
Desta forma, ao usar uma palavra ou uma expressão num sentido incomum, isso transfere o significado de um elemento criando um novo sentido figurado e mais expressivo.
Por exemplo, quando digo que "minha esposa é uma flor" isso compara a minha "esposa à flor implicitamente", ou seja, quando escrevo uma metáfora nesse sentido, isso atribui qualidades a ela (minha esposa) como delicadeza e beleza.
Mas como funciona uma metáfora?
Bem, quando digo que "minha esposa é como uma flor" na frase de uma poesia ou poema, em sentido metafórico, afirmo que "minha esposa é uma flor", com isso passo a sugerir as qualidades da flor na pessoa da minha esposa.
Isso quer dizer que, a metáfora em sentido figurado, usa as palavras fora do seu sentido literal para criar um efeito de significado, expressando semelhanças ocultas.
E o objetivo é tornar a linguagem mais rica, criativa e expressiva, dando personalidade e profundidade à comunicação.
Vários são os exemplos de metáforas como; "o tempo é um ladrão", nesse sentido se compara o tempo a um ladrão, sugerindo que ele "rouba" os nossos momentos.
Já quando se diz que; "João tinha olhos de ressaca", nesse sentido isso compara os olhos do João ao efeito de uma ressaca, sugerindo um certo mistério ou profundidade sobre um fato.
Um outro exemplo, num poema quando se usa o termo comparativo a um mapa na frase; "geografia central do seu peito", no sentido metafórico, isso se refere sobre a "geografia central do corpo" como sendo o centro de um mapa da vida, (o coração) onde a experiência pessoal se encontra com a realidade do mundo, quando se cita "o coração explode como o vulcão Etna", isto no sentido metafórico, se refere a explosão de emoções, que se irradia para o corpo todo, ou ainda a coordenada principal de um território afetivo, que define o espaço de sentimentos e relações. Essas metáforas buscam transferir o sentido literal do espaço geográfico para o espaço emocional e simbólico do peito.
Assim quem entende ou compreende que as palavras usadas numa metáfora é uma figura de linguagem na qual se transfere o nome de uma coisa para outra, isso possibilita que se faça uma relação de comparação sobre o que está sendo escrito ou dito.
Desta forma, a relação de semelhança entre dois termos usados num poema ou poesia metafórica, isso ocasiona uma transferência de significados, e é estabelecida por meio de uma comparação implícita.
Sendo assim, caso alguém tenha alguma dúvida sobre o que foi explicado nessas palavras ou num futuro poema e poesia que venham ser escritas por mim, entre em contado.
Grato pela compreenssão!
®Jorge Bessa Simões
®Velhas Memórias Poéticas. Copyright © 2013-2025
®Direitos Autorais Reservados. Lei 9.610/98
*Foto Arquivo Google Imagens.
©Todos os direitos reservados/2025
Nenhum comentário:
Postar um comentário