
É verdade! Minha casa ficava cheia, a pia tinha louças para lavar, era conversa pra lá e pra cá e todos queriam ficar por perto ou estar comigo.
Mas, bastou o avançar da minha idade e outras coisas começarem, que nessa hora tenho percebido uma das lições mais doloridas da vida, em muitos momentos dá pra contar nos dedos os que ficam ao meu lado ou que me chamam pra qualquer momento juntos.
E quando isso acontece, acreditem, na maioria das vezes é só para cumprirem o protocolo de regras das boas maneiras para não serem apontados mais tarde, por terem me virado as costas.
Percebo que o que querem é sair bonitinhos nas fotos que mais tarde serão postadas em alguma rede social, fora isso, ninguém faz muita questão que eu apareça nas fotos, aliás, se for ver, já nem faço parte das fotos da família ultimamente, fica a impressão que não me querem por perto.
Percebo que ninguém quer saber como estou ou como me sinto, quase já nem levam a sério o que digo, aliás dizem que minhas palavras são antigas demais para que deem crédito, que dirá ouvir meus choros ou saber dos meus problemas, a maioria sequer perde tempo pra me ajudar, até porque, os problemas são meus, eu que me vire!
E depois que culpa tem se sou eu que estou ficando velho! É então que começo a entender que só quem é por mim neste mundo, sou eu mesmo!
Por isso não tem como não me decepcionar depois de tudo que fiz na vida, sei que posso passar por alguma crise por causa de alguns problemas ou dificuldades até mesmo pelo avançar da minha idade, embora eu saiba que a vida seja assim mesmo.
Até porque daqui para frente não tem mais como conseguir superar minhas crises e tudo voltar ao normal, afinal a velhice está batendo a minha porta, tenho a certeza, que essa será a mais dura lição que a vida irá me dar, antes da minha partida.
Sinto que não sei o que poderá me acontecer se por acaso precisar depender da família, ou depender de certas pessoas a minha volta, até mesmo daqueles que dizem ser meus amigos.
Por outro lado tenho aprendido nesses últimos anos que não são as dificuldades que me afastam da família, das pessoas ou dos amigos, na verdade, é a vida que está selecionando pra mim alguns pouco que poderão ficar ao meu lado, por isso não me esqueço, quando mais precisar, sinto que não terei muita ajuda, pois alguns me veem com um estorvo em muitos sentidos.
Me julgam por erros passados e acham que eu deveria ser o mais perfeito dos homens, embora todos erramos em atitudes e palavras a todo instante, percebo que muitos não compreendem o que é a empatia e o perdão, mas tudo bem!
Entendo que nesses momentos tenho que tentar ser forte, e acima de tudo, continuar lutando sozinho como sempre fiz desde a minha infância, e depois orar muito ao meu Verdadeiro Deus para que venha logo seu reino prometido aqui na terra, e que a sua misericórdia me permita fazer parte das suas promessas.
®Jorge Bessa Simões
®Velhas Memórias Poéticas. Copyright © 2013-2026
®Direitos Autorais Reservados. Lei 9.610/98
*Foto Extraída do Google Imagens.
©Todos os direitos reservados/2026
Nenhum comentário:
Postar um comentário