segunda-feira, 25 de agosto de 2025

*"O amor dentro de mim" (Poema)

Desde muito cedo aprendi que na vida sempre terão dias menos bons, e alguns mais do que outros. Que haverá aqueles que gostam de mim e quem não gosta.
Com isso tenho aprendido que tem coisas que jamais vou conseguir controlar e que foge do meu alcance, porém tem algo que posso controlar sempre: é o amor que tenho por mim e que está dentro do meu peito, e esse, ninguém pode me tirar.
Assim, sei que é importante cuidar dos meus sentimentos e de mim, porque ninguém fará isso, e a minha paz vem do fundo do meu coração.
Por isso, não importa se falam mal de mim ou se me desejam mal, isto já entendo desde que vim ao mundo, não importa se o dia corre bem ou mal, o que realmente importa é aquilo que tenho dentro de mim e que poucas pessoas merecem conhecer.
Desde jovem, compreendi que não vale a pena sofrer por amor, em especial quando este não é correspondido, e foi convivendo com muitas decepções que compreendi que existem pessoas que vivem de “se”, e eu não queria e nem quero viver com isso na vida.
Muito embora o passado me traga algumas boas lembranças de pessoas que foram importantes e especiais para me ajudar a ser quem sou, tenho que ter amor por mim mesmo, e seguir em frente preservando as boas lições que elas me ensinaram.
Até porque tem um outro lado que não vale a pena me preocupar, em especial com aquelas pessoas que não quiseram reconhecer o meu real valor, e que na maioria das vezes só me usaram até quando não precisavam mais, e dai a frente me descartaram, e só sabiam me fazer julgamentos, como se só eu fosse imperfeito.
Porém a vida me ensinou que não vale a pena ficar me justificando ou mostrar meu valor a quem não quer vé-lo, de nada me adianta pedir compreensão se muitos não se importam com o que se passa ou passou comigo, a maioria não está nem aí para minha vida.
Já ouvi tantas coisas nesse meu tempo de vida, também teve muitas pessoas que já me trataram como se eu fosse alguém insignificante, e outros disseram que eu nunca valeria a pena.
Mas de uma coisa nunca me esqueci, o amor está dentro de mim! E nem todas as pessoas a minha volta estão preparadas para o ter.

®Jorge Bessa Simões

®Velhas Memórias Poéticas. Copyright © 2013-2025
®Direitos Autorais Reservados. Lei 9.610/98

*Foto Arquivo Google Imagens.
©Todos os direitos reservados/2025
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário