domingo, 5 de outubro de 2025

*"Preciso ter fé e coragem" (Crônica da Vida)

Certa ocasião, li numa das muitas publicações que estudo e pesquiso sobre o que é ter coragem.
Com isso compreendi que, coragem é a força de falar e agir sem medo, mesmo em situações difíceis e perigosas, porque quando se tem coragem, estamos dispostos até a sofrer por tudo aquilo em que acreditamos. Embora muitas vezes podemos achar que não temos tanta fé e coragem como deveríamos.
Uma coisa que me ajuda a ter mais fé e coragem é estudar e pesquisar sobre os muitos exemplos de pessoas que tinham essas qualidades, em muitos sentidos, principalmente espiritual.
Entretanto tenho muitos problemas, como todas as pessoas a minha volta têm. E às vezes sei que posso sofrer até por fazer o que é certo, assim, para vencer minhas dificuldades, sempre irei precisar de fé e coragem. Aliás, muita coragem.
Mas para que possa ter essa coragem, tenho que me levantar da cama, e tentar de novo, mesmo sem garantias de que aquilo que defendo dará certo.
Muito embora, existam assuntos que tenho garantias de que dará tudo certo, pois não vem de humanos imperfeitos como eu, mas para compreender isso tenho que continuar a ler e estudar muito aquilo (a Palavra de Deus) que pode me dar fé e coragem.
Depois, preciso olhar para o espelho e decidir não me abandonar, basta que eu respire fundo e dê o primeiro passo, mesmo com o coração apertado por causa da incompreensões ou distorções que me atinge muitas vezes, mas não estou falando sobre ser forte o tempo todo, estou falando sobre não se entregar.
Assim tenho compreendido e aceitar que algumas batalhas serão silenciosas, porque crescer dói, mas me ensina. Pois acredito que o verdadeiro valor está em ser gentil comigo mesmo, e saber que tenho que continuar, mesmo quando tudo parece parado, e confiar que dias bons virão.
Ou seja, aprendo todos os dias que, coragem também é aceitar pedir ajuda quando meu fardo está pesado demais, tenho que reconhecer que descansar muitas vezes, não é desistir, é me preparar para voltar mais inteiro.
Não posso me culpar por causa dos meus tropeços, mas tenho que saber enxergá-los como parte do meu caminho, e saber que não é preciso que tenha todas as respostas para seguir em frente, porque às vezes a vida só me pede um passo de cada vez.
Por fim, não posso ficar me comparando e nem me diminuir, já que não posso me esquecer de que cada jornada tem o seu próprio tempo. Desta maneira, tenho compreendido que coragem é sempre seguir acreditando, mesmo quando o coração duvida.
É saber que tenho de semear esperança em meio ao caos, e guardar dentro de mim a certeza de que nenhuma dor é eterna.
E sabe porque? Porque ser corajoso não é não sobre sentir medo, é sobre saber fazer minhas escolhas e continuar apesar dele.

®Jorge Bessa Simões

®Velhas Memórias Poéticas. Copyright © 2013-2025
®Direitos Autorais Reservados. Lei 9.610/98

*Foto Arquivo Google Imagens.
©Todos os direitos reservados/2025
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário