quarta-feira, 14 de agosto de 2024

*"Se eu pudesse viver a minha vida outra vez" (Poema)

Se eu pudesse viver a minha vida outra vez, eu teria ido para a cama para descansar quando me sentia doente em vez de fingir que a terra pararia se eu não estivesse no trabalho por um dia.
Eu teria falado menos e ouvido mais, trataria de cometer mais erros, não tentaria ser tão perfeito, relaxaria mais, seria mais tolo ainda do que tenho sido; na verdade, bem poucas coisas eu levaria tão a sério.
Eu teria convidado amigos para a mesa mesmo que o tapete ficasse manchado e o sofá precisasse ser limpo, comeria pipocas no quarto e não me preocuparia tanto com pó quando alguém acendesse uma fogueira no quintal de casa.
Eu teria tirado tempo para ouvir meu avô contando histórias da sua juventude, correria mais riscos, viajaria mais, contemplaria os entardeceres, subiria mais montanhas, nadaria mais nos rios, iria a lugares onde nunca fui, tomaria mais sorvete e menos lentilha, teria mais problemas reais e menos imaginários.
Eu nunca teria insistido em dirigir com os vidros do carro fechados num lindo dia de verão, só porque o meu cabelo estava recém penteado e arranjado, teria me deitado no jardim com a cabeça na grama e me lambuzado mais na lama em dias de chuva no quintal junto com meus filhos, teria chorado e rido menos assistindo TV e mais assistindo a vida.
Se pudesse viver minha vida outra vez, trataria de ter somente bons momentos, porque, se não sabem, disso é feito a vida: só de momentos. Por isso não percas o agora.
Mas, acima de tudo, para viver minha vida outra vez, eu valorizaria cada momento, eu olharia mesmo para ela para viver tudo isso, não ficaria mais tão nervoso com coisas mesquinhas e mesquinhas.
Não me preocuparia com quem não gosta de mim, ou melhor, não iria me importar com quem faz o quê, em vez disso, iria valorizar os amigos que tenho e as pessoas que me amam, e ao fazer isso todos os dias buscaria melhorar a minha mente, meu corpo e minhas emoções.
Só tem detalhe: Já tenho 70 anos praticamente e sei que estou morrendo e isso pode me acontecer a qualquer momento.

*Texto de Autoria Desconhecida

®Velhas Memórias Poéticas. © 2013-2024
®Direitos Autorais Reservados. Lei 9.610/98

*Foto Arquivo Google Imagens.
©Todos os direitos reservados/2024
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário