quarta-feira, 4 de setembro de 2024

*"Procura-se um amigo" (Poema)

Me disseram uma vez que eu deveria ter um amigo, um amigo que pudesse se tornar um irmão, pois como dizem; amigo é um irmão que a gente escolhe. Conheci algumas pessoas que acreditei seriam esse amigo, já que tinham os mesmos gostos que eu e se comoviam quando os chamava de amigo.
Na verdade, alguns até acreditei que poderiam ser o irmão que escolhi, eram om que sabiam conversar comigo de coisas simples, tinham os mesmos gostos musicais, que as vezes sorriam ou choravam com as recordações da infância.
Mas um "Não!", num momento de maior precisão e esse amigo se perdeu, não restou sequer uma amizade corriqueira, desde então não acredito que posso ter alguém para chamar de amigo.
Mas as vezes sinto falta de ter alguém como meu amigo, não que eu não tenha irmãos, mas amigo, acho que é diferente.
Por isso procuro um amigo para não enlouquecer, para quem possa contar o que vi e vivi de belo ou triste durante os meus dias, contar sobre meus anseios, sonhos e minhas realizações.
Procuro um amigo que aceite meu convite para sair a qualquer hora do dia ou da noite, que possa caminhar ao meu lado em ruas desertas, se chover pularíamos as poças d´água pelos caminhos molhados e enlameados a beira da estrada, que se sentasse comigo no alto de uma pedra olhando no horizonte o que procuramos alcançar na vida.
Procuro um amigo que me ajude a entender ainda mais que vale a pena viver, não porque a vida é bela, mas porque não importam as dificuldades que ela nos traga, me fará acreditar que ter um amigo é tão importante quanto ter um irmão.
Procuro um amigo que me faça parar de chorar diante das minhas tristezas, que me ajude a não viver debruçado no passado em busca das minhas memórias perdidas.
Que sorrindo ou chorando, me chame de amigo, ou melhor, de irmão, para que eu tenha a consciência de que ainda estou vivo.
Mas nos dias de hoje, no tempo em que estamos vivendo, sei que procurar um amigo assim é um sonho distante, afinal, vivemos num mundo de pessoas egoístas e interesseiras e encontrar um amigo, está cada vez mais raro de se encontrar.

®Jorge Bessa Simões

®Velhas Memórias Poéticas. © 2013-2024
®Direitos Autorais Reservados. Lei 9.610/98

*Foto Arquivo Google Imagens.
©Todos os direitos reservados/2024
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário