sábado, 20 de junho de 2026

"O verdadeiro significado do amor" (Crônica da Vida)

Certa manhã, minha esposa irá preparar o café, e de repente, ela terá um mal súbito, sei que vou entrar em pânico e desespero, vou levantá-la como conseguir, chamar o socorro, e esperar que eles avancem os semáforos em direção ao hospital, porém pode ser que quando chegarem lá, ela já terá partido.
No funeral dela, estarei em silêncio, o olhar distante, muitas serão minhas lágrimas, meus filhos estarão ao meu lado, envoltos na dor das nossas lembranças. Iremos recordar os tempos felizes e compartilhar histórias sobre mãe deles, minha esposa.
Depois do enterro, não vou querer ir embora logo, minha voz estará cheia de tristeza, os olhos cobertos de lágrimas, meu filhos insistirão para irmos, mas vou dizer-lhes “Por favor, não discutam com um homem que acabou de perder a esposa com quem viveu por tantos anos”.
Espero que respeitosamente, eles façam o que eu pedir.
Assim, vou voltar ao túmulo dela e sussurrar uma oração. Depois direi aos meus filhos, algo que eles nunca esquecerão:...
“Foram tantos anos, sabem, e ninguém pode entender o amor até viver uma vida com alguém. E eu e sua mãe compartilhamos tudo, nossas alegrias, dificuldades, momentos bons e ruins, como quando perdemos tudo e nos mudamos, após ter vendido a casa com que tínhamos sonhado e virmos para o interior.
Mesmo assim, durante esses anos todos, apesar dos pesares, celebramos o sucesso de cada um de vocês, choramos a perda de familiares e amigos. Oramos nas salas de espera dos hospitais, nos abraçamos e perdoamos os erros um do outro.
Mas sabem por que estou calmo? Porque ela se foi antes de mim. Ela não precisava suportar a dor de me perder, de ficar sozinha. Eu a amava tanto que não gostaria que ela sofresse assim. Sou eu quem tinha que carregar esse fardo, e agradeço a Deus por isso.
Espero que isso os console e entendam o verdadeiro significado de um amor que durou toda uma vida. Não foi romantismo ou paixão, foi compromisso, parceria e momentos compartilhados entre duas pessoas que escolheram se amar, apesar de tudo o que a vida traz."
Essa é uma história hipotética ou não!

®Jorge Bessa Simões

®Velhas Memórias Poéticas. ©Copyright 2013-2026
®Direitos Autorais Reservados. Lei 9.610/98

*Imagem Gerada por IA Baseada em Arquivo Pessoal
©Todos os direitos reservados/2026
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário