terça-feira, 13 de fevereiro de 2024

*"Como presentear o simples?" (Poema)

Certa vez um poeta escreveu: "A simplicidade é querer uma coisa só", e é verdade, pois quando queremos demais isso nos deixa complexos ao extremo, quando queremos muito ao mesmo tempo nos perdemos no emaranhado dos desejos, e assim o risco de que não fiquemos com nada, que percamos tudo, é inevitável.
Por isso quando corremos o risco de nada ter é porque nos empenhamos na busca daquilo que daqui a pouco podemos não possuir e o cuidado que deveríamos ter transforma nossa realidade, com isto embrutecemos o simples quando tudo poderia ser bem mais leve.
Por exemplo, na vida que vivemos agora somos meros passageiros, então porque nos sobrecarregamos com tantas bagagens nesta nossa viagem? Por que não reservamos nossas energias para apreciarmos a paisagem a nossa volta?
Existem tantas belezas ante nossos olhos, mas por vezes obscurecemos nosso olhar com tanta mesquinhez e egoísmo que não percebemos o risco que corremos, e assim gastamos nossas energias, nosso precioso tempo que já é tão curto, que acabamos por nos prender num único espaço, por causa dos bens materiais, e deixamos de observar que diferente de uma flor do jardim que fica presa a sua raiz, nós podemos caminhar e ver o quanto o horizonte é amplo, não fomos criados para nos privarmos do caminhar, de atravessar a rua, coisas simples que podem transformar cada um de nós em alguém que sabe louvar nosso Criador diante de suas simples criações que simplesmente embelezam nossas vidas.
A vida pode ter a simplicidade de uma forma leve naquilo que de bom possuímos em nossos corações e isso faz a diferença nas relações humanas, ou seja, o que cultiva a simplicidade tem a facilidade de tornar ainda mais leve o ambiente em que vivemos.
Deveríamos parar de criar confusão por pouca coisa; não deveríamos colocar nossa atenção no que é acidental, deveríamos sim, prender nossos olhos naquilo que verdadeiramente vale a pena, a começar por nossa vida.

®Jorge Bessa Simões

®Velhas Memórias Poéticas. Copyright © 2013-2024
®Direitos Autorais Reservados. Lei 9.610/98

*Foto Arquivo Google Imagens.
©Todos os direitos reservados/2024
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário