sábado, 30 de dezembro de 2023

*"Bagagem dos anos até 2023" (Poema)

No começo da vida recebi uma mala pequenina de mão e ao longo dos anos até chegar ao final de 2023, fui guardando coisas que recolhi pelo caminho que achei seriam importantes, porém num determinado momento ficou insuportável carregar tantas coisas, era pesada demais esta bagagem que a vida me fez acumular.
Tive de fazer uma escolha chegando ao final de 2023: "Sentar a beira do caminho e esperar que alguém venha para me ajudar, o que é difícil, todos que passaram por mim ao longo destes anos tinham suas próprias bagagens, poderia ficar ali a vida inteira esperando meus dias se acabarem ou aliviar o peso da minha bagagem, mas, o que poderia tirar dela ao final deste ano?"
Resolvi tirar tudo para fora, comecei pelo amor e a amizade, nessa parte quase não tenho nada para tirar, mas tem algo que pesa demais, fiz uma força danada para tirar este peso, era a raiva, como ela pesa!
Busquei tirar mais coisas, a incompreensão, a rejeição, o medo, o pessimismo, nesse momento, o desânimo quase me puxa para dentro desta mala, tive que puxá-lo para fora com força, foi ai que apareceu um sorriso esquecido, sufocado no fundo da bagagem que a vida me deu, aos poucos foram saindo outros sorrisos que já nem me lembrava mais.
Remexi mais dentro da mala e tirei para fora a tristeza, procurei a paciência pois sei que vou precisar bastante dela, e procurando surgiram a força, esperança, coragem, entusiasmo, equilíbrio, responsabilidade, tolerância e o bom e velho humor, tirei a preocupação também, decidi que vou deixá-la de lado e ver depois o que fazer com ela.
Desta forma minha bagagem da vida está arrumada de novo, penso no que vou colocar dentro dela de novo nos anos que ainda virão, tenho espaço para tentar colocar coisas diferentes e não me esquecer que terei de me organizar mais vezes, meu caminho já foi muito longo até aqui, mas ainda tem um restinho para caminhar.
Ao me levantar da beira do caminho olho para minha bagagem e eis que vejo sair para fora a felicidade, com ela entendi que para mim uma mala pequena é bem melhor para o que carrego da vida, já que minhas lembranças podem ser guardadas nas minhas velhas memórias.

®Jorge Bessa Simões

Velhas Memórias Poéticas. Copyright © 2013-2024
®Direitos Autorais Reservados. Lei 9.610/98

*Foto Arquivo Google Imagens.
©Todos os direitos reservados/2024
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário