
E quando a gente diz "Não" vou poder ajudar alguém, "Não vou poder fazer as coisas que está me pedindo, "Não" vou poder te emprestar o dinheiro, é ai que você vê como tudo se transforma a sua volta. Por outro lado, já vi muitas amizades de uma vida inteira acabarem por falta de um bom "Não".
Me recordo que desde a minha infância sempre ouvi dizerem que "dinheiro, carro e mulher não se empresta a ninguém", e meus pais e meus avós estavam certos. Porém não estou falando só de dinheiro, na verdade estou dizendo que existe uma infinidade de "Nãos" que podem nos tirar muito peso das nossas costas.
Outro exemplo, "quem nunca conheceu alguém que só aparece quando precisa?" É nessa hora que precisamos saber dizer o "Não", porque acreditem, isso irá nos livrar de situações ainda mais difíceis no futuro. Digo isso por experiência também, porque um dia acordei e entendi a importância do "Não", aliás, sempre recebi mais "Não" na minha vida do que "Sim".
E foi num desses dias, que enxerguei isso, sei que não é fácil dizer "Não", mas tive que aprender a identificar situações em que era preciso dizer "Não", afinal, a vida foi me ensinando a ver que estava carregando o mundo nas costas, porque eu vivia quase sempre fazendo a vontade dos outros a minha volta, menos a minha.
Quantas vezes cancelei compromissos, fiquei sem almoçar ou jantar, viajar quando podia, para resolver problemas ou ajudar os outros, fui a tantos lugares que não era preciso quando podia estar em casa, descansando. E quando não conseguia atender ou ajudar os outros como gostaria, eu me frustava, literalmente!
E pensar que muitas vezes não disse "Não", para não ser grosseiro ou indelicado, mas no que isso me ajudou? Em nada!
E sabe porque? Porque sou contra inventar mentiras para fugir de dizer um "Não", até porque poderia ser interpretado como se eu quisesse fazer algo por alguém e só não fiz por questões exteriores. Com isso, nunca me libertava desse ciclo e corria o risco de passar por outras situações com os outros, foi por isso que tive de aprender a libertar meu "Não" e ser mais feliz comigo mesmo.
E assim a vida tem me ensinado que, mais vale um mal estar passageiro, do que uma vida de arrependimento, por isso, tenho preferido dizer um "Não" doloroso, do que um "Sim" que venha me causar stress e arrependimentos.
Afinal, já me acostumei com tantos "Nãos" que está na hora de me fazer ser ouvido, dizendo "Não" todas as vezes que for necessário, até porque quem me ama sou eu mesmo, e pronto! E depois, que culpa tenho pelo "Não" ser tão mal visto?
Uma coisa é certa, o "NÃO" tem tamanho poder que acontece tantas coisas depois de dito, entre elas, todos somem da sua volta.
®Jorge Bessa Simões
®Velhas Memórias Poéticas. ©Copyright 2013-2025
®Direitos Autorais Reservados. Lei 9.610/98
*Foto Arquivo Google Imagens.
©Todos os direitos reservados/2025
Nenhum comentário:
Postar um comentário