quarta-feira, 22 de novembro de 2023

*"Lugares onde vivi" (Poema)

A terra dos meus anos vividos não foi onde nasci, mas se tornou meu teto amigo, me lembro da antiga estação, da Maria-Fumaça fumegando das suas idas e vindas bem ao lado da escolinha em que comecei a estudar, das suas matas e bosques, da solidão do céu estrelado, do lindo amanhecer, dos rios com suas correntezas onde muitos amores nasciam e cresciam no meu coração, que saudades dos meus tempos de criança, e dos anos que nela vivi.
Em seus vales e montanhas via como era linda aquela terra d'alma do meu coração, suas antigas cachoeiras e rios que desciam rumo ao grande rio Tietê com suas águas ainda límpidas onde ia me banhar em dias quentes.
Por vezes sentava no barranco do riacho que passava ao lado de casa sabendo que naquele lugar eu vivia momentos da minha infância e juventude que ficariam gravados em minhas memórias, quantas paixões vivi debaixo de um manto estrelado e sob as noites enluaradas abraçado aos amores que tive, e que sob as águas daquele riacho, beijei e vivenciei momentos lindos aonde adormecíamos nossos cansaços ouvindo a sinfonia noturna com as mais belas notas musicais tocadas pela natureza a nossa volta.
Porém tudo isso se esvai nas areias do tempo, restando as lembranças daquela imensa terra paraíso, uma época que nunca será esquecida, e me esquecer do que? E de quem haveria?
Me lembro das antigas casas de sapé ou telhados de zinco em noites enluaradas iluminadas por luzes frementes de um lampião a querosene, junto a um fogão de lenha, onde me aquecia com as histórias dos amores que lá tive e vivi, quantas saudades dos amanhecer que iluminavam meus horizontes, como gostaria de poder voltar no tempo e penetrar na alegria dos meus pensamentos e reviver tudo naquela terra e nos lugares onde vivi.

®Jorge Bessa Simões

Velhas Memórias Poéticas. Copyright © 2013-2024
®Direitos Autorais Reservados. Lei 9.610/98

*Foto Arquivo Google Imagens.
©Todos os direitos reservados/2024
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário