quinta-feira, 3 de julho de 2025

*"Bagagem dos anos até aqui" (Poema)

No começo da vida recebi uma mala pequenina de mão e ao longo dos anos até chegar aqui, fui guardando coisas que recolhi pelo caminho que achei seriam importantes, porém num determinado momento ficou insuportável carregar tantas coisas, era pesada demais esta bagagem que a vida me fez acumular.
Tive de fazer uma escolha: "Sentar a beira do caminho e esperar que alguém venha para me ajudar, o que é difícil, já que todos que passaram por mim ao longo destes anos tinham suas próprias bagagens, poderia ficar ali a vida inteira esperando meus dias se acabarem ou aliviar o peso da minha bagagem, mas, o que poderia tirar dela ao final destes anos?"
Resolvi tirar tudo para fora, comecei pelo amor e a amizade, mas nessa parte quase não tenho nada para tirar, embora tenha algumas coisas que pesam demais, fiz uma força danada para tirar este peso, era a raiva, e como ela pesa!
Busquei tirar mais coisas, a incompreensão, a rejeição, o medo, o pessimismo, nesse momento, o desânimo quase me puxa para dentro desta mala, tive que puxá-lo para fora com força.
Foi ai que apareceu um sorriso esquecido, sufocado no fundo da bagagem que a vida me deu, aos poucos foram saindo outros sorrisos que já nem me lembrava mais.
Remexi dentro da mala e tirei para fora a tristeza, procurei a paciência pois sei que vou precisar bastante dela, procurando surgiram a força, esperança, coragem, entusiasmo, equilíbrio, responsabilidade, tolerância e o bom e velho humor, tirei a preocupação, decidi que vou deixá-la de lado e ver depois o que fazer com ela.
Assim minha bagagem da vida está arrumada de novo, penso no que vou colocar dentro dela nos anos que ainda virão, tenho espaço para tentar colocar coisas diferentes e não me esquecer que terei de me organizar mais vezes, meu caminho já foi muito longo até aqui, mas ainda tem um restinho para caminhar.
Ao me levantar da beira do caminho olho para minha bagagem e eis que vejo sair para fora a felicidade, com ela entendi que para mim, uma mala pequena é bem melhor para o que carrego da vida, já que minhas lembranças podem ser guardadas nas minhas velhas memórias.

®Jorge Bessa Simões

®Velhas Memórias Poéticas. ©Copyright 2013-2025
®Direitos Autorais Reservados. Lei 9.610/98

*Foto Arquivo Google Imagens.
©Todos os direitos reservados/2025
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário