sábado, 5 de julho de 2025

*"O poder de um abraço" (Poema)

Quando damos ou recebemos um abraço daqueles sentidos, demorados, muitas vezes ele fala muito sem dizer uma palavra.
Tem momentos na vida que às vezes, tudo o que precisamos é de dois braços à volta do nosso corpo e de um coração que se encoste junto ao nosso.
Porque na verdade um abraço é o colo dos crescidos, invariavelmente é o remédio para a pessoa que se encontra cansada, é o ânimo para os dias pesados que estamos vivenciando, outras vezes é o aconchego quando o mundo parece frio demais.
Um estudo científico confirma que abraçar faz muito bem, porque quando abraçamos ou somos abraçados, isso reduz nosso stress, fortalece o sistema imunilógico e por consequência acalma o nosso coração.
Mas não precisamos provar nada, afinal, quem já deu ou recebeu um abraço verdadeiro sabe que, tem abraços que nos seguram quando estamos prestes a cair ou nos ajuda a sair do fundo poço outra vezes.
Tem abraços que nos dizem “estou aqui” sem precisar de mais nada, é um abraço que muitas vezes colam pedaços partidos dentro de nós, e ao mesmo tempo, limpam nossas lágrimas sem usar as mãos. Um abraço, quando vem de quem gostamos ou gosta da gente, faz parar tudo.
Faz parar o tempo, os ruídos a nossa volta, e até mesmo nos livra do medo, é um abraço que só existe naquele instante onde o mundo faz sentido.
Por outro lado, há abraços que não tocam só o nosso corpo, ele toca o nosso íntimo.
Sendo assim, já se lembrou de dar um abraço na tua mãe ou em teu pai se ainda os tem ao seu lado? Se tens um amigo verdadeiro, já deu-lhe um abraço? E no teu amor, já abraçou-a hoje? E se alguém vier lhe dar um abraço, você aceita? Será que posso te dar um abraço agora?.
Acredite, um bom abraço, um abraço sincero, um abraço amigo tem um grande poder, é claro que um abraço não resolve tudo, mas com certeza nos ajuda e nos motiva a continuar vivendo.

®Jorge Bessa Simões

®Velhas Memórias Poéticas. ©Copyright 2013-2025
®Direitos Autorais Reservados. Lei 9.610/98

*Foto Arquivo Google Imagens.
©Todos os direitos reservados/2025
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário