terça-feira, 24 de outubro de 2023

"Reciprocidade e compatibilidade" (Crônica da Vida)

Quando a reciprocidade não acontece, a gente se pergunta: "O que fiz de errado, já que estou fazendo o possível e o impossível para as coisas darem certo?".
Talvez esteja me esquecendo de levar em conta que o que realmente impede as coisas de darem certo, ou talvez seja a falta de compatibilidade entre as pessoas?. Deve ser isso mesmo!.
Posso ser alguém maravilhoso, no ponto de vista se algumas pessoas, ter virtudes e um excelente currículo familiar e espiritual, mas existem aqueles que não combinam com outras pessoas, que dirá comigo, até porque sei que existem coisas em nós que não combinam com alguns, creio que certas atitudes minhas para essas pessoas não seja algo que as atraia, sei lá!
Sei que existem várias coisas que podemos ter na nossa personalidade, que de repente não combina com a personalidade de outras pessoas.
Então, vamos ser sinceros, agradar as pessoas até pode ser importante, mas quando não existe reciprocidade e compatibilidade, as coisas jamais darão certo nesses relacionamentos no dia a dia, por mais que possamos ser flexíveis. Enfim...,
A questão em pauta não é ficar me torturando, procurando defeitos em mim, me culpando imperdoavelmente porque algumas pessoas as vezes querem ser justas demais, talvez elas se esqueçam que já erraram na vida, e ainda podem errar, mas, com certeza serão perdoadas.
Assim, creio que a melhor forma de lidar com isso é aceitar que foi melhor acontecer certas coisas na minha vida, porém isso não vai me definir como alguém que não sou, perfeito!
Quando somos vinculados a certas coisas que não temos, podemos sofrer diante de situações, e é difícil e doloroso abrir mão daquilo que acreditamos ser o nosso "alvo".
Sei quão infeliz é convivermos com o incompatível do que é acrescentado a nós, nesse momento preciso ter bom senso e aceitar que é melhor ter um coração voltado a minha fé, e não tentar agradar as pessoas a minha volta.
Quer dizer, o jeito é recolher minhas sementes, deixar as coisas se normalizarem e quando menos imaginarem, posso estar pronto para continuar minha jornada rumo ao paraíso eterno.

®Jorge Bessa Simões

®Velhas Memórias Poéticas. © 2013-2023
®Direitos Autorais Reservados. Lei 9.610/98

*Foto Arquivo Google Imagens.
©Todos os direitos reservados/2023
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário