sábado, 9 de dezembro de 2023

*"Tenho aprendido com a vida" (Poema)

A vida tem me ensinado que chorar muitas vezes não resolve, assim como falar pouco é uma virtude, com isso aprendi que se me colocar em primeiro lugar não é egoísmo, isto se chama valorizar a mim mesmo como pessoa.
As duras penas a vida me ensinou que qualquer escolha que eu fizer se seguirá alguma consequência e que minhas vontades efêmeras não valem a pena, aprendi que quem me fez algo uma vez não fará duas vezes necessariamente, mas quem já me fez dez, ah, com certeza me fará onze vezes.
Aprendi na vida com a minha fé que perdoar é nobre, mas a vida também me ensinou que esquecer para alguns é quase impossível, e que perdoar não significa minha aceitação, o que quer dizer que não sou obrigado a conviver com quem me fez duas vezes a mesma coisa.
Aprendi com a vida que quem me merece, não me faz chorar, quem gosta de mim cuida, não importa o que eu possa ter feito no passado, até porque tudo o que aconteceu teve lá seus motivos, o que não quer dizer que fará parte do meu presente, ainda que eu tire lições daquilo tudo apesar das consequências.
Aprendi com a vida que não preciso perder sempre para aprender a dar valor a tudo o que tenho, mas uma coisa nunca poderei esquecer, os amigos ainda se contam nos dedos, e eu tenho cinco em cada mão, mas isso não significa que tenha tantos amigos, afinal muitos só ficam do nosso lado enquanto tudo vai bem.
Com isto aprendi com a vida que são poucos aqueles que valiam a pena eu guardar pro resto da vida, por isso sinto não ter esse tal "amigo" na minha vida, não humanamente falando.
Tenho aprendido com a vida que nunca deveria ter feito certas escolhas que infelizmente me trouxeram amargas consequências, gostaria de poder apagar algumas, mas não tenho como esconder a verdade e nem tenho como enterrar o passado.
Por isto aprendi com a vida que muitas vezes o tempo sempre vai ser o melhor remédio, entretanto seus resultados não serão sempre imediatos e tampouco o que eu gostaria, por isto nada, nada vai me livrar das cicatrizes que carrego, é com tudo isto que eu tenho aprendido com a vida.

®Jorge Bessa Simões

Velhas Memórias Poéticas. © 2013-2024
®Direitos Autorais Reservados. Lei 9.610/98

*Foto Arquivo Google Imagens.
©Todos os direitos reservados/2024

Nenhum comentário:

Postar um comentário