sábado, 28 de outubro de 2023

*"Sou observador" (Crônica)

Não sei se é bom ou ruim, mas diante das minhas dificuldades procuro ser observador, desde cedo aprendi a prestar atenção nos detalhes da vida que muitas vezes passam despercebidos para outras pessoas.
A vida me ensinou a ter essa habilidade de observação, o que tem me permitido perceber e o mundo ao meu redor, mesmo que eu sofra com as ansiedades que me causam uma depressão profunda, pois gostaria de poder fazer a diferença na minha e na vida de outros, sei que não posso consertar meus erros cometidos, só posso aprender com eles e evitar outros erros, porém não vou conseguir consertar a vida dos outros.
E essa observação tem me ensinado a prestar mais atenção em mim mesmo, já percebo que não adianta tentar compreender o que ocorre à minha volta, afinal, quem sou eu para mudar o comportamento ou pensamentos das pessoas.
Durante minha vida aprendi a ser um observador atento capaz de captar nuances e sutilezas que escapam à maioria das pessoas, e analisar uma situação de forma objetiva sem me deixar influenciar por preferências pessoais ou preconceitos, por outro lado chego a conclusão de que devo me observar mais, talvez eu precise parar de me concentrar em determinados assuntos ou situações que só tem me causado tanto mal.
Por outro lado sou alguém que está constantemente em busca de aprendizado e aberto a novas experiências, procuro ampliar meu conhecimento e aperfeiçoar minhas habilidades nesse sentido, por isso creio que é o momento de observar a mim mesmo e não tentar fazer a diferença para os outros que pouco se importam com o que me acontece, por isso observo o futuro onde poderei ter as coisas de uma forma mais abençoada.
Talvez seja essa a solução para evitar tantos males que aflijo a mim mesmo, pois se um dia eu partir as pessoas a minha volta continuarão aqui, e eu terei sido apenas um observador que se esqueceu de observar a si mesmo.

®Jorge Bessa Simões

Velhas Memórias Poéticas. © 2013-2023
®Direitos Autorais Reservados. Lei 9.610/98

*Foto Arquivo Google Imagens.
©Todos os direitos reservados/2023
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário