terça-feira, 24 de outubro de 2023

*"Ser ou não transparente?" (Poema)

Às vezes me pergunto porque é tão difícil ser transparente com as pessoas, já que quase sempre somos mal compreendido?
Acredito que ser transparente e ser sincero é não enganar os outros, por isso sonho com tantas coisas, até amar.
Chega um momento na vida que temos de ser realistas e pensar somente naquilo que está ao alcance da nossa realidade, pois amar, seja em que sentido for vem sempre acompanhado com a dor de uma desilusão, já que por vezes a realidade não é aquilo que gostaríamos, assim deixamos de concretizar sonhos.
Preciso ter coragem de me expor, mesmo quando os momentos possam ser frágeis ou que possa fazer outros chorarem ou ficarem tristes, não posso ficar calando tudo o que sinto, afinal ser transparente é poder desnudar-me dos preconceitos e pré-conceitos e dos meus medos.
Não posso me esconder atrás de máscaras da hipocrisia humana, mesmo sabendo que os caminhos que agora estou seguindo podem destruir ou realizar meus sonhos.
A maioria das pessoas decidem não correr riscos, e continuam a fingir as coisas como se tudo estivessem bem e enganando as pessoas, porém prefiro a dureza da razão, à leveza reveladora da minha fragilidade humana.
Prefiro o nó na garganta das lágrimas que brotam do meu coração a me perder numa busca por respostas e simplesmente admitir que não sei nada e que tenho medos.
Por mais doloroso que possa ser, não posso usar uma máscara para evitar magoar alguém, preciso entender o mundo em que vivo e mostrar quem realmente sou, para manter uma imagem que me dê a sensação de cumplicidade e que até agora me serviu de proteção, mesmo querendo ser transparente e não podendo ser.

®Jorge Bessa Simões

Velhas Memórias Poéticas. © 2013-2023
®Direitos Autorais Reservados. Lei 9.610/98

*Foto Arquivo Google Imagens.
©Todos os direitos reservados/2023
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário