sábado, 28 de outubro de 2023

"Sou observador" (Crônica da Vida)

Não sei se isso é bom ou ruim, mas diante das minhas dificuldades e limitações, procuro ser observador, por isso desde cedo aprendi a prestar atenção nos detalhes da vida que muitas vezes podem passar despercebidos.
A vida me ensinou a ter essa habilidade de observação, que é o que tem me permitido perceber o mundo ao meu redor, mesmo que sofra com as ansiedades que me causam uma depressão profunda.
Até porque gostaria muito de poder fazer a diferença na minha e na vida de outros, claro, sei que não posso consertar meus erros cometidos, porém aprendi com eles a evitar outros erros, mas não vou consertar a vida dos outros.
E é essa observação tem me ensinado a prestar mais atenção em mim mesmo, percebo que não adianta tentar compreender o que ocorre à minha volta, afinal, quem sou eu para mudar o comportamento ou pensamentos das pessoas.
Durante minha vida, tenho aprendido a ser um observador atento, capaz de captar nuances e sutilezas que escapam de nós muitas vezes, e procuro analisar uma situação de forma objetiva, sem me deixar influenciar por preferências pessoais ou preconceitos.
Por outro lado chego a conclusão que devo me observar mais, talvez seja preciso parar de me concentrar em determinados assuntos ou situações que só tem me causado tanto mal, principalmente quando distorcem ou não compreendem minhas palavras e atitudes.
Afinal de contas, sou alguém que está constantemente em busca do aprendizado e aberto a novas experiências, por isso procuro ampliar meus conhecimentos e aperfeiçoar minhas habilidades nesse sentido.
Creio que é o momento de observar a mim mesmo, e não tentar fazer a diferença para os outros que pouco se importam com o que me acontece, é por isso que observo o futuro, até porque sei que é nele onde poderei ter as coisas de uma forma mais abençoada.
Desta forma, talvez seja essa a solução para evitar tantos males que aflijo a mim mesmo, pois se um dia partir, e sei que posso, as pessoas a minha volta continuarão aqui, e eu terei sido apenas um observador que se esqueceu de observar a si mesmo.

®Jorge Bessa Simões

®Velhas Memórias Poéticas. © 2013-2023
®Direitos Autorais Reservados. Lei 9.610/98

*Foto Arquivo Google Imagens.
©Todos os direitos reservados/2023
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário