sexta-feira, 4 de julho de 2025

*"Eu e o mundo" (Poema)

Quem as pessoas pensam que são para apontar o dedo para alguém e dizer que eles não são capazes de realizar algo?
É por isso que penso, eu não preciso provar nada pra ninguém, a não ser para mim mesmo, não é a opinião dos outros que faz de mim o que sou, não preciso que os outros acreditem em mim, tudo o que preciso é compreender que posso ser melhor do que sou.
É por isso que muitas vezes não permito que pessoas me usem para mudar o que há dentro de mim, e jamais permito que pessoas negativas tirem o que há de positivo em mim.
Compreendo que haverá períodos de lutas nos quais não saberei o que fazer, haverá tempos de medos e desesperos, mas, desde criança aprendi que o medo pode ser meu amigo, e entendi que posso usar esse medo ao meu favor, afinal, porque devo ter medo do fracasso?
Afinal, aprendi nos meus anos de vida que o fracasso é o segredo para o sucesso, aliás, o fracasso faz parte do meu processo de realização. Foi assim que entendi que não posso deixar que minhas falhas me coloquem para baixo, é por isso que aprendi a me levantar todas as vezes que cai, aprendi a me limpar das sujeiras que tentavam ou tentam me impor, tomei nota de cada lição que a vida me ensina, e assim aprendo a não desistir e a continuar tentando. Busco sempre olhar as coisas pelo lado positivo, até porque acredito que possa haver um lado positivo nas coisas.
Sempre busco não permitir que pessoas que não somam nada na minha vida, diminuam aquilo que já existe em mim, porém não posso deixar que as pessoas decidam o meu futuro por mim. Aliás, ninguém precisa acreditar em mim, eu acredito em mim.
Por outro lado não posso permitir que pessoas ditem regras para minha vida, até porque, acredito nos meus princípios e nos meus próprios valores, afinal aprendi nesses meus anos que devo esquecer o mundo e pensar que o mundo sou eu.
Desde criança aprendo a lutar, a persistir, e mesmo que eu caia, devo me levantar, e jamais desistir, assim, compreendo que ninguém pode realizar meus sonhos, é por isso que não posso permitir que ninguém, humanamente dizendo, tire isso de mim.

®Jorge Bessa Simões

®Velhas Memórias Poéticas. ©Copyright 2013-2025
®Direitos Autorais Reservados. Lei 9.610/98

*Foto Arquivo Google Imagens.
©Todos os direitos reservados/2025
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário