terça-feira, 27 de agosto de 2024

*"Uma história do passado" (Poema)

Todas as vezes quando paro para pensar na vida, no que já fiz nela, de tudo que passei por escolhas minhas e outras não, me lembro das lições que aprendi e das muitas cicatrizes que ela me deu.
Muitas vezes ouço pessoas me dizerem que não posso viver no passado, é verdade, não posso mesmo! Mas com certeza terão que concordar comigo que não dá pra apagar o passado ou simplesmente esquecê-lo, já que ele é uma coisa que nos serve de espelho a todo instante em nossas vidas.
Afinal, o presente é um pouco do reflexo do passado e das muitas lições que nele eu aprendi para que no futuro possa tomar mais precauções nas minhas decisões e escolher o que for melhor a mim sem a interferência de outros, ainda que às vezes a vida não nos permita escolher.
É por isso que me sinto como os brinquedos que brinquei, os tantos segredos que guardei, sou o renascido da morte pelas muitas vezes que dela escapei, ainda me resinto daquele amor atordoado que vivi, me recordo da última conversa séria que tive com meu pai, e ao me lembrar do passado, me lembro que sou as minhas próprias recordações.
É por isso que eu sou a saudade que sinto da minha mãe, e quando dela me recordo, me lembro da minha infância e da dor que sinto por não ter dado certo tantas coisas que ela gostaria que eu fosse ou tivesse, porque sempre me recordo que em um certo momento da minha vida, fizeram escolhas por mim depois de terem permitido que minha infância fosse roubada.
Por isso tive que enfrentar aquela situação mesmo sendo apenas um menino, e depois das escolhas que me fizeram tudo passou a dar errado em minha vida, tive que aprender a lutar muito e muitas vezes sozinho para poder buscar uma força interior para me ajudar a fazer o que devia ser feito, e dizer tudo o que era preciso se dizer.
E foi ai que começou uma outra história...

®Jorge Bessa Simões

®Velhas Memórias Poéticas. © 2013-2024
®Direitos Autorais Reservados. Lei 9.610/98

*Foto Arquivo Google Imagens.
©Todos os direitos reservados/2024
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário