terça-feira, 20 de fevereiro de 2024

*"Por ser alguém melhor" (Poema)

Muitas vezes, julgar pode ser um erro instintivo, pois quando fazemos isto deixamos de compreender os limites do outro, tanto quanto de conhece-lo ou valorizar suas qualidades.
E evidente que um ou dois atos "nobres" não podem mudar quem no fundo não é assim. Existem pessoas que podem cometer erros com objetivos de salvar uma vida, mas nem por isto serão pessoas que nunca foram.
Entretanto, o caráter e a essência estão muito acima dos erros cometidos, o que significa que se erramos, isto não pode mudar o que somos como um todo.
Eu mesmo, sinto que sou alguém pelo conjunto dos meus atos e valores que aprendi na vida, e não por meus erros, porém não tenho como nega-los e já me bastam suas consequências na vida, por isto não me prendo aos pré-conceitos ou preconceitos ou as ideologias do mundo.
Já que trago em meu coração as impressões de que, só há de ter valor o conjunto do que sou, e a coerência dos meus atos na vida, hoje, é isto que me mostra a estrada que percorri e ainda pretendo percorrer.
Talvez por isto para algumas pessoas, o que digo ou escrevo pode ser algo meio doido, mas o que fazer se são as minhas verdades, ao menos por acreditar nas minhas mudanças, mas isto não quer dizer que esteja me vangloriando pelos meus erros, porém ninguém tem o direito de me julgar, já que todos também tem um passado de erros.
Por isto creio que não se pode sair por ai julgando ninguém, até porque ninguém tem nada a ver com meus erros, e não posso compará-los com os dos outros, ainda que meus erros possam servir de espelho para que não cometam os seus.
Assim não me julguem por erros passados, porém se quiser aceito sim, que me deem as mãos, mas antes tentem me conhecer um pouco mais, quem sabe se depois de tudo isso não consiga ver em mim, alguém um pouco MELHOR!

®Jorge Bessa Simões

®Velhas Memórias Poéticas. Copyright © 2013-2024
®Direitos Autorais Reservados. Lei 9.610/98

*Foto Arquivo Google Imagens.
©Todos os direitos reservados/2024
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário