sábado, 2 de março de 2024

*"Tempos da nossa história" (Poema)

De uns tempos para cá vivemos numa época em que temos de tomar cuidado com muitas coisas, são tempos onde tudo se critica, julga, diminui ou condena.
Já vai longe o tempo quando se falava sobre tudo, hoje em dia parece que os outros vivem mais a nossa vida do que a vida deles, algo não está bem.
Por exemplo; Se é gordinho, é porque está gordinho, se é magro, é porque está magro ou é movido pela vaidade, se faz isto ou aquilo, se deixa de fazer ou faz, tudo é considerado motivo de críticas, e o pior, se consideram com moral e autoridade para o fazerem, mas, quem lhes conferiu essa autoridade?
Cada pessoa sabe as feridas que traz na sua história, não importa o que já fez ou não, cada um tem as suas próprias consequências na vida, embora achem que tudo pode, até mesmo com seu corpo, pensem; "Seu corpo?" Não!
Saiba valorizar e respeitar o seu corpo, ele é sagrado e deveria ser o templo de Deus, ainda que cada um tenha o livre arbítrio de ser como quer, vestir como gosta, andar como lhe satisfaz, que cada um respeite o espaço e a liberdade do outro, mas hoje em dia tem tanta gente a nos atacar, fazer o mal, comentar ou criticar o estado físico de alguém, onde é que vamos chegar?
Por acaso, ser pessoa resume-se ao corpo ou á silhueta? Vazias são as pessoas e mentes que não tem outra coisa para fazer senão encher a boca de barbaridades, dá pena para aqueles que a vida é tão triste que se dedicam a fazer mal e a julgar os outros, quando alguém é feliz, não faz mal ao outro, não interfere na vida alheia.
Tenho descoberto que as pessoas infelizes, arranjam sempre algo para fazer infelizes os outros, não deixem que críticas ou comentário roube a alegria do coração.
Que tuas amizades ou pessoas a sua volta, sejam como a relação entre a boca e a mão; "Quando a mão tem dor, a boca sopra-lhe, e quando a boca sofre, é a mão quem a esfrega, mesmo nesses tempos em que estamos vivendo."

®Jorge Bessa Simões
(Baseado em Texto de Autoria Desconhecida)

®Velhas Memórias Poéticas. Copyright © 2013-2024
®Direitos Autorais Reservados. Lei 9.610/98

*Foto Arquivo Google Imagens.
©Todos os direitos reservados/2024
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário