terça-feira, 24 de outubro de 2023

*"Reciprocidade e compatibilidade" (Crônica)

Quando a reciprocidade não acontece a gente se pergunta: "O que fiz de errado, mesmo fazendo o possível e o impossível para as coisas darem certo?".
Talvez eu esteja me esquecendo de levar em conta que o que realmente impede as coisas darem certo, é a falta de compatibilidade entre as pessoas. E é isso mesmo.
Podemos ser alguém maravilhoso, ter virtudes e um excelente currículo familiar e espiritual, mas existem coisas em nós que não combinam com algumas pessoas a nossa volta, creio que certas atitudes para essas pessoas não é algo que as atraia, sei lá!
Existem várias coisas que nós podemos ter, ser na nossa personalidade, que de repente não combina com a personalidade das outras pessoas, evamos ser sincero, agradar as pessoas até pode ser importante, mas quando não existe reciprocidade e a compatibilidade, as coisas não darão certo em nossos relacionamentos no dia a dia, por mais que sejamos flexíveis. Enfim...,
A questão em pauta não é ficar me torturando, procurando defeitos em mim, me culpando imperdoavelmente porque algumas pessoas as querem ser justas demais, talvez elas se esqueçam que já erraram na vida e podem errar, mas, com certeza são perdoadas quando erram.
Creio que a melhor forma de lidar com isso é aceitar que foi melhor não acontecer certas coisas na minha vida, e isso não vai me definir como alguém que não sou, perfeito!
Quando somos vinculados a certas coisas que não temos podemos sofrer diante de situações, e é difícil e doloroso abrir mão daquilo que acreditamos ser o nosso "alvo".
Sei quão infeliz é convivermos com o incompatível do que é acrescentado a nós, neste momento preciso ter bom senso e aceitar que é melhor ter um coração voltado a minha fé e não tentar agradar as pessoas a minha volta.
Quer dizer, o jeito é recolher minhas sementes, deixar as coisas se normalizar e quando menos imaginarem posso estar pronto para continuar minha jornada rumo ao paraíso eterno.

®Jorge Bessa Simões

Velhas Memórias Poéticas. © 2013-2023
®Direitos Autorais Reservados. Lei 9.610/98

*Foto Arquivo Google Imagens.
©Todos os direitos reservados/2023
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário