
Porque o amor não é como uma paixão passageira, assim como não é sobre deixar alguém preso no outro para sempre, o amor é saber que o alguém escolhido não pode ser uma escolha errada.
O amor até pode ser comparado em certo sentido à como, escolher um time favorito. No início, você admira a camiseta dele, o nome, a história desse time. Mas depois virão os jogos ruins, as derrotas, os momentos em que dá vontade de jogar a TV pela janela. É aí que você vê o verdadeiro fã, não é assim?
Bem, com o amor é igual, porque é preciso saber escolher a pessoa certa, primeiro é preciso saber sobre suas virtudes, depois conhecer seus defeitos, e saber ver o seu brilho, mas também enxergar suas sombras, uma e outra vez.
Claro que não é que de repente que você vai encontrar a pessoa perfeita para estar ao seu lado, isso não vai acontecer nem de brincadeira!
Então saiba compreender que, a pessoa escolhida terá suas atitudes ou manias que irão te irritar, mas a diferença é que você escolhe permanecer com ela, e que vai tentar lidar com tudo isso, porque no final do dia, essa pessoa, com suas imperfeições incluídas, continua sendo a sua equipe, ou seja, é o seu amor. E acredite, essa terá que ser uma decisão consciente, e diária.
O amor, não se baseia em uma promessa de “para sempre” que irá te prender a alguém que não funciona para você. Compreenda que um “hoje sim, quero estar com essa pessoa" significa que quando você acordar todas as manhãs, terá que dizer: "Tudo bem, sim, eu escolho você de novo", mesmo que venha a ter dias ruins, seja por causa de algumas discussões ou nas crises.
Nunca se esqueça que o amor jamais será um conto de fadas, e tampouco é como uma maratona onde você tem que calçar os tênis todos os dias.
Por isso se me perguntarem o que é o amor, eu posso dizer que, o amor é uma escolha repetida, é uma confirmação constante, de um “sim, eu quero” que se renova a cada amanhecer.
O amor é um compromisso, não é uma aposta ou uma decisão que se toma de forma repentina, o amor é algo onde não importa se o sol brilha ou cai uma tempestade.
É por isso que desde aquele outubro em que te conheci, eu te escolhi para ser a minha amada mulher, e foi com você que eu aprendi que amar é uma escolha diária.
®Jorge Bessa Simões
®Velhas Memórias Poéticas. ©Copyright 2013-2026
®Direitos Autorais Reservados. Lei 9.610/98
*Imagem Gerada por IA Baseada em Arquivo Pessoal
©Todos os direitos reservados/2026
Nenhum comentário:
Postar um comentário