domingo, 24 de agosto de 2025

*"Quando a indignação nos cura" (Crônica)

Sabe aquele momento em que certas coisas nos causam indignação? Pois é!, Não deixe ninguém te afastar dela.
Porque a indignação nos causa raiva, e ela é uma força sábia e purificadora que nos alerta para a verdade dos seus valores e para a verdade que tem dentro de cada um de nós.
Na verdade, quando a indignação nos causa raiva, isso é um passo necessário para nos recuperar de alguma violação, seja ela pessoal ou coletiva. Por isso não se apresse com sua indignação, ouça-a e use-a como combustível para uma ação sábia e necessária em nosso próprio benefício. E a raiva faz parte do nosso poder no momento da indignação
Desta forma, que façamos o que poucos ousam fazer; dê à sua raiva um espaço seguro e ao mesmo tempo empático para que ela seja plena e completamente sentida. Saiba como aproveitá-la e ouça-a.
Na medida em que nós nos permitimos fazer isso, aumenta o grau em que podemos cada vez mais assumir nosso poder sem ter que pedir desculpas.
Saiba compreender que raiva tem muitos dons. Mas não estou falando da raiva indiscriminada, projetada ou desenfreada, estou falando daquela raiva que produz a energia da indignação, sentida e colocada onde realmente pertence.
Porque a raiva tem um poder interior que nos cura e não depende de nenhuma validação externa.

®Jorge Bessa Simões
(Baseado em Texto de Autoria Desconhecida)

®Velhas Memórias Poéticas. Copyright © 2013-2025
®Direitos Autorais Reservados. Lei 9.610/98

*Foto Arquivo Google Imagens.
©Todos os direitos reservados/2025
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário