quarta-feira, 2 de julho de 2025

*"Ao deitar-me" (Poema)

Ao deitar-me, pergunto: ‘Será que amanhã me levantarei?’
Sei que a noite irá se arrastar e eu continuarei a me virar na cama até o raiar do dia, se acaso me levantar, que eu possa ser usado como um instrumento nas mãos Deus para ajudar as pessoas a mudarem suas vidas para melhor, isso me dará muita alegria.
Quero considerar essa bênção por saber que estou usando meu tempo e minhas energias em algo que realmente vale a pena, e que mais tarde quando me deitar novamente ao final de mais um dia, eu possa sentir uma profunda satisfação por ter empenhado minha vida em ajudar as pessoas a conhecer o Deus Verdadeiro.
Pois sei o quanto é maravilhoso ver a alegria naqueles que passam a conhece-lo, assim como eu estou comprovando serem verdadeiras.
Então, boa noite e até amanhã! E se Deus assim me permitir, que logo possa me levantar para mais um dia.

®Jorge Bessa Simões

®Velhas Memórias Poéticas. ©Copyright 2013-2025
®Direitos Autorais Reservados. Lei 9.610/98

*Foto Arquivo Google Imagens.
©Todos os direitos reservados/2025
 

*"Minha oração" (Poema)

Me permita por um instante,
Do fundo do meu coração,
Neste momento inconstante,
Me achegar a ti meu Deus em oração.

"Oh! Senhor meu Deus Verdadeiro* vós peço por piedade,
Arranca-me os grilhões da minha iníqua sorte,
Que me faz idoso com saudades da minha mocidade,
E que me dá como visão a chegada da minha morte.

Há muito tempo se foram meus sonhos venturosos,
E meus anseios de criança,
Resta-me agora os pesadelos mais tenebrosos,
E a angústia em lugar da esperança.

Já morreu em mim a ilusão que me aquecia,
Meu mundo de esperanças em pó se faz,
Meu peito que era fonte de alegria,
Fechou-se como a noite que em trevas se desfaz.

Meu Pai Amado, sinto-me perdido neste instante,
Que me busque como ovelha desgarrada,
Porque os percalços de uma vida errante,
Deixaram-me completamente desfigurado.

Tomai-me ó meu Deus em vossas mãos de Divino Pagem,
Pois sigo cansado, por favor, venha sem tardança,
Faças de mim nova pessoa com melhor imagem,
E que esse teu servo te sirva e a toda sua semelhança.

Te agradeço por tudo ó meu Deus Verdadeiro*,
Não por meus méritos, de nada sou merecedor,
Por tudo que te peço, eu agradeço
Em nome e honra do seu Filho Cristo Jesus, Amém.
(*Salmo 83: 18)

®Jorge Bessa Simões

®Velhas Memórias Poéticas. ©Copyright 2013-2025
®Direitos Autorais Reservados. Lei 9.610/98

*Foto Arquivo Google Imagens.
©Todos os direitos reservados/2025
 

*"Eu creio" (Poema)

Creio que cada dia que passa devo entregar minha vida nas mãos daquele em que mesmo não o vendo, confio.
É por isso que me ajoelho e peço perdão por minhas faltas e falhas, pois só Ele pode me perdoar.
Acredito no que digo e sinto por que sei que ELE é fiel, meu único e Verdadeiro Deus!
Quanto ao homem que anda ao meu lado?
Ah, esse não é confiável, é alguém mentiroso, falho, muitas vezes invejoso, traiçoeiro e só acredita no que ele quer crer.
Quanto a mim acredito no Deus Verdadeiro e no seu filho, meu resgatador, meus únicos salvadores a quem nunca terei como pagar por tudo que me fazem.
E ainda que a maioria não os vejam como busco os ver, creio que cada dia que passa compreendo o tamanho do seus amor acreditando nas suas palavras, é nisso que eu creio.

®Jorge Bessa Simões

®Velhas Memórias Poéticas. ©Copyright 2013-2025
®Direitos Autorais Reservados. Lei 9.610/98

*Foto Arquivo Google Imagens.
©Todos os direitos reservados/2025
 

*"Norma que sigo amando" (Poema)

Esse ano, mais uma vez estamos de parabéns, meu amor; você, eu, nós, nosso casamento. São apenas 47 anos, eu sei, é mais um ano que estamos juntos, e apesar de alguns pesares, ainda assim buscamos viver da plena e absoluta felicidade. Só posso te agradecer desde o momento em que você entrou na minha vida, desde então você é a Norma que sigo, melhor, a Norma que aprendi à amar e apaixonados, mesmo com o passar de tantos anos. Me apaixonei, pois percebi que na verdade você poderia ser a mulher que mostraria que eu poderia amar de novo, e foi assim que te amei e desde então sigo ao lado teu. Enxerguei em você, um caminho a ser seguido, uma Norma a ser amada na minha vida, fiz de você o meu futuro de um jeito que nunca havia sonhado antes. Com seu jeito de mulher-menina você me fez flutuar, e ver longe um caminho para reencontrar o meu coração despedaçado, você me tirou do buraco onde eu vivia e me mostrou uma Norma que eu poderia seguir e amar. Até o dia em que te vi através de uma janela, eu vivia nas sombras e achava que amar não era a minha realidade, e a felicidade não estava ao meu alcance, porém você me fez sentir o amor de um modo intenso e belo. Sinto-me feliz, sereno, seguro e protegido ao seu lado. Sinto-me realizado nesses anos todos do nosso amor e casamento. Sim, com a Norma que sigo amando, compreendi que isso é amor de verdade, um amor calmo, ainda que às vezes aja alguns agitos, é um sentimento que nos faz bem, e nos fez crescer e andar adiante, quem sabe até a eternidade e além. Você, Norma que sigo, é a luz dos meus olhos, o amor da minha vida, e deu-me sentido à minha existência. Não consigo me imaginar no mundo sem você, Norma que aprendi à amar, por isso o meu mundo é muito mais bonito. Ao completarmos 47 anos do nosso casamento, só posso te agradecer por ser a mulher que você é! Na verdade, a minha vontade é celebrar por toda a eternidade o nosso amor, peço que nosso Deus Verdadeiro nos permita isso. É por isso que te amo, Norma que sigo amando!
®Jorge Bessa Simões

®Velhas Memórias Poéticas. ©Copyright 2013-2025
®Direitos Autorais Reservados. Lei 9.610/98

*Imagem gerada por IA baseada em foto pessoal.
®Todos os direitos reservados/2025
 

terça-feira, 1 de julho de 2025

*"Parece que é muito" (Poema)

É meu amor, parece que é muito, mas é pouco, mesmo depois desses quase 50 anos que se passaram em nossas vidas, mesmo assim ainda busco definir tudo o que sinto por você, e por mais que tente, nenhuma palavra jamais definirá o que sinto nesses anos todos do nosso amor.
Quero te agradecer por tudo, por todos os momento que tive ao teu lado, por cada risada, e até mesmo por algumas brigas que aconteceram para nos ajustar e continuar nos amando.
Não poso me esquecer de te agradecer por cada segundo da sua paciência, e tudo isso só foi bom, pois eu estava com você e você sempre ao meu lado.
Parece que foi pouco, e quase 50 anos realmente são, pois ainda sonhamos com o futuro, afinal, acreditamos no mesmo Deus Verdadeiro que nos promete uma eternidade, e eu peço que Ele nos permita vivermos o nosso amor para sempre.
Por outro lado, fico observando os casais de hoje em dia que estão por ai acreditando que um, dois ou três anos juntos já é uma eternidade, mesmo agora que chegamos aos nossos quase 50 anos ainda fico imaginando a gente comemorando a eternidade dos nossos anos de casamento.
Que nosso Deus Verdadeiro nos permita viver muitos momentos lado a lado, quero poder te abraçar, te beijar, te dar carinho, e poder cumprir com minhas promessas, pois quero minha vida com você, para todo o sempre, e creio que vamos ter, já que te amo nesses quase 50 anos aguardando que venha o novo milênio para nos amar para a eternidade.

®Jorge Bessa Simões

®Velhas Memórias Poéticas. ©Copyright 2013-2025
®Direitos Autorais Reservados. Lei 9.610/98

*Imagem gerada por IA baseada em foto pessoal.
®Todos os direitos reservados/2025
 

*"Louco por você" (Poema)

Quase 50 anos que nós dois estamos juntos, assim mais uma vez escrevo outro poema para te dar como presente, na verdade nesse poema gostaria de te dizer que mesmo depois de tantos anos, em meu peito ainda tem um pedacinho do meu eu louco de amor por você. Sim, sou louco!
Louco, porque meu amor por você não tem barreiras, aliás, nosso amor sempre foi e é vivido de uma forma muito intensa, mesmo depois de quase 50 anos, meu amor por você tem aquela chama que queima nossos corações.
Nós dois, desde o dia que nos conhecemos, somos como o mar e a areia, o céu e as estrelas porque você me completa, você é meu tudo, aliás, com você ao meu lado me sinto fora da realidade, é como se o mundo parasse e só existisse nós dois! Eu e você.
E pensar que nosso encontro foi tão casual, mas o suficiente para nos unir e desde então não houve força capaz de nos afastar, creio que nós precisávamos pertencer um ao outro, simples assim!
Você foi a mulher-menina que depois que te vi naquela janela de um outubro distante modificou a minha vida, seu olhar tinha um brilho tão intenso, que o reflexo dele atingiu cada pedacinho do meu coração, e depois disto, nunca mais me senti sozinho.
Mesmo depois de tanto anos, você tem se tornado cada vez mais minha e minha, desde que nos entregamos um ao outro, você se tornou minha mulher, minha amante, companheira, minha amiga fiel e de todos os momentos nestes nossos quase 50 anos em que estamos juntos, e nos amando como desde a nossa primeira vez, é por isso que sou louco por você.

®Jorge Bessa Simões

®Velhas Memórias Poéticas. ©Copyright 2013-2025
®Direitos Autorais Reservados. Lei 9.610/98

*Imagem gerada por IA baseada em foto pessoal.
®Todos os direitos reservados/2025