quinta-feira, 21 de agosto de 2025

*"Compreenda" (Crônica da Vida)

Tanto se fala em amor, paixão e amizade, mas poucos falam do que não é amor, por isso vou tentar descrever sobre isso, por exemplo..., se você precisa de alguém para ser feliz, compreenda, isso não é amor, É CARÊNCIA.
Quando você tem ciúmes, e isso lhe traz insegurança a ponto de fazer qualquer coisa para manter alguém ao seu lado, mesmo sabendo que não é amada(o), e para piorar, você confia nessa pessoa, mas não acredita nos outros, achando que todos são teus rivais, compreenda, isso não é amor, É FALTA DE AMOR-PRÓPRIO.
Quando você acredita que sua vida irá se tornar vazia sem a presença dessa pessoa, a ponto de não conseguir se imaginar sozinha(o) e desta forma continua tentando manter um relacionamento que você já sabe que acabou, só porque não consegue ter vida própria, e que você só existe em função do outro, então compreenda, isso não é amor, É DEPENDÊNCIA.
Quando você acha que o ser amado(a) é alguém que lhe pertence, a ponto de se sentir dono(a) e senhor(a) de sua vida e até mesmo de seu corpo, não lhe dando o minimo direito de se expressar, de ter suas próprias escolhas, para com isso você afirmar seu domínio, mais uma vez compreenda, isso não é amor, É PURO EGOÍSMO.
Quando você não sente praticamente nenhum desejo, a ponto de não se realizar sexualmente, preferindo não ter quase nunca relações sexuais com essa pessoa, mas mesmo assim, você sente que tem prazer em estar ao lado dele(a), de novo compreenda, isso não é amor, É SIMPLESMENTE UMA AMIZADE.
Quando vocês estão juntos, e vez por outra acontece algumas discussões por qualquer motivo, a ponto de morrerem de ciúmes um do outro, brigando por qualquer coisa, e já não fazem mais planos, vivem discordando em diversas situações, já não gostam mais de fazer as coisas ou irem aos mesmos lugares juntos, mas ainda assim sexualmente vocês se combinam perfeitamente, compreenda, isso não é amor, É APENAS UM DESEJO.
Quando seu coração palpita mais forte e você tem um suor intenso, fazendo com que sua temperatura suba ou desça de forma vertiginosa, simplesmente por pensar na outra pessoa, saiba compreender que isso não é amor, É O FOGO DA PAIXÃO.
Então se você conseguir compreender o que não é o amor, isso irá te facilitar nessa analise, onde você irá verificar tudo o que esta acontecendo e talvez te ajude a procurar resolver a situação. Mesmo que essa situação possa te confundir ou se tornar confusa às vezes, o correto é que você avalie tanto a "PRESENÇA" como a "AUSÊNCIA" de seu parceiro(a) na sua vida, e diante do resultado dessa análise dos seus sentimentos, você poderá perceber se algumas das situações apontadas acima, são temporárias ou elas caracterizam definitivamente seu tipo de relacionamento.
Porque na maioria das vezes a "CONVIVÊNCIA" faz com que o tempo transforme o que é AMOR em ETERNIDADE.

®Jorge Bessa Simões
(Baseado em Texto de Autoria Desconhecida)

®Velhas Memórias Poéticas. Copyright © 2013-2025
®Direitos Autorais Reservados. Lei 9.610/98

*Foto Arquivo Google Imagens.
©Todos os direitos reservados/2025
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário