente, ser o que quero ser, porque sei que possuo apenas uma vida e nela eu só tenho uma chance de vivê-la e fazer aquilo que gostaria.
Sempre busco viver o instante da minha felicidade o bastante para fazê-la com que ela seja o mais doce possível.
Mesmo enfrentando minhas dificuldades procuro para fazer delas algo que me faça cada vez mais forte, e as tristezas que tenho só me mostram o quanto sou humano, e é isso que me enche de esperança o suficiente para me sentir feliz.
Até porque desde criança eu aprendi que, a pessoa mais feliz nesta vida não têm sempre as melhores coisas, mas ela sabe buscar a melhor oportunidade, ainda que raras vezes ela possa lhe aparecer no seu caminho.
Porque a felicidade aparece muitas vezes para aquele que chora ou que sente o quanto a vida lhe machuca, e também para aquele que busca alternativas de vida sem desistir ou continuar tentando sempre, na verdade e para aquele que reconhece a importância das pessoas que passam ou passaram por sua vida.
Assim compreendo que o futuro mais brilhante para mim, é aquele baseado num passado intensamente vivido, e eu, só tive progresso na vida quando aprendi a perdoar meus erros e a conviver com as decepções do passado.
Ou seja, a vida é tão curta, mas eu acredito que as minhas emoções podem durar uma eternidade, porque a vida não é só para se brincar de ser feliz, mas é de viver a felicidade ainda que seja só por um instante, porque por mais belo que possa ser o meu dia, daqui há pouco posso morrer.

®Jorge Bessa Simões

®Velhas Memórias Poéticas. ©Copyright 2013-2025
®Direitos Autorais Reservados. Lei 9.610/98

*Foto Arquivo Google Imagens.
©Todos os direitos reservados/2025
 

segunda-feira, 7 de julho de 2025

*"O que é um sonho e o amor?" (Poema)

Já parou para pensar sobre o sonho?
Pois é, muita gente só se dá conta do sonho quando acorda, é só pensa sobre ele depois que acabou.
Nesse instante fica aquela sensação ou melhor, dependendo do sonho fica aquela vontade na gente de sonhar mais um pouquinho.
É quando gente se lembra que existem pessoas que são um sonho.
Um sonho pelo qual, na maioria das vezes, a gente se imagina dormindo a vida inteira, porém a realidade vem e nos acorda violentamente levando aquele sonho que nos é tão bom.
Em outros momentos imaginamos que existem pessoas que são como estrelas, que são como luzes que enfeitam e iluminam nossas noites, em especial aquelas noites mais escuras de nossas vidas, mas que quando vem o amanhecer nos rouba com toda a sua claridade aquela estrela tão linda que vale a pena sonhar.
E assim como o sonho e as estrelas, existem pessoas que são como flores, na verdade, são flores tão lindas quanto suas belezas discretas que acabam por alegrar o nosso caminho.
Porém, muitas vezes nos esquecemos que com o tempo, as flores murcham, e acabam por nos encher de saudades por causa das suas cores e o cheiro de seus perfumes.
Mas tem momentos tão especiais para cada um de nós que nem mesmo o sonho, as estrelas ou as flores, nos fazem esquecer que existem as pessoas, e muitas delas são simplesmente como o amor.
O que nos faz acreditar que tem pessoas que são como um amor doce como o mel de uma flor que desabrochou numa estrela, e que veio até nós num lindo sonho.
Sendo assim, ainda bem que existe o amor, porque tanto as flores, como as estrelas ou os sonhos, mais cedo ou mais tarde podem terminar, mas o amor..., bem, o amor quando é verdadeiro, ah! esse não termina nunca.

®Jorge Bessa Simões

®Velhas Memórias Poéticas. ©Copyright 2013-2025
®Direitos Autorais Reservados. Lei 9.610/98

*Foto Arquivo Google Imagens.
©Todos os direitos reservados/2025
 

sábado, 5 de julho de 2025

*"Mães, teus são todos os dias!" (Em especial minha Mãe) (Poema)

Para uma mulher que ao nascer e recebe o dom de ser mãe, não pode se resumir tudo num só dia como sendo o dia dela, isso chega a ser uma injustiça com essa mulher que por nove meses carrega em seu ventre seus filhos.
E depois são tantos os anos que ela percorre numa lida que não é tá fácil, e mesmo na sua luta diária nos acolhe em teus braços e com o teu amor mais puro sempre nos socorre.
Já imaginou quantas vezes essa mulher mãe se sacrifica por teus filhos, quantas batalhas ela enfrenta? As raivas pelas horas de sono perdidas e sem contar as dores do parto e da vida.
Dizer sobre mãe num só dia, chega ser ingratidão , afinal, mãe é todos os dias, sem ela que seria de nós o ano inteiro, ou melhor, a vida inteira?
Dentro do coração e nos olhos de uma mãe há segredos que poucos irão descobrir, imagine quantos silêncios foram guardados, só para não ferir seus filhos?
As mãos de uma mãe nos afastam do mal, com justiça nos corrigiram, mesmo com pequenas doses de dor, pra evitar que seus filhos sofram dores futuras ou o pesar.
Como então resumir uma mãe em um só dia se todos os dias são dela?
Até porque quantas vezes uma mãe não trabalhou duro pra manter o pão ao seus filhos e suportou tantas labutas diárias por um único motivo, seus filhos.
Mãe, infelizmente hoje eu não tenho você ao meu lado, mas você sempre foi e será o meu exemplo de motivação, mesmo matando a saudade através de algumas fotos tuas, ainda consigo sentir o seu cheirinho que exala como o mais doce perfume!
Me recordo das tuas palavras de sabedoria que ousadamente me aconselhavam qual direção que eu tinha de tomar, quantas vezes quis te agradecer e agradeço mãe, por tudo na minha vida, te amo, te amarei para sempre muito obrigado, e por outros incontáveis motivos, mesmo nã sua ausência.
E assim mãe, mais uma vez você se tornou a inspiração do meu poema, e para ser justo com você e se me permite, até com outras mães, não deveria existir um só dia especial para vocês, afinal, dia das Mães não é um só dia, pois todos os dias são teus!

®Jorge Bessa Simões

®Velhas Memórias Poéticas. ©Copyright 2013-2025
®Direitos Autorais Reservados. Lei 9.610/98

*Imagem gerada por IA baseada em foto pessoal.
®Todos os direitos reservados/2025
 

*"O poder de um abraço" (Poema)

Quando damos ou recebemos um abraço daqueles sentidos, demorados, muitas vezes ele fala muito sem dizer uma palavra.
Tem momentos na vida que às vezes, tudo o que precisamos é de dois braços à volta do nosso corpo e de um coração que se encoste junto ao nosso.
Porque na verdade um abraço é o colo dos crescidos, invariavelmente é o remédio para a pessoa que se encontra cansada, é o ânimo para os dias pesados que estamos vivenciando, outras vezes é o aconchego quando o mundo parece frio demais.
Um estudo científico confirma que abraçar faz muito bem, porque quando abraçamos ou somos abraçados, isso reduz nosso stress, fortalece o sistema imunilógico e por consequência acalma o nosso coração.
Mas não precisamos provar nada, afinal, quem já deu ou recebeu um abraço verdadeiro sabe que, tem abraços que nos seguram quando estamos prestes a cair ou nos ajuda a sair do fundo poço outra vezes.
Tem abraços que nos dizem “estou aqui” sem precisar de mais nada, é um abraço que muitas vezes colam pedaços partidos dentro de nós, e ao mesmo tempo, limpam nossas lágrimas sem usar as mãos. Um abraço, quando vem de quem gostamos ou gosta da gente, faz parar tudo.
Faz parar o tempo, os ruídos a nossa volta, e até mesmo nos livra do medo, é um abraço que só existe naquele instante onde o mundo faz sentido.
Por outro lado, há abraços que não tocam só o nosso corpo, ele toca o nosso íntimo.
Sendo assim, já se lembrou de dar um abraço na tua mãe ou em teu pai se ainda os tem ao seu lado? Se tens um amigo verdadeiro, já deu-lhe um abraço? E no teu amor, já abraçou-a hoje? E se alguém vier lhe dar um abraço, você aceita? Será que posso te dar um abraço agora?.
Acredite, um bom abraço, um abraço sincero, um abraço amigo tem um grande poder, é claro que um abraço não resolve tudo, mas com certeza nos ajuda e nos motiva a continuar vivendo.

®Jorge Bessa Simões

®Velhas Memórias Poéticas. ©Copyright 2013-2025
®Direitos Autorais Reservados. Lei 9.610/98

*Foto Arquivo Google Imagens.
©Todos os direitos reservados/2025
 

sexta-feira, 4 de julho de 2025

*"Eu e o mundo" (Poema)

Quem as pessoas pensam que são para apontar o dedo para alguém e dizer que eles não são capazes de realizar algo?
É por isso que penso, eu não preciso provar nada pra ninguém, a não ser para mim mesmo, não é a opinião dos outros que faz de mim o que sou, não preciso que os outros acreditem em mim, tudo o que preciso é compreender que posso ser melhor do que sou.
É por isso que muitas vezes não permito que pessoas me usem para mudar o que há dentro de mim, e jamais permito que pessoas negativas tirem o que há de positivo em mim.
Compreendo que haverá períodos de lutas nos quais não saberei o que fazer, haverá tempos de medos e desesperos, mas, desde criança aprendi que o medo pode ser meu amigo, e entendi que posso usar esse medo ao meu favor, afinal, porque devo ter medo do fracasso?
Afinal, aprendi nos meus anos de vida que o fracasso é o segredo para o sucesso, aliás, o fracasso faz parte do meu processo de realização. Foi assim que entendi que não posso deixar que minhas falhas me coloquem para baixo, é por isso que aprendi a me levantar todas as vezes que cai, aprendi a me limpar das sujeiras que tentavam ou tentam me impor, tomei nota de cada lição que a vida me ensina, e assim aprendo a não desistir e a continuar tentando. Busco sempre olhar as coisas pelo lado positivo, até porque acredito que possa haver um lado positivo nas coisas.
Sempre busco não permitir que pessoas que não somam nada na minha vida, diminuam aquilo que já existe em mim, porém não posso deixar que as pessoas decidam o meu futuro por mim. Aliás, ninguém precisa acreditar em mim, eu acredito em mim.
Por outro lado não posso permitir que pessoas ditem regras para minha vida, até porque, acredito nos meus princípios e nos meus próprios valores, afinal aprendi nesses meus anos que devo esquecer o mundo e pensar que o mundo sou eu.
Desde criança aprendo a lutar, a persistir, e mesmo que eu caia, devo me levantar, e jamais desistir, assim, compreendo que ninguém pode realizar meus sonhos, é por isso que não posso permitir que ninguém, humanamente dizendo, tire isso de mim.

®Jorge Bessa Simões

®Velhas Memórias Poéticas. ©Copyright 2013-2025
®Direitos Autorais Reservados. Lei 9.610/98

*Foto Arquivo Google Imagens.
©Todos os direitos reservados/2025
 

quinta-feira, 3 de julho de 2025

*"Bagagem dos anos até aqui" (Poema)

No começo da vida recebi uma mala pequenina de mão e ao longo dos anos até chegar aqui, fui guardando coisas que recolhi pelo caminho que achei seriam importantes, porém num determinado momento ficou insuportável carregar tantas coisas, era pesada demais esta bagagem que a vida me fez acumular.
Tive de fazer uma escolha: "Sentar a beira do caminho e esperar que alguém venha para me ajudar, o que é difícil, já que todos que passaram por mim ao longo destes anos tinham suas próprias bagagens, poderia ficar ali a vida inteira esperando meus dias se acabarem ou aliviar o peso da minha bagagem, mas, o que poderia tirar dela ao final destes anos?"
Resolvi tirar tudo para fora, comecei pelo amor e a amizade, mas nessa parte quase não tenho nada para tirar, embora tenha algumas coisas que pesam demais, fiz uma força danada para tirar este peso, era a raiva, e como ela pesa!
Busquei tirar mais coisas, a incompreensão, a rejeição, o medo, o pessimismo, nesse momento, o desânimo quase me puxa para dentro desta mala, tive que puxá-lo para fora com força.
Foi ai que apareceu um sorriso esquecido, sufocado no fundo da bagagem que a vida me deu, aos poucos foram saindo outros sorrisos que já nem me lembrava mais.
Remexi dentro da mala e tirei para fora a tristeza, procurei a paciência pois sei que vou precisar bastante dela, procurando surgiram a força, esperança, coragem, entusiasmo, equilíbrio, responsabilidade, tolerância e o bom e velho humor, tirei a preocupação, decidi que vou deixá-la de lado e ver depois o que fazer com ela.
Assim minha bagagem da vida está arrumada de novo, penso no que vou colocar dentro dela nos anos que ainda virão, tenho espaço para tentar colocar coisas diferentes e não me esquecer que terei de me organizar mais vezes, meu caminho já foi muito longo até aqui, mas ainda tem um restinho para caminhar.
Ao me levantar da beira do caminho olho para minha bagagem e eis que vejo sair para fora a felicidade, com ela entendi que para mim, uma mala pequena é bem melhor para o que carrego da vida, já que minhas lembranças podem ser guardadas nas minhas velhas memórias.

®Jorge Bessa Simões

®Velhas Memórias Poéticas. ©Copyright 2013-2025
®Direitos Autorais Reservados. Lei 9.610/98

*Foto Arquivo Google Imagens.
©Todos os direitos reservados/2025
 

*"A eternidade do amor" (Poesia)

Amor eterno,
Não é aquele que dura para sempre,
Mas é aquele que se torna verdadeiro,
Nos momentos em que é vivido.

®Jorge Bessa Simões

®Velhas Memórias Poéticas. ©Copyright 2013-2025
®Direitos Autorais Reservados. Lei 9.610/98

*Imagem gerada por IA baseada em foto pessoal.
®Todos os direitos reservados/2025
 

*"Mais um passo" (Poema)

Quando for atacado pela dor e uma mão amiga lhe faltar, todas as testas se franzirem, dê mais um passo e continue a caminhar.
Ao sentir as forças quase se esgotando e o “amigo” começar a te criticar e a dúvida bater em sua porta e for tentado a desanimar pensando que Deus abandonou você e a solidão com toda sua frieza o ameaçar e se o novo dia estiver custando a amanhecer e as feridas custarem a cicatrizar, lembre-se..., fomos planejados pra vencer.
Assim antes que possam querer nossa derrocada demos mais um passo e continuemos a caminhar em frente.

®Jorge Bessa Simões

®Velhas Memórias Poéticas. ©Copyright 2013-2025
®Direitos Autorais Reservados. Lei 9.610/98

*Foto Arquivo Google Imagens.
©Todos os direitos reservados/2025
 

quarta-feira, 2 de julho de 2025

*"Ao deitar-me" (Poema)

Ao deitar-me, pergunto: ‘Será que amanhã me levantarei?’
Sei que a noite irá se arrastar e eu continuarei a me virar na cama até o raiar do dia, se acaso me levantar, que eu possa ser usado como um instrumento nas mãos Deus para ajudar as pessoas a mudarem suas vidas para melhor, isso me dará muita alegria.
Quero considerar essa bênção por saber que estou usando meu tempo e minhas energias em algo que realmente vale a pena, e que mais tarde quando me deitar novamente ao final de mais um dia, eu possa sentir uma profunda satisfação por ter empenhado minha vida em ajudar as pessoas a conhecer o Deus Verdadeiro.
Pois sei o quanto é maravilhoso ver a alegria naqueles que passam a conhece-lo, assim como eu estou comprovando serem verdadeiras.
Então, boa noite e até amanhã! E se Deus assim me permitir, que logo possa me levantar para mais um dia.

®Jorge Bessa Simões

®Velhas Memórias Poéticas. ©Copyright 2013-2025
®Direitos Autorais Reservados. Lei 9.610/98

*Foto Arquivo Google Imagens.
©Todos os direitos reservados/2025
 

*"Minha oração" (Poema)

Me permita por um instante,
Do fundo do meu coração,
Neste momento inconstante,
Me achegar a ti meu Deus em oração.

"Oh! Senhor meu Deus Verdadeiro* vós peço por piedade,
Arranca-me os grilhões da minha iníqua sorte,
Que me faz idoso com saudades da minha mocidade,
E que me dá como visão a chegada da minha morte.

Há muito tempo se foram meus sonhos venturosos,
E meus anseios de criança,
Resta-me agora os pesadelos mais tenebrosos,
E a angústia em lugar da esperança.

Já morreu em mim a ilusão que me aquecia,
Meu mundo de esperanças em pó se faz,
Meu peito que era fonte de alegria,
Fechou-se como a noite que em trevas se desfaz.

Meu Pai Amado, sinto-me perdido neste instante,
Que me busque como ovelha desgarrada,
Porque os percalços de uma vida errante,
Deixaram-me completamente desfigurado.

Tomai-me ó meu Deus em vossas mãos de Divino Pagem,
Pois sigo cansado, por favor, venha sem tardança,
Faças de mim nova pessoa com melhor imagem,
E que esse teu servo te sirva e a toda sua semelhança.

Te agradeço por tudo ó meu Deus Verdadeiro*,
Não por meus méritos, de nada sou merecedor,
Por tudo que te peço, eu agradeço
Em nome e honra do seu Filho Cristo Jesus, Amém.
(*Salmo 83: 18)

®Jorge Bessa Simões

®Velhas Memórias Poéticas. ©Copyright 2013-2025
®Direitos Autorais Reservados. Lei 9.610/98

*Foto Arquivo Google Imagens.
©Todos os direitos reservados/2025
 

*"Eu creio" (Poema)

Creio que cada dia que passa devo entregar minha vida nas mãos daquele em que mesmo não o vendo, confio.
É por isso que me ajoelho e peço perdão por minhas faltas e falhas, pois só Ele pode me perdoar.
Acredito no que digo e sinto por que sei que ELE é fiel, meu único e Verdadeiro Deus!
Quanto ao homem que anda ao meu lado?
Ah, esse não é confiável, é alguém mentiroso, falho, muitas vezes invejoso, traiçoeiro e só acredita no que ele quer crer.
Quanto a mim acredito no Deus Verdadeiro e no seu filho, meu resgatador, meus únicos salvadores a quem nunca terei como pagar por tudo que me fazem.
E ainda que a maioria não os vejam como busco os ver, creio que cada dia que passa compreendo o tamanho do seus amor acreditando nas suas palavras, é nisso que eu creio.

®Jorge Bessa Simões

®Velhas Memórias Poéticas. ©Copyright 2013-2025
®Direitos Autorais Reservados. Lei 9.610/98

*Foto Arquivo Google Imagens.
©Todos os direitos reservados/2025
 

*"Norma que sigo amando" (Poema)

Esse ano, mais uma vez estamos de parabéns, meu amor; você, eu, nós, nosso casamento. São apenas 47 anos, eu sei, é mais um ano que estamos juntos, e apesar de alguns pesares, ainda assim buscamos viver da plena e absoluta felicidade. Só posso te agradecer desde o momento em que você entrou na minha vida, desde então você é a Norma que sigo, melhor, a Norma que aprendi à amar e apaixonados, mesmo com o passar de tantos anos. Me apaixonei, pois percebi que na verdade você poderia ser a mulher que mostraria que eu poderia amar de novo, e foi assim que te amei e desde então sigo ao lado teu. Enxerguei em você, um caminho a ser seguido, uma Norma a ser amada na minha vida, fiz de você o meu futuro de um jeito que nunca havia sonhado antes. Com seu jeito de mulher-menina você me fez flutuar, e ver longe um caminho para reencontrar o meu coração despedaçado, você me tirou do buraco onde eu vivia e me mostrou uma Norma que eu poderia seguir e amar. Até o dia em que te vi através de uma janela, eu vivia nas sombras e achava que amar não era a minha realidade, e a felicidade não estava ao meu alcance, porém você me fez sentir o amor de um modo intenso e belo. Sinto-me feliz, sereno, seguro e protegido ao seu lado. Sinto-me realizado nesses anos todos do nosso amor e casamento. Sim, com a Norma que sigo amando, compreendi que isso é amor de verdade, um amor calmo, ainda que às vezes aja alguns agitos, é um sentimento que nos faz bem, e nos fez crescer e andar adiante, quem sabe até a eternidade e além. Você, Norma que sigo, é a luz dos meus olhos, o amor da minha vida, e deu-me sentido à minha existência. Não consigo me imaginar no mundo sem você, Norma que aprendi à amar, por isso o meu mundo é muito mais bonito. Ao completarmos 47 anos do nosso casamento, só posso te agradecer por ser a mulher que você é! Na verdade, a minha vontade é celebrar por toda a eternidade o nosso amor, peço que nosso Deus Verdadeiro nos permita isso. É por isso que te amo, Norma que sigo amando!
®Jorge Bessa Simões

®Velhas Memórias Poéticas. ©Copyright 2013-2025
®Direitos Autorais Reservados. Lei 9.610/98

*Imagem gerada por IA baseada em foto pessoal.
®Todos os direitos reservados/2025
 

terça-feira, 1 de julho de 2025

*"Parece que é muito" (Poema)

É meu amor, parece que é muito, mas é pouco, mesmo depois desses quase 50 anos que se passaram em nossas vidas, mesmo assim ainda busco definir tudo o que sinto por você, e por mais que tente, nenhuma palavra jamais definirá o que sinto nesses anos todos do nosso amor.
Quero te agradecer por tudo, por todos os momento que tive ao teu lado, por cada risada, e até mesmo por algumas brigas que aconteceram para nos ajustar e continuar nos amando.
Não poso me esquecer de te agradecer por cada segundo da sua paciência, e tudo isso só foi bom, pois eu estava com você e você sempre ao meu lado.
Parece que foi pouco, e quase 50 anos realmente são, pois ainda sonhamos com o futuro, afinal, acreditamos no mesmo Deus Verdadeiro que nos promete uma eternidade, e eu peço que Ele nos permita vivermos o nosso amor para sempre.
Por outro lado, fico observando os casais de hoje em dia que estão por ai acreditando que um, dois ou três anos juntos já é uma eternidade, mesmo agora que chegamos aos nossos quase 50 anos ainda fico imaginando a gente comemorando a eternidade dos nossos anos de casamento.
Que nosso Deus Verdadeiro nos permita viver muitos momentos lado a lado, quero poder te abraçar, te beijar, te dar carinho, e poder cumprir com minhas promessas, pois quero minha vida com você, para todo o sempre, e creio que vamos ter, já que te amo nesses quase 50 anos aguardando que venha o novo milênio para nos amar para a eternidade.

®Jorge Bessa Simões

®Velhas Memórias Poéticas. ©Copyright 2013-2025
®Direitos Autorais Reservados. Lei 9.610/98

*Imagem gerada por IA baseada em foto pessoal.
®Todos os direitos reservados/2025